Transformar a logística de um negócio online em um processo tranquilo e eficiente pode parecer um sonho distante para muitos empreendedores. Porém, com o Nuvem Envio, essa realidade está ao alcance da sua mão. Mas afinal, o que é o Nuvem Envio e como ele pode tornar a vida dos lojistas virtuais mais fácil e lucrativa?

Nuvem Envio é uma ferramenta poderosa que tem o propósito de auxiliar empreendedores a gerir e otimizar o envio de seus produtos. Através dela, é possível diminuir prazos, simplificar processos e ainda proporcionar aos seus clientes uma experiência de compra ainda melhor.

Mas como funciona o Nuvem Envio? Quais são seus benefícios? E como configurá-lo na sua loja virtual? Neste artigo, iremos explorar esses temas e muitos outros, indo desde os conceitos até os aspectos mais práticos. 

Se você deseja aprimorar a logística do seu negócio online, melhorar a experiência de seus clientes e potencializar seus resultados, continue lendo…

O que é o Nuvem Envio?

O Nuvem Envio é um aplicativo de logística fornecido pela maior plataforma de Ecommerce da América Latina, a Nuvemshop. Essencialmente, ele permite a centralização da gestão logística de uma loja online no próprio painel da Nuvemshop. 

Mas por que você deveria considerar o Nuvem Envio para a sua loja virtual? Esta ferramenta oferece suporte especializado, assegurado pela equipe da Nuvemshop, e integração direta com os Correios, proporcionando vantagens exclusivas. 

Com  Nuvem Envio, lojistas têm acesso a um frete mais barato, a capacidade de rastrear as remessas e ainda por cima economizar tempo valioso – tudo isso de maneira simples e direta.

A integração do Nuvem Envio com a sua loja virtual não só agiliza o processo logístico, mas também torna a experiência de compra do cliente mais satisfatória. Afinal, quem não apreciaria um serviço de entrega eficiente e economicamente vantajoso? Portanto, pode-se dizer que o Nuvem Envio é mais do que um serviço logístico – é uma ferramenta para potencializar o seu Ecommerce.

Atualmente, o Nuvem Envio funciona a partir de duas modalidades, o Nuvem Envio Collect e o Nuvem Envio Go. Vamos explicar cada uma delas aqui: 

Nuvem Envio Collect 

O Nuvem Envio Collect é uma modalidade do serviço de logística disponibilizado pela Nuvemshop. A ferramenta está disponível nas principais cidades de São Paulo e Minas Gerais e com capacidade de entrega para todo o Brasil.

O diferencial desse serviço está em seu algoritmo, que seleciona a transportadora mais adequada para cada venda, levando em consideração tanto o prazo quanto o custo. 

O Nuvem Envio Collect coleta os pacotes diretamente com o lojista, evitando assim a dependência de transportadoras e marketplaces, o que pode ser particularmente conveniente para alguns negócios. 

Por meio do painel do Nuvem Envio, é possível emitir etiquetas, fazer a gestão das vendas e acompanhar todo o processo. Tudo isso com prazos mais competitivos do que os oferecidos pelos Correios.

O Nuvem Envio Collect é uma ferramenta robusta que auxilia na gestão eficiente do seu Ecommerce, permitindo que você se concentre no que realmente importa: o desenvolvimento do seu Ecommerce

Este serviço é especialmente recomendado para lojas com mais de 200 pedidos por mês, indicando assim sua eficácia para negócios em expansão.

Nuvem Envio Go

O Nuvem Envio Go é um serviço que oferece uma modalidade de entrega expressa. Esta opção permite que lojistas efetuem entregas no mesmo dia ou no dia seguinte, dependendo da localização do cliente, facilitando assim a rapidez e eficiência no processo de entrega.

A modalidade está disponível para todas as lojas que possuem acesso ao Nuvem Envio. O serviço apresenta custos até 40% mais baixos comparados ao envio direto pelos Correios. O processo é simples: você emite as etiquetas pelo painel do Nuvem Envio e leva os pacotes a uma agência dos Correios sem precisar enfrentar filas. 

Em resumo, o Nuvem Envio Go é um meio de agilizar as entregas e aumentar a eficiência do seu Ecommerce. Esta solução é especialmente indicada para lojas com até 200 pedidos por mês, refletindo sua adequação para pequenas e médias empresas que buscam melhorar seus processos logísticos.

💡 Leia também: Nuvemshop é bom? Vale a pena? Veja planos e como criar sua loja 

Como funciona o Nuvem Envio?

Como você já sabe, o Nuvem Envio foi criado para simplificar a gestão dos pedidos de uma loja virtual e tornar o envio das encomendas mais descomplicado. A funcionalidade é integrada à plataforma da loja, o que possibilita gerenciar todas as operações logísticas de um único lugar.

