A análise de concorrentes nada mais é do que o estudo sobre as empresas que atuam no mesmo nicho de mercado que a sua. É uma iniciativa crucial criar estratégias mais eficientes, conquistar mais clientes e sair na frente das concorrência. 

Não importa o seu nicho de atuação, se você já é experiente no mercado ou está começando agora… Fazer análise de concorrentes é primordial para  ter sucesso no mercado.

É a partir da compreensão do funcionamento das empresas concorrentes que você consegue definir os diferenciais da sua empresa e o que fazer para mantê-la na frente dos demais.

Ao longo deste artigo, nós vamos explicar o que é análise de concorrentes, qual a sua importância e como fazer, além de dar ferramentas e dicas que podem te ajudar ao longo do processo.

Ah, aproveite para conferir também o vídeo em que Bruno de Oliveira, fundador do Ecommerce na Prática, fala tudo sobre o assunto:

O que é análise de concorrentes?

Análise de concorrentes, também conhecida como análise de mercado, é um conjunto de ações voltadas para o estudo do mercado em que a empresa está inserida. Seu foco é colher dados para traçar estratégias mais assertivas para atender as demandas do mercado em meio aos concorrentes

É uma iniciativa crucial para os empreendedores conseguirem fazer uma boa gestão de seus negócios, traçando as melhores estratégias para impulsionar as vendas e se manter à frente das demais empresas. 

Se tivéssemos que elencar os pontos positivos da análise de concorrentes, eles seriam:

  • Aumenta as vendas;
  • Impulsiona o faturamento;
  • Posiciona melhor a marca dentro de seu mercado.

Vale destacar que existem vários aspectos que estão inseridos em uma análise de concorrentes, como preços dos produtos, logística, estratégias de marketing, dentre outros. Quanto mais aspectos forem analisados, mais completa será a análise final, dando a capacidade de um plano de negócio mais bem direcionado no final.

Qual a importância da análise de concorrentes?

A análise de concorrentes te ajuda a entender melhor o papel da sua empresa no mercado e como ela se posiciona frente às demais companhias que vendem os mesmos tipos de produtos que você. 

Vamos dar um exemplo prático…

Imagine que você tem uma marca de cosméticos naturais. Quando as pessoas pensam em comprar um dos seus itens, é a sua marca a primeira que vem à mente delas?

Se não, a análise de concorrentes serve para entender as ações de marketing que as outras marcas estão fazendo para aparecerem na cabeça dos consumidores antes da sua. Mas se a resposta for sim, a análise serve para ver o que a concorrência está fazendo para roubar esse posto de você.

Em ambos os casos, a análise de concorrência é importante e deve ser feita, pois quem está atrás no placar sempre quer chegar ao topo, e quem está no topo não pode se acomodar para não perder seu posto.

Portanto, não há um momento certo ou empresa específica para fazer uma análise de concorrência. Ela é relevante para todos, desde os líderes do mercado até quem está começando agora.

Como fazer a análise de concorrentes?

Alguns empreendedores acreditam que a análise de concorrentes é algo complexo ou muito trabalhoso de se fazer… De fato, você precisará reservar um tempo para coletar os dados do mercado, mas o processo está longe de ser um bicho de sete cabeças

Seguindo os passos com atenção, você terá uma análise de concorrentes completa e com todos os dados necessários para a sua empresa ficar – ou se manter – no topo do mercado. 

1. Estabeleça quem é a sua concorrência

Quais são as empresas que estão em destaque no nicho de mercado que você atua? Identifique cada uma delas para começar o processo de análise de concorrentes já com os principais nomes.

Uma boa estratégia é incluir na lista não só os concorrentes diretos, mas os indiretos também. Além das empresas que vendem os mesmos produtos ou serviços que você, lembra-se de considerar também aquelas que focam no mesmo público-alvo. 

A ideia é a sua análise de concorrentes ser o mais completa possível. Vamos passar para o próximo tópico, então?

2. Estabeleça objetivos claros da análise

Aqui, o foco é definir logo no início do processo de análise de concorrentes quais são os objetivos que deseja alcançar com a iniciativa. O aumento das vendas pode ser um deles, mas não necessariamente o único.

