Será que você já aplicou todas as estratégias possíveis para melhorar os resultados da sua empresa nas redes sociais? Apostamos que não, pois novas ações surgem todos os dias e você deve ficar atento a elas. Acompanhe este artigo e saiba como aumentar as vendas nas redes sociais!

Não é novidade que os empreendedores estão atentos ao poder que as redes sociais têm para os negócios. Sejam em vendas diretas nesses canais ou não, a maioria dos empresários sabem – ou deveriam saber – que bilhões de potenciais consumidores estão presentes nas redes sociais.

O Instagram, por exemplo, tem atualmente mais de 2 bilhões de usuários ativos em todo o mundo. E, segundo pesquisa da Opinion Box, 86% dos usuários seguem empresas no Instagram

A dificuldade que surge nesse contexto não é estar presente nas redes sociais, mas sim saber como alavancar o volume de vendas por lá. Se este é o seu caso, temos uma boa notícia: neste artigo você vai descobrir tudo sobre como aumentar as vendas nas redes sociais.

Preparado?

Por que é importante saber como aumentar as vendas nas redes sociais?

O objetivo de todo empreendimento é atingir o sucesso, por isso, se você vende nas redes sociais, saber como aumentar as vendas por lá é indispensável para que isso aconteça. 

Atualmente, as redes sociais representam um espaço que conta com a presença de uma ampla parcela dos consumidores brasileiros. Estar presente nelas significa, basicamente, ter a oportunidade de vender para milhares de pessoas. 

De acordo com dados do Digital Report 2022, no Brasil há 171,5 milhões de usuários em redes sociais, o equivalente a 79% da população do país. Outro estudo, feito pela Etus e a Opinion Box, aponta que 74% dos brasileiros usam redes sociais para comprar.

Entende o que queremos dizer?

Se você já vende nesses canais, o caminho agora é descobrir como aumentar as vendas nas redes sociais e aproveitar essa parcela gigante da população que compra nessas plataformas. 

E é claro que nós vamos te ajudar nissso… Veja o próximo tópico!

Como aumentar as vendas nas redes sociais [passo a passo]

Entender o poder que as redes sociais têm hoje no mundo dos negócios é muito importante. Entretanto, também é crucial que você saiba como ampliar o seu volume de vendas nessas plataformas. 

O TikTok, por exemplo, foi o aplicativo mais baixado em todo o mundo durante 2021. E, em setembro desse mesmo ano, alcançou a marca de 1 bilhão de usuários ativos. Não seria nada mal vender por lá, não é mesmo?

É preciso verificar apenas se a sua audiência está presente lá. Mas fique tranquilo… nós vamos explicar este e vários outros pontos ao longo deste artigo. 

Confira abaixo como aumentar as vendas nas redes sociais

1. Conheça o seu público

Aqui no EnP nós sempre reforçamos a importância de conhecer o próprio público na hora de vender online, seja pelas redes sociais, marketplaces, lojas virtuais ou qualquer outro canal de venda

Você precisa saber quem é o seu público para conseguir definir as estratégias de venda adequadas. Isto é, iniciativas que realmente impactem as pessoas a ponto de fazê-las comprarem os seus produtos.

Por público podemos entender a persona da sua empresa, que é o termo utilizado para definir o perfil do seu cliente ideal. Existem algumas formas de você descobrir a sua persona, a que indicamos é o Mapa da Empatia

Essa ferramenta é gratuita e vai te solicitar algumas informações sobre o seu negócio. Se quiser testar, é só clicar neste link

2. Tenha metas e objetivos claros

Se você está lendo este artigo, podemos dizer que o foco central do seu negócio é aumentar as vendas nas redes sociais, certo? Mas para isso acontecer, você precisa criar metas e objetivos claros. 

Por exemplo, se você identificou que a sua audiência engaja bem com vídeos curtos, como Reels do Instagram, transforme isso em uma meta e se organize para inserir esse tipo de conteúdo no cronograma de publicações. 

É importante ter cada ação bem definida, com seus respectivos prazos e data de publicação, para que você não perca o foco. A rotina de um empreendedor tende a ser bastante atribulada, fazendo com que ele tenha que dar conta de diversas tarefas diárias da empresa… 

Uma forma de evitar isso, então, é criar metas e objetivos claros e realistas. Nada de ideias mirabolantes e complexas demais para serem realizadas, combinado?

