O canal de transmissão no Instagram (Instagram Channel) é um recurso de mensagens em que criadores de conteúdo podem compartilhar atualizações de texto, enquete, vídeo e foto diretamente com seus seguidores. Apesar de ainda não estar disponível para todos os usuários, a ferramenta precisa estar no radar dos empreendedores.

O Instagram é uma das redes sociais mais populares no mundo. Só no Brasil, são cerca de 113,5 milhões de pessoas que usam o aplicativo, segundo dados da Statista.

No contexto dos negócios, estar presente no Instagram é aproveitar todas as oportunidades existentes para ter um contato mais próximo com o público e aumentar seus resultados dentro da plataforma. 

Para isso acontecer, é claro que o Instagram desenvolve diversos recursos… Não é à toa que estamos falando hoje sobre o canal de transmissão no Instagram. Com ele, um perfil consegue enviar mensagens para diversos seguidores ao mesmo tempo, criando uma conexão ainda mais forte com a audiência. 

Ao longo deste artigo, nós vamos explicar o que é canal de transmissão no Instagram, como ele funciona, dentre outros pontos importantes...

Mas antes de começarmos, que tal assistir ao vídeo em que a Ana Clara Magalhães, especialista em marketing e redes sociais, fala sobre os canais do Instagram e como eles podem ser utilizados para aumentar as vendas de um negócio?

Veja: 

O que é canal de transmissão no Instagram?

Canal de transmissão no Instagram (também chamado de lista de transmissão ou, ainda, Instagram Channel) é um recurso que permite o envio de mensagens diretas para os seguidores de uma só vez. Ele fica disponível na aba de mensagens diretas da rede social e, de forma resumida, funciona como um grupo fechado, da mesma maneira que vemos no Telegram ou no WhatsApp.

Originalmente chamada de Channels, a ferramenta foi desenvolvida com o foco em criadores de conteúdo, que podem enviar mensagens em formato de texto, voz, enquete e imagens. Nesses canais, apenas o administrador pode enviar mensagens.

É possível dizer que o canal de transmissão no Instagram é bastante similar à lista de transmissão do WhatsApp. Mas vale ressaltar que, diferentemente do aplicativo de mensagens, o novo recurso não permite que os seguidores respondam as mensagens enviadas. Eles podem apenas participar de enquetes, reagir aos conteúdos e compartilhar o canal com amigos.

Esse canal de transmissão pode ser aberto a todos os seguidores do perfil ou limitado a assinantes dispostos a pagar para receberem conteúdos exclusivos. No entanto, a ferramenta ainda não está disponível para todos os usuários – apenas alguns perfis de criadores têm acesso aos canais do Instagram, por enquanto. 

Como funciona o canal de transmissão no Instagram?

Quando um criador de conteúdo recebe acesso ao recurso, ele envia uma mensagem de convite para os seguidores que, após receberem a notificação, decidem se desejam ou não entrar para o respectivo canal. 

Caso optem por participar do canal de transmissão no Instagram, os seguidores recebem uma notificação a cada nova mensagem. Essas notificações, na verdade, são opcionais e podem ser ajustadas para o recebimento de “Todas”, de “Algumas” ou de “Nenhuma”.  

É importante ressaltar que a pessoa só recebe o aviso de nova mensagem se adicionar o canal do criador à sua caixa de entrada. Além disso, todos os canais adicionados aparecem como ocorre em um bate-papo comum. Interessante, não é?

como funciona o canal de transmissão no instagram
Imagem: divulgação

Qual a importância dos canais de transmissão no Instagram?

Os canais de transmissão no Instagram facilitam o contato direto dos criadores de conteúdo com seus respectivos seguidores. Isso é importante para tornar a comunicação mais eficiente e aumentar a conexão entre as partes.

Para as empresas que fecham parcerias com influenciadores digitais, por exemplo, o recurso pode acabar sendo mais uma forma de expor suas marcas para a audiência dessas personalidades. 

É verdade que o Instagram ainda não afirmou nada sobre a possibilidade das famosas “publis” – ou seja, postagens pagas, patrocinadas por empresas – feitas pelos influenciadores também serem feitas nos canais de transmissão… 

Mas, como a maioria dos recursos da plataforma são utilizados por eles nesse sentido – como os posts no Feed e no Reels, por exemplo –, espera-se que os canais de transmissão também possam ser usados para a divulgação de produtos ou serviços no futuro, não é mesmo?

De qualquer forma, o que podemos afirmar até o momento é que o canal de transmissão pode ser um recurso importante para os criadores de conteúdo se aproximarem de suas audiências. E isso é valioso para entender melhor o que os seguidores desejam em termos de conteúdo.

