Se você tem uma habilidade manual ou um hobby e quer transformar isso em fonte de renda, saiba que existe uma grande variedade de artesanato para vender e ganhar dinheiro na internet. Aqui, vamos te mostrar algumas ideias e dar dicas de como gerenciar o seu negócio. Boa leitura!


4 BANNER BLOG - EDZ AULA

Trabalhar de casa, fazendo o que ama é o sonho de muita gente. E, para aqueles que têm habilidades manuais e disposição para empreender, esse sonho pode estar mais perto de se realizar do que imaginam. Estamos falando da venda de artesanatos! 

Este segmento não requer altos investimentos para começar e abrange uma grande variedade de clientes. Uma boa notícia para quem deseja começar um negócio próprio ou criar uma fonte de renda adicional, não concorda? 

Não à toa, números do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiros (Sicab), mostram que, em 2022, o número de artesãos mais que dobrou no Brasil. 

Atualmente, o país tem cerca de 8,5 milhões de artesãos, sendo a maioria constituída de mulheres! 

Pensando em ajudar pessoas como você, que desejam fazer artesanatos para vender, criamos essa lista com 40 ideias criativas. Além disso, ao final deste artigo, vamos dar dicas de como começar e gerenciar o seu negócio. 

Hora de arregaçar as mangas e começar! 😁

Qual o tipo de artesanato que mais vende?

Atualmente, não existem dados que mostram o tipo de artesanato mais vendido no Brasil. No entanto, é seguro dizer que o país é um grande mercado consumidor de produtos artesanais no geral, uma vez que o segmento corresponde a 3% do PIB nacional, vendendo R$ 100 bilhões todos os anos. 

Sendo assim, podemos dizer que qualquer peça artesanal pode atingir um bom volume de vendas e se tornar um negócio lucrativo. 

💡 O fator decisivo para o sucesso, portanto, não é o que você vende, mas como. 

Se você investir o seu tempo em estruturar o seu negócio e desenvolver boas estratégias de venda, é provável que as suas vendas de artesanato prosperem, independentemente do produto escolhido.

Falaremos mais sobre esse assunto ainda neste artigo, não se preocupe… 

40 ideias de artesanato para vender e ganhar dinheiro

Por mais que a preparação da sua loja de artesanato seja importante, entender o que vender é igualmente necessário para ter sucesso nas vendas de artesanato. 

Muitos empreendedores iniciantes caem no erro de achar que artesanato se resume a apenas alguns artigos específicos – como itens feitos de madeira, panos de prato pintados, itens de crochê e mais. 

A verdade é que este é um segmento muito mais rico do que muitos imaginam, abrangendo itens dos mais variados nichos de mercado, que apelam para diferentes tipos de cliente. 

E, para provar nosso ponto, vamos mostramos 40 ideias de coisas para vender barato no segmento de artesanato:

1. Tricô e crochê

O tricô e o crochê são técnicas bastante populares entre artesãos e consumidores. As pessoas adoram comprar itens feitos de tricô e crochê, principalmente roupas, biquínis, bolsas, tapetes, potes para plantas, suporte para copos, dentre outros

Esse tipo de artesanato para vender e ganhar dinheiro demanda bastante dedicação e tempo por parte do criador, mas o resultado fica incrível. 

artesanato para vender e ganhar dinheiro
Imagem: Pinterest

2. Biscuit

Outra opção para quem quer trabalhar com artesanato é o biscuit. Ele nada mais é do que uma massa feita a partir da mistura de amido de milho, cola branca para porcelana fria, limão ou vinagre e vaselina. 

E você pode moldar como desejar, criando ímãs para geladeira, bonecos, anéis, pulseiras, chaveiros, enfeites e mais. O biscuit é uma ótima opção de artesanato para vender e ganhar dinheiro para pessoas que gostam de explorar a criatividade. Este é o seu caso?

artesanato para vender e ganhar dinheiro
Imagem: Pinterest

Aproveite para ler: Artesanato para vender: 15 ideias criativas e como começar

3. Caixas decoradas

As caixas suprem as mais variadas necessidades das pessoas e, para aproveitar essa demanda, você pode decorá-las de diversas maneiras diferentes.

O material que servirá como base para as caixas pode ser tanto madeira quanto MDF, ambas as opções dão sustentação à caixa e têm uma boa durabilidade. 