Muitas empresas fazem análise da concorrência para atingir objetivos como:

  • Oferecer uma solução com melhor desempenho;
  • Definir melhores preços de venda;
  • Melhorar a percepção do cliente em relação à marca (por causa de algum motivo específico ou não);
  • Conquistar novos clientes;
  • Identificar os pontos fortes e fracos dos produtos ou serviços ofertados pela sua empresa e pelos concorrentes;
  • E mais.

Observe, então, quais são os objetivos que deseja alcançar e prossiga com a sua análise de concorrentes…

3. Escolha que critérios vai analisar

Depois de estabelecer os objetivos, chegou o momento de escolher os pontos a serem analisados. Nesta etapa, você vai elencar todas as informações que devem ser levantadas sobre cada uma das empresas concorrentes.

A definição de cada critério vai depender das suas metas, mas existem alguns pontos que podem ser interessantes a maioria das empresas na hora de fazer uma análise da concorrência:

  • Nomes dos fundadores, CEOs e gestores das empresas;
  • Porte e número de funcionários;
  • Lista de produtos e serviços ofertados;
  • Faturamento anual;
  • Tipos de promoções e ofertas aplicadas;
  • Principais estratégias de marketing digital e comunicação utilizadas;
  • Diferenciais no mercado.

Saber cada um desses aspectos sobre seus concorrentes vai te ajudar a definir as melhores estratégias para o seu negócio. Contudo, reforçamos que a ideia não é copiar a concorrência, mas entender as iniciativas que estão dando certo para definir ações ainda mais eficientes para a sua empresa. 

4. Determine seu método de pesquisa

Da mesma maneira que é importante escolher os critérios que serão analisados, também é indicado determinar os métodos de pesquisa da sua análise de concorrentes

A maioria dos dados que você vai coletar sobre os concorrentes estão disponíveis para todo o mercado. Outros, no entanto, vão demandar uma investigação um pouco mais aprofundada, entrando em contato com ex-clientes ou utilizando ferramentas específicas – vamos mostrar as principais ainda neste artigo. 

Um recurso muito utilizado por empreendedores de diversos segmentos é a Matriz SWOT. Com ele, é possível identificar quatro elementos cruciais dos negócios: Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses) Oportunidades (Opportunities), e Ameaças (Threats). 

5. Interprete os dados coletados

Depois de todos os passos anteriores, chegou o momento de pôr a mão na massa e realizar a análise da concorrência a partir dos dados levantados. 

Não há um tempo pré-determinado para adoração dessa análise dos dados. Contudo, indicamos que você estabeleça um prazo para evitar perda de tempo ou até mesmo procrastinação.

Depois de tanto trabalho para fazer o levantamento de todas as informações dos seus concorrentes, nada de desperdiçar a oportunidade de analisar esses dados, certo? O foco é que, ao final do processo, você consiga traçar as melhores estratégias para o seu negócio.

6. Apresente os insights às áreas envolvidas

Não pense que a análise de concorrentes acaba com a observação e interpretação de todas as informações obtidas ao longo do processo. A última etapa é apresentar todos os insights que você teve para as áreas da sua empresa que estão envolvidas

É importante que determinados setores fiquem por dentro dos resultados da análise de concorrentes porque eles têm o potencial de aplicar mudanças a partir desses dados obtidos

Por exemplo, o time de marketing pode definir ou ajustar algumas estratégias para aprimorar o retorno de suas ações. Já a equipe de vendas, pode aproveitar alguns dos insights para tornar suas estratégias ainda mais assertivas. 

Faz sentido para você? Esperamos que sim! Mas saiba que ainda não acabamos de explicar tudo o que você precisa saber sobre a análise de concorrentes…

Continue a leitura para conhecer algumas ferramentas que vão te ajudar ao longo do processo!

Ferramentas gratuitas para ajudar na análise de concorrentes

Como vimos, o primeiro passo da análise de concorrentes é saber quem são os seus concorrentes. Não cometa o equívoco de achar que você não tem concorrência

Talvez você pense que tem a total visão sobre quem são os grandes players do mercado em que atua, até que se depara com um que nem sabia que existia. Além disso, sabemos que, na maior parte das vezes, não é possível investir muito na análise de concorrentes – principalmente quando se está começando.

É por isso que, nessas horas, é necessário recorrer a ferramentas que te ajudam a fazer uma boa análise da concorrência de maneira gratuita. Sim, elas existem...

