A Nuvemshop é referência quando o assunto é a construção e gestão de uma loja no ambiente virtual. Por isso, se você quer saber como funciona a Nuvemshop, este artigo é para você!

Quem acompanha o mercado do varejo como um todo sabe que a Nuvemshop é uma das principais plataformas de Ecommerce do mercado e tem se destacado por oferecer uma solução completa e acessível para empreendedores de todos os tipos. 

Mas como exatamente a Nuvemshop funciona e quais recursos ela disponibiliza para seus lojistas?

Neste artigo, exploraremos os detalhes dessa plataforma, revelando como ela permite que indivíduos e empresas criem e gerenciem suas lojas virtuais com facilidade…

Vamos explicar desde sua abordagem intuitiva a funcionalidades avançadas. Preparado? Vamos começar este guia sobre como funciona  a Nuvemshop!

O que é Nuvemshop?

A Nuvemshop é uma plataforma de Ecommerce que permite a qualquer pessoa criar sua própria loja virtual de forma rápida e simples, sem a necessidade de conhecimentos avançados em programação ou design. 

Com mais de 110 mil lojistas em toda a América Latina, a plataforma é líder de seu segmento e oferece uma variedade de recursos e ferramentas para ajudar empreendedores, desde os iniciantes até os mais experientes que querem alavancar seus negócios.

A empresa ganhou o Prêmio ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) de melhor plataforma de Ecommerce por três vezes, em 2017, 2019 e 2020. Em 2021, foi considerada a quarta startup mais valiosa da América Latina.

De acordo com dados da plataforma, por lá, já foram feitos mais de R$ 8 bilhões em vendas em todo continente latino-americano. Além disso, ela conta com mais 4 mil parceiros aptos para ajudar os lojistas e possui uma taxa de 90% de aprovação em seus atendimentos.

12 BANNER BLOG - NUVEMSHOP

Como funciona a Nuvemshop?

A Nuvemshop funciona como uma plataforma de criação e gestão de lojas virtuais baseada na nuvem, o que significa que você pode acessar e gerenciar sua loja de qualquer lugar com conexão à internet. 

Ela oferece um construtor de loja intuitivo, que permite que você escolha entre diversos layouts e personalize a aparência da sua loja de acordo com a identidade visual da sua marca

Além disso, a Nuvemshop oferece integrações com meios de pagamento, controle de estoque, gestão de pedidos, marketing digital e muito mais. A seguir, vamos explicar em detalhes os recursos disponíveis na plataforma… Continue a leitura!

Quais são os recursos da Nuvemshop?

Na busca por uma plataforma de comércio eletrônico completa e eficaz, a Nuvemshop se destaca por oferecer uma série de recursos essenciais para o sucesso do seu negócio online. 

Vamos explorar esses recursos de forma mais detalhada:

1. Integrações ferramentas variadas

A Nuvemshop vai além do básico, oferecendo uma série de integrações com ferramentas que podem otimizar a gestão do seu negócio. E elas podem ser acessadas por meio da Loja de Aplicativos da plataforma.

Ao todo, são dezenas de integrações disponíveis, englobando categorias como: logística, pagamentos, canais de vendas, marketing, gestão, comunicação, segurança, estatísticas e dropshipping

Fique tranquilo… Você vai saber mais sobre elas ao longo do artigo 😉 

2. Meios de pagamento

Uma das chaves para o sucesso de qualquer loja online é a facilidade de pagamento para os clientes. A Nuvemshop compreende isso e oferece uma ampla gama de opções de pagamento, como PagSeguro, Mercado Pago, Moip, Paypal, Cielo, dentre outros

A plataforma permite o uso do PIX, com a integração do aplicativo Addi, proporcionando aos clientes a opção de parcelamento via a modalidade instantânea de pagamentos. Para os clientes Nuvemshop, há ainda o benefício do Nuvem Pago, que oferece taxas competitivas e isenção de tarifas por venda.

💰 Nuvem pago: o que é, vantagens e como ativar o meio de pagamento da Nuvemshop

3. Opções de envio

Outro recurso importante que a Nuvemshop disponibiliza para os lojistas são as opções de envio, que são bem variadas e atendem empresas de diferentes portes. E isso acontece por meio de integrações com transportadoras, como:

Além disso, a plataforma permite a personalização da entrega, deixando você livre para decidir alternativas como entrega via transportadoras, motoboy próprio ou retirada em ponto físico.

🚚 Como fazer entregas de loja virtual [passo a passo]

4. Marketing

Quem vende online sabe o quanto o marketing é crucial para que o negócio tenha sucesso. Afinal de contas, você precisa atrair e fidelizar os clientes da sua loja.  

Pensando nisso, a Nuvemshop disponibiliza para os lojistas recursos voltados para o marketing, mais precisamente, para e-mail marketing, anúncios pagos, remarketing, cupons de desconto e promoções, entre outros

Algumas integrações populares incluem: E-goi Marketing Multicanal, SmartHint, Criador de Promoções e Mailbiz. Todos podem ajudar a impulsionar suas campanhas de marketing e expandir o alcance da sua marca.

