Qual empreendedor nunca teve dúvida sobre a melhor forma de precificar seus produtos, não é mesmo? O tema é um dos mais importantes para os negócios e impacta diretamente a saúde financeira de uma empresa. Se você quer saber tudo sobre isso, aí vai uma dica: conheça a planilha para calcular preço de venda de um produto

A verdade é que os empresários não estão para brincadeira quando o assunto é ter o melhor desempenho possível no Ecommerce. Isso porque diversos fatores podem impactar positiva e negativamente o caixa de uma loja virtual… E a precificação de produtos, claro, é um deles.

Se você sobe demais o preço de uma mercadoria, corre o risco de ela ficar encalhada no estoque. Mas, caso você abaixe muito o valor, o seu negócio não se manterá competitivo como deveria no mercado. Qual é a saída, então?

Utilizar estratégias que te ajudem a achar o preço correto das suas mercadorias, como uma planilha para calcular o preço de venda de um produto. Ao longo deste artigo, você vai saber tudo o que precisa sobre o assunto… Vamos lá?

O que é e para que serve uma planilha para calcular preço de venda de um produto?

A planilha para calcular preço de venda de um produto é uma ferramenta que ajuda empreendedores a precificar suas mercadorias da maneira correta

Em meio à alta competitividade do mercado de Ecommerce hoje, dar um preço errado para um produto pode gerar grandes prejuízos para um empresário. Na prática, é preciso saber os custos e objetivos do negócio para, assim, definir o preço de um determinado item. 

A planilha serve para como um auxílio para potencializar a capacidade produtiva de uma empresa, a partir de uma lógica lucrativa, só que sem perder a competitividade no mercado. 

Assim, desenvolver uma precificação de produtos adequada vai te ajudar a dar mais segurança para as finanças do seu negócio. Além disso, também contribui para que você crie estratégias de vendas mais eficientes. 

Qual a importância de calcular o preço de venda dos produtos corretamente?

Uma precificação de produtos correta pode fazer com que um negócio lucre muito mais. Afinal, produtos com a preços  errados podem causar um grande estrago no fluxo de caixa da empresa. 

Imagine que você tenha um produto incrível para lançar no mercado. Depois de fazer toda pesquisa em relação aos concorrentes e notar o diferencial da sua mercadoria, falta outro ponto crucial: a precificação. 

Para isso, você acha melhor não analisar os custos com fornecedores, etc. Você apenas “decide” qual preço ele deve ter e pronto. Bem, isso é chute no escuro e pode te trazer sérios problemas…

Vamos supor que o preço indicado para o item seja 70 reais, mas você ache melhor colocar 150 reais, afinal de contas, você teve muito trabalho para conseguir comercializá-lo. O que você acha que vai acontecer nesse cenário?

É bem provável que algum concorrente consiga todas as vendas por ter um preço mais atraente para os consumidores e, querendo ou não, mais competitivo.

Isto é, você “julgou” que o seu produto valia mais… só não considerou que as pessoas não vão pagar por ele caso tenha outro produto tão bom quanto o seu sendo vendido mais barato. 

O cenário contrário – por exemplo, você cobrar menos do que deveria – também pode acontecer. Nesse caso você pode até fazer mais vendas que o seu concorrente, mas esse não é um sistema sustentável no longo prazo, já que você está perdendo muito da sua margem de lucro.

Dessa forma, definir o preço adequado para o produto não é uma tarefa necessariamente fácil. Mas também não precisa ser um bicho de sete cabeças.

O importante é você utilizar ferramentas que podem te ajudar nesse processo… e a planilha para calcular preço de venda de um produto é uma delas. 

Quais são as vantagens de calcular preço de venda do jeito certo?

Depois de entender o que é e qual a importância de uma planilha para calcular preço de venda de um produto, nós podemos avançar um pouco mais neste assunto… 

Vamos, então, saber quais são as vantagens de precificar adequadamente uma mercadoria? Veja a seguir:

1. Maior competitividade no mercado

Como dito anteriormente, trabalhar com preços de produtos adequados é um dos fatores que mantêm o negócio competitivo frente aos concorrentes e ao mercado como um todo. 

Assim, você não oferece uma mercadoria nem por um preço muito baixo, nem muito alto. E isso faz toda a diferença para atrair a atenção dos consumidores e aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual

2. Melhora a saúde financeira da empresa

A partir do momento em que você opera no Ecommerce com produtos precificados corretamente, a saúde financeira da sua empresa só tende a melhorar. 

Imagine ter um estoque parado, cheio de produtos caros demais, que não vendem de jeito nenhum… Problema na certa, não é verdade? Isso só vai fazer com que você gaste dinheiro para armazená-los, mantendo-os em boas condições. Fora todo o gasto que teve antes com fornecedores para adquirir as mercadorias. 

Ou seja, tudo que você pode evitar ao contar com uma boa estratégia de precificação, como uma planilha para calcular preço de venda de um produto, por exemplo. 

3. Aumenta o lucro

A linha de raciocínio aqui é simples: se você disponibiliza itens com preços justos e coerentes com o mercado, automaticamente as suas chances de vender mais são maiores. 

Manter bons preços não só vai atrair os consumidores, mas também vai fazer com que eles, de fato, comprem com você. Acredite, muitos empreendedores não entendem essa diferença e ficam perdidos ao não ter retorno depois de investir em tráfego, por exemplo. 

Como calcular o preço de venda de um produto?

Bem, agora que você já tem uma boa base sobre o cálculo adequado do preço de venda de produtos, que tal saber como fazer isso na prática? É o que vamos te explicar a seguir…

Ah, fique atento! Ao final deste artigo temos uma ferramenta que vai ser sua grande aliada nessa tarefa! 

