Se você busca como vender um produto pela internet, saiba que vai precisar de um plano de vendas, de um produto certo para o seu público-alvo, canais de venda adequados e muita estratégia. Parece coisa demais? Neste artigo detalhamos todos os passos. Vem com a gente? 

Aprender como vender um produto pela internet vai abrir muitas possibilidades para a sua empresa, não importa o nicho de mercado no qual ela atua. 

Varejistas, atacadistas, vendedores de produtos ou serviços… todos esses segmentos têm público para a venda online. Mas para alcançá-los, é preciso muito planejamento, estratégia e uma dose de determinação. 

Temos certeza de que você tem tudo que é necessário – independentemente do seu nível de experiência com Ecommerce ou do seu segmento de atuação. 

Vamos arregaçar as mangas e começar.

Por que vender produtos pela internet? 

Antes de entender como vender um produto pela internet, é importante que você entenda o porquê desse mercado ser tão relevante para os negócios. 

Não é nenhuma novidade que o mercado das lojas virtuais, marketplaces e vendas pelas redes sociais floresceu no Brasil nos últimos anos. Apenas em 2022, o faturamento do Ecommerce brasileiro superou os R$169 bilhões, uma diferença de mais de 18 bilhões em relação a 2021 – quando o mercado já tinha crescido 27% em relação ao ano anterior.

Esses dados fazem parte do relatório de previsões da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o ABComm Forecast

Além disso, dados da Insider Intelligence mostram que o Brasil está entre as 10 nações com maior expectativa de crescimento no Ecommerce em todo o mundo. 

Para você ter uma ideia, projeções da ABComm apontam que o crescimento do setor ficou em torno de 9,7% no mundo em 2022, enquanto no Brasil, o Ecommerce cresceu na casa dos 17% durante o ano

Veja a previsão para os próximos anos: 

como vender um produto pela internet

Todos esses dados servem para mostrar que o Ecommerce não é uma mera tendência passageira. O online representa o futuro das compras no varejo, atacado e de todas as modalidades de venda que existem hoje. 

Não se preparar para isso, hoje, é jogar fora uma oportunidade de ouro. Muitas empresas, dos mais variados setores, já enxergaram os benefícios que as vendas online oferecem para suas marcas. 

Não é à toa que vemos grandes varejistas, tradicionalmente conhecidos por venderem apenas em lojas físicas, investirem pesado em presença digital. O Magazine Luiza, Ponto e Casas Bahia são apenas alguns exemplos. 

E também não é nenhuma coincidência que algumas das empresas que mais faturam no Brasil, hoje, sejam nativas digitais. Como o Mercado Livre, a Amazon e a Shopee. Nós falamos mais sobre este assunto no seguinte artigo: Quais os maiores marketplaces do Brasil? Conheça 25 plataformas.  

Agora que você já sabe o porquê de investir em uma presença digital, vamos aprender como vender um produto pela internet. Continue lendo o artigo… 

Como vender um produto pela internet? 8 dicas e boas práticas 

Aprender como vender um produto pela internet não é tão complicado quanto pode parecer. Existem boas práticas que, se bem executadas, podem colocar a sua empresa à frente da concorrência – que, diga-se de passagem, é bastante acirrada no Ecommerce. 

Em resumo, podemos dizer que você deve seguir os seguintes passos para vender na internet com sucesso: 

  • Crie um plano de vendas; 
  • Escolha o seu produto; 
  • Determine o seu canal de vendas; 
  • Planeje-se financeiramente; 
  • Prepare o seu estoque;
  • Ajuste detalhes logísticos; 
  • Crie campanhas de divulgação;
  • Estruture seu time de atendimento.

Agora, vamos detalhar cada um desses pontos?  

1. Crie um plano de vendas 

Sem um plano de vendas bem-feito, você vai estar se lançando às cegas em um mercado com adversários muito competentes. Nem precisamos dizer que esta é uma receita para o desastre, certo? 

Por isso, se você não tem tempo ou recursos para desperdiçar, fazer um bom planejamento é o primeiro passo

Um plano de vendas nada mais é do que um documento, que tem o objetivo de guiar todas as estratégias usadas pela empresa para atrair clientes em potencial e fazê-los comprar. Não importa se a sua equipe de vendas é composta por dezenas de pessoas, ou se você faz tudo sozinho: essa é uma etapa que não pode ser pulada. 