Usar o Nuvem Envio é muito simples: após a venda de um produto, o lojista emite as etiquetas de envio pelo painel da plataforma. Esse sistema é diretamente integrado aos Correios, permitindo ao lojista escolher a melhor opção de frete para cada venda, tendo em vista as particularidades de cada envio. 

É importante destacar que o Nuvem Envio oferece suporte especializado, assegurado pela equipe da Nuvemshop, para garantir um fluxo de trabalho sem interrupções.

Como já destacamos, o Nuvem Envio é subdividido em 2 modalidades, para melhor atender às necessidades específicas de cada negócio: Nuvem Envio Go, para entregas expressas realizadas no mesmo dia ou no dia seguinte, dependendo da localização do cliente; e Nuvem Envio Collect, em que os pacotes são coletados diretamente com os lojistas, proporcionando maior conveniência. 

Você pode escolher a modalidade que mais se encaixa ao perfil da sua loja virtual!

As vantagens do Nuvem Envio 

Avançar no universo do Ecommerce demanda estratégias inteligentes e recursos que otimizem o processo de vendas. Nesse cenário, o Nuvem Envio surge como um aliado de peso para o empreendedor, oferecendo uma gama de vantagens. Mas quais são elas? Vamos desvendar cada uma delas para você: 

1. Fretes mais baratos

A economia é uma das grandes metas de qualquer empreendedor e, no Ecommerce, o frete pode representar um custo significativo. Neste aspecto, o Nuvem Envio se destaca por oferecer uma vantagem fundamental: a redução de custo de frete.

Isso é possível porque a ferramenta oferece uma integração direta com os Correios e  diversas transportadoras. Dessa forma, o serviço consegue garantir preços mais competitivos para os envios, se comparado ao que seria negociado individualmente por cada lojista

Vale lembrar que a redução do custo de frete contribui para a otimização das margens de lucro do negócio, o que é essencial para a sua sustentabilidade e crescimento.

💡 E já que falamos sobre frete, você pode gostar deste artigo também: Como colocar o valor do frete no produto? Veja o cálculo 

2. Prazos de entrega mais curtos

Em um mundo cada vez mais digital, a tecnologia desempenha um papel crucial na otimização de processos. E, na logística, isso não poderia ser diferente. 

No caso do Nuvem Envio, isso é evidente na utilização de algoritmos inteligentes para a seleção das melhores opções de transportadoras.

Ao contrário do que ocorreria em um processo manual, esses algoritmos são capazes de analisar uma quantidade enorme de dados em tempo real. Eles levam em consideração fatores como o destino da entrega, o tamanho e o peso do pacote e a reputação da transportadora.

Isso não só garante a eficiência do processo, mas também tem um impacto direto na velocidade de entrega. Ao optar pela transportadora mais adequada, o Nuvem Envio é capaz de oferecer prazos de entrega mais competitivos. 

E sabemos o quanto um prazo de entrega rápido pode ser fator que pesa na decisão de compra, não é? 

3. Rastreamento de ponta a ponta 

Saber exatamente onde está uma encomenda e quando ela chegará ao seu destino é um aspecto fundamental da compra online, tanto para o empreendedor quanto para o cliente. Com o Nuvem Envio, essa tarefa fica muito mais fácil através do monitoramento de encomendas.

Esse recurso permite que o vendedor e o comprador rastreiem o trajeto do pacote, desde a saída do local de origem até a chegada ao destino final. 

Este monitoramento constante oferece segurança e transparência, eliminando incertezas e criando uma sensação de controle sobre a compra. Para o empreendedor, facilita o gerenciamento dos pedidos e a prestação de um atendimento ao cliente mais eficaz, ao passo que para o consumidor proporciona uma experiência de compra mais satisfatória.

4. Gestão centralizada

Gerenciar uma operação de Ecommerce envolve lidar com uma variedade de tarefas e processos. A gestão logística, por si só, pode demandar um grande esforço, com várias etapas a serem acompanhadas. Nesse contexto, a gestão centralizada oferecida pelo Nuvem Envio surge como uma solução eficaz para simplificar e otimizar o fluxo de trabalho do empreendedor.

Com a funcionalidade, você pode administrar todas as variáveis de envio diretamente no painel da Nuvemshop. 

Mas por que a gestão centralizada é uma vantagem? Temos alguns argumentos: 

  • Primeiro, ela torna a gestão logística mais eficiente, uma vez que evita que o vendedor precise saltar entre diferentes plataformas ou serviços;
  • Segundo, facilita o acesso a informações importantes sobre os envios, que ficam sempre à mão para consultas rápidas ou tomadas de decisão; 
  • Terceiro, permite que o empreendedor se concentre em outros aspectos importantes do negócio, como estratégias de venda e atendimento ao cliente.

