Se você quer fazer entregas eficientes e dentro do prazo, conhecer os diferentes tipos de transportadoras para Ecommerce é essencial. A entrega, afinal, é um dos pontos mais importantes para a experiência do cliente. Neste artigo, vamos te ajudar a escolher a melhor transportadora para o seu negócio!  

Segundo o relatório “Sondagem do TRC”, feito pelo IPTC (Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC), houve uma alta no volume transportado de 13,1% de novembro de 2022 a janeiro de 2023. Além disso, 81% das transportadoras que participaram da pesquisa apresentaram faturamento positivo no ano passado, com um aumento médio de 16%

Esse é um reflexo do aumento das compras online, que se popularizaram muito nos últimos anos. Com o fortalecimento do Ecommerce, houve uma grande entrada de competidores no mercado. 

Isso quer dizer que, se antes o cliente estava disposto a esperar mais pela chegada do seu produto, hoje ele pode simplesmente escolher o site de um concorrente para receber sua encomenda mais rápido. 

Somado a tudo isso, uma pesquisa da Easyship mostra que mais de 15% dos consumidores deixariam de comprar em uma loja de varejo depois de apenas uma entrega atrasada. E esse dado também pode ser observado em outras pesquisas de mercado… 

Por exemplo, um estudo da PWC mostrou que, na América Latina, quase 50% dos consumidores podem abandonar uma marca adorada depois de uma experiência ruim. 

Independentemente do seu segmento, uma coisa é certa: os clientes não estão mais comprando apenas um produto, mas uma experiência. E essa experiência precisa refletir a sua marca de ponta a ponta. 

Nesse contexto, entender qual a melhor transportadora para o seu Ecommerce se torna uma prioridade, certo? 

Pois é exatamente isso que vamos te ajudar a fazer agora…

O que é uma transportadora para Ecommerce?

Uma transportadora para Ecommerce é a empresa responsável por coletar o produto no estoque da varejista e entregá-lo ao cliente no menor tempo possível

Esse é um serviço essencial para Ecommerces, visto que a experiência de compra só está completa quando o consumidor recebe o produto em sua casa. 

Como destacamos no início deste artigo, o cenário do Ecommerce hoje – no Brasil e no mundo – é muito competitivo. 

Isso quer dizer que o cliente não está mais disposto a esperar por entregas demoradas. Além disso, sua tolerância para erros e atrasos na entrega é bem menor. 

Isso porque, em quase qualquer nicho de mercado, existem dezenas de empresas prontas para oferecer uma experiência de compra superior, o que inclui entregas mais baratas, e rápidas. 

Qual a melhor transportadora para Ecommerce? 40 opções confiáveis

A seguir, vamos mostrar uma lista com as 40 melhores transportadoras para Ecommerce disponíveis hoje do mercado. É possível que você já tenha ouvido falar de algumas delas… outras, certamente você vai conhecer agora. 

Veja só: 

1. Correios

Os Correios, empresa estatal brasileira, são uma opção clássica para Ecommerce no Brasil, oferecendo soluções logísticas abrangentes. 

Entre suas modalidades de envio, destacam-se o PAC, ideal para pequenos objetos com entregas não-urgentes; e o SEDEX, para entregas expressas, dispondo de variações como Sedex 12, Sedex 10 e Sedex Hoje, para entregas no mesmo dia da postagem. 

A empresa permite o cálculo online de fretes e fornece códigos de rastreamento, além de oferecer serviços de logística reversa. Uma desvantagem pode ser o custo mais elevado do Sedex em comparação ao PAC, o que pode levar clientes a optarem por entregas econômicas. 

A integração com plataformas de Ecommerce como a Nuvemshop facilita o uso desses serviços, com a possibilidade de cálculos automáticos de frete e outras funcionalidades​

📦 Leia também: Como enviar encomenda pelo Correio? Guia 2024 

2. Azul Cargo Express

Azul Cargo Express, uma divisão da companhia aérea brasileira Azul, tem se destacado no setor de Ecommerce com um modelo de logística ágil e extenso. 

A empresa oferece uma rede ampla de voos diários, cobrindo todo o Brasil, o que garante entregas rápidas e eficientes. Eles têm parcerias com grandes empresas de Ecommerce como Mercado Livre e Amazon, ressaltando sua capacidade de atender a uma vasta gama de clientes, desde grandes varejistas até consumidores individuais.

Um dos serviços inovadores da Azul Cargo Express é o Azul Box China, que promete reduzir significativamente os tempos de entrega de produtos comprados em lojas online chinesas, de 20 dias para cerca de cinco dias. 