Para criar um plano de vendas, você deve estudar o seu mercado, o perfil de seus clientes ideais, canais de comunicação e de aquisição, técnicas de negociação e mais. Vale lembrar que o plano de vendas deve ser revisitado regularmente pois, à medida que a sua empresa cresce, as suas prioridades também mudam. 

Vamos te dar algumas dicas de como fazer um agora… 

Como fazer um plano de vendas? 

I. Estude o seu público-alvo 

O primeiro passo para fazer um plano de vendas é entender quem é o público desejado da sua empresa. Todo negócio deve estar direcionado para um tipo específico de consumidor, afinal, isso ajuda a tornar a comunicação mais efetiva. 

II. Crie uma persona 

Depois de fazer o estudo do seu público-alvo, o que você precisa fazer é criar uma representação fictícia – com base em dados, é claro – do como o seu consumidor ideal é e se comporta. Isso é o que chamamos de buyer persona, ou apenas persona. 

Foque em responder perguntas como: quais os seus desejos e interesses? Quais problemas ele mais enfrenta no dia a dia? Quais seus hobbies e como ele passa o seu tempo livre? 

Em um primeiro momento, esse pode parecer um exercício exagerado, mas acredite: todas as principais empresas do mercado usam as personas para tornar as suas iniciativas de marketing mais assertivas. 

Isso acontece porque: 

  • Com a persona fica mais fácil identificar clientes com alto potencial durante a prospecção; 
  • Fica mais fácil transmitir a imagem do cliente para toda a empresa; 
  • Torna a comunicação mais atraente e personalizada. 

E aqui vai um lembrete importante: uma mesma empresa pode ter mais de uma persona, viu? Neste artigo nós te mostramos algumas ferramentas para criar personas: 14 ferramentas simples para criar uma persona.

III. Delegue funções dentro da sua equipe 

Saber quem faz o que dentro da sua equipe é um processo essencial de qualquer plano de vendas. Sem uma equipe bem dividida, pode ser que funções cruciais sejam deixadas de lado durante a rotina. 

Por isso, pense em pessoas para atender os clientes num primeiro contato, acompanhar o consumidor durante a compra e atender às suas dúvidas e necessidades depois da conversão. 

2. Escolha o seu produto 

Para muitos empreendedores, a escolha do que vender vem antes do desejo de abrir uma loja. 

Enquanto para outros, o desejo de empreender antecede a escolha de um produto. Não há maneira certa ou errada nesse processo, desde que o produto escolhido tenha demanda e seja compatível com as necessidades da persona. 

Nesse quesito, é possível dizer que existem dois principais caminhos para escolher o produto: fabricar ou revender

A primeira modalidade é bastante comum em empresas com uma proposta artesanal – como bijuterias, roupas, alimentos, etc. Já a segunda pode englobar todos esses segmentos que mencionamos. 

Em todo caso, é preciso ter muito cuidado com a escolha dos fornecedores. As principais características que você deve buscar nesses parceiros comerciais são: 

  • Matérias-primas de qualidade;
  • Bom preço;
  • Capacidade de entrega ágil;
  • Bons prazos de pagamento;
  • Variedade de materiais em estoque. 

Leia também: O que vender na internet com pouco investimento? [LISTA COMPLETA]

3. Determine o seu canal de vendas 

Tão importante quanto o que você vai vender é o que você vai vender. Como já mencionamos no início deste guia, o mercado de Ecommerce tem uma grande variedade de canais de venda, sendo o marketplace, as redes sociais e a loja virtual própria os mais populares. 

Dependendo do seu público-alvo e do seu produto, o seu canal de vendas ideal pode mudar drasticamente. Vamos falar sobre eles em detalhes agora: 

Loja virtual 

A loja virtual é um site de vendas próprio, com o nome e a identidade visual da sua marca. Nele, você tem total liberdade para decidir o preço dos seus produtos, como eles serão expostos, quais as regras de compra e mais. 

Em suma, em uma loja virtual própria, você é o responsável por fazer a gestão de vendas do início ao fim.

Esse é um dos canais de venda mais populares porque confere mais liberdade para o empreendedor e dá à empresa uma credibilidade muito maior. 

Para ter a sua própria loja virtual você pode criar um site do zero, com a ajuda de programadores ou contar com uma plataforma de Ecommerce – a opção que consideramos a mais indicada. 