Para a decoração, você pode usar tintas coloridas, tecidos, purpurina, glitter, letras e números prontos, palha indiana, fechos de ferro e mais. Uma ideia bem interessante de artesanato para vender e ganhar dinheiro, concorda?

artesanato para vender e ganhar dinheiro
Imagem: Pinterest

🪞 Aproveite para ler também: Como Montar uma Loja de Decoração Online

4. Sabonetes artesanais

Os cuidados pessoais também podem gerar boas opções de artesanato para vender… e os sabonetes artesanais são bons exemplos disso. Eles são muito usados no dia a dia e também podem ser excelentes presentes para ocasiões especiais

Os ingredientes são fáceis de encontrar, como glicerina, essência, corante cosmético natural, e extratos, por exemplo.

artesanato para vender e ganhar dinheiro
Imagem: Pinterest

🫧 Leia também:  Como fazer sabonete artesanal para vender? [TUTORIAL]

5. Lembrancinhas de festa

As lembrancinhas de festas estão cada vez mais populares entre as pessoas. Hoje, esses itens são quase indispensáveis em aniversários, mesversários, batizados, chás de bebê, celebração de empresas, etc. 

Isso porque as lembrancinhas são muito versáteis e podem ser feitas a partir de diversos conceitos e ideias diferentes. Não há limite para a criatividade!

artesanato para vender e ganhar dinheiro
Imagem: Pinterest

6. Velas artesanais

Outra ideia de artesanato para vender e ganhar dinheiro são as velas artesanais. Os cuidados com a casa ganharam ainda mais importância para as pessoas nos últimos anos. 

Nesse contexto, os itens decorativos, como as velas artesanais, fazem toda a diferença para deixar o ambiente mais aconchegante e bonito

artesanato para vender e ganhar dinheiro
Imagem: Pinterest

7. Peças de cerâmica

Seguindo a linha de pensamento do tópico anterior, as peças de cerâmicas também são ótimos artigos decorativos. Vasos de plantas, incensários, porta-jóias, saboneteiras e vários outros itens

Elas também são muito usadas para a criação de utensílios domésticos, como pratos, xícaras, copos, travessas, bandejas, etc. Já pensou em produzir itens de cerâmica como ideia de artesanato para vender e ganhar dinheiro? 

artesanato para vender e ganhar dinheiro
Imagem: Pinterest

8. Luminárias artesanais

As luminárias são excelentes para fornecer uma iluminação alternativa e também ajudam muito a compor um ambiente aconchegante. Não é à toa que estão nesta lista de ideias de artesanato para vender e ganhar dinheiro, não é mesmo?

Os materiais que você pode utilizar para criar as luminárias e seus detalhes são os mais variados, como madeira, alumínio, inox, vidro, palha, corda e mais. Além disso, é possível produzir luminárias verticais, de mesa, etc.

artesanato para vender e ganhar dinheiro
Imagem: Pinterest

9. Macramê

O macramê é uma técnica de tecelagem manual feita a partir do uso de nós para criar franjas e barrados nos mais variados tipos de peças. Toalhas, tapetes, bijuterias, chaveiros, além de suporte para vasos de plantas, verduras, legumes e mais. Se você tem habilidade para criar macramé e pensa em ter uma loja virtual de decoração, não perca essa oportunidade!

artesanato para vender e ganhar dinheiro
Imagem: Pinterest

10. Cadernos, planners e álbuns personalizados

Os artigos de papelaria também são excelentes opções de artesanato para vender. Entre os mais populares, estão: cadernos, planners e álbuns.

A demanda por esses artigos cresce mais no início do ano, mas também é possível encontrar uma boa procura durante os outros meses. Afinal de contas, organização é importante todos os dias, não é verdade?

artesanato para vender e ganhar dinheiro
Imagem: Pinterest

🖇️ Leia também: Como vender itens de papelaria? Confira 16 passos essenciais

11. Bordados

Voltando a falar sobre habilidades manuais… Você sabe ou quer aprender a fazer bordados? Esta pode ser uma boa ideia de artesanato para vender e ganhar dinheiro! Os itens personalizados estão em alta entre as pessoas e diversas técnicas chamam a atenção dos consumidores na hora da compra – inclusive a do bordado, claro. 

Você pode bordar quadros, camisetas, toalhas de mesa, panos de prato e mais. 

artesanato para vender e ganhar dinheiro
Imagem: Pinterest

12. Camisetas personalizadas

O segmento de camisetas personalizadas tem destaque entre os consumidores há alguns bons anos… E, por isso, pode ser uma ótima ideia de artesanato para vender e ganhar dinheiro, sabia?