📱  Tamanho de post no Instagram: qual é o ideal? [+ DICAS]

Os benefícios de usar um canal de transmissão no Instagram

Os canais de transmissão do Instagram são como uma ponte que conecta você diretamente ao seu público-alvo na plataforma. Por isso, essa pode ser uma valiosa ferramenta de engajamento dentro do Instagram – uma das redes sociais mais adoradas pelos brasileiros.

Por si só, este já é um benefício inestimável. Mas aguente firme, porque as maravilhas dessa funcionalidade vão muito além...

1. Cria uma conexão mais forte com os seguidores

Um dos principais motivos pelos quais o canal de transmissão no Instagram é uma funcionalidade valiosa para empreendedores é simples: essa função vai estreitar o relacionamento entre marcas e seus seguidores. 

Com um canal ativo, você será capaz de oferecer um conteúdo totalmente personalizado – o que aumenta a relevância da sua marca. Pense bem: para que alguém queira entrar no canal da sua empresa, essa pessoa precisa estar muito interessada no seu mercado ou em seus produtos. 

Ter acesso facilitado a este público é um recurso muito interessante, que vai permitir o uso de estratégias de venda mais efetivas, além da aplicação do marketing de conteúdo mais direto.  

2. Aumenta o engajamento

A segunda vantagem do canal de transmissão do Instagram é o aumento do engajamento. Embora os seguidores não possam escrever as suas próprias mensagens nesses espaços, a ideia é que você compartilhe conteúdos que incentivem a interação. 

Dessa maneira, você manterá a sua marca fresca na mente de seus seguidores e potenciais clientes, aumentando a frequência com a qual eles acompanham o seu conteúdo. 

Nada melhor que isso para aumentar o senso de comunidade em torno da sua empresa, certo?

🎯  10 empresas que são exemplos no marketing de conteúdo

3. Fortalece a imagem da sua marca

Outro grande benefício do canal de transmissão do Instagram é a capacidade de fortalecer a imagem da sua marca. 

Este recurso pode ser utilizado como um meio para transmitir os valores e a missão da sua empresa, criando uma imagem positiva e consistente na mente dos seus seguidores. 

Ao utilizar este canal, você está criando uma linha direta de comunicação com seus seguidores mais leais, permitindo que eles se sintam mais conectados e envolvidos com a marca. 

Esse engajamento não só amplia a visibilidade da sua marca, mas também contribui para construir uma forte relação de confiança e lealdade com seus consumidores. Surpreendente, não é?

⚓️  O que é retenção de clientes: 10 dicas de como reter mais consumidores 

4. Ajuda a obter insights sobre sua audiência

Por meio de dados sobre a sua audiência, você pode identificar tendências, preferências e até mesmo questões específicas que interessam a ela. E com esses insights, você pode ajustar suas mensagens, produtos ou serviços para atender melhor às necessidades e expectativas dos seus seguidores.

Além disso, os dados coletados a partir do canal de transmissão podem ajudar a orientar decisões estratégicas mais amplas para o seu negócio. Essas informações detalhadas sobre sua audiência podem influenciar desde o desenvolvimento de novos produtos até o planejamento de campanhas de marketing mais eficazes.

Quem pode usar o canal de transmissão no Instagram?

O canal de transmissão no Instagram foi criado com foco nos criadores de conteúdo que utilizam a rede social. Dessa maneira, perfis comerciais não têm acesso à funcionalidade, ao menos por enquanto.

Isso significa que o recurso é mais voltado para os chamados influenciadores digitais que possuem uma conta de criador de conteúdo no Instagram. Esperamos que, no futuro, perfis comerciais de empresas também possam usá-lo para atrair, engajar e converter clientes dentro da plataforma. 

Vale ressaltar, entretanto, que o recurso ainda não está liberado para todos os usuários. Ele está em fase de testes e apenas alguns criadores de conteúdo estão testando o canal de transmissão no momento.

canal de transmissão no instagram
Imagem: divulgação

Como criar um canal de transmissão no Instagram?

Embora o canal de transmissão do Instagram ainda não esteja liberado para todos os usuários, quem já tem acesso à ferramenta consegue criar uma lista de transmissão no mesmo espaço destinado às mensagens diretas (chamadas de Direct ou DM). Para isso, é preciso seguir os seguintes passos:

  1. Abra o Instagram e clique no ícone de mensagens (DM);
  2. Clique no ícone de lápis no canto superior direito;
  3. Clique no botão "criar um canal de transmissão";
  4. Digite um nome para seu canal e defina se irá mostrar ou não em seu perfil (nós indicamos que mostre);
  5. Clique no botão azul "criar canal de transmissão".