🐥 O que é Koo: entenda como funciona a rede social rival do Twitter

3. Analise os concorrentes

Não basta só saber quem são os seus concorrentes, é preciso observar o que eles estão fazendo a fim de identificar o que está dando certo e pode ser aplicado no seu negócio também.

Veja bem, não estamos falando para você copiar a concorrência. A ideia é você conferir se as suas estratégias de vendas estão adequadas ao mercado. 

Suponha que um concorrente esteja aplicando preços muito baixos e chamando a atenção dos consumidores nas redes sociais. Nesse meio tempo, você já analisou o fluxo de caixa do seu negócio e notou que praticar preços similares ou mais baixos que os do concorrente é inviável. 

O que fazer, então?

Uma alternativa é conferir se há a possibilidade de aplicar cupons de desconto, por exemplo. Eles podem até não ter o mesmo impacto no preço final que o consumidor vai pagar, mas não há quem negue o quanto essa iniciativa atrai os olhares das pessoas.

É claro que a tarefa de analisar a concorrência vai muito além dos preços, esse foi apenas um exemplo.  Você pode aprender muito mais sobre o tema no artigo: Como fazer uma boa análise de concorrência. Leia quando puder!

4. Escolha as redes sociais mais adequadas

Ao começar a vender pelas redes sociais, muitos empreendedores acabam criando perfis em diversas plataformas ao mesmo tempo, o que nem sempre faz sentido…

Para aumentar as vendas, o seu foco deve ser estar presente onde o seu público está. Isso vai fazer com que você trabalhe na divulgação dos produtos para uma audiência que está interessada neles, sem perder tempo ou dinheiro à toa.

Por que direcionar grande parte dos seus esforços para o TikTok se os seus consumidores estão no Instagram, por exemplo? Estudo tudo sobre a plataforma, saiba quais são os tipos de conteúdos que mais engajam os seus seguidores e aproveite todas as ferramentas existentes por lá. 

Leia também: Como fazer marketing no Instagram: conheça as melhores ações

5. Crie um conteúdo relevante

Nesta altura do nosso guia sobre como aumentar as vendas nas redes sociais, você já deve saber quais plataformas precisa estar presente, certo?

Perfeito! O próximo passo é focar em uma produção de conteúdo relevante, que realmente satisfaça a sua audiência. 

Um dos fundamentos do marketing digital é educar as pessoas, mostrando a elas que a sua empresa tem a solução para resolver a questão que as incomoda. 

Isso significa que você deve criar apenas posts com fotos de produtos e link de compra? Não!

A criação de conteúdo vai muito além disso na hora de aumentar as vendas nas redes sociais. A ideia é que as suas publicações sejam capazes de atrair, engajar e levar os usuários para o seu site de vendas

Para isso, pense nos assuntos que vai abordar nos posts, na linguagem que vai usar, nas imagens que vai criar e por aí vai… Tenha em mente que a audiência precisa enxergar o perfil da sua empresa nas redes sociais como uma referência no segmento em que você trabalha. 

6. Monte um planejamento das redes sociais

Você já ouviu falar em planejamento para redes sociais? Essa é uma opção muito válida para que todas as publicações da sua empresa nas redes sociais fiquem devidamente organizadas. 

Um dos pontos primordiais para vender mais nas redes sociais é manter uma constância e um bom volume de posts nesses canais. Não caia no equívoco de fazer uma publicação hoje e outra daqui apenas a duas semanas, combinado?

Além disso, uma boa dica é  pensar nas publicações a partir de um calendário comercial. Ele conta com todas as datas importantes para o Ecommerce e o varejo e você pode aproveitar esses eventos para alavancar ainda mais as suas vendas nas redes sociais. 

Black Friday, Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal e várias outras datas. Planeje-se para não perder nenhuma delas!

Leia também: Slow content: entenda se você precisa postar muito e todos os dias

7. Invista em anúncios

Os anúncios nada mais são do que publicações impulsionadas, que você investe certa quantia de dinheiro para levá-las para ainda mais pessoas.