Em sua loja virtual de camisetas personalizadas, você pode trabalhar os mais variados temas: desenhos animados, filmes, séries, músicas e muito mais. Também vale a pena dar a opção de personalização do zero, com o tema escolhido pelo cliente. 

artesanato para vender e ganhar dinheiro
Imagem: Pinterest

Leia também: Como vender Camisetas personalizadas no Instagram

13. Cosméticos orgânicos

Nos últimos anos, os produtos orgânicos conquistaram um pouco mais a atenção dos consumidores por diversos motivos. Dentre eles, a busca por um consumo mais consciente e sustentável. O reflexo disso é a abertura do mercado para novos negócios nessa área, claro. 

Entre os principais cosméticos orgânicos que você pode vender, estão: sabonetes, hidratantes faciais e corporais, shampoo, condicionador, além de itens de maquiagem, como batons, blushes, paleta de sombras, etc.

artesanato para vender e ganhar dinheiro
Imagem: Pinterest

👚 Leia também: Como vender Camisetas personalizadas no Instagram

14. Garrafas personalizadas

As garrafas personalizadas são a pedida de muitas pessoas que querem deixar o hábito diário de consumir líquidos mais personalizado. E você pode aproveitar isso para criar um negócio lucrativo!

Aliás, o uso de garrafas personalizadas pode ir além da alimentação… Muitas pessoas utilizam esses itens como decoração, sabia? Veja uma imagem abaixo:

artesanato para vender e ganhar dinheiro
Imagem: Pinterest

15. Canecas personalizadas

As canecas personalizadas também fazem grande sucesso entre as pessoas. Todo mundo tem gostos pessoais que podem ser facilmente estampados em uma caneca, não é verdade?

Uma série preferida, um filme que marcou história… Vale personalizar até mesmo com frases, fotos ou demais imagens. A ideia é dar ao cliente a opção que ele deseja!

artesanato para vender e ganhar dinheiro
Imagem: Pinterest

16. Brinquedos artesanais

Quando falamos em artesanato para vender e ganhar dinheiro, não podemos deixar de fora os brinquedos. Quantas vezes você já viu crianças brincando com carrinhos, jogos e outros itens feitos de maneira artesanal? Apostamos que várias…

Esses tipos de brinquedos são muito populares e surgem como uma alternativa aos jogos eletrônicos que tanto captam a atenção dos pequenos hoje em dia. O que acha dessa ideia de negócio?

artesanato para vender e ganhar dinheiro
Imagem: Pinterest

17. Enfeites para datas comemorativas

Já falamos anteriormente sobre lembrancinhas, não é mesmo? Mas agora não podemos deixar de citar os enfeites para datas comemorativas como opção de artesanato para vender. 

Eles podem ser os mais variados possíveis, como quadros, garrafinhas decoradas, suportes para plantas, prendedor de guardanapos, porta-copos, guirlandas de natal e muito mais.

artesanato para vender e ganhar dinheiro
Imagem: Pinterest

18. Chaveiros

Apesar da popularização das trancas automáticas, não tem jeito… a maioria da população brasileira carrega consigo o bom e velho molho de chaves. Todo mundo precisa de, pelo menos, um bom chaveiro, não é mesmo? Está aí uma boa sugestão de produto de artesanato para vender e ganhar dinheiro!

artesanato para vender e ganhar dinheiro
Imagem: Pinterest

19. Pano de prato e toalhas

Outros produtos artesanais que podem ser facilmente vendidos – tanto no Ecommerce quanto no varejo físico – são os panos de prato e as toalhas. Você certamente já viu  em uma cozinha pano de prato pintado à mão ou com bordados, certo? 

Esse tipo de artesanato é ótimo para compor o ambiente, deixando a casa ainda mais personalizada, refletindo os gostos de seus moradores.  

artesanato para vender e ganhar dinheiro
Imagem: Pinterest

20. Roupas para pets

Os cuidados com os animais tornaram-se extremamente importantes para a maioria dos tutores nos últimos anos. Isso envolve diversas iniciativas... e a compra de roupinhas para os bichinhos é uma delas.

Se você se identifica com este nicho de mercado, você pode criar roupinhas com estampas pré-prontas ou personalizadas. Só não esqueça de fazer uma boa variação de tamanhos, combinado? Afinal de contas, existem gatos, cachorros e outros bichinhos domésticos de diversos portes.

artesanato para vender e ganhar dinheiro
Imagem: Pinterest

Leia também: Como montar um pet shop online [passo a passo]

21. Bijuterias artesanais

Por último, mas não menos importante nesta lista de ideias de artesanato para vender e ganhar dinheiro, há as bijuterias artesanais. Brincos, colares, anéis, tornozeleiras… as opções são as mais variadas possíveis.

