Vender produtos usados é uma das principais alternativas para quem deseja começar no Ecommerce. Por isso, neste artigo, vamos te mostrar alguns dos principais sites para vender coisas usadas e ainda compartilhar dicas para diferenciar os seus anúncios. Vem ler! 

Em 2021, 33% dos consumidores usaram o Ecommerce para comprar um produto usado. Além disso, 62% deles afirmam que procuram por um produto do tipo antes de comprar um novo. 

Esses são dados de um levantamento realizado em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae.

O mesmo estudo também descobriu que 91% dos internautas realizaram compras pela internet nos últimos 12 meses – e os sites de compra e venda de produtos novos ou usados – como o Mercado Livre e o OLX, por exemplo – mostraram um crescimento de 11 pontos percentuais (de 50% para 61%).

Em vista desses números, é difícil negar a força que o mercado de compra e venda de usados tem no Brasil. 

E, além de fazerem parte de um mercado promissor, os sites para vender coisas usadas também fazem parte da estratégia inicial de muitos empreendedores, já que representam um investimento inicial baixo e um alto potencial para o lucro.. 

Se você também faz parte dessa tendência e quer saber onde vender coisas usadas, esse artigo vai te ajudar!

Como anda o mercado de venda de produtos usados?

Hoje, há uma forte tendência para a venda de produtos usados tanto no Brasil quanto em outros países. 

De acordo com um estudo feito pelo Sebrae, o comércio brasileiro de produtos usados registrou uma alta de 48% em um comparativo dos primeiros semestres de 2020 e 2021. 

Entre as principais justificativas para o aumento está o controle financeiro por parte das famílias em meio à crise econômica e a preocupação com a preservação do meio ambiente.

O movimento de crescimento tem sido tão expressivo que grandes varejistas estão investindo em diversas ações nesse sentido, inclusive na aquisição de empresas.

A Renner é um exemplo disso, já que comprou a startup de roupas usadas Repassa em julho do ano passado. A Arezzo, por sua vez, também seguiu pelo mesmo caminho e adquiriu 75% do brechó online TROC em novembro de 2020. 

Mas não só isso…

Na China, país em que o Ecommerce tem crescido de forma avassaladora nos últimos anos, uma pesquisa feita pela Statista aponta que a venda de produtos usados está entre as principais tendências para o Ecommerce em 2022.

Ou seja, não há muito como ignorar esse mercado. Principalmente por ser uma boa oportunidade no momento econômico atual do país, em que há um alto índice de desemprego e as pessoas estão buscando formas de garantir renda…

Os produtos usados estão ganhando cada vez mais espaço entre os consumidores e lojistas ao redor do mundo. Algo a ser observado de perto caso você queira vender produtos usados pela internet, certo?

As categorias mais lucrativas para quem quer vender produtos usados

Se você está pensando em começar um negócio próprio e tem como objetivo investir pouco dinheiro inicialmente, a venda de produtos usados pode ser uma excelente opção para você. 

Mas, antes de descobrir os melhores sites ou marketplaces para realizar suas vendas, é preciso saber quais produtos escolher para atrair o interesse do público

Pensando nisso, preparamos uma lista com 6 categorias de produtos usados que têm se destacado no mercado da internet. Veja: 

  • Eletrônicos: smartphones, laptops, tablets, videogames, câmeras fotográficas e outros dispositivos eletrônicos costumam ter uma alta demanda quando vendidos usados. Muitas pessoas procuram por esses itens a preços mais acessíveis e, muitas vezes, em bom estado de conservação;
  • Roupas e acessórios: peças de vestuário, sapatos, bolsas, joias e outros acessórios de moda podem ser encontrados em boas condições e a preços mais baixos quando adquiridos usados. Essa categoria costuma atrair bastante interesse, pois é possível renovar o guarda-roupa sem gastar muito;
  • Livros: os livros usados são uma ótima opção para quem adora ler, mas não quer gastar muito dinheiro em exemplares novos. Há uma grande variedade de títulos disponíveis, desde clássicos da literatura até livros didáticos e de não ficção;
  • Móveis e decoração: móveis usados, como sofás, mesas, cadeiras e estantes, podem ser vendidos pela internet para pessoas que estão em busca de itens para mobiliar suas casas. Além disso, artigos de decoração, como quadros, vasos e tapetes, também são procurados para dar um toque especial aos ambientes;
  • Instrumentos musicais: guitarras, teclados, violões, baterias e outros instrumentos musicais costumam ter uma demanda considerável no mercado de usados. Muitas vezes, iniciantes ou pessoas que desejam experimentar um novo instrumento optam por adquirir produtos usados antes de investir em um novo;
  • Brinquedos e artigos infantis: produtos usados para crianças, como carrinhos de bebê, cadeirinhas de carro, brinquedos, roupas e acessórios, são bastante buscados por pais que desejam economizar dinheiro sem abrir mão da qualidade e segurança.