Mas, por ora… vamos aos tópicos sobre como calcular o preço de venda de um produto? Veja:

1. Saiba os custos do produto

Quando falamos em definir os custos do produto, referimo-nos diretamente aos custos fixos e variáveis dele. São eles, respectivamente:

  • Custos fixos: gastos da mercadoria em si ou da matéria prima para sua produção, frete, embalagem, etc.;
  • Custos variáveis: impostos, taxas da máquina de cartão, comissões ou outras tarifas.

Entender isso é importante para que você tenha uma visão mais ampla de todas as nuances que envolvem a venda do produto. E, automaticamente, o que pode impactar o preço final dele. 

2. Analise os preços dos concorrentes

Já falamos sobre isso ao longo deste artigo, mas não custa nada reforçar: você precisa saber quais são os preços praticados pela concorrência. 

Então, basicamente, você vai precisar fazer uma análise das empresas concorrentes para descobrir o valor que elas estão cobrando por seus produtos. É a partir disso que você vai conseguir ter uma noção sobre a média de mercado.

É importante notar que os preços cobrados pelos seus concorrentes podem variar de acordo com as suas relações com fornecedores, questões logísticas, dentre muitas outras variáveis. A ideia de analisar a concorrência não é entrar em uma guerra de preços, apenas ter uma noção do que os clientes esperam ao procurar por aquele produto. 

Caso queira entender esse assunto mais profundamente, sugerimos a leitura do artigo: Como fazer uma boa análise de concorrência

3. Entenda a demanda do produto no mercado

O seu produto está sendo procurado pelos consumidores? Há alguma brecha ou defasagem no mercado que você possa aproveitar para vendê-lo? Ou a busca pelo item não está alta?

Responder essas perguntas é importante para que você saiba como aproveitar as oportunidades. E você deve respondê-las antes mesmo de utilizar uma planilha para calcular preço de venda de produtos, diga-se passagem. 

Por exemplo, caso já exista uma grande demanda no mercado, onde várias empresas já ofertem o mesmo produto, não faz muito sentido vendê-lo mais caro, concorda? Para ser competitivo, a melhor estratégia é manter o preço do produto na média do mercado.

Se você percebe que seguir a média do mercado não é possível com os fornecedores que você encontrou, esse é um sinal que você deve procurar novos fornecedores ou novos produtos. Para saber mais sobre o assunto, sugerimos que leia: Mix de produtos: o que é, importância e como definir

4. Defina a margem de contribuição desejada

Não adianta só pensar nos preços dos concorrentes e tudo o que envolve o mercado sem saber o quanto você deseja obter de margem de contribuição, certo?

Sendo assim, saiba que a margem de contribuição nada mais é do que o valor que sobra da receita total gerada pelas vendas de produtos, menos os custos e as despesas variáveis.

Caso o tema ainda esteja um pouco confuso para você, fique tranquilo. Nós temos um artigo com tudo o que você precisa saber sobre o tema: Como calcular margem de contribuição

Vale a pena usar uma planilha para calcular o preço de venda de um produto?

Sim, sem dúvidas. Usar uma planilha para calcular o preço de venda de um produto vai te poupar tempo, dar mais segurança para sua tomada de decisão e aumentar suas chances de vender mais.

É claro que você pode realizar esse processo de definir os valores das mercadorias na mão, sem contar com nenhuma ferramenta para isso. Mas, acredite, utilizar uma planilha vai deixar todas as informações mais organizadas e, consequentemente, mais fáceis de interpretar.

Isso sem contar que o Excel ou o Google Planilhas, por exemplo, são recursos altamente valiosos para quem precisa lidar com números e os mais variados tipos de cálculos no dia a dia. 

Por lá, você pode utilizar fórmulas, gráficos, tabelas dinâmicas e por aí vai… 

Agora, imagine poder usar uma planilha já pronta, com todos os dados que você precisa para calcular o preço de venda de um produto. Isso seria incrível, não é mesmo? 

E nós do Ecommerce na Prática, claro, vamos te ajudar a ter isso…

Baixe AGORA a sua planilha financeira para precificação de produtos! 

Não acha que depois de todo este conteúdo te deixaríamos sem uma ferramenta eficiente para te auxiliar no cálculo de preço de venda dos seus produtos, não é mesmo? 

Nós criamos um conteúdo exclusivo do Ecommerce na Prática para te ajudar nessa missão: é a Planilha Financeira para Precificação

Com ela, você vai ter uma ferramenta totalmente customizável e intuitiva, pronta para te ajudar a:

  • Precificar seus produtos de forma automática;
  • Evitar prejuízo na hora de vender; 
  • Descobrir a margem real de cada produto;
  • E entender se você está vendendo barato ou se pode aumentar o preço das suas mercadorias. 

Preparado para deixar todas as suas dúvidas e dificuldades em relação ao cálculo do preço de produtos para trás?

Baixe agora mesmo a nossa planilha para calcular preço de venda de um produto. É gratuito! É só clicar aqui ou no botão abaixo:

Perguntas Frequentes

O que é uma planilha para calcular preço de venda de um produto?

A planilha para calcular o preço de venda de um produto é uma ferramenta para ajudar empreendedores a precificar suas mercadorias da maneira correta.

Quais são as vantagens de calcular preço de venda do jeito certo?

1. Maior competitividade frente ao mercado; 2. Melhora a saúde financeira da empresa; 3. Aumenta o lucro.

Como calcular o preço de venda de um produto?

1. Saiba os custos do produto; 2. Analise os preços dos concorrentes; 3. Entenda a demanda do produto no mercado; 4. Defina a margem de contribuição desejada.