A companhia também adaptou parte de sua frota para atender especificamente ao transporte de cargas, utilizando aeronaves modificadas para esse fim. Este foco no Ecommerce tem se mostrado uma fonte significativa de crescimento para a empresa, com um aumento expressivo na receita gerada por este segmento

3. Mandaê

Mandaê é uma solução de logística para Ecommerce que se destaca por sua tecnologia avançada e integração facilitada com plataformas de vendas online. 

Fundada em 2014, a Mandaê oferece um serviço completo que inclui a coleta, embalagem e envio de produtos. Utilizando algoritmos inteligentes, a empresa seleciona a melhor transportadora para cada envio, considerando aspectos como preço, prazo, modalidade de envio e região do destinatário. 

Isso resulta em uma redução de custos logísticos e aumento da qualidade das entregas.

A Mandaê também se destaca no rastreamento de encomendas, através da tecnologia Rastreaê, que usa inteligência artificial para prever e informar o status das remessas. 

Essa ferramenta permite que os clientes acompanhem suas encomendas em tempo real, melhorando a experiência de compra e diminuindo a necessidade de atendimento ao cliente relacionado a dúvidas sobre entregas.

4. Nuvem Envio

Nuvem Envio é uma solução de logística desenvolvida pela Nuvemshop, voltada para Ecommerce. Este serviço oferece duas modalidades principais: Nuvem Envio Go e Nuvem Envio Collect.

Veja as principais características de cada uma:

  • Nuvem Envio Go: indicado para lojas com até 200 pedidos por mês, essa modalidade permite a emissão de etiquetas pelo painel do Nuvem Envio. Os pacotes são levados pelo lojista a uma agência dos Correios, sem necessidade de pegar fila. Os custos de envio podem ser até 60% mais baixos do que os oferecidos nas agências dos Correios, e não há mensalidade, apenas o pagamento pelos envios realizados;
  • Nuvem Envio Collect: esta opção é ideal para lojas com mais de 200 pedidos por mês. Após a emissão das etiquetas pelo painel, a Nuvemshop faz a coleta das encomendas no local escolhido pelo lojista e escolhe a melhor transportadora para o envio. Essa modalidade está disponível nas principais cidades de São Paulo e Minas Gerais, com entrega para todo o país. O serviço oferece vantagens como custos competitivos em relação aos Correios e prazos de entrega mais rápidos.

Ambas as modalidades oferecem integração com múltiplas transportadoras e os Correios, proporcionando fretes mais baratos e uma gestão de envios otimizada. O pagamento das taxas de envio é centralizado e simplificado, sendo cobrado em uma fatura única​

5. ASAP Log

ASAP Log é uma empresa de logística brasileira que oferece serviços ágeis e eficientes tanto para consumidores quanto para varejistas. A empresa conta com uma equipe de milhares de funcionários, gerencia 28 centros de distribuição, 1 mil pontos de coleta em lojas e possui uma frota de 3 mil veículos. 

A empresa processa um volume significativo de pedidos, entregando cerca de 50 mil pacotes todos os dias. Isso inclui entregas de última milha, de lojas para as casas dos clientes. 

Entre seus clientes, a ASAP Log conta com grandes marcas varejistas e se apoia em tecnologia avançada para otimizar todo o ciclo logístico, desde o início até o fim. A empresa está focada em expandir sua rede mantendo altos níveis de eficiência e inovação.

6. DLog

A DLog é uma transportadora especializada em soluções logísticas para Ecommerce, oferecendo entregas em todo o território nacional. A empresa se destaca pelo seu sistema de rastreamento online, permitindo correção ou inserção de informações de entrega com facilidade. 

Além disso, a DLog oferece integração rápida com marketplaces, ERPs, gateways de fretes e plataformas de Ecommerce, podendo reduzir os gastos com fretes em até 40%

Outro diferencial é o serviço de coletas diárias sem taxas adicionais, ativado a partir de 20 volumes diários, e a empresa promete entregas rápidas e seguras, com seguro contra roubos, extravios e avarias​

7. Total Express

A Total Express é uma transportadora com uma abordagem completa e personalizada para soluções logísticas, atendendo desde pequenos a grandes negócios de varejo. 

Eles se destacam pela capacidade de realizar mais de 850 mil entregas por dia, cobrindo 3.500 municípios diretamente, incluindo 800 cidades com entrega expressa de até 48 horas. 

