Você já sabe qual a nova atualização do Instagram? Seja para acompanhar a concorrência ou para melhorar a experiência de seus usuários, uma coisa é certa: a rede social está em constante mudança. E, nesse artigo, você fica por dentro de tudo… 

O Instagram é, sem dúvidas, uma das redes sociais mais usadas da atualidade. Dados da Semrush mostram que a plataforma é o 7º site mais visitado do mundo, com 2.9 bilhões de visitas mensais.

Esse é um número que bate com o de usuários ativos na plataforma, que superou os 2 bilhões recentemente. 

E, ainda que o Instagram tenha tamanha popularidade, ela está inserida em um contexto muito competitivo. A cada dia, redes como o TikTok e YouTube crescem e popularidade, fazendo com que a plataforma tenha que se atualizar constantemente. 

Se você quer ficar por dentro da nova atualização do Instagram, este artigo é o que você procura. A seguir, vamos listar algumas das últimas novidades na plataforma e mostrar como elas podem ser úteis para o seu negócio… 

O que é o Instagram? 

O Instagram é uma rede social criada em 2010. A plataforma é conhecida por fomentar a criatividade, permitindo o compartilhamento de imagens e vídeos. Com o Instagram, é possível seguir outros usuários, curtir suas postagens, além de comentar e compartilhar as suas publicações. 

As publicações da rede são organizadas em um Feed, na página inicial do aplicativo. Essa é a primeira coisa que os usuários veem quando usam a plataforma no celular ou no computador. 

Na aba explorar, é possível ver publicações de contas que você não segue, mas que podem ser do seu interesse. Dentre os outros formatos de conteúdo disponíveis no Instagram podemos destacar os Stories – um formato de vídeo que dura apenas 24 horas – e apresenta recursos como os Destaques e o Close Friends

A rede, hoje, é usada por muitas empresas e se tornou um canal de vendas muito interessante no Ecommerce. Além de todas as funcionalidades que mencionamos, o Instagram também oferece recursos de compra, como o Instagram Shopping

Com esses recursos, empresas podem cadastrar e exibir produtos em seu perfil, colocar link do WhatsApp no Instagram, atender clientes por meio do chat e até mesmo receber pagamentos. 

Se esse assunto te interessa, sugerimos a seguinte leitura: Como aumentar as vendas no Instagram: 12 dicas para fugir do óbvio.

Como atualizar o Instagram? 

Para atualizar o aplicativo Instagram no seu dispositivo Android, siga os seguintes passos:

  • Abra a Google Play Store no seu dispositivo.
  • Toque no ícone de três linhas horizontais no canto superior esquerdo da tela.
  • Selecione "Meus apps e jogos".
  • Procure o aplicativo Instagram e toque em "Atualizar" se houver uma atualização disponível.

Para atualizar o aplicativo Instagram no seu dispositivo iOS, siga os seguintes passos:

  • Abra a App Store no seu dispositivo.
  • Toque em "Atualizações" no canto inferior direito da tela.
  • Se houver uma atualização disponível para o aplicativo Instagram, você a encontrará na lista de atualizações.
  • Toque em "Atualizar" ao lado do aplicativo Instagram para baixar e instalar a atualização.

É importante manter o aplicativo Instagram atualizado para receber novas funcionalidades que podem ajudar a melhorar a presença e o engajamento do seu negócio na rede. 

As atualizações também corrigem erros e bugs que podem prejudicar o desempenho do aplicativo e a sua usabilidade. Portanto, verifique regularmente se há atualizações disponíveis e mantenha o aplicativo sempre atualizado para aproveitar ao máximo as novidades e recursos oferecidos pelo Instagram.

Nova atualização do Instagram: 19 novidades que chegaram à plataforma 

Você chegou até aqui porque queria saber qual a nova atualização do Instagram, certo? A seguir, vamos te mostrar algumas delas. 

Vale lembrar que, em muitos casos, para que você tenha acesso a essas atualizações, é preciso ter a versão mais atualizada do aplicativo. 

Você pode fazer isso indo até a loja de aplicativos do seu celular – Play Store em aparelhos Android e App Store em iOS – e selecionar o aplicativo do Instagram. Então, basta clicar no botão de “Atualizar” e aguardar o download. 