E então, você tem alguma dessas coisas pegando poeira em sua casa? Essa pode ser  hora de anunciá-las e ganhar um dinheiro extra! 

Lembre-se de que a chave para uma venda bem-sucedida está em oferecer produtos de qualidade, em bom estado de conservação e a preços atrativos. 

Essas são só algumas ideias, mas fique atento: o mercado de itens usados é altamente promissor para todos os tipos de produtos, inclusive os de ticket médio mais alto, como artigos de luxo. 

Por que conhecer sites para vender coisas usadas é importante? 

Engana-se quem pensa que a venda de produtos usados se restringe apenas aos brechós e sebos de livros. Hoje, existe uma infinidade de sites e marketplaces de usados, ou seja, plataformas voltadas para este fim.

Elas permitem que você venda os produtos que você não quer mais, faça uma renda extra e ainda contribua para um consumo mais sustentável. Tudo isso de forma prática. 

Do ponto de vista comercial, essa é uma ótima oportunidade de negócio, principalmente se você tem pouco capital para começar. Foi assim que Bruno de Oliveira, fundador do Ecommerce na Prática, começou – vendendo as peças do seu computador

Por tudo isso, acreditamos que o mercado de usados guarda incríveis oportunidades para aqueles que sabem como aproveitá-las. Mas, para concretizar esse plano, é importante saber quais as plataformas e ferramentas que você tem à sua disposição, certo? 

No tópico a seguir, vamos te mostrar alguns sites e marketplaces de usados. Continue lendo! 

Os 10 principais marketplaces de usados do Brasil 

Como falamos anteriormente, os sites e marketplaces de usados são ótimas opções para fazer um dinheiro extra, limpar o armário e ainda testar a sua veia empreendedora. Por isso, nós criamos uma lista com os melhores lugares para vender coisas usadas. 

Estes são alguns dos maiores marketplaces do País, ou seja, plataformas que já contam com alto tráfego de pessoas e uma boa reputação no mercado. 

1. Mercado Livre

O Mercado Livre talvez seja um dos primeiros sites de vendas de produtos usados que surgem à mente do empreendedor. O marketplace é simplesmente o maior da América Latina, com uma forte audiência tanto para produtos novos quanto para itens já utilizados. 

A plataforma hoje faz em média 9 vendas por segundo e possui mais de 30 milhões de compradores ativos. E só no 3º trimestre de 2021 o Mercado Livre atingiu uma receita líquida de US$ 1,9 bilhão…

Tanto crescimento fez com que o marketplace se tornasse a principal escolha dos lojistas. Então, se você está pensando em vender produtos usados online, não perca tempo e saiba tudo sobre o Mercado Livre!

Para te ajudar nisso, sugerimos a leitura do artigo: Aprenda como vender no Mercado Livre com essas 10 dicas de especialistas

2. OLX

Quem nunca ouviu falar na OLX como plataforma para comercialização de itens usados, não é mesmo?

O site é amplamente conhecido no Brasil e está entre os maiores marketplaces do Brasil. Inclusive, é considerado hoje como líder mundial no mercado de marketplace C2C (consumidor para consumidor)...

E, assim como as demais plataformas, a OLX conta com públicos bem diversificados, para todos os tipos de compra. Na prática, é um excelente canal para venda de produtos usados, já que realiza cerca de 2 milhões de vendas por mês e tem mais de 500 mil anúncios registrados. 

3. Enjoei

O Enjoei é referência quando o assunto é vender roupas usadas na internet. Aliás, acessórios, calçados e artigos para casa e decoração também. 