Esses conteúdos patrocinados são essenciais para aumentar o alcance da sua marca nas redes sociais e, acima de qualquer coisa, impactar pessoas que possuem um real interesse no tipo de produto que você vende

A ferramenta que você vai utilizar para criar esses anúncios vai depender da rede social em que fará publicação. Para o Facebook e Instagram, empresas do grupo Meta, é preciso utilizar o Facebook Ads

Já para o Pinterest, por exemplo, é preciso usar o Pinterest Ads. E por aí vai… 

8. Seja criativo

Ser criativo é indispensável quando falamos em como aumentar as vendas nas redes sociais. Falamos isso porque é preciso desenvolver os mais variados conteúdos para atrair a atenção da audiência, mantendo-a interessada nos seus produtos. 

Por isso, seremos enfáticos em dizer: não freie a sua criatividade… pelo contrário, faça o possível para aumentá-la ainda mais. 

Algumas iniciativas que podem te ajudar a ser criativo em suas publicações é se manter informado sobre o mercado. De tempos em tempos saem pesquisas importantes sobre vendas online que você pode usar como gancho em seus posts, por exemplo. 

Outra dica valiosa é ficar de olho nas trends e novidades que viralizam nas plataformas. Dependendo do seu nicho de mercado e da sua persona, vale a pena aproveitar essas pautas dentro dos perfis da sua empresa nas redes sociais. É o chamado buzz marketing

9. Faça publicações na hora certa

Tão importante quanto  criar conteúdos relevantes, é saber o horário certo de publicá-los. Se você fizer uma  rápida pesquisa no Google, vai encontrar alguns sites indicando horários que são bons para fazer publicações. Mas não é bem por aí…

A verdade é que as pessoas acessam as redes sociais em horários diferentes e você precisa ficar atento aos momentos do dia em que a sua audiência mais engaja com as publicações.

A conta comercial do Instagram, por exemplo, possui uma seção de insights com todos os dados sobre o perfil da sua empresa. Assim, na hora de fazer o planejamento das suas publicações, confira informações como alcance, número de curtidas e de compartilhamento, etc.

Para te dar uma ajudinha extra nesse tema,  sugerimos que faça a leitura dos seguintes artigos:

Leia quando puder!

10. Crie conexões com os consumidores

Quando falamos em como aumentar as vendas nas redes sociais, não podemos deixar de citar o quanto é importante que você crie uma conexão com os seus seguidores.

Já mencionamos o quanto é importante que a sua audiência enxergue a sua empresa como referência no assunto com o qual você trabalha, certo? Esse é o caminho para que os seguidores se sintam conectados ao seu negócio. 

Além disso, é importante que você mantenha sempre o cliente no foco. Analise o que eles precisam e apresente a sua empresa, ao longo dos posts, como a solução que eles precisam.  

Assim, a partir do momento que você criar conteúdos relevantes e que engajam, maiores são as suas chances de aumentar as vendas nas redes sociais. Concorda?

A dúvida que pode surgir nesse caminho, entretanto, é como fazer isso… Nós vamos te ajudar!

Os seus conteúdos precisam estar alinhados com os canais de comunicação que você utiliza. E algo que sempre atrapalha os criadores nesse sentido é entender quais publicações valem a pena…

Foi pensando nisso que nós desenvolvemos o e-book 32 ideias de postagens para bombar suas redes sociais!

São ideias simples e fáceis de implementar, que vão trazer resultados imediatos de engajamento, retenção de clientes, atração e vendas. 

Para ter acesso gratuito ao material, clique aqui

Perguntas Frequentes

O que fazer nas redes sociais para atrair clientes?

Para atrair clientes nas redes sociais, você deve criar conteúdos relevantes que conversem com a sua audiência. Para isso, é fundamental que você conheça a sua persona, a fim de saber quais são as necessidades dela, qual é o seu comportamento de compra, etc.

Como vender todos os dias nas redes sociais?

Existem alguns passos básicos para vender todos os dias nas redes sociais, como: saber quem são os seus clientes, estar presente nas redes sociais adequadas, criar conteúdo relevante, montar um planejamento de publicações, dentre outros pontos.

O que vende mais nas redes sociais?

Não há uma fórmula mágica que identifica quais são os produtos ou serviços que mais vendem nas redes sociais. Contudo, acreditamos que, com a estratégia certa, é possível vender qualquer coisa nessas plataformas.