Nesse sentido, a Nuvemshop é a plataforma que mais indicamos, pois além de ter mais de 100 mil lojistas ativos, ela é a maior empresa de seu segmento na América Latina. No entanto, existem muitas plataformas no mercado e a melhor pessoa para fazer essa escolha é você, empreendedor. 

Se você ainda precisa de ajuda escolhendo uma plataforma, saiba que este artigo tem um comparativo com todos os principais nomes do mercado: Conheça as 15 plataformas de Ecommerce mais usadas

Marketplace 

O marketplace, por outro lado, é um site de vendas compartilhado entre vários lojistas. Usualmente, ele conta com uma marca forte – como o Mercado Livre, por exemplo – que empresta este espaço para lojistas de todos os portes.

A grande vantagem desse canal de vendas é o tráfego. Por pertencerem a empresas já estabelecidas no mercado, esses sites recebem milhares de visitas diárias. No fim das contas, isso impacta diretamente a taxa de conversão dos anunciantes. 

Usar esses espaços, no entanto, não é de graça. 

Todos os marketplaces cobram uma porcentagem sobre as vendas que acontecem dentro da plataforma. Alguns deles cobram até mesmo uma mensalidade, independentemente do número de vendas. 

Dessa forma, a sua empresa fica à mercê não apenas dessas taxas – que podem mudar sem aviso prévio – mas também das regras de venda praticadas pelas detentoras do espaço. 

Isso não quer dizer que este canal de vendas não tenha as suas vantagens, é claro. Existem muitos marketplaces de nicho, ou seja, voltados para uma parcela específica do mercado. 

O Enjoei, por exemplo, é um marketplace de moda focado na venda de usados. Já o Elo7 foca no público interessado em artesanatos e produtos de decoração. A Cobasi fora em produtos para pets e a Centauro é a preferida do público que consome artigos esportivos.

Entendeu como o marketplace pode ser valioso para a sua estratégia de vendas

Para saber mais sobre o assunto, sugerimos que leia este artigo: Marketplace: o que é, vantagens e como utilizar [GUIA]

Redes sociais

As redes sociais já não são meros canais de comunicação entre amigos e familiares há algum tempo. As plataformas já figuram entre os canais de venda mais lucrativos para empresas de diversos nichos de mercado.

Ferramentas como o Instagram Shopping, por exemplo, trouxeram as vendas online para dentro de uma das plataformas com o maior número de usuários em todo o mundo. Além disso, muitas empresas já usam a loja virtual do WhatsApp, assim como o Facebook, o TikTok e mais. 

Com as estratégias certas de social selling, uma empresa pode transformar suas redes sociais em verdadeiras máquinas de venda. Vale lembrar, no entanto, que as redes sociais funcionam melhor quando o volume de vendas ainda é baixo. Uma vez que a empresa começa a ganhar tração nas conversões, as redes sociais devem ser adotadas como canais adicionais. 

4. Planeje-se financeiramente 

Todo negócio tem custos fixos e variáveis. Eles vão desde o pagamento de funcionários, até o pagamento da mensalidade de ferramentas, compra e manutenção do estoque, impostos e mais. 

Os custos para abrir um Ecommerce são menores do que os necessários para abrir uma loja física, mas eles ainda existem. 

Por isso, é importante que você tenha todas as contas na ponta do lápis, entendendo qual o seu orçamento e como você deve usá-lo. O planejamento financeiro – ou, melhor, a falta dele – é o principal fator por trás da quebra de muitas empresas.

E foi exatamente por enxergar que este é um problema para grande parte dos empreendedores que nós criamos o treinamento Mestre das Finanças. Essa é uma bateria de aulas completa, que vai te ajudar a entender como gerenciar o dinheiro do seu negócio.

5. Prepare o seu estoque 

O controle de estoque deve ser uma prioridade para todos que procuram como vender um produto pela internet. Sem um estoque bem gerenciado, a sua empresa pode passar por problemas como falta de produtos, insatisfação dos clientes, perda de lucro e mais. 

Vale lembrar que também existem formas de vender na internet sem ter um estoque físico, sendo o dropshipping a modalidade logística mais comum para empresas do tipo. 

Neste modelo, a sua empresa fica responsável por anunciar os produtos, enquanto os fornecedores armazenam os itens e fazem o envio ao cliente. Muitas companhias usam esse modelo, com bastante sucesso. 