Destacamos que nem todos os usuários recebem uma atualização ao mesmo tempo. Muitas vezes, a plataforma testa novas funcionalidades com uma pequena parcela de sua base antes de tornar a mudança oficial. 

Dito isso, vamos entender quais as novas atualizações do Instagram? 

1. Programação de postagem direto no aplicativo

Muitas pessoas se perguntam como programar postagem no Instagram de graça, afinal, nem sempre é possível estar online no momento em que uma publicação precisa ir ao ar.

Até pouco tempo, as programações poderiam ser feitas por meio do estúdio de criação do Instagram, ou por meio de ferramentas terceirizadas – muitas delas pagas.

A grande novidade é que, agora, é possível fazer essa programação gratuitamente, direto pelo aplicativo do Instagram no celular. A funcionalidade permite programar apenas fotos e Reels, por enquanto.

Para usar, suba uma foto ou Reels e vá até o menu de configurações avançadas. Depois disso, vá até a opção "Programar conteúdo" e escolha a data para publicação ir ao ar. É possível programar postagens para, no mínimo, 20 minutos depois e até 75 dias.

2. Compra do selo do Instagram

Recentemente, o Instagram começou testes para a compra do "selo azul", o famoso símbolo de verificação, tão cobiçado entre empresas e criadores de conteúdo. A ideia é que, por meio de um pagamento mensal de US$ 11, qualquer pessoa possa exibir o selo de verificação na sua conta.

Por enquanto, a iniciativa está sendo testada em apenas alguns países. Mas, quem sabe, em breve o Brasil não entra na lista de nações que recebem a novidade?

O anúncio desse recurso gerou bastante debate entre o público de criadores do Instagram. Afinal, o símbolo representa uma distinção importante na rede e serve para ajudar usuários a determinar quais contas são confiáveis ou não.

Atualmente, a única maneira de conseguir o selo de verificação é solicitando-o diretamente ao Instagram. Nós ensinamos como iniciar o processo – que ainda é gratuito, por enquanto – aqui: Como ser verificado no Instagram? Dicas e cuidados para ter o “selo azul”

3. Inteligência artificial de linguagem generativa

A Meta, empresa detentora do Instagram, também anunciou o lançamento de um modelo de linguagem generativa, projetado para ajudar pesquisadores da Inteligência Artificial a avançarem seus estudos. A ideia é que esse modelo possa ser usado, em breve, dentro dos recursos do grupo Meta – o que inclui o Instagram, é claro.

Ainda não se sabe ao certo quais serão as aplicações de fato, já que a novidade ainda está em fase de testes. Mesmo assim, podemos imaginar que ferramentas como a criação de textos para anúncios ou respostas prontas para o atendimento ao clientes possam ser áreas contempladas com a funcionalidade.

Animador, não acha?

Leia também: 13 exemplos de inteligência artificial no dia a dia dos negócios

4. Presentes para criadores

A funcionalidade permite que seguidores façam doações e dêem presentes para seus criadores de conteúdo favoritos. O recurso ainda está em fase de testes e apenas usuários dos Estados Unidos tiveram acesso à novidade.

No entanto, esse recurso nos faz pensar como a relação entre criadores – e, quem sabe, empresas – pode mudar dentro da plataforma. Essa é uma nova forma de monetizar a criação de conteúdo na plataforma.

5. Candid Stories

O Candid Stories é a resposta do Instagram ao BeReal. Agora, os usuários da plataforma podem postar uma foto espontânea por dia na qual a câmera frontal e traseira do telefone captura uma imagem simultaneamente, com o objetivo de mostrar algo real, sem filtros.

Assim como no BeReal, é possível ignorar a notificação para tirar a selfie, mas, se isso ocorrer, não será possível visualizar o que outros usuários postaram. A funcionalidade ainda está em fase de testes em outros países e ainda não tem previsão para chegar ao Brasil.

Donos de lojas virtuais podem usar a funcionalidade Candid Stories do Instagram para criar conteúdo autêntico e engajador nas redes sociais. Por exemplo, eles podem compartilhar vídeos e fotos dos bastidores de seus negócios, mostrando o processo de criação de produtos, embalagem e envio de pedidos. Isso ajuda a humanizar a marca e a construir confiança com os clientes.