Uma vez que fizer isso e enviar sua primeira mensagem no canal, seus seguidores irão receber um convite automático para participar do seu canal de transmissão

Além disso, você também pode divulgar o link do canal em outras redes sociais ou, ainda, clicar no botão "Compartilhar" dentro do próprio canal, o que vai liberar uma figurinha clicável para você utilizar nos stories.

Todas essas possibilidades de divulgação são eficazes para incentivar os seguidores a acessarem o canal e interagirem com as mensagens enviadas. E, lá dentro, você pode implementar outras estratégias para aumentar o engajamento por parte dos seguidores.

🛒 Instagram Shopping: o que é e como criar uma loja [TUTORIAL]

Como entrar em um canal de transmissão no Instagram?

Todos os usuários do Instagram já podem entrar em um canal de transmissão, desde que sigam o perfil do criador do respectivo canal. Veja o passo a passo para conseguir entrar em um canal:

  1. Acesse o link do canal de transmissão e aguarde a notificação que será enviada quando o criador iniciar um novo canal;
  2. Toque em “Entrar no canal de transmissão”. Caso o usuário não siga o criador, a plataforma solicitará que ele passe a segui-lo; 

Depois de ingressar, o canal aparecerá na caixa de entrada do Instagram, ao lado de outros tópicos de mensagens.

5 dicas para usar o canal de transmissão ao favor do seu negócio

Se você está à procura de maneiras de aumentar o engajamento e impulsionar suas vendas, já sabe que o canal de transmissão do Instagram pode ser o aliado perfeito.

Mas você também pode estar se perguntando como utilizá-lo de forma eficiente. Essa é, afinal, uma ferramenta ainda pouco explorada por empresas e criadores de conteúdo. Pensando nisso, criamos uma lista com dicas de como usar o canal de transmissão. Leia agora: 

1. Compartilhe apenas conteúdos exclusivos

Para manter os membros do seu canal engajados e ansiosos por mais, é essencial que você ofereça algo que não possa ser encontrado em outros lugares. Este é o seu espaço para proporcionar uma experiência única! 

Isso pode incluir bastidores da sua empresa, teasers de novos produtos, sessões de perguntas e respostas exclusivas, ou até mesmo um olhar sobre o seu processo de criação ou produção. 

Outra ideia incrível é oferecer cupons de desconto ou promoções exclusivas apenas para os membros do canal. Dessa forma, seus seguidores sentirão que estão recebendo um tratamento VIP, o que os incentivará a continuar engajados e também pode aumentar as chances de conversão de vendas. 

Lembre-se, o objetivo é fazer com que seus seguidores sintam que fazem parte de um clube exclusivo, aumentando assim a lealdade e o vínculo com a sua marca.

2. Poste com regularidade 

A constância é a chave para manter sua marca viva na mente dos seguidores. Ao postar regularmente no seu canal de transmissão, você cria uma expectativa de conteúdo que mantém seu público interessado e atento. 

Não é preciso inundar o canal com mensagens todos os dias, mas estabelecer uma frequência que funcione tanto para você quanto para seu público é crucial. 

Isso pode ser semanalmente, quinzenalmente ou até mesmo mensalmente, o importante é ser consistente. Isso também ajuda a construir um senso de comunidade, já que seus seguidores saberão quando esperar por novas atualizações e estarão mais propensos a interagir com seu conteúdo. 

A regularidade também mostra profissionalismo e compromisso, características apreciadas pelos consumidores nos criadores de conteúdo e marcas que eles escolhem seguir.

 Descubra o melhor horário para postar no Instagram e aumentar o seu alcance 

3. Utilize formatos variados de mensagens

Uma das grandes vantagens do canal de transmissão do Instagram é a versatilidade de formatos que você pode usar para se comunicar com seus seguidores: textos, mensagens de voz, imagens e enquetes estão disponíveis para seu uso. 

Ao variar os formatos das mensagens, você mantém o conteúdo interessante e evita a monotonia, o que pode ajudar a manter a atenção do seu público.

Para mensagens de texto, você pode compartilhar atualizações importantes, teasers de novos produtos ou até mesmo um pensamento inspirador do dia. 

as mensagens de voz, por sua vez, podem ser usadas para uma comunicação mais pessoal, talvez para compartilhar um pequeno segredo sobre um novo projeto ou simplesmente para agradecer o apoio dos seguidores.

