Ter uma persona bem definida é muito mais do que criar uma representação fictícia do cliente ideal da sua loja. Isso porque ela é a base para diversos processos de um Ecommerce, principalmente no alinhamento de estratégias voltadas ao público com alto potencial de compra. Entenda como criar uma persona para o seu negócio!

A verdade é que um empreendedor que conhece a persona da sua empresa sabe que as chances de conversão acabam sendo muito maiores a partir disso. Mas, afinal de contas, como criar uma persona para o seu Ecommerce?

Ao longo deste artigo, você vai conhecer 14 ferramentas simples de pesquisa para achar as informações necessárias na criação de uma persona. 

Antes, confira o vídeo abaixo em que Ana Clara Magalhães, especialista em marketing e redes sociais, mostra como encontrar as respostas para criar uma persona para seu Ecommerce. Assista:

O que é persona?

A persona é uma representação fictícia do seu público, como se fosse um personagem criado para simbolizar o cliente ideal da sua empresa. Ela é definida a partir de informações comportamentais, de personalidade, gostos, dores, entre outros pontos. 

Ela é usada para orientar as estratégias de marketing, comunicação e vendas, permitindo que a empresa ofereça uma experiência personalizada e relevante para seus clientes. 

Assim, com base nessa representação fictícia , as ações ficam mais eficientes, já que conseguem atrair o cliente certo para a ação de compra. 

Só que, para construir a persona da sua empresa, você precisa de muitas informações… Não é à toa que o ideal é realizar uma pesquisa mais aprofundada para encontrar tudo o que for necessário

Mas como realizar essa pesquisa da melhor maneira? Nós vamos explicar a seguir, a partir de uma lista de opções para você conseguir construir a sua persona do jeito certo. 

Banner do Mapa da Empatia para construção de persona.

14 ferramentas para criar uma persona

Como vimos, criar uma persona é essencial para quem deseja ter sucesso no mundo do Ecommerce… Conhecê-la bem é o que vai te ajudar a desenvolver estratégias mais eficientes para aumentar as vendas.

Por isso, sem mais delongas, vamos apresentar ferramentas para você criar uma persona para a sua empresa. Veja:

1- Análise dos concorrentes

A primeira dica é observar o que os seus concorrentes estão fazendo. Mas isso não quer dizer que você pode simplesmente copiá-los, combinado?

A ideia aqui é ver o que está dando certo para eles e se inspirar a partir disso. Alguns pontos importantes para você observar são: 

  • Como é a estrutura dos anúncios que eles criam;
  • A forma como estão posicionados no Ecommerce;
  • Do que eles tão falando;
  • O que eles estão comentando com o público;
  • A maneira como se relacionam com os clientes.  

O relacionamento com o público pode trazer respostas interessantes para a construção da sua persona, uma vez que você entende a comunicação usada para atrair pessoas. 

2- Pesquise no YouTube

O YouTube funciona como um buscador, assim como o Google. Portanto, também é uma boa ferramenta para encontrar informações sobre a sua persona. 

Procure por vídeos que estão falando sobre os principais assuntos do seu nicho

Por exemplo, suponhamos que você venda cosméticos. Vá até o Youtube e pesquise por assuntos relacionados a beleza e estética. Achou vídeo sobre esses assuntos? Agora leia os comentários que as pessoas estão fazendo para cada um desses temas. 

É um trabalho de observação de comportamento do público! 

Além disso, você consegue avaliar a opinião das pessoas interessadas por esses temas, suas dores e dúvidas também. 

Mapeando esses pontos, é possível criar estratégias para solucionar problemas recorrentes na audiência que consome produtos do seu nicho. 

3- Acompanhe as redes sociais

Assim como o YouTube, todas as redes sociais – como Facebook, Instagram, Twitter e outras – também ajudam a entender quem é o seu público. 

Da mesma forma que você fez nas pesquisas de vídeo no YouTube, faça uma pesquisa dentro das principais redes sociais e procure o que as pessoas estão dizendo.

Observe o que essas pessoas gostam de fazer, quais os problemas que elas têm, quais as principais dúvidas… E não esqueça de ir anotando tudo para depois avaliar os pontos mais recorrentes para, então, criar uma persona. 

Leia também: Redes sociais no Ecommerce: vantagens e desvantagens

4- SimilarWeb

Agora vamos entrar na parte de ferramentas específicas para a pesquisa dessas informações de construção de persona.

A primeira ferramenta selecionada é a SimilarWeb, uma ferramenta gratuita de informação em que você pode pegar os sites dos seus concorrentes, colocar na ferramenta  e realizar a pesquisa

Ou seja, basta copiar e colar a URL de determinado site que ela vai te dar uma análise de conteúdo completa a respeito dele.

Essa análise terá informações necessárias para entender como os concorrentes estão atuando no mercado atualmente. 

Temos um vídeo completo onde a Babi Tonhela explica como usar essa ferramenta. Clique aqui para assistir.

5- Semrush

Aqui no EnP, nós usamos o Semrush para buscar dados sobre o comportamento de pesquisas das pessoas dentro dos sites e principais buscadores

Exemplo: se coloque no lugar do cliente e imagine que ele está a procura de um produto. 

Neste caso, vamos supor que você esteja procurando por um tênis de corrida preto. Então, você escreve a palavra-chave no campo destinado dentro do Semrush (“tênis de corrida preto”) e a ferramenta vai te mostrar o volume de busca por essa palavra-chave, perguntas, palavras-chave relacionadas, sites mais buscados, etc.

criar uma persona

Caso não tenha recursos para pagar a versão mais completa, a ferramenta possui uma versão gratuita que te dará boas informações para criar uma persona. 

6- Google Keyword Planner

O Keyword Planner foi criado pelo buscador mais popular da internet, o Google. Ao contrário das outras ferramentas, essa é totalmente gratuita.