Além disso, os empreendedores podem usar as histórias para mostrar novos produtos, lançamentos e ofertas especiais. Isso cria um senso de urgência entre os seguidores, incentivando-os a comprar e ajudando a impulsionar as vendas.

6. Anúncios dentro do chat 

Existem indícios que o Instagram está rodando testes de anúncios dentro da aba de mensagens diretas, mais especificamente nos chats em grupo. 

Ainda não é possível afirmar se este é um teste limitado ou se já foi liberado para contas em geral, mas esse certamente é um novo passo da Meta em direção ao conversational commerce – um modelo de vendas que usa plataformas de mensagens e chatbots para permitir que os clientes façam compras e interajam com as marcas de forma personalizada e conveniente.

7. Canais do Instagram

Recentemente, o Instagram anunciou a criação de uma nova modalidade de chat dentro da plataforma, os canais do Instagram. 

Basicamente, este é um grupo fechado – muito parecido com o WhatsApp e o Telegram, por exemplo – no qual o empreendedor pode enviar vídeos, fotos, textos e até mesmo criar enquetes. 

Esses canais ficam localizados na seção de direct do Instagram. E toda vez que você manda uma mensagem para o grupo, os participantes recebem uma notificação de nova mensagem. 

Essa novidade promete ajudar no engajamento e promover uma aproximação ainda maior entre clientes e marcas. 

8. Notas do Instagram

As notas do Instagram são frases curtas – de até 64 caracteres –, que ficam disponíveis na aba de mensagens do aplicativo. Elas duram até 24 horas e podem ser lidas por todos os ses seguidores. O objetivo desse recurso é incentivar o início de conversas dentro do aplicativo. Interessante, não acha?

Essa é uma funcionalidade simples, mas que pode ser usada para potencializar resultados de empresas dentro da plataforma.

As notas do Instagram vieram para fortalecer o senso de comunidade dentro da plataforma, incentivando a interação entre usuários e construção de relacionamentos. Nesse espaço você pode criar promoções exclusivas, fazer CTAs para visitas ao seu perfil e mais.

Nós falamos mais sobre as notas do Instagram neste vídeo aqui.

9. Mudanças no Reels 

O Reels é um formato de vídeos curtos do Instagram. Ele surgiu como resposta ao TikTok, em 2019. Em sua primeira versão, usuários poderiam apenas fazer vídeos de até 60 segundos. 

Hoje, no entanto, a plataforma transforma todos os vídeos com menos de 15 minutos em Reels. Esse é um formato interessante, pois permite que os conteúdos sejam visualizados em tela cheia. 

O uso do Reels também dispõe de várias ferramentas criativas, como enquetes e figurinhas – recursos que só estavam disponíveis para o Instagram Story anteriormente. Essas são duas novas atualizações do Instagram nesse sentido. 

Outra atualização interessante é que agora é possível usar a função Remix para adicionar fotos ou vídeos a um Reels. Nesse sentido, o Remix também ganhou uma atualização: o fundo verde. Ele permite a aplicação de qualquer imagem de fundo ao vídeo. Interessante, não acha?

Veja algumas das funcionalidades do Reels. 

nova atualização do Instagram

Leia também: Tamanho de post no Instagram: qual é o ideal? [+ dicas]

10. Alterações no Feed 

Com a nova atualização do Instagram no Feed, o usuário agora experimenta mais liberdade para personalizar a sua página inicial. Essa alteração traz de volta um recurso antigo, que muitos usuários sentiam falta: o Feed cronológico

O Feed cronológico mostra os conteúdos por ordem de publicação. Agora, é possível filtrar  Feed por contas que você segue ou usuários favoritos. Para ativá-lo, basta tocar no nome “Instagram”, na parte superior da tela.

nova atualização do Instagram

Leia também: Como montar uma loja virtual no Instagram: 5 passos para ativar a sacolinha.  

11. Recursos de chat 

Ainda que o Instagram seja muito usado para o compartilhamento de conteúdo, esta ainda é uma rede social que promove a conexão entre pessoas. E a chave para isso são as interações no chat. 

Por isso, dentre a nova atualização do Instagram, estão recursos diferentes nesse sentido. Uma que podemos destacar são as mensagens silenciosas. Para usá-las, basta usar o comando “@silencioso”, assim a mensagem entregue não vai gerar uma notificação. Um ótimo recurso para pessoas que desejam deixar mensagens em horários pouco usuais. 