5. Evita fila nos Correios

Quem já precisou fazer um envio pelos Correios, sobretudo em dias de grande movimento, sabe como a espera pode ser frustrante.

Aqui é onde a Nuvem Envio entra em cena, trazendo uma grande vantagem: a possibilidade de realizar o envio nas agências dos Correios sem pegar fila

Isso significa que os lojistas podem economizar tempo precioso, que pode ser melhor utilizado para focar em outras áreas do negócio, como estratégias de marketing, atendimento ao cliente ou mesmo expansão do catálogo de produtos.

6. Coleta de encomendas

Muitas vezes, o processo de entrega envolve levar os pacotes até a transportadora ou a agências dos Correios – por isso uma das principais vantagens do Nuvem Envio é a coleta das encomendas diretamente com os lojistas. 

Isso significa que, ao invés do lojista ter que ir até a agência dos Correios ou transportadora, é a equipe do Nuvem Envio que vai até a sua loja ou estoque, coletando as encomendas e as transportando para o centro de distribuição. Interessante, não concorda? 

7. Suporte direto

A comunicação eficiente e o suporte adequado são fatores cruciais para qualquer empreendedor que vende online. Entender e resolver questões técnicas ou logísticas rapidamente pode ser a diferença entre uma venda bem-sucedida e um cliente insatisfeito. 

Por isso, quando você se torna cliente da Nuvem Envio, passa a ter acesso ao suporte especializado da Nuvemshop, que está preparado para auxiliá-lo em todas as etapas do processo de venda online, desde a gestão de pedidos até o envio das encomendas. 

Além disso, os clientes do Nuvem Envio Go têm direito a um atendimento exclusivo. Essa estrutura de suporte multifacetada mostra o compromisso da Nuvem Envio com a satisfação do cliente. 

Como configurar o Nuvem Envio na sua loja virtual? 

Configurar o Nuvem Envio na sua loja virtual é um processo que pode ser dividido em três etapas principais. Vamos explorá-las em detalhes.

1. Confirmação do endereço de envio

O endereço de envio é o local de onde os seus pedidos serão enviados. Este endereço será usado para preencher a informação do remetente nas etiquetas de envio.

Para configurá-lo, acesse o painel administrador da sua loja e siga o caminho "Configurações > Formas de entrega"

Com a opção "Meio de envio" selecionada, clique em "Editar centros de distribuição". Uma nova janela será aberta, onde você poderá preencher ou confirmar o CEP do local de envio dos seus produtos. 

Com o CEP preenchido, a plataforma completará automaticamente os outros campos. Basta informar o nome do local, número e complemento, caso haja, e clicar em "Salvar".

2. Configuração das informações de remetente

Para que as etiquetas de envio sejam geradas corretamente, é necessário garantir que as informações do remetente estejam corretas

No painel administrador da sua loja, clique em "Minha Conta", no canto superior direito, e então clique em "Histórico de faturas" e em "Configurar".

Uma nova janela será aberta com as informações do seu negócio. Nela, você deve preencher ou revisar o campo "Nome/Razão Social" com o nome da sua loja, da maneira como deseja que apareça nas etiquetas de envio. Também revise o campo "CPF/CNPJ" para confirmar se as informações estão corretas.

3. Ativação do Nuvem Envio

Após a instalação do Nuvem Envio, será necessário configurar as modalidades de envio que serão oferecidas aos seus clientes. No painel administrador da sua loja, siga o caminho "Configurações > Formas de entrega". Na seção "Entregas no Brasil", localize o Nuvem Envio e clique em "Editar".

Você verá uma página com todas as modalidades já ativadas, mas você pode alterar essa configuração clicando na caixa de seleção ao lado do nome da opção. Você também tem a opção de ativar a modalidade de envio Correios Mini via Nuvem Envio, que possui requisitos específicos para as dimensões e peso da embalagem.

Para cada modalidade, você pode configurar custos adicionais, dias adicionais e a opção de oferecer a modalidade para produtos com frete grátis. Depois de fazer todas as configurações, clique em "Salvar alterações" no final da página.

Quanto custa usar o Nuvem Envio?

Não existe uma mensalidade ou custo fixo para utilizar os serviços do Nuvem Envio. O modelo de cobrança do Nuvem Envio é baseado em uma taxa de intermediação que é adicionada diretamente ao valor do frete, sem adicionar qualquer valor extra na sua fatura. 

A cobrança é efetuada apenas quando um pedido é despachado através do aplicativo. Vale destacar que, quanto mais você utiliza o Nuvem Envio para despachar suas encomendas, menor se torna a taxa de intermediação.

O pagamento dos seus envios é feito diretamente para a Nuvemshop, eliminando a necessidade de fazer qualquer pagamento adicional nos Correios no momento da postagem. 