O GKP permite que você tenha acesso ao volume de busca e à competição, de acordo com a palavra-chave que pesquisar.

A ferramenta também oferece uma lista com outras sugestões de palavras-chaves relacionadas ao seu nicho… Você pode usá-las para aprofundar a sua pesquisa e achar cada vez mais informações para criar uma persona. 

7- Ubersuggest

Criado pelo Neil Patel, um dos maiores nomes do marketing digital, o Ubersuggest é uma das ferramentas mais fáceis de usar quando se trata da versão gratuita. 

Com essa ferramenta, você terá mais de uma opção para encontrar a palavra-chave que precisa.

Isso significa que há mais chances de encontrar as informações necessárias, como sugestões de temas com base em perguntas frequentes e a competição média da palavra-chave

Leia também: 4 ferramentas de marketing digital para impulsionar seu Ecommerce

8- Also Asked

O Also Asked vai te mostrar outras formas de como as pessoas estão pesquisando o termo que você quer entender. Funciona, basicamente, da mesma forma que o Ubersuggest. 

Por exemplo, você joga um termo que tenha relação com o seu nicho no site e a ferramenta mostra diversas perguntas que o público faz relacionadas a esse termo.

Além disso, a ferramenta abre um leque de sugestões que vão te ajudar a achar mais informações não tão óbvias. Quanto mais você vai clicando nos termos, mais sugestões aparecem. 

Portanto, com essa ferramenta você consegue não só criar uma persona, mas também pode achar temas para conteúdo, ganchos para venda, soluções de problemas e assim por diante. 

9- Facebook Audience Insight 

É uma ferramenta gratuita que permite conhecer comportamento de determinado público, entendendo quais são as páginas que essa pessoa curte, bandas, jornais, figuras públicas, etc.

Mas o Facebook Audience Insight é recomendado para quem já tem algumas informações base sobre o público e gostaria de encontrar mais. 

Isso porque na hora de fazer a pesquisa, a ferramenta precisa de algumas informações para te mostrar, de fato, o comportamento do cliente. Sem nenhuma informação inicial, você não vai conseguir gerar uma busca nessa ferramenta. 

Portanto, use o Facebook Audience Insight para ir além nas pesquisas sobre a sua persona. 

10- Google

Parece óbvio, mas o Google também pode te ajudar na busca por informações que ajudem na construção da persona. 

Afinal, ele é um site de busca com dados infinitos sobre milhares de temas… Informação dentro do Google é o que não falta! 

No Google, você consegue ter informações mais íntimas do seu público, ao contrário do Facebook e outras redes sociais.

Todas as informações que o Facebook tem são oferecidas pelo próprio usuário, ou seja, foi a pessoa que forneceu determinados dados. Isso significa que, ao dizer os gostos e opiniões para a rede social, essa pessoa mostrou como ela quer que o mundo a veja e não de fato como ela é.

Já no Google, a pesquisa é feita de modo singelo, já que as pessoas acham que não estão sendo observadas ao fazer uma pesquisa no buscador. 

Portanto, é lá no Google que as informações mais íntimas estarão disponíveis para você criar uma persona! 

11- Linkedin

O Linkedin é fundamental para quem lida diretamente com profissionais. 

É interessante para saber quais são os perfis que essas pessoas estão seguindo, como eles estão interagindo por lá, como querem ser vistas pelo mercado, etc.

Outro detalhe que você pode tirar proveito no Linkedin é observar a forma como essas pessoas estão se comunicando dentro das comunidades. 

12- Vagas de emprego

Mais uma dica de pesquisa para quem trabalha com o mercado de profissionais é observar as vagas de emprego! 

Elas vão te mostrar o que é esperado da sua persona no mercado. A partir disso, você consegue ter muitas ideias de cursos que elas vão precisar.

13- Empresa especializada em pesquisa

Se você tem interesse em investir na criação de uma persona, pode ser válido contratar uma empresa especializada em pesquisa. 

Essa empresa vai fazer uma pesquisa ativa com públicos para entender exatamente quem é a sua persona. Isso de forma muito mais profissional, detalhada e eficaz, o que não quer dizer que as outras sugestões não sejam boas opções… muito pelo contrário. 

Mas uma empresa de pesquisa vai focar todos os esforços para essa tarefa, logo terá muito mais informações específicas por conta das pesquisas diretas. 

Então, se você tem dificuldade e pode investir dinheiro nisso, contratar uma boa empresa de pesquisa é um ótimo caminho. 

14- Mapa da empatia

Por fim, temos o mapa de empatia. Esse mapa serve para qualquer empreendedor que queira definir muito bem a persona do seu negócio de forma direcionada, respondendo às perguntas certas.

Assim, além de definir a persona da sua empresa, você vai fazer anúncios direcionados para atingir pessoas com grandes chances de compra. 

E o melhor de tudo: nós disponibilizamos este material para você de forma GRATUITA! Que tal?

Baixe agora mesmo o seu mapa da empatia clicando aqui:

Perguntas Frequentes

O que é persona?

A persona é uma representação fictícia do seu público, como se fosse um personagem criado para simbolizar o cliente ideal da sua empresa. Ela é definida a partir de informações comportamentais, de personalidade, gostos, dores, entre outros pontos.

Como criar uma persona?

Para criar uma persona você deve analisar os seus concorrentes e contar com ajuda de ferramentas como: Semrush, Google keyword Planner, Ubersuggest, dentre outras.

Quais são as ferramentas para criar uma persona?

Entre as principais ferramentas para criar uma persona, estão: SimilarWeb, Semrush, Google Keyword Planner, Also Asked, Facebook Audience Insight, Google e mais. Confira a lista no artigo!