E o mesmo vale para os materiais. Você pode confeccionar bijuterias artesanais a partir de madeira, tecido, miçangas, biscuit e mais. 

artesanato para vender e ganhar dinheiro
Imagem: Pinterest

💍 Leia também: 135 nomes para loja de bijuterias e acessórios: aprenda como criar um nome impactante

22. Porta garrafa térmica

O artesanato funcional é uma tendência que veio para ficar, e o porta garrafa térmica é um exemplo perfeito disso. Além de ser um item prático, pode ser um objeto de decoração ou um presente personalizado

Para criar um porta garrafa térmica, você pode usar tecidos térmicos que ajudam a manter a temperatura da bebida, além de escolher estampas e designs que agradem a diversos gostos.

A customização pode ir desde a aplicação de bordados à mão, até o uso de técnicas de pintura em tecido. 

Não se esqueça de considerar a funcionalidade: um bom fechamento e uma alça resistente são essenciais. Este produto é ideal para quem busca conforto e estilo ao transportar sua bebida para o trabalho, piqueniques ou viagens.

Imagem: Pinterest

23. Porta-esmaltes 

Para os amantes de beleza e organização, o porta-esmaltes é um item indispensável. Este artesanato não só ajuda a manter os esmaltes organizados, mas também pode ser um elemento decorativo no quarto ou banheiro. 

Utilize materiais resistentes como MDF ou acrílico para a estrutura e personalize com pintura ou aplicação de pedrarias e glitter. Para um toque ainda mais especial, adicione divisórias removíveis que se ajustam a diferentes tamanhos de frascos e uma área para armazenar acessórios de manicure. 

Também ofereça opções de tamanho, desde versões compactas para poucos esmaltes até maiores para coleções extensas. Acredite, é uma excelente opção para quem gosta de ter suas cores favoritas sempre à mão e em ordem.

Imagem: Pinterest

24. Sais de banho

Os sais de banho são um luxo acessível que transformam o banho de cada dia em uma experiência de spa em casa. 

Para criar sais de banho artesanais, você pode explorar uma variedade de sais minerais e aadicionar óleos essenciais para aromaterapia, ervas secas para propriedades adicionais e corantes naturais para um visual atraente. 

A embalagem também é uma parte que precisa da sua atenção: opte por frascos de vidro decorativos ou saquinhos que realcem a beleza e o aroma dos sais. 

Uma boa dica também é oferecer diferentes combinações de fragrâncias e propriedades, como sais para relaxamento, energização ou desintoxicação. 

Imagem: Pinterest

25. Luminárias de PVC 

Luminárias de PVC são uma opção de artesanato moderna e sustentável que pode iluminar qualquer ambiente com estilo. O PVC é um polímero sintético de plástico que permite a criação de designs que vão do simples e elegante ao complexo e artístico. 

Você pode cortar, pintar e montar tubos de PVC em várias formas e tamanhos, criando padrões que projetam sombras intrigantes quando a luz passa por eles. 

Além disso, a pintura e os acabamentos podem ser personalizados para combinar com qualquer decoração interior. As luminárias de PVC podem ser adaptadas para diferentes tipos de lâmpadas e instalações, desde pendentes até abajures de mesa.

Imagem: Pinterest

26. Bolsa de plástico para praia 

A bolsa de plástico para praia é o acessório perfeito para quem busca praticidade e estilo nos dias de sol e mar. 

Para confeccionar uma bolsa de praia resistente e atraente, você pode utilizar plástico de alta durabilidade. O design pode variar de transparentes e minimalistas a coloridos e estampados, incorporando tendências da moda praia. 

Além disso, adicionar bolsos internos e externos de fácil acesso para protetor solar, óculos de sol e outros pequenos objetos pode ser um diferencial. A bolsa de plástico é fácil de limpar e seca rapidamente, tornando-a uma escolha prática para os consumidores. 

Imagem: Pinterest

💡 E já que falamos de diferencial, temos uma pergunta para te fazer: você conhece os pontos fortes e fracos do seu negócio de artesanato? Se não, preencher uma Matriz SWOT pode te ajudar. Baixe agora o modelo gratuito de matriz SWOT em PDF.

