O PAC é um serviço de entrega fornecido pelos Correios que permite que empresas e empreendedores enviem seus produtos de forma econômica para seus clientes em todo o país. Quer entender melhor o que é PAC e como a modalidade funciona? Leia este artigo!

Quem empreende online sabe o quanto a qualidade dos envios faz toda a diferença para a satisfação do cliente e sucesso do negócio. Isso porque os consumidores estão cada vez mais atentos às condições de entrega na hora da compra, buscando sempre por prazos e custos menores. 

Um dos serviços que surge nesse cenário é justamente o PAC dos Correios, que se tornou um dos grandes aliados dos empreendedores, principalmente os de pequeno e médio porte. 

Ao longo deste artigo, nós vamos explicar o que é PAC, como ele funciona, como calcular e muito mais. Boa leitura!

O que é PAC?

PAC é sigla para “Prático, Acessível e Confiável” e diz respeito à modalidade de serviço de entrega mais básica dos Correios. Ele foi criado para atender às necessidades de envio de encomendas de maneira econômica, tornando-se uma opção popular tanto para empresas quanto para consumidores individuais.

A principal característica do PAC é o seu foco na economia de custos em relação a outras modalidades de entrega, como o SEDEX. Além disso, diferentemente delas, o prazo de entrega do PAC tende a ser um pouco mais longo, especialmente para destinos mais distantes.

Além disso, o PAC oferece a conveniência do rastreamento de encomendas, permitindo que remetente e destinatário acompanhem o status da entrega em tempo real. Isso ajuda a garantir a transparência e a segurança no processo de envio e recebimento de mercadorias.

Sendo assim, podemos dizer que o PAC é amplamente utilizado por empresas de comércio eletrônico e indivíduos que desejam enviar produtos e mercadorias em todo o Brasil.

4 BANNER BLOG - EDZ AULA

Como funciona o PAC dos Correios?

Depois de entender o que é PAC, chegou o momento de aprender como esse serviço dos Correios funciona na prática. Podemos explicar isso a partir de alguns pontos como os tipos de encomendas que podem ser enviadas, prazos de entrega e mais. 

Confira:

Quais encomendas podem ser enviadas por PAC?

É possível enviar qualquer tipo de encomenda por PAC, desde que o lojista cumpra alguns critérios, como:

  • 30 kg (cliente à vista) ou 50 kg (cliente com contrato, sob consulta de disponibilidade);
  • 100 centímetros de comprimento.

Na hora de entregar o pacote em uma agência dos Correios, é preciso anexar a nota fiscal ou a declaração de conteúdo na embalagem. Ao todo, são feitas 2 tentativas de entrega, que ocorrem apenas em dias úteis. E o valor segurado máximo é de R$3.000.

Lembrando que também existe a modalidade PAC Mini, que é destinada ao envio de encomendas menores. No caso, o peso máximo permitido é de 300g e as medidas são: 4 cm (altura) x 16 cm (largura) x 24 cm (comprimento). O valor é de até R$ 100,00 e Ad Valorem de 2%.

📦 Entenda se o seguro Correios vale a pena para sua empresa

Qual é o prazo de entrega do PAC?

O prazo de entrega do PAC é de 10 dias úteis, mas pode haver variações dependendo do local de origem e destino da encomenda. 

Na prática, isso significa que esse prazo é uma estimativa e que, em condições normais, a maioria das encomendas entregues pelo PAC deve chegar ao destinatário dentro desse intervalo de tempo.

Em caso de atrasos, o remetente pode solicitar uma indenização parcial do valor que pagou no ato da postagem. As condições para isso acontecer são as seguintes: 

  • Atraso de 1 a 5 dias: 5%;
  • Atraso de 6 a 10 dias: 10%;
  • Atraso acima de 10 dias: 15%.

Qual o horário de entrega dos Correios para PAC?

Os horários de entrega das encomendas enviadas via PAC é de 9h às 17h, mas eles podem mudar de acordo com a região. Vale lembrar também que, ao contrário das modalidades de entrega expressa dos Correios, o PAC só faz os envios em dias úteis, não aos finais de semana. 

Qual a diferença entre PAC e SEDEX?

