A aparência e a organização de uma loja virtual desempenham um papel crucial para o seu sucesso. E é justamente nesse contexto que entra o conceito de layout, que é capaz de ajudar os empreendedores a criarem experiências de compra únicas para seus clientes. Se quer saber tudo sobre os layouts Nuvemshop, este artigo é para você!

Você certamente já ouviu a expressão “a primeira impressão é a que fica”, não é verdade? Ela não poderia fazer tanto sentido como no setor de Ecommerce… Isso porque as pessoas são impactadas por elementos visuais logo que acessam as lojas virtuais, podendo, em poucos segundos, decidirem se querem ou não efetuar a compra.

Não é à toa que fatores como credibilidade, adaptabilidade a dispositivos móveis e, claro, um bom layout fazem toda a diferença para que o lojistanão perca vendas. 

Neste artigo, vamos abordar tudo sobre os layouts Nuvemshop. A plataforma de Ecommerce é líder em toda a América Latina e se você deseja adotá-la no seu negócio, não pode perder nenhum detalhe. 

Vamos começar?

O que é layout de loja virtual?

O layout de uma loja virtual se refere à aparência visual e à disposição dos elementos nas páginas, incluindo imagens, texto, botões, menus, dentre outros. Ele tem um papel fundamental na construção da identidade de uma marca. 

Isso porque um bom layout não apenas facilita a navegação, mas também contribui para a construção da imagem e da marca da loja online. A escolha das cores, tipografia e estilo de design pode refletir a personalidade do seu negócio e criar uma conexão emocional com seus clientes em potencial. 

Sendo assim, tenha em mente que o layout da sua loja deve ser bem projetado para conseguir criar uma experiência de compra agradável, facilitar a navegação do cliente e transmitir confiança, o que pode levar a um aumento nas conversões e nas vendas.

Na Nuvemshop, o layout pode ser personalizado pelo próprio empreendedor – por meio das funções nativas da plataforma – ou por um profissional de programação. A primeira opção permite dar à sua loja um toque pessoal de forma mais barata e rápida.

Enquanto isso, a segunda opção é voltada para empresas com necessidades mais robustas. O processo é mais caro, já que requer um programador profissional e está disponível apenas para alguns planos pagos.

Por que o layout é importante?

Como vimos, o layout desempenha um papel importante para que as vendas, de fato, aconteçam. Por conta disso, ele jamais pode ser subestimado pelos empreendedores, já que, quanto mais bem estruturado o layout for, maiores serão as chances das lojas atingirem o faturamento que desejam

Aqui estão algumas razões pelas quais o layout é crucial:

1. Primeira impressão: a aparência da sua loja é a primeira coisa que os visitantes veem. Por isso, um layout profissional e atraente vai atrair a atenção e criar uma impressão positiva;

2. Navegação facilitada: um layout bem pensado torna mais fácil para os clientes encontrar o que estão procurando, o que ajuda a aprimorar a experiência do usuário e aumentar as chances de conversão;

3. Credibilidade: um layout bem projetado transmite confiança aos clientes. E como como as pessoas que compram online não estão com os produtos em mãos para verificar detalhes, ter credibilidade faz toda a diferença para que a venda aconteça;

4. Área para deixar alguns produtos em destaque: Existem produtos que merecem certo destaque por diversos fatores, como lançamento, por exemplo. Nesse contexto, a sua loja pode ter uma área específica para dar destaque a determinados itens;

5. Responsividade: um layout responsivo é essencial, pois permite que sua loja seja acessada em dispositivos móveis. E cada vez mais pessoas fazem compras usando smartphones e tablets. 

loja virtual do zero

Quais são as características dos layouts Nuvemshop?

A Nuvemshop é uma plataforma robusta e que permite aos seus lojistas a criação e gestão de suas lojas virtuais de maneira fácil e prática. Não é preciso ter nenhum conhecimento sobre programação. 

Além de diversos layouts disponíveis – que vamos conhecer alguns deles em breve neste artigo –, todos os modelos possuem as seguintes características:

  • Carrossel de imagens na página inicial;
  • Postagens do seu Instagram;
  • Banners de categorias;
  • Vídeo do Youtube ou Vimeo;
  • Banners informativos com ícone, texto e link;
  • Fontes e cores personalizáveis;
  • Formulário para inscrição na newsletter;
  • Botão do WhatsApp para que possam te contatar;
  • Calculadora de frete;
  • Login e cadastro de usuários;
  • Preços promocionais;
  • Produtos em destaque na página inicial;
  • Visibilidade de meios de frete e pagamento;
  • Pesquisa de produtos com sugestões;
  • Atualização de funcionalidades gratuitas.

Bem interessante, não é mesmo? Vamos aproveitar para deixar aqui um artigo para que você ler depois que terminar esse: Como colocar banner na Nuvemshop [TUTORIAL] 😉

Os 12 melhores layouts da Nuvemshop

Agora que você já tem uma boa visão sobre o tema, vamos conferir as melhores opções de layouts Nuvemshop? 

A plataforma disponibiliza mais de 55 temas pré-definidos e subdivididos nas seguintes categorias:

  • Roupas; 
  • Acessórios; 
  • Saúde e Beleza; 
  • Casa e Decor; 
  • Comida e Bebida; 
  • Tecnologia; 
  • Infantil; 
  • Esportes; 
  • Arte e Música; 
  • Presentes; 
  • Pets.

