Entender como impulsionar no Instagram e obter os melhores resultados é o objetivo da maioria dos empreendedores. Se você é um deles, temos uma boa notícia: este artigo vai ensinar tudo o que você precisa saber. Leia!

Que atire a primeira pedra o empreendedor que nunca pensou em aumentar o alcance de suas publicações dentro do Instagram, não é mesmo? Todos os dias, diversos donos e gestores de negócios buscam por alternativas capazes de aprimorar ainda mais os resultados obtidos dentro da plataforma

Mas o problema encontrado no meio do caminho é justamente o seguinte: como impulsionar no Instagram do jeito certo? Dá para fazer diretamente na plataforma? É preciso utilizar o Facebook Ads?

Ao longo deste artigo, nós vamos explicar o que é, quais são as vantagens, quanto custa e como impulsionar posts no Instagram

Antes de começarmos, assista ao vídeo em que Bruno de Oliveira, fundador do Ecommerce na Prática, explica se vale a pena clicar no botão “promover” no instagram:

O que significa impulsionar publicação?

Impulsionar uma publicação no Instagram é o ato de transformá-la em um anúncio pago, deixando-a visível para um maior número de pessoas. Nada mais é do que um “empurrãozinho” para aumentar o alcance da postagem. 

O impulsionamento é uma prática muito comum dentro da plataforma. É preciso apenas que você tenha um objetivo claro em mente e defina o público, a região, o valor a ser investido e a duração do anúncio. 

Mas vamos explicar todo o processo de como impulsionar o Instagram mais adiante neste artigo… Por ora, queremos que você entenda que o impulsionamento é vital para que os perfis consigam resultados superiores ao obtidos de maneira orgânica – isto é, sem investimento. 

Além disso, o conteúdo impulsionado pode ser veiculado no Feed, nos Stories e na aba “Explorar do Instagram”, seja no formato de imagens, vídeos ou carrossel. Interessante, não é?

Qual a diferença entre impulsionar e anunciar?

O Instagram permite que os perfis comerciais possam tanto impulsionar, quanto anunciar dentro da plataforma. Muitos empreendedores tratam os dois termos como sinônimos, mas a verdade é que eles possuem suas respectivas diferenças…

O ato de impulsionar no Instagram diz respeito à criação de um anúncio a partir de uma publicação pronta, ou seja, já publicada. É interessante para que o perfil possa aumentar o alcance das publicações de maneira simples e rápida. 

Já a ação de anunciar, abrange o desenvolvimento de um anúncio do zero e é mais voltado para o aumento da taxa de conversão dentro da plataforma. Por isso, os anúncios exigem um pouco mais de planejamento e detalhamento sobre o público que deseja atingir. 

Caso você queira aprofundar um pouco mais no assunto, vale a pena conferir o artigo: Como fazer anúncio pago no Instagram em 9 passos [TUTORIAL]

Quanto custa impulsionar no Instagram? 

É possível impulsionar no Instagram investindo a partir de US$ 1 por dia – lembrando que esse valor em RS$ pode variar de acordo com a cotação. 

Contudo, a quantia direcionada para o impulsionamento dentro do Instagram vai variar de acordo com o orçamento disponível pela empresa. Há formas de fazer campanhas com valor total mais baixo ou mais alto… A escolha vai depender dos objetivos a serem alcançados. 

Para complementar sua leitura sobre o assunto, sugerimos o artigo: Como fazer tráfego pago no Instagram [GUIA PRÁTICO]. E, para seguir em frente e entender mais sobre como impulsionar uma publicação na plataforma, continue a leitura!

Vantagens de impulsionar no Instagram

Muitos empreendedores não imaginam, mas impulsionar o Instagram gera algumas vantagens bem relevantes para os perfis comerciais que apostam nessa estratégia. Dá só uma olhada:

1. Aumenta o número de pessoas impactadas 

Lembra quando mencionamos que o impulsionamento amplia o alcance da postagem? É exatamente isso… Quando você impulsiona uma publicação no Instagram, automaticamente, mais pessoas são impactadas pelo seu conteúdo

Isso é valioso para quem vende por lá porque novos perfis passam a conhecer a sua empresa. Elas podem até não comprar imediatamente os seus produtos ou serviços, mas vão ter a sua marca em mente para oportunidades futuras. Nada mal, não é verdade?