Além disso, os usuários também podem criar transmissões ao vivo com até 4 participantes. Essa é uma boa alternativa para criadores de conteúdo e empresas que desejam engajar seus seguidores.

Você também pode gostar deste artigo: Como postar no Instagram? Veja passo a passo para smartphone e pc [+ dicas].

12. Postagens fixadas 

Desde sempre, o perfil pessoal dos usuários do Instagram era organizado de acordo com a ordem de publicação. Isso quer dizer que, no topo, ficavam as postagens mais recentes enquanto as mais antigas iam sendo alocadas mais abaixo.

Mas uma nova atualização do Instagram mudou isso. Agora, é possível fixar publicações postadas a qualquer momento, levando-as para o topo do perfil. 

Essa é uma funcionalidade interessante pois permite priorizar conteúdos e mostrar aos visitantes do seu perfil o que é mais importante. Nem precisamos falar que esse é um recurso usado – e adorado – pelas marcas que usam o Instagram, certo? 

O processo para fixar uma postagem é bem simples, basta ir até a publicação que você deseja destacar, clicar nos três pontinhos no menu lateral e em “Fixar no seu perfil”. As postagens fixadas ficam mais ou menos assim, repare no símbolo de alfinete na primeira linha: 

nova atualização do Instagram

Salve para ler depois: Instagram vai acabar? Entenda o que isso significa para a sua empresa.

13. Legenda automática 

Os vídeos curtos estão se tornando cada vez mais populares – dentro e fora das redes sociais – e o Instagram vem investindo significativamente em funcionalidades para aprimorar a experiência dos usuários com esse formato. 

Uma das últimas atualizações lançadas pela plataforma é a legenda automática de vídeos, que permite uma maior acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva.

Essa atualização é um passo importante em direção à inclusão digital e à garantia de que todos possam desfrutar do conteúdo compartilhado na plataforma, independentemente de suas limitações físicas. 

Além disso, a legenda automática também facilita a compreensão do conteúdo para pessoas que estão assistindo a um vídeo em um ambiente barulhento ou sem som, aumentando ainda mais a efetividade do conteúdo publicado.

Uma boa notícia para empreendedores que desejam explorar este formato de conteúdo, não é mesmo?

14. Botão de orçamento 

A função de solicitar orçamentos é uma nova atualização do Instagram que ainda está em fase de testes. O seu intuito é facilitar o contato entre empresas e clientes. A funcionalidade será liberada apenas para perfis comerciais e vai estar disponível no perfil e nos Stories. 

A ideia é que a empresa prepare algumas perguntas personalizadas para os clientes e, que, após respondê-las, os usuários obtenham um orçamento dos produtos com mais facilidade. Se der certo, esse é um recurso que pode mudar a forma como as companhias vendem no Instagram, certo? 

15. Curtidas em stories 

É um fato que o Instagram ficou conhecido pelos botões de curtir, a expressão máxima de que alguém gostou daquele conteúdo. 

Anteriormente, essa era uma funcionalidade que estava presente apenas para as postagens no Feed. Mas, com a nova atualização do Instagram, as curtidas agora estão presentes também nos Stories. 

Para curtir um Stories, basta apertar no ícone de coração, localizado no canto inferior esquerdo da tela. Somente o dono da conta, ou seja, a pessoa que postou aquele conteúdo, consegue ver quem curtiu a publicação. 

nova atualização do Instagram

16. Stories com duração de 60 segundos

Uma nova atualização do Instagram aumentou o limite de tempo dos Stories para 60 segundos. Anteriormente, o formato comportava conteúdos de até 15 segundos. A atualização ainda não foi totalmente implementada, mas já divide opiniões. 

Enquanto algumas pessoas gostaram de não ter os seus vídeos cortados, outros acreditam que essa duração pode ser longa demais. 

De acordo com este último grupo de pessoas, a funcionalidade poderia atrapalhar aqueles que desejam voltar apenas 15 segundos e rever um trecho pequeno do vídeo. O que você acha dessa novidade? 