27. Arte em cimento 

A arte em cimento é uma forma de expressão rústica e contemporânea que pode ser aplicada em uma variedade de produtos decorativos e funcionais.

Você pode explorar itens como vasos de plantas, bases de abajur, porta-velas, e até móveis pequenos como banquetas para começar a criar com cimento. 

Vale a pena também experimentar moldes de diferentes formas, a fim de criar peças únicas ou usar técnicas de pintura e gravação para personalizar cada criação. 

Por fim, saiba que o cimento é um material versátil que permite texturas e acabamentos diversos, podendo ser combinado com outros materiais como madeira, vidro ou metal para adicionar um toque de sofisticação. Bem interessante, não é verdade?

Imagem: Pinterest

28. Esculturas em argila 

Para começar a criar suas próprias esculturas, você vai precisar de argila, que pode ser encontrada em lojas de artesanato ou especializadas em cerâmica. Escolha a argila de acordo com o resultado desejado, como a terracota para um aspecto mais rústico ou a porcelana para um acabamento fino e delicado. 

Com as mãos e ferramentas simples, você pode moldar a argila em formas orgânicas ou figuras detalhadas. A beleza está no processo: cada peça é única, refletindo a personalidade e o toque do artesão. 

Depois de modelar, as peças precisam ser queimadas em um forno cerâmico, processo que as endurece e as prepara para a pintura ou esmaltação. As esculturas em argila são perfeitas para quem gosta de trabalhar com as mãos e aprecia a arte que conta uma história através da textura e forma.

Imagem: Pinterest

29. Pintura em porcelana 

A pintura em porcelana é uma arte delicada que transforma peças simples em obras de arte únicas. Para quem deseja começar a vender essas peças pela internet, é importante destacar a singularidade e a personalização que a pintura manual oferece. 

Você pode criar conjuntos de jantar, canecas, pratos decorativos e vasos, utilizando técnicas variadas de pintura que vão desde motivos florais delicados até designs contemporâneos e abstratos. 

As peças pintadas à mão são altamente valorizadas por sua beleza e exclusividade, tornando-as presentes ideais para ocasiões especiais. Ao vender online, use fotografias de alta qualidade que mostrem os detalhes e a riqueza das cores. 

Inclua descrições detalhadas sobre o processo criativo e as instruções de cuidado para manter a durabilidade da pintura, criando assim uma conexão com o cliente e valorizando o seu trabalho artesanal.

Imagem: Pinterest

30. Arranjos artificiais

Arranjos artificiais são uma excelente alternativa para quem busca beleza e praticidade na decoração. Com a venda online, você pode alcançar clientes que procuram a durabilidade e a facilidade de manutenção que as flores e plantas artificiais oferecem

Selecione flores e folhagens de alta qualidade que pareçam naturais, e faça composições harmoniosas que possam embelezar qualquer ambiente. 

Um ponto interessante é oferecer opções para todas as estações do ano e para diferentes estilos decorativos, desde minimalistas até os mais exuberantes. Também pode ser interessante oferecer arranjos temáticos, como os natalinos, para o Dia das Mães e mais. 

Lembre-se de que uma boa apresentação visual é determinante para vendas online, sobretudo na venda de artesanatos. Então, invista em imagens que mostrem os detalhes e a textura dos arranjos, e considere oferecer embalagens que garantam a chegada segura do produto ao seu destino.

Imagem: Pinterest

31. Arte em feltro

A arte em feltro é uma forma criativa e versátil de artesanato que tem ganhado popularidade entre artesãos de todas as idades. 

Utilizando tecido feltro – uma matéria-prima barata e fácil de manusear – essa técnica permite a criação de uma vasta gama de produtos, desde brinquedos e decorações até acessórios de moda e itens para o lar. 

Para começar na arte em feltro, você precisará de feltro em várias cores, tesouras, agulhas, linha e enchimento. As técnicas variam desde o corte e costura simples até a modelagem 3D, proporcionando uma grande liberdade criativa! 

Produtos como bonecos, chaveiros, almofadas decorativas e guirlandas são apenas o começo do que você pode criar e vender.

O público consumidor da arte em feltro é amplo, incluindo desde pais procurando brinquedos únicos e seguros para seus filhos até adultos que desejam personalizar seus espaços com decorações charmosas. 

artesanatos para vender
Imagem: Pinterest

32. Pintura em tecido

A pintura em tecido é uma expressão artística que transforma peças comuns de tecido em obras de arte vibrantes. 