O Enjoei aposta em uma comunicação diferenciada, trazendo um tom mais descontraído e leve para os consumidores. Não é à toa que faz sucesso entre o público jovem e super antenado nas facilidades das compras online…

Basicamente, é uma boa opção na lista de sites para vendas de produtos usados principalmente porque tem uma forte ligação com influenciadores digitais

É muito comum que diversas personalidades da internet façam publicidade ou abram as famosas “lojinhas” no Enjoei, algo poderoso na hora de dar visibilidade para a plataforma…

Isto é, também valioso para quem vende por lá!

 4. Estante virtual

É outro marketplace de nicho importante no mercado brasileiro. Neste caso, voltado para o segmento literário…

Na verdade, é pioneiro quando o assunto é a compra e venda de livros tanto usados como novos. E, segundo dados da própria empresa, os lojistas parceiros da Estante Virtual contam com mais de 3 milhões de leitores, que realizam em média 14 buscas por segundo durante o horário comercial. 

Fora o fato de que a plataforma possui um acervo super completo, com as mais variadas livrarias, sebos e lojistas individuais comercializando obras por lá. Ou seja, tem muitos livros em casa e sente vontade de criar um negócio nesse sentido? A Estante Virtual é uma ótima opção!

5. Ebay

O Ebay é um marketplace conhecido ao redor de todo o mundo. Por lá, você pode vender para todos os países e, de acordo com a empresa, o marketplace se transformou em uma comunidade com 154 milhões de clientes. É de fato uma plataforma com mais visibilidade no exterior, mas isso não significa que não exista público aqui no Brasil. 

Como todo marketplace, o processo de cadastramento é simples, solicitando informações básicas sobre os lojistas. Vale a pena considerar!

6. Elo7 

O Elo7 é um marketplace focado na venda de artesanatos e outros produtos de fabricação própria. Ainda assim, a plataforma também permite a venda de diversos outros itens, como acessórios de moda, joias, bijuterias, produtos para bebês e mais. 

Você pode gerenciar a sua lojinha no Elo7 por meio do site no desktop ou aplicativo, disponível para Android e iOS. O cadastro dos itens é bem simplificado e, com alguns cliques e informações básicas, você já está pronto para vender. 

Vale lembrar que, assim como todo marketplace, o Elo7 cobra uma comissão sobre os produtos vendidos. 

7. Peguei Bode 

O Peguei Bode é um marketplace de destaque em um nicho de mercado muito importante: moda de luxo. No site você pode vender roupas e acessórios de marcas famosas, desde que eles tenham pouco uso.  

A procura por itens do tipo é tão grande que muitos produtos na plataforma têm uma lista de espera. Interessante, não acha? A remuneração por cada venda é variável, sendo acordada com antecedência entre a plataforma e o vendedor. 

8. Facebook Marketplace 

O marketplace do Facebook é um dos melhores lugares para vender produtos usados. Isso porque a plataforma tem um alto volume de visitantes, além de ser muito conveniente para quem já está navegando na plataforma.

A configuração de anúncios é muito simples e em apenas alguns cliques você já pode ter uma página de venda no ar. Vale ressaltar, no entanto, que a plataforma não oferece soluções de pagamento ou envio integradas. Isso quer dizer que você deve negociar diretamente com cada comprador. 

Essa é uma ferramenta tão importante, que temos um artigo completo só sobre o assunto. Leia aqui: Como vender no Facebook Marketplace [GUIA]

9. Shopee 

A Shopee já é um canal de vendas consolidado para varejistas, já que desponta entre os principais marketplaces do Brasil. Mas, você sabia que também é possível vender produtos usados na plataforma?

Para abrir uma loja na Shopee, você não precisa de um CNPJ, então essa é uma ótima oportunidade para vender produtos usados sem investir muito. Vale lembrar que a plataforma cobra uma taxa sobre cada venda, assim como a maioria dos marketplaces. 

A Shopee também oferece diversos cupons e benefícios para os compradores, o que funciona como um incentivo para a compra na plataforma. Vale a pena considerar a Shopee na sua estratégia! 