2. Promove mais engajamento nas publicações

Outro benefício importante é que os conteúdos impulsionados geram ainda mais engajamento para o seu perfil dentro do Instagram. Quem utiliza as redes sociais nos negócios sabe o quanto é importante que os seguidores curtam, comentem e compartilhem os conteúdos produzidos….

Isso faz com que o algoritmo da plataforma enxergue as suas publicações como importantes, priorizando e aumentando a distribuição delas para as pessoas. Se quiser saber mais sobre isso, leia: Algoritmo do Instagram: o que é e como melhorar a sua loja.

3. Gera mais autoridade para a sua empresa

A partir do momento que você aumenta o alcance e o engajamento das suas publicações no Instagram, mais autoridade o perfil da sua empresa consegue lá dentro. É, basicamente, uma consequência dos outros dois fatores. 

Lembrando apenas que para isso acontecer, é preciso que, antes de mais nada, as suas publicações sejam de qualidade, isto é, entreguem um conteúdo de valor para a sua audiência. 

Como impulsionar publicação no Instagram em 7 passos

Saber como impulsionar no Instagram é o básico para que empresas consigam resultados acima da média. Esse tipo de iniciativa ajuda a aumentar o número de seguidores, o volume de vendas e por aí vai

Vale a pena ressaltar que quantidade de seguidores não é indicativo de qualidade, combinado? Para que o seu perfil tenha bons resultados, é preciso desenvolver uma boa produção de conteúdo – alinhada à sua persona – e, claro, impulsionar as publicações.

Confira, a seguir, como impulsionar no Instagram em 7 passos

1. Acesse seu perfil

O primeiro passo é acessar o seu perfil dentro da plataforma. Basta fazer login e inserir a senha da sua conta comercial no Instagram. Depois, clique na foto (ou logo) do seu perfil, no canto inferior direito da tela.  

2. Vá em “Ferramentas de Anúncios”

Uma vez dentro do perfil, você vai visualizar três botões, logo abaixo da bio: “Editar Perfil”, “Ferramenta de Anúncios”. 

Ao fazer isso, você será redirecionado à página em que constam todos os anúncios e impulsionamentos ativos e inativos. Caso ainda não tenha feito nenhum, você será enviado para a área de configurações de promoção.

3. Escolha a publicação que você deseja promover

Aqui, cabe a você decidir qual publicação irá impulsionar. Pode ser uma que já esteja dando bons resultados de maneira orgânica – o mais indicado – ou outra que você acredita que pode ser boa para alcançar mais seguidores. 

É neste momento que você também precisa se atentar aos tamanhos dos posts no Instagram, pois cada tipo de publicação tem suas respectivas dimensões. 

como impulsionar no Instagram

4. Selecione uma meta

Esta etapa diz respeito a quais resultados você deseja atingir com o impulsionamento. Entre as opções disponíveis, estão: 

  • Mais visitas ao perfil;
  • Mais acessos ao site;
  • Mais mensagens.

5. Defina o seu público

Aqui, você vai definir as pessoas que serão impactadas pela sua publicação impulsionada. Para isso, o Instagram dá duas opções:

  • Automático: usa como base os usuários que já interagiram com as suas publicações dentro da plataforma;
  • Criar o seu: opção personalizada que pede que você insira algumas informações, como a localização, o interesse, a idade e o gênero do público-alvo.

6. Defina o valor e a duração do anúncio

Não basta só criar o público-alvo, também é necessário estabelecer um orçamento e o tempo em que o anúncio ficará no ar. Para isso, vale a pena levar em consideração algumas questões como:

  • O retorno estimado pela ação;
  • O budget – ou orçamento – disponível;
  • O tempo em que precisa rodar;
  • Se há sazonalidade, data comemorativa ou algo do tipo;
  • Dentre outros pontos.

7. Toque em “Avançar”

Estabeleceu os últimos critérios da ação? Ótimo! Agora você pode revisar todas as informações e finalizar o processo. 
Lembramos apenas que o impulsionamento criado é enviado para autorização do Instagram. Estando tudo certo, a plataforma não leva muito tempo para liberar a promoção da postagem.

como impulsionar no Instagram

3 dicas de como fazer impulsionamento no Instagram

Agora que você já sabe o passo a passo completo de como impulsionar no Instagram, que tal conferir algumas dicas para deixar as suas publicações ainda mais incríveis? 