5. Layouts

Os layout formam a base da estética de uma loja feita no ambiente online. Por isso, é primordial que a plataforma de Ecommerce ofereça boas opções para que o lojista decida qual é a mais adequada para o seu negócio

A Nuvemshop oferece dezenas modelos de layouts personalizáveis, permitindo que você crie a aparência que sempre sonhou para o seu site de vendas.

Você pode alterar os elementos visuais quando desejar e ajustar os detalhes de acordo com sua identidade de marca, garantindo que sua loja seja única e atraente.

6. Chat online

O atendimento ao cliente é parte determinante para o sucesso de um negócio online, e o chat online é uma ferramenta valiosa para interagir instantaneamente com os clientes

Também na Loja de Aplicativos da Nuvemshop, existem diversas opções de chat online, como: Code7, Chatra Live Chat, JivoChat e Robbu, que podem melhorar significativamente a experiência do cliente.

7. Logística

Para oferecer a melhor experiência de compra ao cliente, a Nuvemshop oferece uma ampla variedade de ferramentas logísticas aos seus lojistas Na prática, isso engloba integrações com empresas de rastreamento, pontos de retirada, etc. 

Entre as principais opções, estão nomes como: ASAP Log, ShipSmart, Rastreio.net, Pegaki Envios, Troque Rápido e mais. 

Para entender melhor o assunto, sugerimos a leitura do artigo: Como fazer logística para Ecommerce? [GUIA PRÁTICO] 

8. Dropshipping

Quer trabalhar com dropshipping? A Nuvemshop pode te ajudar nisso também… A plataforma oferece o recurso de importar catálogos de produtos de fornecedores nacionais e internacionais. 

Essa – e outras funcionalidades ligadas ao dropshipping – acontece por meio de ferramentas como Drop Nacional, AliExpress by Dropi e AliExpress by Nimble. E se você quiser entender melhor o que é e como funciona modelo logístico de dropshipping, temos algumas sugestões:

➡️ Entenda como funciona o dropshipping e como começar;

➡️ Fornecedores de dropshipping nacional: veja lista com os melhores;

➡️ Conheça as 31 melhores ferramentas para dropshipping.

Quem pode usar a Nuvemshop?

A Nuvemshop pode ser usada por qualquer pessoa. Não é necessário ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas ) para ter uma loja virtual — somente um CPF (Cadastro de Pessoa Física).

É claro que, pensando na escalabilidade do seu negócio a médio e longo prazo, é interessante que você tenha um CNPJ e esteja em conformidade com as leis do Ecommerce. Contudo, é possível começar tendo apenas o seu cadastro individual de pessoa física.

💻 8 melhores temas de loja virtual na Nuvemshop [seleção de especialistas]

Quais são as vantagens da Nuvemshop?

A Nuvemshop oferece uma série de vantagens para os lojistas que desejam criar e alavancar suas lojas virtuais. Vamos listar algumas delas a seguir: 

Integração com outros canais de venda

Uma das vantagens cruciais da Nuvemshop é a capacidade de expandir sua presença online. Você pode sincronizar seu catálogo de produtos com marketplaces populares, como Mercado Livre, Amazon e Shopee, além de conectar sua loja ao Google Shopping e às redes sociais, como Instagram Shopping, ampliando suas oportunidades de vendas.

🛒 Como integrar a loja virtual no Mercado Livre [jeito SIMPLES]

Domínio gratuito

Ao criar uma loja na Nuvemshop, você obtém automaticamente um domínio compartilhado para seu site. É possível usar “nomedasualoja.lojavirtualnuvem.com.br” ou um exclusivo para a sua loja “nomedasualoja.com.br”. Interessante, não é? 

Caso queira saber mais sobre isso, temos  artigo: Como configurar domínio Nuvemshop [passo a passo] 🌎

Poder de estabilidade

Quem pensa em começar ou já vende online deve saber o quanto é importante trabalhar focando na escalabilidade do negócio. Nesse sentido, a plataforma proporciona até 99,9% de tempo de atividade (uptime). Isso significa que seu site estará disponível para os clientes praticamente o tempo todo, permitindo que você venda a qualquer hora.

Certificado de segurança gratuito

A segurança é essencial no comércio eletrônico. Inclusive, você já ouviu falar no certificado SSL? Ele nada mais é do que um certificado digital que autentica a identidade de um site e permite uma conexão criptografada.

E o interessante é que a Nuvemshop fornece um certificado SSL gratuito para todas as lojas ativas na plataforma, garantindo que as transações dos clientes sejam protegidas.

🛡️ Antifraude para Ecommerce: o que é e qual a sua importância

Layout fácil e intuitivo

O design é um fator-chave na experiência do cliente. A Nuvemshop oferece um layout fácil de usar e intuitivo, permitindo que você personalize a aparência da sua loja de acordo com suas preferências

Dessa forma, não há a necessidade de conhecimento técnico sobre programação ou algo do tipo. Você consegue criar e gerir a sua loja facilmente a partir do layout da plataforma.