As imagens, por sua vez, são perfeitas para mostrar os bastidores, novos produtos ou mesmo a equipe que está por trás da sua marca. 

E as enquetes, por fim, são uma maneira excelente de interagir com seus seguidores, entender suas preferências ou opiniões e fazer com que se sintam parte integrante do desenvolvimento da sua marca ou negócio.

4. Compartilhe o link do seu canal em outras redes sociais

Expandir o alcance do seu canal de transmissão não precisa se limitar apenas ao Instagram. Fazendo uso do link do seu canal, você pode atrair mais seguidores compartilhando-o em outras plataformas de redes sociais que sua marca já utiliza, como Facebook, Twitter, LinkedIn ou até mesmo em uma newsletter por e-mail.

Por exemplo, você pode fazer um post convidando as pessoas a se juntarem ao seu canal exclusivo do Instagram para acesso a conteúdo inédito, ofertas especiais ou insights dos bastidores. 

Outra ideia seria criar um vídeo curto para o YouTube – com o YouTube Shorts – ou TikTok falando sobre os benefícios de participar do canal e incluir o link na descrição.

Compartilhar o link do seu canal em outras redes sociais não apenas amplia a visibilidade do seu canal, mas também fortalece a coesão da sua presença online

5. Monitore o engajamento no canal

Uma das chaves para o sucesso de qualquer estratégia de mídia social é medir e entender o engajamento dos usuários. No canal de transmissão do Instagram, isso não é diferente. 

Prestar atenção em como seus seguidores estão interagindo com as mensagens enviadas pode fornecer insights valiosos sobre quais conteúdos estão realmente ressoando com seu público e quais não estão.

Note quantas pessoas estão participando das enquetes e reagindo aos conteúdos. Esse tipo de feedback do público pode ser uma excelente bússola para direcionar suas próximas ações. 

Em resumo: se um certo tipo de conteúdo está gerando muito engajamento, considere criar variações dele. E se um outro não está indo tão bem, talvez seja hora de ajustar sua abordagem.

No final das contas, seu canal deve servir a seus seguidores e ao seu negócio, e a melhor maneira de garantir isso é através de um monitoramento constante e atento do engajamento.

Vale a pena usar a lista de transmissão do Instagram?

Sim! Embora ainda esteja focado em perfis de criadores de conteúdo, em vez de perfis comerciais, é importante manter o recurso no seu radar. Assim, você já fica preparado para quando liberarem o recurso para empresas.

Além disso, o acesso de criadores de conteúdo a esta ferramenta do Instagram permite que sua loja tenha mais opções na hora de trabalhar com influenciadores. 

Caso se sinta confortável, você pode habilitar sua conta no Instagram como perfil de criador de conteúdo para conseguir acessar a ferramenta no futuro e ter mais formas de divulgar sua loja para quem te acompanha.

Com ou sem lista de transmissão, é fato que o Instagram tem diversos outros recursos cruciais para os negócios. Stories, Reels, Lives, além da criação de anúncio e do impulsionamento dos conteúdos são só algumas delas... 

E as empresas que utilizam a plataforma precisam estar sempre atentas para criar os melhores conteúdos, capazes de atrair, engajar e converter clientes por lá. Como nem sempre essa tarefa é fácil, hoje temos uma dica de ouro que vai te ajudar nesse sentido:

Baixe gratuitamente o e-book 32 Ideias de Postagens para BOMBAR suas Redes Sociais!

Ele pode ser usado diariamente para engajar seu público e manter o conteúdo do seu perfil relevante. Este é um material gratuito e está disponível para download agora mesmo. 

Clique no botão abaixo para garantir o seu: 

Perguntas Frequentes

O que é um canal de transmissão no Instagram?

Um canal de transmissão no Instagram é um recurso que promove o compartilhamento de uma mesma mensagem para diversos usuários ao mesmo tempo, permitindo, assim, a interação direta com os seguidores.

Como funciona o canal de transmissão no Instagram?

Quando um criador de conteúdo recebe o acesso ao recurso, ele envia uma mensagem de convite para os seguidores que, após receberem a notificação, decidem se desejam ou não entrar para o respectivo canal. Caso optem por participar do canal de transmissão no Instagram, os seguidores recebem uma notificação a cada nova mensagem.

Quem pode usar o canal de transmissão no Instagram?

O canal de transmissão no Instagram foi criado com foco nos criadores de conteúdo que utilizam a rede social. Vale ressaltar, entretanto, que o recurso ainda não está liberado para todos os usuários. Apenas alguns influenciadores digitais escolhidos pela plataforma estão testando o canal de transmissão no momento.