A Total Express também oferece uma experiência logística eficiente para Ecommerces, englobando desde a coleta até a entrega das encomendas. Para pequenos e médios negócios, a solução e-TOTAL apresenta um excelente custo-benefício, incluindo coleta domiciliar, postagem em pontos estratégicos (Total Points) e rastreamento de pedidos em tempo real.

8. Jadlog

A Jadlog é uma transportadora especializada em logística e transporte de cargas expressas fracionadas, com forte presença no setor de Ecommerce. A empresa, parte do grupo GeoPost, uma das maiores redes de entrega de encomendas internacionais da Europa, opera em mais de 150 países. 

A Jadlog oferece diversas soluções logísticas, incluindo transporte fracionado de carga expressa, ideal para empresas de Ecommerce buscando bom custo-benefício. A empresa também se destaca por sua logística reversa pós-venda, que é vital para qualquer negócio de Ecommerce, permitindo a devolução de encomendas recusadas ou reprovadas por um custo acessível.

Um dos seus serviços destacados é o Jadlog Predict, que informa o cliente sobre a previsão de entrega de sua encomenda, proporcionando maior comodidade e reduzindo o risco de devoluções. 

9. Braspress

A Braspress é uma transportadora que se destaca no cenário brasileiro por sua especialização em transporte para o Ecommerce. Com uma abrangência nacional, a empresa oferece soluções variadas de logística, incluindo transporte rodoviário e aéreo

A transportadora diferencia-se pela sua capacidade de lidar com um grande fluxo de encomendas tradicionais e B2B, proporcionando um serviço de entrega em domicílio eficiente.

A empresa possui uma frota própria de 2.890 veículos e uma equipe de mais de 9 mil funcionários, distribuídos em 106 filiais próprias por todo o país. 

Essa estrutura permite à Braspress oferecer entregas rápidas e confiáveis, mesmo para as localidades mais distantes. Além disso, a empresa conta com um diferencial tecnológico e de automação, garantindo eficiência e precisão nas entregas.

10. Kangu

A Kangu é uma plataforma inovadora no setor de logística para Ecommerce que conecta lojas virtuais, transportadoras e pontos de coleta para facilitar o envio e retirada de mercadorias. 

A plataforma tem como objetivo tornar as entregas acessíveis para todos os perfis de Ecommerces, incluindo microempreendedores individuais (MEIs) e grandes empresas. 

Fundada em 2019, a Kangu possui uma extensa rede de 2.500 pontos de coleta no Brasil, Colômbia e México.

Um dos principais diferenciais da Kangu é a sua capacidade de oferecer fretes mais baratos e sem burocracia. Os lojistas têm acesso a uma variedade de transportadoras parceiras, sem a necessidade de contratos ou volume mínimo de envios

Aqui estão algumas outras transportadoras para Ecommerce que também merecem a sua atenção

Então, já conhece alguma dessas transportadoras? Se sim, ótimo. Caso contrário, sem problemas…Saber quais são as melhores transportadoras para Ecommerce é crucial, mas a tarefa de escolher qual delas se encaixa no seu negócio não para por aqui. O próximo passo é conhecer os tipos existentes hoje no mercado. 

Tipos de transportadora para Ecommerce

Agora que você já sabe alguns dos principais nomes, vamos aos tipos de transportadoras. Cada um tem as suas especificidades… Observe:

1. Correios

Qual empreendedor não conhece os Correios, não é verdade? Os serviços da companhia têm grande abrangência no território nacional, o que facilita a vida de lojistas de diversos segmentos e cantos do país. 

Entre os principais serviços estão alguns, como: PAC, PAC Mini, SEDEX, SEDEX 10, SEDEX 12 e SEDEX Hoje.

Inclusive, no início dos negócios, um dos maiores desafios dos empreendedores é fazer o cálculo correto do frete na hora de vender. Neste artigo aqui nós ensinamos tudo sobre o tema: Aprenda Como calcular o frete dos Correios [Preço e Prazo]

2. Expressa

Como o próprio nome já diz, a transportadora expressa é aquela que faz entregas mais imediatas. Por conta da necessidade de urgência, normalmente os custos para os envios são um pouco mais elevados. 

Contar com uma transportadora que faça entregas de maneira expressa é importante, pois muitas vezes o cliente precisa que a encomenda chegue o mais rápido possível. 

Entre as principais modalidades de entregas expressas disponíveis hoje estão: 

  • Same day delivery (feitas no mesmo dia);
  • Next day delivery (realizadas no dia seguinte);
  • Super express delivery (efetuadas algumas horas após conclusão do pedido).

