A satisfação na jornada de compra do cliente de Ecommerce passa, necessariamente, pelo processo logístico. Por isso, trabalhar no comércio virtual exige que o empreendedor tenha olhos atentos ao sistema de separação e entrega dos produtos vendidos, ou seja, à Logística Integrada.

Neste mês de novembro, em que ocorre a maior campanha de vendas online, a Black Friday, é importante estar com o processo de logística integrado ao seu sistema de gestão.

O principal objetivo dessa organização é facilitar as vendas e manter, ao mesmo tempo, a organização interna do seu negócio para fidelizar seus clientes e gerar boas experiências.

As marcas buscam estabelecer conexões próximas e gratificantes aos consumidores, e engana-se quem ainda pensa que o melhor preço é quem efetiva as vendas.

Além da reputação da loja, o prazo de entrega é fator determinante. 

O que é Logística Integrada?

Para atender essas demandas, surgiu a logística integrada, cujo foco é otimizar processos e resultados, integrando pessoas e departamentos da empresa.

A logística integrada cuida dos processos logísticos de maneira integral, estimulando atividades e integrando toda a cadeia produtiva: desde a origem dos produtos com os fornecedores até a entrega para o cliente final.

De forma prática, é ter processos bem alinhados, otimizando a comunicação entre as partes e o rendimento da produtividade.

Como funciona a Logística Integrada? 

A logística integrada trabalha com a união entre as áreas, para garantir mais agilidade e praticidade nas operações.

Desta forma, o empreendedor passa a compartilhar as informações e tomar decisões mais assertivas para o negócio.

Por exemplo: o estoque fornece informações ao setor de compras para avaliar a necessidade de comprar mais produtos.

Em seguida, isso é repassado para os fornecedores, que cuidam daquilo que a empresa necessita, assim como os prazos para a entrega.

Por fim, as transportadoras recebem as informações dos pedidos dos clientes e realizam a entrega até uma data predeterminada.

É um ciclo de desenvolvimento ativo, onde a interligação dos setores e a unificação das informações passam pelo mesmo sistema. 

Benefícios da Logística Integrada

Um dos principais benefícios da logística integrada é o controle sobre o fluxo de produtos e processos.

O gestor pode acompanhar as atividades de uma ponta até a outra: do momento em que o fornecedor libera os produtos até a entrega ao cliente final.

Esta organização interna também representa uma melhoria nos índices de produtividade e nas atividades operacionais, inclusive nos processos de logística para e-commerce.

Confira algumas dicas importantes:

  1. Organize o fluxo: Um ponto importante é atentar a entrada e saída de matéria prima ou de produtos. Isso evita desperdício e ameniza o excesso de estoque. Também é importante fazer o controle dos prazos para as chegadas dos itens no tempo ideal. Dessa forma, é possível garantir a qualidade em todo o processo, como a saída da mercadoria nos centros de armazenagem e transporte.
  1. Cuidado nas demandas: É preciso mapear todos os pedidos do negócio, a fim de identificar esquemas benéficos para o processo logístico. Uma dica é antecipar a demanda dos clientes e entender o perfil do seu consumidor. Assim, você consegue atender as exigências do público e mantém os estoques sempre abastecidos.
  1. Transporte e distribuição: O trânsito da mercadoria é capaz de agregar valor aos seus serviços, assim como um diferencial competitivo para a sua empresa. Por isso, é fundamental ter um planejamento de entregas e distribuição. Desde o cuidado com a agilidade e qualidade do transporte, assim como as rotas e dos prazos para as entregas da mercadoria. Esses cuidados devem aparecer em todas as etapas do deslocamento das mercadorias. 

Sistema de gestão ERP para Logística Integrada

Integrar as áreas torna a rotina de trabalho mais fluida, beneficiando todos os elos envolvidos.

Manter a operação logística integrada é possível com a utilização de um sistema de gestão ERP.

Desta forma, é possível controlar os processos de maneira dinâmica, eficiente e integrada com outros departamentos da empresa.

Através do ERP, é possível criar um planejamento eficiente, fazer cotação de preços e prazos de frete, controlar entrega de produtos e otimizar o tempo.

Se ainda não é cliente Bling, faça um teste grátis por 30 dias e confira na prática os benefícios e as facilidades que um sistema de gestão ERP online, descomplicado e eficiente pode fazer pelo seu negócio.