A embalagem é, muitas das vezes, o primeiro contato concreto que o cliente vai ter com a sua loja virtual. Este é um elemento muito importante para a experiência do cliente e, por isso, é essencial ter cuidado. Nesse artigo, vamos falar sobre embalagem para Ecommerce, quais os tipos e mais. Leia agora! 

CHECKLIST 6 PASSOS EDZ

Você sabia que  a embalagem do produto pode proporcionar uma experiência de compra diferenciada para o consumidor? E, mais do que isso, ela também pode contribuir para retenção do cliente ao final da jornada de compra...

Muitas empresas já entenderam o valor e importância de uma boa embalagem de produto e estão investindo nesse elemento para melhorar a sua estratégia de vendas.

E isso não significa apenas comprar uma caixa de papelão, colocar o produto dentro e enviar para o remetente. Adotar uma embalagem para Ecommerce como diferencial da marca requer atenção aos detalhes.

Se você quer ver boas dicas e exemplos de marcas que apostam nessa estratégia para fidelizar pessoas, também vale a pena assistir ao vídeo abaixo, com o Bruno de Oliveira, fundador do Ecommerce na Prática: 

Só com essa breve introdução, você já pode ter entendido que a embalagem tem sua importância não só no processo logístico, mas também no marketing do seu Ecommerce.

Tudo deve ser pensado para que o consumidor se surpreenda positivamente desde o momento de receber o pacote até a hora de pegar o produto. Neste artigo, vamos te mostrar como fazer isso.

Vem com a gente! 

O que é a embalagem para Ecommerce? 

A embalagem para Ecommerce é todo o pacote que acompanha a encomenda até a casa do comprador. Ela serve um propósito prático muito importante: proteger os itens e garantir a sua integridade. 

Mas, de uns tempos para cá, empresas começaram a enxergar na embalagem para Ecommerce uma forma de explorar o branding de suas marcas. Ou seja, esse também se tornou um espaço onde a empresa pode expressar a sua identidade e gerar conexão com o consumidor. 

Quer saber mais sobre o assunto? Veja o próximo tópico… 

Como o marketing mudou o conceito de embalagem para Ecommerce?

A princípio, o papel da embalagem era basicamente fazer parte do processo logístico da empresa, como forma de garantir que o produto chegasse até o cliente em perfeito estado de conservação. 

Mas, como dito anteriormente, as embalagens ganharam um novo propósito e passaram a fazer parte das estratégias de marketing de diversas empresas. 

Como assim? 

Dentro das estratégias de Marketing, é necessário pensar na experiência de compra e fidelização do cliente… 

Então, as embalagens são utilizadas como técnicas de marketing para mostrar o diferencial da empresa. Por meio dela, é possível transmitir a identidade e os valores da empresa. Além disso, dentro da embalagem, pode enviar uma mensagem de agradecimento ou um brinde especial. 

Coisas que, a princípio, podem parecer detalhes, mas que são um diferencial para o cliente que escolheu comprar para você. Desta forma, você consegue criar uma relacionamento com o cliente e incentivar que ele retorne à sua loja quando precisar.

Além disso, muitas pessoas acabam divulgando essa experiência de abrir as embalagens ao receber o produto e postam nas redes sociais

Provavelmente, você já viu algum famoso ou até mesmo conhecidos mais próximos abrindo embalagens de produtos nos stories do Instagram ou no YouTube. Esse é o famoso unboxing

Um exemplo de embalagem para Ecommerce super interessante é do Ecommerce brasileiro de Moda Feminina, a Amaro. 

Este Ecommerce até mesmo ganhou o prêmio ABRE da embalagem brasileira por oferecer aos clientes a embalagem mais fofa do mercado. Através da caixa personalizada e do bilhete agradecendo a preferência, a Amaro conseguiu fidelizar muitos clientes.

embalagem_para_ecommerce_amaro

🚛 Picking e packing: o que é e como implementar na sua logística [+ dicas]

4 tipos de embalagens para Ecommerce

Por mais que seja interessante aplicar a estratégia de marketing na embalagem para Ecommerce, não podemos esquecer que elas existem por um propósito prático: proteger a mercadoria. 

E, dentro desse contexto, diferentes mercadorias requerem diferentes tipos de proteção. É fundamental manter a integridade do produto, pois o mais importante é que o cliente fique satisfeito com um item funcionando perfeitamente.