10. Ficou pequeno

O Ficou Pequeno é um marketplace de nicho, mais especificamente focado na venda de produtos de moda infantil. Essa é uma plataforma muito útil para mães e pais que desejam vender os itens que já não cabem mais nos seus filhos – um problema muito comum, principalmente nos primeiros anos de vida da criança. 

A entrega dos produtos vendidos na plataforma fica sob a responsabilidade do vendedor, que deve combinar uma modalidade de envio com o cliente. A comissão dos produtos vendidos na plataforma é de 20%. 

Vale lembrar que os marketplaces para usados não são a única alternativa para vender esses produtos na internet. Você também pode criar uma loja no Instagram Shopping, e vender em outras redes sociais. 

Além disso, conforme o seu negócio for crescendo, você também pode criar uma loja própria em uma plataforma de Ecommerce. A Nuvemshop, por exemplo, é uma boa alternativa para isso. 

Com mais de 100 mil lojas ativas, a plataforma oferece toda a estrutura necessária para que você faça vendas na internet de maneira descomplicada. A Nuvemshop tem até mesmo um plano gratuito! Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.

💡 Para continuar conhecendo os melhores marketplaces para vender produtos usados, baixe o Mapa dos Marketplaces, e-book gratuito do Ecommerce na Prática.

10 dicas para vender coisas usadas

Agora que você conhece alguns dos principais marketplaces para usados, vamos compartilhar também algumas dicas essenciais para destacar os seus anúncios e vender mais rápido. 

Veja agora: 

1. Tire boas fotos 

Dentro do Ecommerce, uma boa foto é essencial para a venda. Isso acontece porque o seu cliente não tem como tocar no produto, um processo que é importante para a decisão de compra

Por isso, preocupe-se com a qualidade dessas imagens. Procure tirar fotos claras e que mostrem os detalhes do produto – incluindo possíveis avarias e marcas de uso. 

E, ao contrário do que muitos pensam, você não precisa de uma câmera profissional para boas fotos para Ecommerce. Você pode fazer isso com o seu celular! 

Nós temos alguns conteúdos que podem te ajudar com isso: 

2. Faça uma descrição detalhada

A descrição de produto é super importante para a performance do seu anúncio. É nela que você vai listar informações como condições de conservação do objeto, meios de envio, formas de pagamento aceitas.

Se você está vendendo roupas e acessórios, é interessante informar dados como tamanho dos produtos, cores, modelo e marca. Uma boa descrição evita que você receba muitas mensagens de dúvidas com perguntas repetitivas. 

Vale ressaltar que em algumas plataformas, como o Enjoei, por exemplo, descrições criativas são um diferencial. Interessante, não acha? 

3. Responda mensagens rapidamente 

Ainda que a sua descrição seja bem escrita, é bem provável que você receba mensagens com dúvidas, ou até mesmo propostas de negociação. Por isso, você deve priorizar a resposta das mensagens, evitando que o cliente espere por muito tempo.

Lembre-se que, na internet, muitas das compras são feitas por impulso. Uma resposta demorada pode fazer com que você perca uma venda! 

4. Defina um preço competitivo

Definir um preço competitivo é fundamental para vender produtos usados com sucesso. 

Antes de estabelecer o valor, faça uma pesquisa e verifique os preços praticados por outros vendedores para itens semelhantes aos seus. Assim, você terá uma ideia do mercado e poderá determinar um preço justo que atraia compradores interessados. 

Além disso, leve em consideração o estado de conservação do produto, a marca, a idade e outros fatores relevantes na precificação. Lembre-se de equilibrar o valor para garantir uma boa margem de lucro, mas também oferecer uma opção atrativa para os compradores em potencial.

5. Ofereça garantia ou política de devolução

Oferecer uma garantia ou política de devolução é uma estratégia inteligente para ganhar a confiança dos compradores ao vender produtos usados. 

Ao disponibilizar essa opção, você demonstra que está comprometido com a satisfação do cliente e transmite segurança durante a compra. 

Certifique-se de deixar essas informações bem claras na descrição do produto, destacando os termos e condições da garantia ou devolução. Isso ajudará os compradores a se sentirem mais confortáveis em adquirir seus produtos, sabendo que têm a opção de retornar ou trocar caso não fiquem satisfeitos. 

Com uma política transparente, você estará construindo um relacionamento de confiança com seus clientes e aumentando suas chances de sucesso nas vendas.