Também lembramos que a fatura dos envios é disponibilizada no início do mês subsequente à utilização, referindo-se ao período de uso do dia 01 até o último dia do mês anterior.

No painel de pagamentos, você consegue acompanhar o valor de cada pedido conforme realiza o despacho na agência. 

Como é calculado o valor da fatura do Nuvem Envio?

O valor da fatura do Nuvem Envio é calculado com base nos envios que são exibidos no painel de Envios do Nuvem Envio, logo após a geração do código de rastreio. Este valor é composto pela soma do valor de cotação mais o status de provisionado.

Aqui vão algumas informações importantes: 

  • O "valor de cotação" é o resultado da consulta feita na transportadora, que leva em conta o CEP de origem e destino, o peso e as dimensões dos produtos, somado à taxa do serviço de Nuvem Envio quando o pedido é fechado na loja;
  • O status "provisionado" refere-se ao status de um envio que ainda não possui o valor final da transportadora, o qual pode ser alterado até o fechamento do ciclo. O valor exibido inicialmente é o da cotação.

É importante frisar que, ao despachar o envio na transportadora, é feita uma nova verificação para confirmar se o peso e as dimensões estão corretos, de acordo com as informações cadastradas no produto. 

Caso haja qualquer divergência entre esses valores, o cálculo da transportadora será considerado para a cobrança na fatura do Nuvem Envio. Assim que a transportadora confirma o recebimento do envio, o status muda para "faturado" e o valor da coluna "Valor final" é preenchido com o que será cobrado no ciclo.

É possível usar contrato dos Correios com o Nuvem Envio?

Sim! Se você possui um contrato próprio com os Correios e deseja usar na sua loja Nuvemshop, é possível fazer isso por meio do Nuvem Envio. Para ativar a funcionalidade, siga os seguintes passos:

  1. Acesse o painel administrador Nuvemshop;
  2. Siga pelo caminho "Nuvem Envio > Lista de envios";
  3. Uma vez dentro, clique em "Mais opções > Configurações";
  4. Na tela a seguir, clique em "Editar" da seção Preferências;
  5. Na seção Nuvem Envio Go, clique na opção "Contrato próprio" dentro da seção Tipo de Contrato Correios;
  6. Em seguida, você deve informar os dados do seu contrato com os Correios;
  7. Clique em "Salvar contrato";
  8. Clique no "Salvar" da tela de Preferências também.

Essa funcionalidade não está disponível para clientes do Plano Começo da Nuvemshop, que é gratuito. Para saber mais, visite nosso review da Nuvemshop.

Preparado para enviar suas encomendas sem complicação?

Esperamos que todas as informações compartilhadas neste artigo tenham sido úteis, evidenciando todos os benefícios e a facilidade de utilizar o Nuvem Envio.

Sabemos que a gestão de frete pode ser um desafio para muitos negócios online, mas, com o serviço, você terá em mãos uma ferramenta poderosa que tornará essa tarefa muito mais simples e eficaz.

Acreditamos que cada detalhe conta na experiência do cliente, e o envio rápido e sem complicações é um grande passo para conquistar a satisfação e a fidelidade dos seus compradores.

E, para aproveitar todas essas vantagens, convidamos você a fazer parte da Nuvemshop – a maior plataforma de Ecommerce da América Latina. 

Ao optar pela Nuvemshop, você estará não só escolhendo uma solução para seus envios, mas também se unindo a uma plataforma completa, com uma variedade de recursos projetados para fazer o seu negócio prosperar.

Para começar a vender na Nuvemshop, clique aqui: 

Perguntas Frequentes

O que é o Nuvem Envio?

O Nuvem Envio é um aplicativo de logística fornecido pela maior plataforma de Ecommerce da América Latina, a Nuvemshop. Essencialmente, ele permite a centralização da gestão logística de uma loja online no próprio painel da Nuvemshop.

Como funciona o Nuvem Envio?

Como você já sabe, o Nuvem Envio foi criado para simplificar a gestão dos pedidos de uma loja virtual e tornar o envio das encomendas mais descomplicado. A funcionalidade é integrada à plataforma da loja, o que possibilita gerenciar todas as operações logísticas de um único lugar.

Quais as vantagens do Nuvem Envio?

O Nuvem Envio oferece uma plataforma integrada de logística, com cotações automáticas de frete, seleção inteligente de transportadoras, monitoramento de encomendas, gestão centralizada, sem filas nos Correios, coleta de encomendas e suporte especializado em diferentes canais.

Quanto custa usar o Nuvem Envio?

Não existe uma mensalidade ou custo fixo para utilizar os serviços do Nuvem Envio. O modelo de cobrança do Nuvem Envio é baseado em uma taxa de intermediação que é adicionada diretamente ao valor do frete, sem adicionar qualquer valor extra na sua fatura.