Vale lembrar que, nessa lista, levamos em consideração os itens usados em uma embalagem de Ecommerce que será enviada pelos Correios ou transportadoras

Isso é importante porque, diferente das embalagens usadas para entrega em mãos, essas precisam ser resistentes e garantir a integridade do produto. 

A seguir, separamos uma lista com os principais tipos de embalagem para Ecommerce. Veja: 

1. Caixa de papelão 

As caixas de papelão são resistentes na medida certa, fáceis de montar, vêm em diferentes tamanhos e modelos e, além de tudo isso, são totalmente recicláveis. Não à toa, esse é um dos tipos de embalagem para Ecommerce mais usado por lojas virtuais

Esse modelo de embalagem também costuma ser fácil de personalizar e pode comportar produtos frágeis com tranquilidade. 

Uma dica para usar as caixas de papelão em seu Ecommerce é a seguinte: encontre um tamanho padronizado de acordo com os seus produtos. Ele não pode ser muito grande, nem muito pequeno. 

Caso o produto fique balançando dentro da caixa, é importante que você preencha os espaços vazios com isopor, jornal ou outros tipos de materiais que possam absorver os impactos que acontecem durante o manuseio do pacote. 

embalagem para ecommerce

🚚 Leia também: Como fazer entregas de loja virtual [passo a passo].

2. Papel kraft

O papel kraft (ou papel pardo) é um material reciclável que também oferece uma grande durabilidade para os pacotes. Ele é usado para confecção de envelopes e sacolas. Seu uso é muito comum nos Ecommerces de moda, por exemplo. 

O uso do papel kraft é indicado para negócios que têm produtos mais resistentes, ou que não são tão delicados. Isso porque este é um material mais maleável, que não protege tanto dos impactos que o pacote sofre durante o processo de entrega. 

Por outro lado, esse material permite o embalo dos produtos sem desperdiçar nenhum espaço, o que pode ajudar a controlar o custo do frete. Uma solução que deixa o lojista e o cliente bem alegres, não é? 

Alguns dos produtos que podem ser embalados com papel kraft são livros, bijuterias, roupas, fotografias, revistas e mais. 

embalagem para ecommerce

3. Plástico bolha 

A partir de agora vamos falar sobre os elementos que completam a embalagem. O mais usado deles é, sem dúvidas, o plástico bolha. 

Este é um material maleável e resistente, que conta com pequenos bolsões de ar. Ele foi criado para preencher os espaços vazios da embalagem, absorvendo impactos e preservando o objeto. Ele é muito útil no embalo de produtos frágeis, como objetos de vidro e eletrônicos. 

Por ser feito de plástico, como o próprio nome diz, essa é uma opção pouco sustentável. Então se o seu Ecommerce tem essa pegada, é melhor evitar o uso do material. 

embalagem para ecommerce

4. Papel fragmentado 

Se você procura uma opção mais sustentável para preencher os espaços vazios das caixas, o papel fragmentado é uma alternativa incrível. Além de tudo isso, essa é uma opção mais barata que o plástico bolha, mas que apresenta a mesma eficiência. 

E você ainda pode usar o papel fragmentado nas cores da sua empresa, para fortalecer ainda mais a sua identidade visual. Interessante, não acha? 

embalagem para ecommerce

5. Envelopes plásticos de segurança

Os envelopes plásticos de segurança são uma excelente escolha para itens que precisam de mais proteção, seja contra água, umidade e violação durante o transporte. Cosumam ser feitos de polietileno resistente e algumas versões possuem uma camada de plástico bolha.

Esses envelopes são ideais para documentos importantes, produtos eletrônicos pequenos, acessórios e itens que precisam ser mantidos secos e seguros.

embalagem para ecommerce

Quais são as vantagens de ter boas embalagens para Ecommerce?

As embalagens para Ecommerce apresentam diversas vantagens tanto para os vendedores quanto para os clientes. Abaixo, vamos explicar os principais benefícios delas:

1. Proteção do produto

Como vimos, a embalagem para Ecommerce é especialmente projetada para proteger o produto durante o transporte. 

Os materiais utilizados na fabricação da embalagem são resistentes e duráveis, como papelão ondulado, plástico bolha e espuma, o que ajuda a evitar danos e prejuízos tanto para o cliente quanto para o vendedor. 

Além disso, a embalagem é importante para garantir que o produto chegue ao seu destino final em perfeitas condições.

2. Satisfação dos clientes

Uma embalagem de qualidade pode aumentar a satisfação do cliente com a compra. Isso porque a embalagem bem feita e personalizada transmite ao cliente a preocupação do vendedor em garantir a qualidade do produto e a experiência de compra do cliente. 