Leia também: Aprenda como definir uma política de troca e devolução que funciona 

6. Utilize palavras-chave relevantes

Quando estiver criando o título e a descrição do seu anúncio, é essencial utilizar palavras-chave relevantes que os compradores em potencial costumam buscar. 

Isso fará com que seu anúncio seja encontrado com mais facilidade nos mecanismos de busca do site de vendas

Uma dica importante é incluir informações como a marca, o modelo, a cor e a condição do produto. Esses detalhes específicos são exatamente o que os compradores estão procurando ao fazer suas pesquisas. 

Dessa forma, você aumenta suas chances de atrair compradores interessados no exato item que você está oferecendo. Lembre-se de utilizar essas palavras-chave de forma natural, para que seu anúncio não seja penalizado pelas plataformas. 

7. Aproveite as redes sociais

Para vender produtos usados e ter sucesso, é importante explorar canais de venda que vão além do marketplace. 

Utilize plataformas como Instagram, Facebook e Twitter para alcançar um público ainda maior. Crie postagens atrativas com fotos dos seus produtos e descrições breves e direcionadas, despertando o interesse dos seus seguidores. Incentive-os a conferir seus anúncios nos marketplaces ou em seu site pessoal. 

Além disso, compartilhe depoimentos positivos de compradores anteriores, pois isso ajudará a gerar confiança nos seus produtos e na sua reputação como vendedor. Utilize recursos como hashtags relevantes para alcançar um público mais amplo e interaja com os usuários respondendo a comentários e mensagens. 

8. Ofereça uma embalagem segura e um envio rápido

Ao vender produtos usados, a embalagem e o envio são fundamentais para garantir a satisfação do comprador. Para evitar danos durante o transporte, certifique-se de embalar seus produtos de forma cuidadosa e utilizando materiais apropriados, como plástico bolha, papelão e caixas resistentes. 

Proteja itens frágeis com materiais acolchoados para garantir que eles cheguem ao destino em perfeitas condições.

Além disso, é importante enviar o produto o mais rápido possível após a confirmação da compra. Isso demonstra profissionalismo e cuidado com a experiência do cliente, além de reduzir a ansiedade do comprador. Lembre-se de fornecer um código de rastreamento para que o cliente possa acompanhar o status da entrega. 

Leia também: Embalagem para Ecommerce: tipos, dicas e fornecedores 

9. Mantenha um bom relacionamento com os clientes

Construir uma reputação sólida é essencial ao vender produtos usados. Para isso, é importante responder de maneira cordial e atenciosa a todas as perguntas e mensagens dos interessados. 

Demonstre disponibilidade para esclarecer dúvidas, fornecer informações adicionais e auxiliar o cliente em sua decisão de compra. Trate seus clientes com respeito, seja paciente e empático, colocando-se no lugar deles. Além disso, seja transparente em todas as interações, informando de forma clara as condições do produto. 

Se houver algum defeito ou desgaste visível no produto vendido, mencione isso com honestidade. No fim das contas, é melhor perder uma venda do que ganhar um cliente insatisfeito

Um bom atendimento e um relacionamento positivo com os clientes podem ser diferenciais para construir uma base de clientes fiéis e conquistar recomendações – que, por sua vez, trazem mais vendas. 

10. Promova seus produtos com criatividade

Existem diversas ideias criativas que você pode explorar para atrair a atenção dos compradores e incentivar as vendas. 

Uma opção é criar promoções especiais, como descontos progressivos por quantidade comprada, frete grátis ou cupons de desconto exclusivos para determinados produtos. Isso pode despertar o interesse dos compradores em adquirir mais itens de uma só vez.

Outra ideia interessante é oferecer pacotes de produtos relacionados. Agrupe itens complementares ou que possam ser utilizados em conjunto, criando um conjunto atrativo para os compradores. Por exemplo, se você vende artigos esportivos, pode criar um pacote com uma bola, uma garrafa de água e uma toalha esportiva. Essa combinação pode incentivar a compra dos itens em conjunto, aumentando o valor do pedido.

Dentro do segmento de produtos usados, também pode ser inteligente usar técnicas de storytelling para contar a história por trás dos itens anunciados. Destaque aspectos interessantes, como a origem, a história de uso anterior ou até mesmo o impacto positivo que a compra pode trazer para o cliente. 