Se você quer saber mais sobre o assunto, leia: Como começar no dropshipping: 6 coisas que você precisa saber para dar o primeiro passo.

6. Ajuste detalhes logísticos

E já que falamos sobre logística… 

Se você vai vender pela internet, com estoque próprio, precisa se preocupar com a maneira que os produtos chegam à casa dos seus clientes. E isso envolve desde a parceria com transportadoras para Ecommerce, até a experiência de unboxing.

Lembre-se que, em muitos casos, este é o primeiro contato físico que o cliente vai ter com a sua marca. Essa é a hora de criar uma boa impressão. 

Os produtos devem ser entregues dentro do prazo combinado – para isso, especifique as regras em sua loja virtual – e em perfeito estado de conservação. Imagine a decepção que o seu cliente teria de abrir a encomenda e encontrar os produtos avariados. 

Neste artigo nós damos mais detalhes sobre o assunto: Como fazer entregas de loja virtual [passo a passo]

7. Crie campanhas de divulgação

De nada vai adiantar ter um site lindo, produtos incríveis e uma entrega exemplar… se ninguém conhece a sua empresa. Não concorda? Por isso, é preciso investir em campanhas de divulgação eficientes, que realmente falem com o seu público-alvo.

Para isso, existem diversos canais como o Google Ads, o Facebook Ads – no qual você também pode fazer campanhas para o Instagram – blogs e uma porção de outros canais. 

Se essa é a sua primeira vez pensando sobre campanhas de divulgação, temos algumas boas práticas para compartilhar… 

Mostre o valor do que é vendido (não apenas o preço)

Ainda que o custo seja um fator de motivação para o seu cliente, no fim das contas, a compra é feita pelo valor que ele enxerga no produto – e não o seu preço. 

O que queremos dizer é que, se aquele item resolve um problema importante para o cliente, o seu custo – por maior ou menor que seja – vai perder um pouco da importância. Nós vemos isso em praticamente todos os setores. 

Uma calça pode representar conforto ou expressão criativa. Um tênis de corrida pode representar melhor performance ou mais saúde. Uma tintura para cabelos pode representar liberdade ou confiança. Temos certeza de que você sabe do que estamos falando… 

Dito isso, nós temos uma pergunta para te fazer: qual o valor do seu produto?  

Pense bem nessa resposta e a use para se comunicar com seus clientes. Esse é um fator que influencia diretamente a precificação do item e o posicionamento da sua empresa frente aos concorrentes. 

Use o remarketing

O remarketing é uma das estratégias de venda mais usadas por empresas no digital. Essencialmente, o que o remarketing faz é atingir pessoas que já interagiram com a sua marca ou produto

Plataformas como o Facebook Ads e o Google Ads têm modalidades de campanha especialmente criadas para este objetivo. O remarketing também ajuda a diminuir o índice de carrinhos abandonados, um problema que atinge todos que vendem na internet. 

Invista na produção de conteúdo

O marketing de conteúdo é um dos pilares da venda na internet, por mais que muitos não o enxerguem assim. É por meio dos conteúdos que você vai atrair clientes em potencial, mostrar a autoridade da sua empresa e tirar dúvidas de seus clientes.

Alguns exemplos de conteúdo são:

  • Postagens de blog;
  • Vídeos para o YouTube;
  • Postagens em redes sociais; 
  • E-books;
  • Aulas em vídeo;
  • E mais.

Para continuar lendo sobre produção de conteúdo, sugerimos este artigo aqui: Produção de conteúdo: conheça os tipos, ferramentas e 10 dicas [GUIA]

Crie ofertas limitadas

Mais cedo ou mais tarde, você vai precisar criar promoções se quer vender na internet. Elas ajudam a aumentar a conversão temporariamente e podem ser ferramentas úteis para atrair novos clientes.

Na hora de criar essas ofertas – que podem ser descontos em porcentagem, cupons de desconto ou qualquer outra iniciativa – a ideia é oferecer uma vantagem que o seu cliente não poderá resistir

E, ainda mais importante: essas ofertas precisam acontecer por tempo limitado. Se o seu cliente perceber que a oferta não é assim tão valiosa, pode ser que a sua tomada de decisão seja deixada para outra hora. 

8. Estruture seu time de atendimento 

O atendimento ao cliente é o ponto de contato mais direto que os seus compradores têm com a empresa. Por isso, esse também é um dos pontos que mais diferencia a sua empresa da concorrência.