Veja!

1. Conheça muito bem o seu público

Conhecer profundamente o público da sua empresa é crucial para que o impulsionamento no Instagram gere os resultados esperados. E quando falamos em público, estamos nos referindo mais precisamente à persona da sua empresa. 

Se você nunca ouviu falar nesse termo, não tem problema. Nós explicamos rapidamente… 

A persona nada mais é do que um perfil semi fictício do consumidor ideal da sua companhia. Ela é definida a partir de informações básicas dos seus clientes, como seus interesses, comportamentos, necessidades, expectativas, localidades, etc.

Ter uma persona bem definida é vital para se traçar estratégias eficientes, isto é, que realmente vão atrair, engajar e converter clientes. No caso do impulsionamento no Instagram, isso ganha ainda mais relevância, uma vez que você impulsiona um conteúdo já publicado…

Na prática, isso significa que você precisa pensar com cuidado nos conteúdos que vai produzir desde o início, pois eles precisam estar totalmente alinhados com a sua persona. 

Caso você ainda não tenha a persona da sua empresa definida, confira o artigo: 14 Ferramentas Simples Para Criar Uma Persona

2. Faça testes

Fazer testes é fundamental em diversas ações ligadas ao marketing digital, o que também engloba as publicações impulsionadas no Instagram. 

Falamos disso porque os testes podem te ajudar a evitar que publicações sejam impulsionadas de maneira indevida, com falhas que podem prejudicar a obtenção de bons resultados. 

Assim, antes de investir uma alta quantia de dinheiro em um único impulsionamento, faça um teste. Verifique o público a ser atingido, a duração da ação e confira os resultados. Isso vai te ajudar a não desperdiçar recursos! 

3. Analise os resultados

Se você fez testes e tudo saiu como esperado, ótimo! Mas saiba que o trabalho não acabou por aqui… Agora, você vai precisar analisar todos os resultados. 

Essa prática é essencial para que você consiga ter uma visão ampla das publicações que deram certo e daquelas que não geraram os resultados esperados. Às vezes, um conteúdo não performou bem naquele momento, mas pode ter um novo desempenho após alguns ajustes. 

E como entender isso? Analisando as métricas na parte de Insights do seu perfil comercial no Instagram. 

Quando impulsionar no Instagram?

Não existe um momento certo para começar a impulsionar no Instagram. Pode fazer isso tanto os perfis novos, quanto aqueles que já estão na plataforma há algum tempo. 

O que indicamos, na verdade, é que o impulsionamento seja feito apenas quando for possível lidar com os efeitos dele. Afinal de contas, mais pessoas vão passar a seguir o seu perfil, entrar em contato para tirar dúvidas, etc. E você vai precisar dar conta dessas demandas. 

Como dito anteriormente, para aumentar a conversão de vendas, o melhor caminho não é o impulsionamento, mas a criação de anúncios. Se esta for a sua vontade, sugerimos que aprofunde um pouco mais seus conhecimentos nesse sentido…

Para te ajudar nisso, inclusive, nós temos o Manual Completo de Facebook Ads, onde montamos um guia para que você entenda como criar anúncios no Instagram do jeito certo. 

Ficou interessado? Para fazer o download gratuitamente, clique aqui: 

Perguntas Frequentes

Como funciona o impulsionamento do Instagram?

O impulsionamento no Instagram funciona como uma alavancagem para as publicações. Com ele, os posts conseguem ter um maior alcance dentro da plataforma.

Qual valor para impulsionar no Instagram?

É possível impulsionar no Instagram investindo a partir de US$ 1 por dia – lembrando que esse valor em RS$ pode variar de acordo com a cotação. Contudo, a quantia vai variar de acordo com o orçamento disponível pela empresa.

Como impulsionar a publicação no Instagram?

Para impulsionar uma publicação no Instagram, você deve acessar o seu perfil, clicar em "Promoção" e "Criar promoção". Feito isso, escolha a publicação que deseja promover, defina um destino, escolha o público-alvo, estabeleça um orçamento e, por fim, clique em "Criar promoção".