Uma embalagem bem elaborada pode ser uma forma de mostrar ao cliente que ele é valorizado pela empresa e que a empresa se preocupa com a experiência de compra dele.

3. Redução de custos

A embalagem para Ecommerce pode ajudar a reduzir custos com devoluções e trocas de produtos. 

Uma embalagem eficiente evita que o produto seja danificado durante o transporte, o que reduz as chances de que o produto seja devolvido ou trocado. 

Além disso, uma embalagem personalizada pode reduzir custos com etiquetas de envio, uma vez que informações como o endereço do cliente podem ser impressas diretamente na embalagem.

Leia também: Como fazer devolução de mercadoria: dicas, cuidados e mais

4. Valorização da marca

As embalagens para Ecommerce personalizadas ajudam a reforçar a identidade da marca. Uma embalagem personalizada com o logo ou paleta de cores da marca torna a empresa mais reconhecida e lembrada pelos clientes. 

Além disso, a personalização da embalagem pode ser uma forma de diferenciar a marca da concorrência e mostrar aos clientes que a empresa valoriza a qualidade do produto e a experiência de compra do cliente.

5. Possibilidade de inovação

Sim, investir em embalagens para Ecommerce oferece uma oportunidade única de inovação. Elas não precisam ser apenas caixas padrão ou envelopes simples… As embalagens podem ser projetadas de maneira criativa para destacar a marca e surpreender o cliente.

Fora o fato de que  a inovação nas embalagens pode ajudar a destacar a marca, gerando buzz nas redes sociais e aumentando o reconhecimento da marca. Bem interessante, não concorda?

6. Fidelização dos consumidores

Uma embalagem de qualidade pode ser um fator decisivo para a fidelização dos clientes porque transmite ao cliente a preocupação da empresa com a sua experiência de compra. 

Isso pode gerar uma sensação de satisfação e de valorização por parte do cliente, o que pode levá-lo a fazer indicações para amigos e familiares, além de também voltar a comprar na loja.

Como gastar menos com embalagens?

Pode não parecer, mas a embalagem para Ecommerce representa uma boa fatia dos custos de envio. A seguir, vamos dar algumas dicas de como você pode gastar menos com embalagens e otimizar essa área da sua empresa… 

A primeira delas é a seguinte: sempre que possível, opte por embalagens que sejam feitas de materiais leves. Ter esse cuidado vai fazer com que seus custos de frete diminuam e, consequentemente, você gaste menos por conta das embalagens.

Materiais como plástico bolha e cubos de isopor são boas maneiras de proteger os objetos sem adicionar muito peso ao pacote.

Além disso, também é importante ter uma boa relação com seus fornecedores. Isso é crucial para conseguir bons preços na compra de embalagens. Comprar no atacado também é uma opção, já que os preços costumam ser melhores.

Onde comprar embalagens para Ecommerce?

Os fornecedores de embalagem são muito importantes. E, assim como em outras áreas do Ecommerce, você não pode depender apenas de um. Ou seja, é interessante que você tenha várias opções de fornecedores para suas embalagens. 

A seguir, vamos listar alguns fornecedores de embalagens para Ecommerce, mas o encorajamos a fazer a sua própria pesquisa e decidir qual é o mais adequado para o seu negócio. Veja agora… 

  1. Embalaki;
  2. Casa do Papelão;
  3. Empório do Plástico;
  4. MHM Caixas;
  5. Caixas Net;
  6. NZB Embalagens;
  7. Embalagem Fácil;
  8. Embala Web.

Dicas para embrulhar os seus produtos

Agora que você já conhece a estratégia de marketing para aplicar nas embalagens de Ecommerce e os tipos que você pode usar, aqui vão umas dicas para melhorar a experiência do cliente com as embalagens:

1. Personalize a caixa

Como falamos lá no início, a ideia é colocar a identidade do seu negócio na embalagem e fazer com que isso cause impacto no cliente ao receber aquele pacote. 

A dica é você colocar características da sua marca na embalagem, como etiquetas com a logo, informações sobre os seus valores, dicas de uso, enfim… o que a sua imaginação permitir. 

O intuito é realmente deixar a embalagem com a cara da marca e fazer dela única!

A Farm, por exemplo, que é uma loja de roupas famosa por suas estampas, apostou em embalagens estampadas para suas caixas. As versões de suas embalagens para presente se tornaram tão populares entre os consumidores que algumas pessoas fazem projetos de artesanato com as embalagens. 