São essas ferramentas que te ajudam a fazer um estudo de qualquer mercado que desejar pesquisar, conseguindo dados que podem ser o diferencial que o seu negócio precisava. Vamos conhecê-las, então?

Confira:

1. Google Alerts

O Google Alerts é uma ferramenta gratuita do Google em que você pode criar alertas a partir de palavras-chave específicas, ligadas ao seu nicho de mercado. Por lá, você recebe diversos conteúdos relacionados aos termos que escolher, como matérias de portais de notícias, artigos, reclamações e mais

É uma ferramenta muito valiosa para se manter bem informado não só sobre os seus concorrentes, mas a respeito de todo o mercado em si. 

análise de concorrentes

2. Clippings de notícias

Esta não é necessariamente uma ferramenta que você pode acessar, mas sim uma prática a ser adotada. O clipping de notícias nada mais é o ato de reunir todas as informações veiculadas sobre uma empresa

É uma iniciativa muito utilizada pela área de comunicação de companhias – a de assessoria de imprensa, mais precisamente – e também pode ser fornecida por agências especializadas. 

3. SEMrush

Outra ferramenta gratuita para ajudar na análise de concorrentes é o Semrush. Atualmente, é difícil encontrar uma empresa que atua no ambiente digital que não use esta plataforma.

O Semrush é muito utilizado nas ações de marketing digital, já que fornece uma ampla visão sobre SEO, marketing de conteúdo, etc. Mas também pode ser aplicado para pesquisa de concorrentes. 

análise de concorrentes

4. Reclame Aqui

Certamente já ouviu falar no Reclame Aqui, não é mesmo? Este é um site que reúne as opiniões e avaliações dos consumidores em relação às empresas. 

Nele, as pessoas contam como foi a experiência de compra de um produto ou serviço, dão seus relatos sobre o atendimento recebido para resolução de eventuais problemas, dentre outros pontos.

O Reclame Aqui é importante não só na hora de fazer a análise de concorrente… Você também deve ficar atento à plataforma para compreender o que está sendo falado sobre a sua empresa. 

Falamos mais sobre isso no artigo: Como funciona o Reclame Aqui: 5 dicas para aumentar a sua reputação 

5. Ubersuggest

Por último, mas não menos importante, há o Ubersuggest. A ferramenta é um pouco similar ao Semrush, já que permite a análise do desempenho dos concorrentes a partir da busca orgânica – isto é, as pesquisas feitas no Google.

Com ela, você consegue observar as palavras-chave em que o site da concorrência foca bem posicionado, o tráfego mensal estimado para as páginas e mais.

análise de concorrentes

Dicas de como se destacar da concorrência no Ecommerce

Depois de tanto conteúdo sobre análise da concorrência, não poderíamos deixar de apresentar dicas valiosas para você se destacar das outras empresas que atuam no mesmo mercado que você.

Preparado? Vamos lá:

1. Saiba tudo sobre o seu mercado

Pode parecer um pouco repetitivo, mas não custa nada reforçar o quanto é importante você conhecer o mercado o qual a sua empresa está inserida. 

Isso quer dizer que você precisa analisar quem são os seus principais concorrentes, quais são as estratégias que eles utilizam na hora de vender, quais são as suas técnicas de atendimento, etc.

A ideia é você saber tudo sobre o seu segmento, não deixando passar nenhuma oportunidade de a sua empresa sair na frente das demais.

2. Conheça o público-alvo

Uma empresa simplesmente não vai para frente se ela não conhecer profundamente o seu respectivo público-alvo. Afinal de contas, como você vai conseguir fechar vendas sem conhecer o perfil dos seus consumidores?

Nesse contexto, estamos nos referindo mais precisamente ao conceito de persona. caso você ainda não tenha ouvido falar nesse termo, não se preocupe… nós vamos explicar.

A persona nada mais é do que um perfil semi fictício do seu cliente ideal. ela é definida a partir da análise de informações dos seus clientes e dos seus potenciais clientes. necessidades, comportamento, expectativas… Todos esses aspectos são levados em conta na hora de criar a persona de uma empresa.

Se você quiser saber um pouco mais sobre isso, sugerimos a leitura do artigo: Como criar uma persona para a sua loja? [Guia para 2023]

3. Valorize os seus diferenciais

Toda empresa possui os seus diferenciais e isso não poderia ser diferente em relação ao seu negócio. Por isso, certifique-se de identificar cada um dos pontos que tornam a sua empresa única e necessária para os seus clientes.