17. Status "Online" no Direct

Nem sempre uma pessoa que está online no aplicativo está disponível para conversa, certo? Uma nova atualização do Instagram vem para ajudá-las… 

Agora, aqueles que desejarem, podem retirar o status de “Online” de seus perfis. Isso vai permitir que eles escolham quando e com quem falar, sem serem “dedurados” pela plataforma. 

Para usufruir da nova atualização, basta abrir a aba de perfil, acessar as configurações de privacidade, acessar a opção "Status da atividade" e desmarcar a opção correspondente. É simples e rápido.

nova atualização do Instagram

18. Busca por mapa 

O recurso “Mapa”, no Instagram, torna possível ver Stories de outros usuários, a partir de sua localização geográfica. Essa é uma ótima ferramenta para quem deseja dar uma olhadinha no que está acontecendo na vizinhança ou conhecer novas empresas locais. 

Para chegar ao recurso de mapa, basta ir até a página de busca e olhar ao lado dos ícones “pessoas”, “músicas” e “hashtags”. Então, você verá o mapa e as suas respectivas postagens. O usuário poderá carregar novas localizações e visualizar os posts que acontecem no local. 

nova atualização do Instagram

19. Exclusão de conteúdo em massa

Com o objetivo de tornar o uso da plataforma mais prático, o Instagram lançou uma nova funcionalidade que permite aos usuários excluir conteúdo em massa

Com essa nova ferramenta, é possível selecionar e remover diversos comentários, curtidas e postagens de uma única vez, sem a necessidade de excluir manualmente cada item separadamente.

Para utilizar essa funcionalidade, o usuário deve acessar a aba de "Suas Atividades" e selecionar qual tipo de conteúdo deseja excluir. A partir daí, é possível selecionar vários itens de uma só vez e deletá-los em massa, economizando tempo e simplificando o processo de gerenciamento de conteúdo na plataforma.

Essa nova funcionalidade é especialmente útil para perfis de negócios e influenciadores que gerenciam grandes volumes de conteúdo diariamente. Com a possibilidade de excluir várias postagens de uma vez, é possível manter o perfil organizado e atualizado sem precisar investir horas na exclusão de cada item individualmente.

Por que saber a nova atualização do Instagram é importante? 

Se você chegou até aqui, percebeu que a cada nova atualização do Instagram, a plataforma se torna cada vez mais atrativa para as empresas. Seja com funcionalidades de engajamento ou de venda, a verdade é que o Instagram é uma rede social que não pode ser ignorada. 

No ranking de redes sociais mais usadas, apenas 3 outras plataformas superam o Instagram em termos de atividade diária: Facebook, YouTube e WhatsApp. Esses são dados divulgados pela Hootsuit – e mostram informações difíceis de ignorar.  

Nesse espaço, as pessoas não estão meramente buscando por entretenimento ou conexão com outras pessoas. Muitas delas querem comprar. Dados divulgados pelo próprio Instagram mostram que 90% dos usuários seguem alguma conta comercial.

Além disso, 44% dos usuários da rede usam o Instagram semanalmente para fazer compras. Por tudo isso, acompanhar as atualizações da rede social e entender como usá-las ao seu favor é muito importante… 

As publicações que a sua empresa faz neste espaço importam, afinal, essa é uma grande vitrine para clientes e futuros clientes da sua companhia. Foi por isso que nós criamos um guia com 32 ideias de postagem para redes sociais. Use-o naqueles dias em que a criatividade para postagens estiver em falta…

Esses são modelos testados e aprovados por muitas empresas no Instagram. Você pode personalizá-los como quiser, aproveitando o que faz sentido para o perfil da sua empresa. Faça o download gratuito clicando aqui

Perguntas Frequentes

O que mudou com a nova atualização do Instagram?

Com a nova atualização do Instagram, usuários agora podem organizar o seu Feed inicial por ordem cronológica, filtrando por favoritos e pessoas que ele segue. Além disso, foram adicionados vários recursos para Reels e Stories.

Como ver quem visitou meu perfil no Instagram com a nova atualização?

Até o momento, o Instagram não tem nenhuma atualização que mostre visitantes no perfil. Ainda assim, é possível fazer isso usando aplicativos terceirizados, a maioria deles pagos.

O que mudou na nova atualização do Instagram?

Na nova atualização do Instagram o usuário pode mudar a visualização do seu Feed, escolhendo entre a apresentação cronológica ou de seus perfis favoritos.