Um ponto importante é que todas elas precisam levar em conta a localização, principalmente a modalidade que envia o pacote horas depois da compra. 

A Loggi, a ASAP Log e outras fazem entregas expressas.

3. Transporte rodoviário

Quando o assunto é qual é a melhor transportadora para Ecommerce, não dá para deixar de fora o transporte rodoviário. Ele é o mais utilizado no Brasil, já que por aqui não há uma grande extensão ferroviária para a realização de entregas.

Esse tipo de transporte é vantajoso, pois permite o carregamento de grandes quantidades de mercadorias, abrangendo itens maiores e mais pesados. TNT e Braspress são alguns exemplos. 

4. Couriers

As transportadoras da modalidade Couriers fazem entregas rápidas com preços mais baixos. Também atuam com poucas restrições no que diz respeito ao peso e ao tamanho dos pacotes a serem transportados (diferentemente dos correios, por exemplo). 

Entre as Couriers que se destacam no mercado hoje estão: Total Express, Jadlog, Transfolha e Direct.

5. Especializada

No Ecommerce, há os mais variados tipos de produtos, não é verdade? E isso automaticamente pede por entregas mais personalizadas. Os medicamentos são bons exemplos nesse sentido. 

Assim, as transportadoras especializadas contam com veículos adaptados, colaboradores treinados, embalagens específicas, etc. Tudo para entregar os pedidos da maneira mais segura possível. 

Aproveite para ler: Guia Completo De Embalagem De Produto Para Ecommerce

6. Social delivery

O social delivery é feito por entregadores autônomos e, de certa forma, funciona de maneira colaborativa. 

É um tipo de transporte de encomendas relativamente novo no Brasil, mas que vem crescendo conforme o aumento das vendas online. 

7. Internacional

Vender produtos para clientes que moram em outros países é uma realidade. Tudo bem que não são todos os negócios que têm esse foco… mas a prática é possível sim. 

Para isso, é preciso contar com uma transportadora que faça os envios para fora do Brasil. E lembrar que existem alguns pontos que precisam ser levados em consideração na hora de contratar uma transportadora que realize entregas internacionais:

  • Legislação e impostos do país de destino;
  • Peso e dimensão dos produtos;
  • Demais proibições existentes em relação aos produtos.

Analisados esses pontos, sua loja virtual pode entregar para qualquer lugar do mundo com a transportadora certa para fazer isso. Basta você entender qual a melhor transportadora para Ecommerce nesse sentido. 

8. Pick up store, pick up point e locker

Esses não são necessariamente tipos de transportadoras para Ecommerce, mas merecem aparecer nesta lista. Eles são, na verdade, modalidades de envio. Mais precisamente, funcionam para retirada de pedidos. 

Veja a explicação para cada um deles a seguir:

  • Pick up store: diz respeito às unidades físicas de um negócio;
  • Pick up point: espaço em que o cliente pode retirar o pedido feito na loja online (normalmente, são lojas parceiras autorizadas a fazer isso);
  • Locker: armário inteligente que o consumidor recebe o acesso para pegar o seu pedido ali armazenado.

9. Dropshipping e Crossdocking

A mesma linha de raciocínio do item anterior faz sentido aqui. Tanto o dropshipping quanto o crossdocking são modelos logísticos bastante utilizados e que englobam essa questão das entregas de produtos. 

O dropshipping, no caso, funciona a partir da relação entre lojista e fornecedor, que fica responsável pelo armazenamento e envio dos pedidos realizados. 

Já no crossdocking, as encomendas são recebidas em um centro de distribuição e, depois, preparadas para serem despachadas e enviadas ao consumidor final.

Como funciona uma transportadora?

A transportadora é a responsável por cuidar da encomenda desde que ela sai do estoque da empresa até o momento em que ela é entregue para o cliente. E isso envolve uma série de processos. 

Vamos falar sobre eles agora… 

1. Manutenção da frota 

É papel da transportadora garantir que todos os equipamentos, máquinas e veículos envolvidos na entrega estejam bem conservados e prontos para uso

Isso evita que a transportadora tenha que fazer paradas não programadas em sua rotina, o que poderia prejudicar o prazo de entrega das encomendas. 

De forma bem resumida, existem três tipos de manutenção a serem feitas pela transportadora.

A primeira delas é a preventiva, que é utilizada para reduzir a probabilidade de falhas dos equipamentos; a preditiva, por sua vez, é usada em checagens periódicas; e a corretiva, que tem o objetivo de consertar o desgaste de peças e componentes que apresentaram falhas. 