Suporte para lojistas

Além de todas as vantagens tecnológicas, a Nuvemshop também possui uma equipe de suporte qualificada e pronta para auxiliar os lojistas em todas as etapas de suas jornadas. O suporte oferece assistência personalizada e empática para resolver dúvidas e problemas.

Quais são os planos e preços da Nuvemshop?

Parte essencial do processo de como funciona a Nuvemshop é conhecer seus planos e preços. Há a opção gratuita e opções pagas, que possuem o período de teste grátis de 7 dias (exceto o Next). 

Vamos explicar tudo em detalhes a seguir. Confira:

Plano Começo – R$ 0 /mês

Esse plano é para quem quer começar a vender online sem pagar nada. Entre seus diferenciais, estão:

  • Ausência de limites no cadastro de produtos ou número de visitantes;
  • Envio pelos Correios;
  • Tarifa grátis com Nuvem Pago.

Plano Essencial – R$ 44 /mês

O Plano Essencial é para os lojistas que já vendem e querem profissionalizar seus negócios. Alguns benefícios do plano são:

  • Atendimento online e e-mail;
  • Mais de 30 meios de envio;
  • Todos os pagamentos integrados.

Plano Impulso – R$ 119 /mês

O Plano Impulso é voltado para quem já vende e quer –  como o nome já indica – impulsionar ainda mais as suas vendas e sua gestão. Entre as vantagens, estão:

  • Atendimento online + e-mail + WhatsApp;
  • Mais de 30 meios de envio;
  • Acesso ao código-fonte.

Plano Escala – R$ 249 /mês

Este já é mais direcionado aos empresários que desejam escalar os seus negócios. E alguns de seus benefícios são:

  • Atendimento online + e-mail + WhatsApp + telefone;
  • Relatórios ilimitados;
  • Restrição de usuários.

Nuvemshop Next

O Nuvemshop Next é uma solução da Nuvemshop desenvolvida especialmente para empresas de médio ou grande porte, que já possuem um bom volume de vendas . Funciona tanto para lojas que vendem na internet, quanto para as que atuam apenas no varejo físico. 

O plano oferece recursos e ferramentas que visam ajudar essas empresas a continuar crescendo de forma sustentável, por meio de recursos como:

  • Atendimento online + e-mail + WhatsApp + telefone com atendimento prioritário;
  • Migração assistida;
  • Customização sob medida;
  • E mais.

Um ponto importante é que o Nuvemshop Next não possui um valor fixo, uma vez que seus recursos podem ser personalizados de acordo com as necessidades dos negócios. Para saber o valor exato, é preciso entrar em contato com um especialista da Nuvemshop.

Como criar uma loja na Nuvemshop?

Os passos de como criar uma loja na Nuvemshop são bem simples e vamos explicar em detalhes a seguir: 

1. Primeiro, acesse ou crie sua conta na Nuvemshop e clique em “Criar loja grátis“:

2. Em seguida, preencha as informações solicitadas sobre a sua loja, além dos dados de acesso a sua conta e vá em “Criar loja grátis” de novo;

3. Já no painel administrativo, busque por “Minha Nuvemshop” e selecione “Layout” para fazer a personalização da sua loja;

4. Customize o seu site de vendas como desejar. Depois, no menu, vá em “Produtos” e cadastre os seus produtos;

5. Por fim, vá em “Configurações” para ativar os meios de pagamento e envio de sua preferência. Também clique em “Formas de entrega” e depois em “Meios de pagamento”;

6. Feito isso, sua loja já estará pronta para fazer vendas! 😊

Simples, não é?

💡  Neste artigo, nós falamos como funciona a Nuvemshop, seus recursos, planos, etc. Agora, que tal colocar todo esse conhecimento em prática?

Com o plano gratuito você pode começar a sua loja online sem pagar nada. Mas caso queira dar o pontapé inicial a partir de um plano pago, saiba que alunos e leitores do EnP têm 25% de desconto na primeira mensalidade.

Para começar a sua loja virtual com a Nuvemshop, clique aqui:

Perguntas Frequentes

O que é Nuvemshop?

A Nuvemshop é uma plataforma de Ecommerce que permite a qualquer pessoa criar sua própria loja virtual de forma rápida e simples, sem a necessidade de conhecimentos avançados em programação ou design.

Como funciona a Nuvemshop?

A Nuvemshop funciona como uma plataforma de criação e gestão de lojas virtuais. Ela oferece um construtor intuitivo, que permite a escolha entre diversos layouts e personalização da loja como desejar. Também oferece integrações com meios de pagamento, controle de estoque, gestão de pedidos, marketing digital e muito mais.

Quais são as vantagens da Nuvemshop?

Integrações com outros canais de vendas, domínio gratuito, poder de escalabilidade, certificado de segurança gratuito, layout fácil e intuitivo, além de suporte para lojistas.