Esta técnica, que se popularizou em várias culturas ao redor do mundo, permite aos artistas expressar sua criatividade em roupas, lençóis, cortinas e muito mais. A pintura em tecido pode variar de designs simples e abstratos a detalhadas cenas e retratos, utilizando tintas especiais que se fixam ao tecido, garantindo durabilidade e resistência a lavagens.

Os consumidores de pinturas em tecido variam desde fashionistas em busca de peças únicas até decoradores procurando por itens exclusivos para interiores. A personalização é uma grande tendência, e oferecer serviços customizados pode ser uma ótima maneira de atrair clientes.

artesanatos para vender
Imagem: Pinterest

33. Gravura em linóleo

A gravura em linóleo é uma técnica de impressão que consiste em esculpir uma imagem em uma placa de linóleo para, em seguida, aplicar tinta e transferir a imagem para o papel ou tecido. 

Esta é uma forma de arte bastante antiga – originada no início do século 20 – mas que tem ganhado o coração de jovens graças a plataformas como o TikTok e Instagram. 

A técnica requer paciência e prática, mas é incrivelmente recompensadora, permitindo a criação de todos os tipos de artesanato, desde cartões postais e estampas de roupas até obras de arte em grande escala.

Oferecer workshops ou vender edições limitadas de suas gravuras pode ser um caminho lucrativo, atraindo um público que valoriza a arte original e técnicas tradicionais de impressão.

artesanatos para vender
Imagem: Pinterest

34. Bonecas de pano

As bonecas de pano são um clássico atemporal no mundo dos brinquedos e decorações, evocando uma sensação de nostalgia em muita gente. 

Esta técnica artesanal envolve a criação de bonecas a partir de diversos tecidos e materiais de enchimento, permitindo uma vasta expressão de criatividade através de seus trajes, expressões faciais e acessórios. Além de brinquedos, as bonecas de pano também podem ser itens colecionáveis ou peças decorativas.

O mercado para bonecas de pano é diversificado, incluindo desde crianças até adultos colecionadores. Vender bonecas customizadas por encomenda ou criar séries temáticas pode ser uma estratégia lucrativa, especialmente se você conseguir se destacar com designs únicos e de alta qualidade.

artesanatos para vender
Imagem: Pinterest

35. Arte em gesso

O gesso, por ser um material relativamente barato e fácil de moldar, permite aos artistas explorar formas, texturas e acabamentos com grande liberdade. Após secar, o gesso pode ser pintado, envernizado ou decorado de inúmeras maneiras.

Para começar, você precisará de gesso em pó, água, moldes (caso não queira modelar à mão livre), lixas finas para acabamento e tintas ou outros materiais decorativos. A arte em gesso pode atrair um público interessado em decoração de interiores, presentes personalizados e arte educacional.

A comercialização de peças em gesso pode ser feita através de lojas de artesanato, feiras, ou online. Oferecer workshops ou kits de moldagem em gesso também pode ser uma maneira interessante de engajar com seu público-alvo, além de ser uma fonte adicional de renda.

artesanatos para vender
Imagem: Pinterest

36. Cestaria

A cestaria é uma das formas mais antigas de artesanato, consistindo na tecelagem de materiais naturais como vime, bambu, palha e até mesmo fitas de plástico reciclado, para criar cestos e outros objetos. 

Este artesanato não apenas resulta em itens práticos e duráveis, mas também carrega consigo uma rica herança cultural de várias partes do mundo.

artesanatos para vender
Imagem: Pinterest

37. Patchwork 

O patchwork, ou trabalho com retalhos, é uma técnica de costura que une pedaços de tecidos de diferentes cores, estampas e texturas para criar uma peça totalmente nova e única. 

Esta forma de arte tem uma longa história, com raízes em necessidades práticas e expressão pessoal, resultando em colchas, roupas, bolsas e uma infinidade de itens decorativos.

O patchwork atrai consumidores que apreciam trabalhos manuais, sustentabilidade (pela reutilização de tecidos) e personalização. Vender peças exclusivas ou oferecer cursos de patchwork pode ser uma maneira excelente de monetizar essa habilidade.

artesanatos para vender
Imagem: Pinterest

38. Esculturas em papel

As esculturas em papel são uma manifestação artística delicada e detalhada, na qual folhas de papel são transformadas em obras tridimensionais. 

Esta técnica eleva o papel, um material cotidiano, a um novo patamar de expressão criativa, permitindo a criação de figuras, objetos e cenas com incrível precisão e movimento. 