2. Logística das cargas 

O cuidado com a logística das cargas serve para garantir, por exemplo, que produtos do mesmo pedido sejam enviados juntos. Ou que a encomenda de compradores que moram próximos um do outro – ou na mesma rota de entrega – estejam no mesmo veículo. 

Isso permite que a transportadora faça entregas mais rápidas, calculando a rota mais eficiente. Além disso, esse cuidado também evita o desperdício de recursos e o desgaste prematuro dos veículos. 

Com esse cuidado, é possível calcular despesas com combustível, o tempo que cada percurso leva e quais as possíveis paradas. 

3. Acompanhamento das entregas 

Também é papel da transportadora assegurar que todos os clientes recebam as suas encomendas em perfeito estado. Esse é um passo importante pois a qualidade das entregas reflete diretamente a satisfação do cliente com a empresa varejista. 

Em outras palavras, quando uma entrega atrasa ou não é feita de maneira cuidadosa, o cliente não vai reclamar com a transportadora, mas sim com a loja que vendeu o produto. Por isso, muitas transportadoras oferecem meios de rastrear compras, dando aos compradores mais segurança para comprar na internet. 

4. Cobrança de frete 

Como você pode perceber, o serviço de uma transportadora é um tanto complexo. E, por isso, nada mais justo que um valor seja cobrado, certo? 

Determinar quanto custa o envio de cada produto também é papel da transportadora. Esse processo é conhecido como cotação. Muitas empresas varejistas fazem dezenas de cotações diferentes antes de fechar com uma transportadora. 

Normalmente, a cotação leva em consideração fatores como peso e dimensões do produto, valor da mercadoria, distância do trajeto, equipamentos necessários para envio e mais. 

5. Gerenciamento de risco

Os produtos estão sujeitos à toda sorte de riscos enquanto se movimentam do seu estoque até a casa do cliente. Cargas podem ser perdidas, saqueadas ou avariadas – e é papel da transportadora cuidar para que isso não aconteça.

Uma forma de fazer isso é por meio do gerenciamento de risco.

O processo leva em consideração cuidados para prevenção de acidentes, uso de rotas seguras, adoção de medidas preventivas para incêndios, dentre outras eventualidades. Dessa forma, ao usar uma transportadora para Ecommerce, a sua empresa tem a certeza de que não vai sair no prejuízo, caso aconteça alguma coisa com os produtos. 

Resumindo, portanto, uma transportadora funciona da seguinte maneira:

  • É responsável pela manutenção da frota;
  • Precisa calcular a logística das cargas, traçando as melhores rotas;
  • Acompanha a entrega dos produtos de perto;
  • Faz a cobrança do frete;
  • É responsável pelo gerenciamento de risco.

Transportadoras ou Correios: qual o melhor?

Depende. Enquanto as transportadoras têm um serviço mais rápido e eficiente, os Correios costumam oferecer fretes mais baratos e com maior abrangência – sobretudo em pequenas cidades. 

Para te ajudar nessa escolha, vamos comparar as suas soluções agora… 

1. Custo do frete 

Os Correios têm serviços econômicos, como o PAC, que permite o envio de baixo custo para todo o Brasil. Essa é uma modalidade bem popular para pacotes que não têm urgência no envio. 

Também vale lembrar que Ecommerces podem fazer um contrato com os Correios, tendo acesso a tarifas diferenciadas e modalidades de entrega mais rápidas.  

No geral, os custos de transportadoras passam a ser mais vantajosos quando a sua empresa aumenta o volume de entregas. Por isso, os Correios são a opção mais usada por Ecommerces que estão começando. 

Leia também: Como fazer entregas de loja virtual [passo a passo].

2. Prazo de entrega

Nesse quesito, a vantagem vai para as transportadoras. Ainda que os Correios tenham serviços como o SEDEX e o SEDEX Hoje, as transportadoras para Ecommerce costumam ter prazos bem menores.  

3. Confiabilidade

Muitas pessoas gostam de atribuir uma má fama aos Correios, mas a verdade é que este é um serviço confiável e com uma ótima taxa de aproveitamento. É relativamente difícil ter um produto extraviado, roubado ou avariado durante a entrega com os Correios – ainda que isso possa acontecer, vez ou outra. 

De acordo com o levantamento NuvemCommerce 2022, o serviço da estatal é o meio de entregas único mais usado por lojistas da plataforma. 