As principais diferenças entre PAC e SEDEX são: limite de peso, prazo de entrega e preço. Para facilitar a compreensão, vamos mostrar as informações em uma tabela:

SEDEXPAC
Limite de tamanho100 cm100 cm
Limite de pesoSEDEX: 30 kg; SEDEX 10, SEDEX 12 e SEDEX Hoje: 10 kg30 kg (cliente à vista) ou 50 kg (cliente com contrato, consultar disponibilidade)
Prazo de entregaSEDEX: até 1 dia útil; SEDEX 10: até às 10h do dia útil seguinte à postagem; SEDEX 12: até o meio-dia do dia útil seguinte à postagem; SEDEX Hoje: mesmo diaAté 10 dias úteis
PreçoMais caro (vai depender da localização do envio e do peso do pacote)Mais barato (vai depender da localização e do peso do pacote)

Para quem vende online, vale a pena disponibilizar aos clientes ambas as opções de entrega, deixando a critério deles a decisão pela melhor opção. Explicamos mais sobre SEDEX e suas respectivas modalidades no artigo: O que é SEDEX? Saiba tudo sobre a entrega rápida dos Correios.

Como calcular o frete dos Correios para a encomenda PAC?

Para calcular o frete dos Correios para o PAC é preciso considerar as dimensões e o peso do objeto a ser enviado, além da distância entre os endereços do remetente e do destinatário

Uma opção viável é usar a calculadora de frete dos Correios. Nela, você deve inserir informações básicas como: data de postagem, CEPs de origem e destino, e o tipo de serviço.

o que é pac

🕐 Explicamos o passo a passo em detalhes no artigo: Entenda como calcular o frete dos Correios

Como fazer o rastreamento dos Correios para PAC?

Para fazer o rastreio de uma encomenda enviada por meio do PAC, basta acessar o site dos Correios e inserir o código de rastreamento. Todas as informações sobre o itinerário do pedido aparecerão na tela do dispositivo. 

Vale destacar que uma das práticas cruciais para se ter uma boa experiência de compra na sua loja é disponibilizar esse código para os clientes. Falamos isso porque os consumidores modernos estão cada vez mais exigentes, querendo praticidade e agilidade na hora de comprar online.  

Acompanhar o pedido mantém os compradores informados sobre onde os pacotes estão e quando eles vão chegar, diminuindo consideravelmente a ansiedade pela entrega.

O que é um PAC reverso?

O PAC reverso diz respeito à logística reversa, que nada mais é do que o processo feito quando o consumidor deseja fazer a troca ou a devolução de uma ou mais mercadorias compradas

No caso, o cliente não paga por esse retorno do pacote. A loja é que fica responsável tanto por liberar nas agências dos Correios a nova etiqueta e também pelos custos envolvidos. 

Quando vale a pena usar o PAC dos Correios?

O uso do PAC dos Correios pode ser vantajoso em diversas situações, especialmente para empreendedores que buscam equilibrar custos de envio e prazos de entrega. 

Uma das principais situações em que vale a pena considerar o uso do PAC é quando seus clientes não têm pressa na entrega dos produtos. Além disso, o PAC tem uma ampla cobertura geográfica, o que o torna adequado para envios para todo o Brasil. 

Saber sobre PAC e demais modalidades de entrega é importante porque a logística é o coração de um negócio. Se ela não estiver bem estruturada, certamente as finanças sentirão um impacto negativo…

Por isso, quanto mais você souber sobre a estruturação e funcionamento de um negócio, melhores serão os seus resultados!

E para te ajudar nisso, nós criamos a aula gratuita Ecommerce do Zero

Nela, você vai aprender tudo que há por trás de um negócio digital milionário e como dar os seus primeiros passos para chegar nesse patamar de lucratividade.

Essa é uma aula exclusiva, ministrada por Bruno de Oliveira, fundador de um negócio milionário: o Ecommerce na Prática…

Para se inscrever e assistir agora, clique aqui: 

Perguntas Frequentes

O que é PAC?

PAC é sigla para “Prático, Acessível e Confiável” e diz respeito à modalidade de serviço de entrega mais básica dos Correios. Ele foi criado para atender às necessidades de envio de encomendas de maneira econômica, tornando-se uma opção popular tanto para empresas quanto para consumidores individuais.

Como calcular o frete dos Correios para a encomenda PAC?

Uma opção viável é usar a calculadora de frete dos Correios. Nela, você deve inserir informações básicas como: data de postagem, CEPs de origem e destino, e o tipo de serviço.

Como fazer o rastreamento dos Correios para PAC?

Para fazer o rastreio de uma encomenda enviada por meio do PAC, basta acessar o site dos Correios e inserir o código de rastreamento. Todas as informações sobre o itinerário do pedido aparecerão na tela do dispositivo.

O que é um PAC reverso?

O PAC reverso diz respeito à logística reversa, que nada mais é do que o processo feito quando o consumidor deseja fazer a troca ou a devolução de uma ou mais mercadorias compradas.