Leia também: 16 gatilhos mentais para vendas: quais são e como usar?

Qual o melhor site para vender produtos usados? Marketplace ou site próprio?

Ambas as opções, marketplace e site próprio, são viáveis para vender produtos usados. Ter seu próprio site, no entanto, pode ser mais vantajoso em termos de controle e personalização – principalmente se você quer construir uma marca no longo prazo. 

Marketplaces como Mercado Livre, OLX, Amazon e eBay são ótimas opções se você deseja começar a vender rapidamente e ter acesso a uma grande base de clientes. Eles oferecem conveniência, pois já têm uma estrutura pronta para receber e gerenciar seus anúncios. 

No entanto, você terá que lidar com uma concorrência considerável, taxas e comissões de venda e, geralmente, terá menos controle sobre como seus produtos são apresentados.

Por outro lado, ter o seu próprio site de vendas é vantajoso por várias razões. Vamos listá-las: 

  • Primeiramente, você tem total controle sobre a aparência e a funcionalidade de seu site, o que permite a personalização completa;
  • Além disso, você pode construir e fortalecer sua própria marca, estabelecer relacionamentos diretos com seus clientes e coletar dados valiosos para entender melhor suas preferências e comportamentos;
  • Você também pode escolher seus próprios métodos de pagamento e entrega, dando mais flexibilidade e segurança para seu negócio e seus clientes;
  • A longo prazo, ter um site próprio também pode ser mais econômico, já que você não terá que pagar as taxas associadas aos marketplaces. 

E, ao contrário do que muitos pensam, criar um site do zero não é algo que requer um alto investimento ou conhecimentos aprofundados em programação. É possível, inclusive, começar de graça.

Existem plataformas renomadas, como a Nuvemshop por exemplo, oferecem planos gratuitos que podem ser usados por tempo ilimitado.  Em resumo, embora ambos os métodos sejam viáveis, ter seu próprio site pode oferecer vantagens significativas, sem tornar o processo mais complicado.

Vale a pena vender produtos usados no Ecommerce?

Tudo é uma questão de ponto de vista. Se você está curioso, querendo iniciar um negócio online, começar pela venda de artigos usados pode ser uma boa escolha. 

Como dito lá no início deste artigo, você pode começar pelos produtos que já possui, sem precisar lidar com gestão de estoque ou disponibilidade de fornecedores, por exemplo…

Contudo, é preciso deixar claro que não são só os empreendedores iniciantes que podem lucrar alto com as vendas online de produtos usados. Muitos lojistas já experientes, inclusive, já contam com um negócio de sucesso no mercado de produtos de segunda mão.

Algo que é importante você ter em mente também é que o Ecommerce tem crescido de forma exponencial nos últimos meses e há oportunidades para todos os tipos de negócios. 

Por exemplo, no primeiro semestre de 2022, o Ecommerce no Brasil atingiu R$ 118,6 bilhões em vendas – um crescimento de 6% em comparação com 2021, um ano que já apresentou crescimento acelerado. Os dados mencionados pertencem ao relatório Webshoppers 46.

E se você quer saber como entrar nesse lucrativo mercado, nós temos uma ferramenta que pode ajudar…

O checklist Ecommerce do Zero vai te ajudar a criar a sua própria empresa em apenas 6 etapas. Para baixar gratuitamente, clique aqui

Perguntas Frequentes

Onde posso vender coisas usadas?

Você pode vender coisas usadas nos marketplaces de usados, nas redes sociais ou em um site próprio. Algumas das principais plataformas para vender produtos usados são: Mercado Livre, OLX, Enjoei, Estante Virtual, Elo7 e mais.

Qual o melhor site para venda de usados?

Se você vende produtos mais genéricos, um marketplace como o Mercado Livre é a melhor opção. No entanto, existem alguns marketplaces de nicho, como Enjoei, Elo7 e Estante Virtual, que podem ser interessantes para determinados públicos.

Como vender algo usado preço?

A prática mais comum no mercado é diminuir 20% do preço original do produto. No entanto, vale destacar que esse preço vai variar de acordo com o tipo de item que você está vendendo, suas condições de uso e a demanda no mercado para o objeto.