Todos eles estão disponíveis na Loja de Layouts Nuvem e você pode personalizá-los da maneira que desejar… Para te ajudar na escolha da melhor opção para sua loja, vamos listar alguns dos principais.

Veja!

1. Morelia

No tema Morelia, você pode adicionar a história da sua empresa, depoimentos de clientes, classificar as seções da página e muito mais.  

layouts nuvemshop

2. Amazonas

O layout Amazonas é ideal para lojas com muitos produtos e categorias. Ele permite que o lojista destaque cada um dos segmentos de produtos, prioriza a pesquisa do seu catálogo, dentre outros pontos.

layouts nuvemshop

💻 Quer criar uma capa para loja virtual? Conheça 10 ferramentas úteis 

3. Material

É um layout bastante dinâmico e que você pode personalizar de acordo com a identidade visual da sua loja, ou seja, considerando sua logo, paleta de cores, etc. Além disso, seu design foi inspirado nos princípios de design definidos pelo Google para dispositivos smartphones

layouts nuvemshop

4. Rio

O Rio tem opções diferentes para transmitir a identidade do negócio, além de flexibilidade do cabeçalho, vídeo automático, banners infinitos, dentre outras características.

layouts nuvemshop

5. Silent

Já o Silent, é um layout indicado para marcas que querem transmitir uma atmosfera de tranquilidade e calma. Ele é um modelo simples e com margens amplas, interessante para uma loja de decoração, por exemplo.

layouts nuvemshop

6. Toluca

O Layout Nuvemshop Toluca tem espaços diferentes para destacar produtos, sendo muito indicado para lojas com uma ampla gama de produtos e categorias. Como uma loja de esportes, por exemplo. 

layouts nuvemshop

7. Cubo

O Cubo, por sua vez, foi pensado para lojistas que querem trabalhar cores completas e ter uma estética uniforme. Nele, há a possibilidade de dar bastante espaço para conteúdos.

layouts nuvemshop

8. Lima

O layout Lima também é uma excelente opção para lojas que comercializam muitos produtos. Ele possui seção de cores, banners infinitos – que você pode definir a quantidade exibida por linha, tanto em celulares quanto em computadores –, e mais.

layouts nuvemshop

9. Atlántico

Outra opção interessante da lista de layouts Nuvemshop é o Atlántico. Ele é um modelo que consegue ser simples e, ao mesmo tempo, impactante. Por isso, pode ser uma ótima escolha para lojas em que as imagens merecem mais destaque

layouts nuvemshop

10. Uyuni

O Uyuni possui uma grade modular, com bordas e linhas que fazem toda a diferença para deixar o catálogo de produtos bem organizado. É um modelo moderno, em que você também pode dar destaque para o seu produto estrela

layouts nuvemshop

11. Bahia

O layout Bahia possui bordas arredondadas, textos grandes e um design desconstruído. Além disso, nele, você pode editar o texto das suas imagens, usar abas editáveis para destacar produtos e mais.

layouts nuvemshop

12. Idea

O Idea tem duas versões diferentes e se encaixa muito bem para lojas de roupas e decoração, por exemplo. Seu design é limpo, modular e com espaço para o carregamento de imagens grandes

layouts nuvemshop

⚠️ Como dito lá no início, a Nuvemshop também oferece a edição por meio dos códigos CSS e  HTML, mas ela não está disponível para todos os planos.

Caso você queira saber mais detalhes sobre a plataforma, seus preços e planos, vale a pena consultar a página oficial da Nuvemshop

Já adiantamos que existem opções variadas de planos, desde o gratuito até os mais avançados. E leitores e alunos do Ecommerce na Prática possuem 25% de desconto na primeira mensalidade de qualquer plano pago. Para aproveitar esse benefício, clique no banner abaixo:

Loja grátis Nuvemshop

Mas calma que não acabamos por aqui… 😃

Aprenda a criar uma loja virtual do jeito certo!

Com este artigo, você certamente estará mais alguns passos à frente para definir um layout da Nuvemshop para a sua loja. E o curso Loja Virtual do Zero, disponível na assinatura Ecommerce na Prática, vai te mostrar o passo a passo para montar sua loja virtual…

E isso envolve o conhecimento de etapas iniciais até as configurações avançadas para otimizar o seu site de vendas online. É, simplesmente, um passo a passo como criar sua loja e deixá-la pronta para vender todos os dias!

Clique no botão abaixo para conhecer o curso:

Perguntas Frequentes

Por que o layout é importante?

Ele jamais pode ser subestimado pelos empreendedores, já que, quanto mais bem estruturado o layout for, maiores serão as chances das lojas atingirem o faturamento que desejam.

Quais são as características dos layouts Nuvemshop?

Além de diversos layouts disponíveis, todos os modelos possuem as seguintes características: carrossel de imagens na página inicial, postagens do seu Instagram; banners de categorias; vídeo do Youtube ou Vimeo; fontes e cores personalizáveis; e mais!

Quais são os melhores layouts da Nuvemshop?

Entre os principais modelos, estão: Bahia, Amazonas, Morelia, Material, Rio, Silent,Toluca, Cubo, dentre outros. Confira a lista completa no artigo!