Além disso, procure também valorizar todos os seus diferenciais. Você pode fazer isso ao longo do atendimento aos consumidores, nos conteúdos produzidos para os canais de comunicação – como as redes sociais e e-mail marketing, por exemplo – e mais.

Aproveite para ler também: 8 dicas sobre como lidar com a concorrência

4. Crie conteúdos relevantes

Você, que vende pela internet, provavelmente já sabe a importância que a produção de conteúdo relevante tem para atrair, engajar e converter clientes, não é mesmo?

Mas saiba que a sua função vai além… A criação de conteúdos relevantes é crucial também para se destacar da concorrência.

No ambiente digital, é preciso que as empresas eduquem os seus clientes, mostrando o quanto são referência no nicho que atuam e têm a solução que eles precisam. E elas só conseguem fazer isso criando conteúdo de valor! 

Para entender um pouco melhor sobre o assunto, vale a pena ler o artigo: Produção de conteúdo: conheça os tipos, ferramentas e 10 dicas [GUIA]

5. Faça promoções exclusivas

Qual o consumidor não gosta de uma promoção? É difícil encontrar uma clientela que não esteja sempre em busca dos melhores preços… 

Algo que você pode fazer nesse sentido – e que vai te dar uma bela vantagem diante da concorrência – é criar promoções exclusivas para os seus consumidores.

Vale reforçar que para definir as melhores opções, você precisa ter um bom conhecimento a respeito do seu público-alvo, como mencionamos anteriormente. Mas existem algumas estratégias que são recorde de satisfação entre os consumidores, como cupons de desconto, frete grátis, etc. 

6. Comunique-se bem

Por boa comunicação podemos entender o ato de atender bem os clientes. E, acredite, ter uma comunicação aberta e eficiente com os clientes é crucial quando falamos em análise de concorrentes e como se destacar no mercado.

Você precisa ter uma equipe bem treinada e apta para resolver quaisquer problemas que os seus consumidores possam ter… Seja por e-mail, WhatsApp, chat online ou qualquer outro canal de atendimento.

7. Fidelize seu cliente

Você sabia que os seus clientes são o seu maior patrimônio? Não basta só conquistar novos consumidores, também é preciso fidelizar aqueles que já compraram na sua loja virtual

Na verdade, fidelizar clientes é muito mais fácil e mais barato do que conseguir novos compradores. Esses são os princípios básicos da retenção de clientes! Por isso, não perca tempo e valorize os clientes que possui para sair na frente da concorrência.

Na verdade, este é só mais um dos aspectos que você tem que ter em mente na hora de extrair os melhores resultados da análise de concorrentes. Contudo, existem diversos outros fatores importantes para que a sua empresa fique no topo do mercado

É por isso que muitas empresas buscam ajuda de consultores especializados em Ecommerce. Se esse também é o seu desejo, você precisa conhecer a consultoria do Ecommerce na Prática! 

Esse é um programa de aceleração para empreendedores que desejam otimizar sua operação com acompanhamento de consultores formados por uma metodologia testada e aprovada. 

Durante a consultoria, você terá um plano personalizado para melhorar áreas desafiadoras da sua empresa – incluindo o setor de atendimento ao cliente. Para conhecer um pouco mais sobre o processo, clique aqui:

Perguntas Frequentes

O que é uma análise de concorrência?

Análise de concorrentes, também conhecida como análise de mercado, é um conjunto de ações voltadas para o estudo sobre o mercado em que a empresa está inserida. Seu foco é colher dados para traçar estratégias mais assertivas para atender as demandas do mercado em meio aos concorrentes.

Como fazer análise da concorrência?

Para fazer análise de concorrência você deve primeiro saber quem são os seus concorrentes. Depois, é preciso estabelecer os objetivos da análise, escolher os critérios que vai analisar e determinar seu método de pesquisa. Por fim, é necessário interpretar os dados coletados e apresentar os insights às áreas envolvidas.

Quais são as principais ferramentas de análise de concorrentes?

As principais ferramentas que você pode usar para fazer análise de concorrentes são: Google Alerts, clipping de notícias, Semrush, Reclame Aqui e Ubersuggest.