Outra forma de personalizar a sua embalagem é usando um cheiro especial. Dessa forma, o cliente vai ter uma experiência ainda mais sensorial no momento de abrir o pacote. Uma forma inteligente de marcar presença, não acha? 

2. Envie uma mensagem de agradecimento

Outra boa dica é enviar junto com o produto, uma mensagem de agradecimento. Esse é um cuidado extra especial para lojas pequenas. Muitas pessoas optam pelas lojas menores para ter acesso a esse tipo de personalização.

Você pode fazer uma carta de próprio punho, ou imprimir uma mensagem e apenas assinar. O importante é que o consumidor possa sentir o toque humano. Pode não parecer, mas isso faz toda a diferença… 

Essa estratégia firma a relação entre a marca e a empresa e mostra que por trás da sua loja, existem pessoas preocupadas com a experiência e todos os cuidados que envolvem a compra. 

É uma forma simples de posicionar a marca na mente do seu cliente e fidelizá-los. 

3. Ofereça brindes surpresas 

É sempre muito bom receber um brinde, ainda mais quando isso acontece de forma inesperada. Esse também pode ser um diferencial da experiência de compra do seu negócio. Os brindes, por mais simples que sejam, vão fazer a diferença para o cliente. 

Sugestão de brindes: 

  • Adesivos exclusivos da marca;
  • Chocolates, balas e outras guloseimas; 
  • Caneta;
  • Mini velas;
  • Amostras grátis de outros produtos;
  • Aromatizador; 
  • Gel antisséptico;
  • Cupons de desconto.

🎁 Aproveite para ler também: Ideias de brindes para clientes: 4 opções para alavancar a sua marca.

4. Coloque a nota fiscal ou a Declaração de Conteúdo dos Correios do lado de fora

Não se esqueça de fixar os documentos de envio do lado de fora da embalagem. Eles são essenciais para que o pacote chegue ao destinatário dentro do prazo. Além da etiqueta, é preciso também registrar qual é o conteúdo daquele pacote.

Isso pode ser feito por meio da nota fiscal ou da Declaração de Conteúdo dos Correios.

5. Mantenha a caixa pequena e leve

O peso da embalagem influencia muito o custo de envio do produto. Por isso, opte por materiais leves e use preenchimentos que sejam resistentes, mas que não adicionem tanto peso ao pacote. 

A caixa também deve ter as dimensões aproximadas do produto, sem sobrar muito espaço em seu interior. Além de evitar que o objeto se mova em excesso durante o manuseio, isso também faz com que você pague menos pelo envio. 

Com todas essas dicas, fica fácil aplicar as estratégias de marketing na embalagem para Ecommerce… 

Você vai não só proteger o seu produto e entregá-lo da maneira correta para o cliente, mas também vai proporcionar uma experiência de compra incrível e única, do jeitinho que a sua marca é! 💙

Mas tudo isso que falamos aqui é apenas uma parte das etapas que compõem um Ecommerce bem estruturado, proporcionando uma experiência de compra completa…

Conheça as etapas para um Ecommerce bem estruturado

Para que sua ideia de criar uma boa experiência de compra e fidelizar clientes funcione corretamente, precisa também dar atenção a outros pontos cruciais da estrutura do seu Ecommerce

E, para te ajudar a entender quais são esses pontos, nós criamos um checklist 100% gratuito com base no método de 6 etapas para planejar, criar e validar um Ecommerce do Zero.

Baixe agora mesmo o checklist gratuito e entenda se seu negócio está mesmo funcionando da forma certa para fidelizar seus clientes.

Perguntas Frequentes

Qual a melhor embalagem para Ecommerce?

A melhor embalagem para Ecommerce é aquela que protege o produto sem pesar muito e tendo o menor tamanho possível. O material também deve ser resistente e, de preferência, biodegradável.

Como fazer uma embalagem bonita para Ecommerce?

Para fazer uma embalagem bonita para Ecommerce, personalize o pacote com as cores e símbolos da sua marca. Esse é um cuidado que causa uma boa impressão nos clientes e favorece o branding da sua empresa.

Como gastar menos com embalagens?

Para gastar menos com embalagens foque em usar pacotes de tamanho reduzido e que pesem pouco. Uma boa alternativa é negociar com fornecedores e comprar os itens no atacado.

Qual a melhor embalagem para Ecommerce de bijuterias?

Uma boa embalagem para Ecommerce de bijuteria deve ser pequena e resistente, a fim de proteger os itens no manuseio até a entrega. Ela também pode ser personalizada com as cores da sua marca.