A arte em papel remonta a tradições antigas em diversas culturas, incluindo o origami japonês e o kirigami.

Para começar a explorar a arte das esculturas em papel, são necessários poucos materiais: 

  • Papel de diferentes texturas e pesos;
  • Um estilete afiado;
  • Uma superfície de corte e cola. 

Esse é um tipo de artesanato versátil, que pode gerar desde obras mais rústicas até peças artísticas elaboradas. Tudo vai depender da sua habilidade e criatividade. 

As esculturas em papel são perfeitas para decoração de interiores, exibições artísticas e presentes únicos, oferecendo aos artistas a oportunidade de vender suas criações em galerias, lojas especializadas e online.

artesanatos para vender
Imagem: Pinterest

39. Arte em couro

A arte em couro é uma prática tradicional que envolve a transformação de couro em uma variedade de objetos tanto práticos quanto decorativos, como bolsas, cintos, carteiras, e até mobiliário. 

Trabalhar com couro exige uma combinação de habilidades técnicas e artísticas, incluindo corte, modelagem, costura, e em alguns casos, técnicas de tingimento e estampagem.

artesanatos para vender
Imagem: Pinterest

40. Joias em resina

Joias em resina são uma forma contemporânea de artesanato que permite a criação de peças únicas e vibrantes, incorporando uma variedade de cores, texturas e inclusões, como flores secas, madeira, e até pequenos objetos para criar designs verdadeiramente personalizados. 

A resina, um polímero líquido que se solidifica ao secar, oferece um meio versátil para experimentação e expressão criativa.

Com a possibilidade de criar desde peças delicadas e minimalistas até designs mais ousados e artísticos, os criadores podem alcançar diversos nichos de mercado. 

artesanatos para vender
Imagem: Pinterest

Vale a pena fazer artesanato para vender?

Sim, o mercado de artesanato é um que está em constante evolução e pode ser muito lucrativo para empreendedores dos mais variados nichos de mercado. Em outras palavras, vender artesanato vale muito a pena. 

Com um movimento de cerca de R$ 100 bilhões todos os anos, o artesanato sustenta aproximadamente 10 milhões de pessoas no Brasil – de acordo com dados do IBGE – e boa parte dessas pessoas são mulheres. 

Sendo assim, é impossível ignorar a importância do artesanato como fonte de  inclusão social e econômica​​, gerando renda para muitas famílias no Brasil.

Além disso, nos últimos anos, vimos um aumento na demanda por produtos artesanais, não apenas para decoração de casas, mas também no universo da moda, acessórios e até em festas e eventos. 

Isso se deve, em parte, à valorização da originalidade, da identidade cultural e das práticas sustentáveis na produção. Cerca de 42% dos consumidores valorizam práticas sustentáveis das empresas das quais compram, de acordo com dados da Opinion Box. 

Mas o que um artesão precisa fazer para se destacar neste mercado em expansão? 

O que podemos dizer é que a chave para o sucesso neste mercado não se limita apenas à qualidade do produto – esse é apenas o ponto de partida. Empreendedores artesãos devem ser adaptáveis às tendências de mercado e, acima de tudo, construir uma presença online. 

Vamos entender mais sobre o assunto no próximo tópico… 

Como começar a vender artesanato? 

Agora que você já se inspirou com as ideias de artesanatos para vender, é hora de entender como colocar a mão na massa e começar a fazer dinheiro

Aqui, deixamos algumas dicas essenciais para vender neste segmento, independentemente do produto escolhido: 

Foque na sua especialidade

Muitos pensam que, quanto mais produtos oferecerem, mais chances têm de atrair clientes. Isso pode até se aplicar a alguns mercados do e-commerce, mas não é a realidade de quem vende artesanato.

Como este é um tipo de produto personalizado e exclusivo, a maioria dos clientes recorre aos artesãos para comprar itens bastante específicos, feitos com maestria. Por isso, nosso conselho para você é: foque no que você faz de melhor.

Procure oferecer o melhor produto possível para seus clientes e, acredite, eles o recompensarão com a sua lealdade. 

Crie uma marca memorável 

Mesmo que você seja um vendedor independente, é importante pensar em como imprimir a identidade da sua marca logo de cara, para todos que compram na sua loja. 

Isso porque o segmento de artesanato pode ser bastante competitivo e, por isso, ter um diferencial é a chave para conquistar (e manter!) o engajamento dos clientes. 

Existem muitas formas de criar uma marca memorável, incluindo a criação de uma identidade visual coesa, cuidados com a embalagem e até mesmo a linguagem usada para atender os clientes.