Já quando falamos da confiabilidade de transportadoras, precisamos avançar com cautela. Por se tratarem de empresas independentes, é preciso fazer uma pesquisa ampla sobre a qualidade de seus serviços. Vamos falar mais sobre esse assunto daqui a alguns tópicos… 

4. Abrangência

Como um serviço nacional, os Correios têm uma abrangência muito grande, entregando para todo o Brasil. Incluindo cidades pequenas ou no interior do país. Sendo assim, o serviço estatal tem, sem dúvidas, uma abrangência maior. 

A área de atuação de uma transportadora pode variar. Algumas delas entregam apenas em determinadas regiões. 

Isso não é um problema se as entregas da sua empresa ainda não atingiram a abrangência nacional, portanto, vale a pena checar as opções de transportadoras que atuam perto de você. 

5. Estabilidade do serviço

Quem nunca teve uma encomenda atrasada por uma greve dos Correios

Bom… esse realmente é um risco que se corre ao depender do serviço na logística da sua empresa. Nesses casos, o atraso da entrega pode gerar frustração no cliente, mas a maioria deles vai entender a situação e não culpar a empresa responsável pela venda.

Por outro lado, as transportadoras são empresas privadas, nas quais as chances de greves e paralisações são bem menores. Nesse sentido, o serviço das transportadoras é bem mais estável. 

Existem, ainda, outros fatores que podem pesar na decisão por transportadoras ou os Correios, como a dimensão dos pacotes, os tipos de produtos transportados e a quantidade de encomendas enviadas. 

No final das contas, o papel do empreendedor é colocar os pontos fortes e fracos de cada uma das alternativas na balança e entender qual atende melhor os seus clientes. Esperamos que essa lista tenha te ajudado a sair da dúvida! 

Resumo: qual o melhor, transportadora ou Correios? 

A escolha entre transportadoras e os Correios depende de vários fatores. Os Correios oferecem fretes mais econômicos e têm ampla abrangência, ideal para pequenas cidades e negócios iniciantes. 

Transportadoras, por outro lado, são mais rápidas e eficientes, sendo melhores para volumes maiores e prazos de entrega reduzidos. 

A confiabilidade varia, com os Correios sendo confiáveis mas sujeitos a atrasos por greves, enquanto as transportadoras são mais estáveis mas exigem pesquisa para avaliar sua qualidade. Cada opção tem pontos fortes e fracos, e a decisão deve ser baseada nas necessidades específicas do negócio.

Como escolher transportadora para Ecommerce?

Neste ponto do artigo, você já conhece as principais opções do mercado, os tipos, como funcionam, etc. Agora, chegou o momento de entender como escolher transportadora para Ecommerce

Para isso, você precisa ficar atento a alguns fatores como:

  • Boa reputação;
  • Política para danos, extravios e roubos dos pacotes;
  • Cobertura satisfatória;
  • Preço do frete;
  • Localização da transportadora;
  • Capacidade da frota;
  • Possibilidade de rastreamento;
  • Integração com a sua loja virtual.

Veja agora, em detalhes, por que cada um desses elementos é importante:

1. Boa reputação 

A transportadora que você pensa em utilizar é bem avaliada? Antes de saber se realmente vai contar com os serviços dela, faça uma pesquisa aprofundada nesse sentido. 

Verifique se há comentários em sites de reclamações, como o Reclame Aqui, ou até mesmo converse com empresários que já tenham utilizado os serviços da transportadora. Isso pode te ajudar a evitar dores de cabeça na hora de trabalhar com uma dessas empresas.

2. Política para danos, extravios e roubos dos pacotes

Infelizmente, avarias, desvios, furtos e roubos de pacotes podem ocorrer ao longo do processo de envio. Por isso, contar com uma transportadora que forneça um suporte nesse sentido é fundamental. 

Por isso, fique atento não só ao protocolo da empresa em casos de roubos, extravio ou outros problemas do tipo, mas também aos valores de seguro cobrados para a preservação dos itens

3. Cobertura satisfatória

Na hora de saber como escolher transportadora para Ecommerce leve em consideração onde estão os seus clientes. A maioria está em apenas um estado? Ou há consumidores em várias regiões do país?

Feito isso, opte pela empresa que entregue encomendas nestes locais. Se preciso, trabalhe não apenas com uma transportadora, mas com duas ou mais

4. Preço do frete

O preço do frete é um dos principais pontos a serem observados na hora de saber quais são as melhores transportadoras para Ecommerce. Principalmente porque o valor pode mudar de acordo com o percurso, modalidade, tamanho e peso do pacote, embalagem, etc

Por isso, vale a pena fazer uma cotação com algumas transportadoras e também descobrir se a cobrança é feita por cota ou por cada envio.