Ter um time de atendimento empático, humano e preparado para responder dúvidas e resolver problemas é essencial. Isso melhora a experiência de compra e aumenta as chances de que ele volte a comprar. Essa é a base da retenção de clientes. 

Alguns dos canais de contato mais importantes são: 

Nesse quesito, também é uma boa ideia considerar a automação do atendimento, ao menos nos primeiros contatos. Isso vai ajudar a fazer uma triagem entre os clientes e focar os esforços do time em pessoas com real potencial de compra.

Para saber como fazer isso, leia: Chatbot para vendas: vale a pena investir? | Ecommerce na Prática.

3 mitos sobre como vender produto pela internet 

Depois de ler as dicas sobre como vender um produto pela internet, queremos fechar este guia com algumas noções equivocadas que existem sobre o mercado. Sabendo delas, você vai evitar erros comuns em principiantes e dar à sua empresa uma melhor chance de prosperar. Veja: 

1. Quanto mais pessoas a sua empresa atingir, melhor 

Como você já percebeu ao longo do artigo, o sucesso de uma empresa não está em quantas pessoas ela consegue atingir, mas em quão bem ela comunica os seus diferenciais para o mercado.

Com o orçamento certo, qualquer empresa pode fazer campanhas que atingem milhões e milhões de pessoas. Mas apenas aquelas que sabem quem é o seu público e como se comunicar com eles vão colher resultados reais.

Por isso, não foque em alcançar um grande público, mas sim um público qualificado, com alto interesse em sua oferta. 

2. Fazer promessas mirabolantes é a chave para aumentar a conversão 

Muitos lojistas pensam que “enganar” o cliente para fazê-lo comprar é uma prática aceitável. Isso pode até funcionar uma única vez, mas o dano causado à imagem da sua empresa pode ser irreparável e te fazer perder muitos outros clientes. 

O que queremos dizer é que você deve alinhar expectativas com os seus clientes, em todas as fases do processo de vendas. Isso inclui, por exemplo, o prazo de entrega, a qualidade dos materiais usados, o preço cobrado e mais. 

Honrar os seus compromissos com os consumidores é o único caminho para construir uma relação de confiança duradoura. 

3. Depois da venda, a relação entre a empresa e o cliente termina 

Ao contrário do que muitos pensam, a venda não marca o fim da relação entre sua empresa e o cliente. Muitos argumentariam que, na verdade, ela começa ali. 

Depois que um consumidor conclui a compra, o seu papel é estar disponível para tirar dúvidas, oferecer suporte no pós-venda e mostrar conteúdos que podem ser úteis para a próxima compra. 

Trabalhar para reter clientes é uma iniciativa muito mais inteligente do aspecto financeiro, do que focar apenas na aquisição de novos compradores. 

Abandone os mitos e comece a vender pela internet com segurança 

Neste artigo nós mostramos como vender um produto pela internet, mostrando alguns cuidados que você deve ter para vender na internet com segurança e obter o sucesso. Vale lembrar que não existem fórmulas mágicas, nem caminhos fáceis.

Para construir uma empresa do zero, é preciso muita dedicação e trabalho duro. Mas, cá entre nós, contar com um método comprovado também ajuda… 

E é exatamente isso que nós oferecemos na palestra gratuita Ecommerce do Zero. Aprenda como criar o seu próprio Ecommerce, do jeito que você sempre sonhou. Esse é um método criado com base nos meus anos de experiência no mercado.

É possível vender de forma sustentável e construir um negócio a longo prazo. Deixe-nos te mostrar como, aqui: 

Perguntas Frequentes

Como fazer para vender meus produtos na internet?

Para começar, crie um plano de vendas e escolha o seu produto. Depois, determine o seu canal de vendas, planeje-se financeiramente e prepare o seu estoque. Ajuste detalhes logísticos, crie campanhas de divulgação e, por fim, estruture seu time de atendimento.

Que palavras usar para vender um produto?

Para saber exatamente quais palavras usar para vender um produto, você precisa conhecer bem o seu cliente e como ele se comunica. Usar o mesmo vocabulário é uma técnica eficiente para gerar identificação e criar confiança.

Como vender pela internet de forma gratuita?

Existem algumas plataformas de Ecommerce que permitem a criação de loja virtual gratuitamente. A que mais indicamos é a Nuvemshop, que conta com mais de 100 mil lojistas ativos na América Latina.