Se esse é um assunto que te interessa, te convidamos a ler o seguinte artigo: O que é Branding: entenda TUDO.

Acerte a precificação 

Se você sonha com um negócio próspero, dedicar um tempinho para definir os preços no começo pode fazer toda a diferença. Isso vale para negócios de todos os tipos, mas é especialmente importante para quem vende artesanatos. 

Chamamos a atenção para este ponto porque, caso você erre na precificação, pode sair no prejuízo, mesmo fazendo muitas vendas. 

Para determinar o preço ideal, primeiro pense nos recursos materiais que você precisa para criar seus itens. Leve em conta desde as matérias-primas até os itens usados para embalar. 

Depois, você deve analisar com cuidado o tempo gasto para cada produção e quanto do processo deve-se à sua experiência. Tudo isso merece ser reconhecido com uma margem de lucro justa no preço final ao seu cliente.

Em resumo, o que você precisa considerar na hora de definir o preço é:

  • Tempo para confecção;
  • Custos com logística de entrega;
  • Despesas como água, luz e internet para a produção;
  • Custo das embalagens;
  • Margem de lucro.

Ah, e uma dica de ouro: dê uma espiadinha em como outros artesãos precificam produtos similares aos seus. Isso vai te ajudar a entender melhor o quanto os clientes estão dispostos a pagar e garantir que seu trabalho seja valorizado na medida certa.

💡 Precisa de ajuda extra na precificação dos produtos? Baixe a nossa planilha de precificação exclusiva. É grátis! 

Tenha presença nas redes sociais 

Criar um perfil comercial para seu novo empreendimento é super fácil e o melhor de tudo: totalmente grátis!

Ao marcar presença nas redes sociais mais populares, especialmente no Instagram, você abre as portas para um universo de possibilidades. Estar lá significa ter a chance de alcançar muitas pessoas e, quem sabe, fazer vendas logo nos primeiros meses.

Crie seus canais de venda

Se você quer vender artesanatos pela internet, é importante considerar os canais de venda usados. Aqui, temos 3 opções claras: redes sociais, marketplaces e uma loja virtual própria.

Redes sociais como o Pinterest podem ser importantes aliados de venda, principalmente quando consideramos que artigos artesanais têm um grande apelo visual. E o mesmo argumento pode ser feito para as vendas desses itens no Instagram, por exemplo. 

Enquanto isso, temos marketplaces especialmente focados em produtos artesanais, como o Elo 7. Esse é um canal de vendas que precisa estar no seu radar, mas é importante saber que existem taxas para vender nele – e elas podem acabar impactando o preço final do seu produto. 

Por último, mas não menos importante, temos as lojas virtuais próprias. Esses são canais de venda exclusivos para sua marca. Você pode criar uma loja própria sem pagar nada, com plataformas de Ecommerce, como a Nuvemshop, por exemplo.

Independentemente do canal escolhido, você precisa estruturar o seu negócio do jeito certo, deixando-o pronto para lucrar desde o primeiro dia de atividade. 

E se você não tem uma vasta experiência com Ecommerce, a melhor forma de fazer isso é investindo em conhecimento. 

E não estamos falando de investir dinheiro,  e sim o seu tempo. 

Na aula gratuita Ecommerce do Zero você vai aprender tudo que há por trás de um negócio digital e como dar os primeiros passos para faturar alto nas vendas online. 

Dê agora o seu primeiro passo rumo a um negócio lucrativo! Inscreva-se na aula gratuita: 

Perguntas Frequentes

Qual o tipo de artesanato que mais vende?

Não há um tipo específico de artesanato que mais tem saída em vendas. Na verdade, qualquer peça artesanal pode atingir um bom volume de vendas. Contudo, para isso acontecer é preciso que o lojista desenvolva boas estratégias de venda.

Que tipo de artesanato posso fazer para ganhar dinheiro?

Você pode vender diversos tipos de artesanato para ganhar dinheiro. Entre as principais opções vírgulas estão: tricô e crochê, biscuit, caixas decoradas, sabonetes artesanais, lembrancinhas de festa, velas artesanais, dentre outros.

Vale a pena fazer artesanato para vender?

Sim, vale a pena fazer artesanato para vender. Você pode fazer isso, inclusive, por meio de marketplaces, loja virtual própria ou redes sociais. Entretanto, você precisa estruturar o seu negócio do jeito certo, deixando-o pronto para lucrar desde o primeiro dia de atividade.