5. Localização da transportadora

Você precisa pensar se a transportadora escolhida está, de fato, próxima ao estoque da sua empresa. Isso vai facilitar bastante o acesso entre vocês e, consequentemente, vai tornar as entregas mais rápidas e com custos de envio mais baixos. 

Lembre-se que não basta só escolher uma transportadora bem conceituada… é preciso optar por uma que facilite toda a rota logística.

6. Capacidade da frota

Quem trabalha no Ecommerce sabe bem o quanto as datas comemorativas têm o poder de impactar positivamente as vendas. Contudo, não contar com um bom serviço de entrega pode deixar o seu negócio em maus lençóis com os clientes nesses eventos (aliás, em qualquer dia do ano, não é verdade?).

Por isso, trabalhe com transportadoras que consigam suprir as necessidades do seu negócio. Os consumidores estão atentos e observam se as empresas conseguem entregar em um bom prazo até mesmo em períodos de alta demanda.

Um bônus nesse sentido é conhecer as principais datas comemorativas… Veja neste artigo: Calendário 2022: Monte o Planejamento do seu Ecommerce 

7. Possibilidade de rastreamento

Ter como rastrear o envio dos pedidos é importante tanto para o comprador quanto para o vendedor. Isso porque o cliente deseja que o pacote chegue dentro ou até mesmo antes do prazo… e você quer se certificar de que isso vai acontecer. 

Acredite, tudo isso faz a diferença para a boa experiência de compra dos clientes, aumentando as chances de eles voltarem a comprar com você

Aproveite para ler: Como a Entrega de Produtos impacta na Experiência de Compra Online?

8. Integração com a sua loja virtual

Parte crucial do processo de entender como escolher qual a melhor transportadora para Ecommerce é saber se a plataforma que você utiliza tem integração com as empresas parceiras.

Por exemplo: caso a sua plataforma seja a Nuvemshop, já dá para saber que ela tem integrações com várias transportadoras, como Total Express, ASAP Log, Loggi, etc. Fora os HUBs de frete, como Melhor Envio, Kangu e outros. 

Falamos da Nuvemshop, pois nós sempre indicamos as melhores opções para os nossos alunos… e essa plataforma é uma delas. Líder na América Latina, na Nuvemshop você pode começar gratuitamente e, depois, escolher um dos planos disponíveis contando com 25% de desconto na primeira mensalidade para leitores do EnP. 

Para aproveitar o benefício, clique neste link.

Como posso negociar melhores preços e condições com as transportadoras?

Negociar preços e condições com transportadoras pode ser um desafio, mas existem algumas estratégias que você pode adotar. A primeira delas é conhecer bem o seu negócio e entender quais são as suas necessidades de transporte, como volume de pacotes enviados e frequência das entregas. Com essas informações em mãos, você estará melhor preparado para negociar com as transportadoras.

Outra dica importante é manter um relacionamento próximo com as empresas de transporte que você trabalha. Mantenha contato frequente e mostre interesse em conhecer mais sobre os serviços oferecidos, bem como sobre as políticas de preços e condições de pagamento. 

Isso pode ajudá-lo a criar uma relação de confiança com as transportadoras e, consequentemente, obter melhores preços e condições.

Além disso, é importante estar sempre atento às promoções e descontos oferecidos pelas transportadoras. Muitas vezes, essas empresas fazem ofertas especiais para clientes fiéis ou para novos clientes que estão chegando ao mercado.

Por fim, não tenha medo de negociar. Muitas vezes, as transportadoras estão dispostas a negociar preços e condições de pagamento para conquistar novos clientes ou para manter os clientes atuais satisfeitos. Então, não hesite em apresentar suas necessidades e buscar as melhores condições para o seu negócio.

Quais são as vantagens de trabalhar com uma boa transportadora?

Nessa altura do artigo, certamente você já percebeu que ter uma entrega eficiente é indispensável para um empreendedor ter sucesso no Ecommerce. Mas podemos ir além neste assunto… 

Na verdade, trabalhar com uma boa transportadora gera vantagens como:

  • Entregas realmente eficientes e dentro do prazo;
  • Aumento da satisfação dos clientes;
  • Possibilidade de rastrear os pacotes;
  • Diminuição de erros e falhas no processo logístico;
  • Redução de custos;
  • Menos reclamações em canais de atendimento.

Como lidar com problemas na entrega?

Se você vende online, é possível que, em algum momento, ocorram problemas no processo de entrega, como atrasos ou extravios de pacotes. Nesses casos, é importante estar preparado para lidar com essas situações e minimizar os impactos negativos para o seu cliente.

A primeira coisa a fazer é entrar em contato com a transportadora responsável pela entrega para saber o que aconteceu e obter informações sobre o status do pacote.

Se for um atraso na entrega, verifique se há previsão de entrega e informe o cliente sobre a situação.

Agora, caso ocorra um extravio de pacote, é importante fazer um registro de ocorrência na transportadora e comunicar o cliente sobre o problema. Se o pacote estiver segurado, entre em contato com a seguradora para acionar o seguro e obter o reembolso.

Em qualquer situação, é importante manter o cliente informado sobre o andamento da entrega e oferecer alternativas, como reembolso ou reenvio do produto, caso seja necessário.

Lembre-se de que um bom atendimento ao cliente pode ajudar a minimizar os impactos negativos de um problema no processo de entrega.

Qual a melhor empresa para fazer entregas, afinal?

Existem ótimas opções de transportadoras disponíveis no mercado, mas decidir qual a melhor empresa para fazer entregas é algo que você vai ter que descobrir no dia a dia do seu negócio!

Isso porque é preciso observar vários fatores como: onde o seu público (ou a maior parte dele) está concentrado, a abrangência da transportadora, preços cobrados, políticas para casos de roubos… Ou seja, todos os itens que vimos anteriormente.  

Contudo, não dá para não citarmos que um bom caminho para os lojistas é contar com empresas como Melhor Envio e Kangu, por exemplo. Ambas têm parcerias com diversas transportadoras e oferecem uma lista de opções para cada envio, considerando pontos como custo do frete, tempo de entrega, etc. 

No final das contas, escolher a melhor transportadora para o seu Ecommerce é uma decisão que requer experiência e vivência no mercado. Mas não é sempre que a empresa tem tempo para aprender com os seus erros.

Afinal, o mercado está cada vez mais competitivo e oferecer uma experiência de entrega ruim pode custar não só a reputação da sua empresa, mas todo o negócio.

Se você quer pular a fase de aprender com os seus erros na logística e já começar com métodos validados, só existe um caminho: o conhecimento. E, nesse quesito, o Ecommerce na Prática é especialista.

Na masterclass "Logística eficiente e rentável para Ecommerce", Fabio Ludke, empresário e consultor de Ecommerce, divide alguns dos seus mais valiosos conhecimentos sobre logística. Você vai aprender sobre:

  • As especificidades da logística no Brasil;
  • Entendimento de cálculo de frete;
  • Como escolher parceiros logísticos;
  • Vantagens de pontos de postagens;
  • Estratégias de fretes para datas comemorativas;
  • Importância do pós-venda.

Para ter acesso à aula completa – e mais dezenas de cursos – assine o Ecommerce na Prática!

Clique aqui para começar:

Perguntas Frequentes

Quais são as melhores transportadoras para Ecommerce?

Entre as melhores transportadoras para Ecommerce estão: Correios; Azul Cargo Express; ASAP Log; DLog; B2Log; Total Express; Jadlog; Braspress; DHL; Kangu; Loggi; e outras.

Quais os tipos de transportadora para Ecommerce?

Os principais tipos de transportadoras são: Correios, Expressa, Transporte rodoviário, Couriers, Especializada, Social delivery, Internacional, Pick up store, pick up point e locker, e Dropshipping e Crossdocking.

Como escolher uma transportadora para Ecommerce?

Na hora de escolher uma transportadora, faça o seguinte: veja se a empresa tem boa reputação; verifique se há política para danos, extravios e roubos dos pacotes; certifique-se de que a cobertura é satisfatória; faça uma cotação do preço do frete; observe a localização da transportadora; analise a capacidade da frota. confira se há possibilidade de rastreamento; verifique se existe integração com a sua loja virtual.

Qual o melhor serviço de entrega para Ecommerce?

Não há uma resposta única para essa pergunta, pois depende das necessidades e do perfil de cada Ecommerce. Algumas boas opções incluem os serviços oferecidos pelos Correios, transportadoras como a Jadlog e a Total Express, e empresas de logística como a Loggi e a Mandaê.

Qual a melhor transportadora de encomendas?

Algumas das transportadoras mais bem avaliadas no Brasil incluem a Jadlog, a Total Express, a TNT, a Azul Cargo Express e a DHL. A escolha, no entanto, precisa levar em consideração as necessidades da sua empresa.