Como divulgar um produto no Instagram de maneira eficiente? Essa é a dúvida de milhares de empreendedores que desejam obter bons resultados em vendas na plataforma… Se este é o seu caso também, temos uma boa notícia: neste artigo, nós vamos apresentar as principais dicas para te ajudar!

O Instagram possui mais de 2 bilhões de usuários ativos em todo o mundo. De acordo com pesquisa da We Are Social, só no Brasil são 113,5 milhões. Em um contexto amplo, esses números mostram que o Instagram deixou de ser uma simples rede social há muito tempo…

Hoje, a plataforma é um poderoso aliado dos empreendedores na hora da divulgação e das vendas de produtos no ambiente online. E não entender todas as táticas para ampliar a visibilidade da marca por lá é o mesmo que ignorar um mar de oportunidades. 

E ninguém quer isso para a sua própria loja, certo? 

Por isso, ao longo deste artigo, nós vamos apresentar todas as dicas vitais de como divulgar um produto no Instagram. Temos certeza de que elas ajudarão a aumentar as suas vendas. 

Boa leitura!

Por que usar o Instagram para divulgar seu produto?

O Instagram é um dos principais canais para quem deseja divulgar e vender produtos na internet. Segundo pesquisa da Opinion Box, 82% dos usuários seguem marcas na plataforma e 64% já compraram algum produto ou serviço que descobriram no Instagram.

É possível dizer que, hoje, o Instagram se tornou indispensável para quem vende online, independentemente do porte da empresa ou de seu nicho de mercado. Isso porque a rede social já faz parte da vida dos consumidores modernos, servindo como uma valiosa fonte de pesquisa para a compra de itens.

Na verdade, por lá é possível não só fazer a divulgação de produtos, mas também criar uma loja dentro do Instagram e disponibilizá-los diretamente para venda. Vamos explicar tudo isso em detalhes ao longo deste artigo… então, prossiga com a leitura! 

Como divulgar um produto no Instagram?

As opções de como divulgar um produto no Instagram são variadas, englobando ações básicas como o uso de um perfil profissional, criação de anúncios, aplicação do Instagram Shopping e mais. 

Mas para entender quais estratégias fazem mais sentido agora para a sua loja e como aplicá-las, não tem jeito: é preciso conhecer todas em detalhes. E nós vamos te ajudar nisso!

Confira, a seguir, as principais dicas de como divulgar um produto no Instagram:

1. Tenha um perfil profissional

A conta profissional do Instagram dá acesso a diversas funcionalidades que a conta comum não possui. Caso ainda não tenha uma, sugerimos que leia este artigo para criá-la o mais rápido possível: Como criar conta no Instagram e usá-la a favor do seu negócio? ⬅️

Falamos isso porque apenas com a conta profissional você vai conseguir aproveitar recursos específicos e ter uma análise de dados aprofundada sobre estatísticas do perfil da sua empresa.

Por exemplo, vai ser possível entender quais publicações geram um bom retorno em likes, compartilhamentos e até mesmo em vendas; e quais não tiveram bom desempenho. Assim, você compreende melhor os interesses dos seus seguidores e define um bom calendário de publicações.

2. Crie uma bio completa

A bio do Instagram nada mais é do que um espaço para a apresentação da sua empresa dentro da plataforma. Ela funciona quase como um cartão de visitas. 

É nela que você apresenta informações sobre a sua loja, o que ela oferece e por que as pessoas devem seguir o perfil e acompanhar as publicações. A importância da bio é tão grande que você deve adicionar alguns elementos como:

Uma bio bem elaborada ajuda muito no processo de como divulgar um produto no Instagram, além de gerar confiança e despertar o interesse dos visitantes do seu perfil. Para mais dicas, leia: O que não pode faltar na biografia para loja virtual de roupas no Instagram?. 📲

3. Faça vídeos

Instagram é uma rede social altamente visual, o que te dá a oportunidade de criar diversos vídeos para divulgar os seus produtos. Lá dentro é possível criar Stories, Reels e também fazer lives. 

Os Stories são ótimos para mostrar o dia a dia da empresa, criar conteúdos interativos para gerar engajamento – como caixinhas de perguntas e enquetes, por exemplo –, repassar informações aos seguidores, etc. As possibilidades são infinitas… Eles podem ter duração de até 60 segundos e ficam disponíveis até 24 horas.

Os Reels, por sua vez, são ideais para publicar vídeos que tiveram um pouco mais de edição, que contam histórias ou algo do tipo. Você também pode aproveitar para entrar nas famosas “trends” que fazem sucesso na plataforma. A duração do Reels é de até 90 segundos.

Já as lives são vídeos mais longos, feitos ao vivo e com a possibilidade de ter participações. A interação com o público também é liberada, permitindo que as pessoas deixem comentários, tirem dúvidas, etc. É uma ótima ideia para fazer o lançamento de produtos. Sua duração é de até 60 minutos.

4. Aposte em imagens de qualidade

Outra dica vital de como divulgar um produto no Instagram é apostar em imagens de qualidade – e isso vale tanto para vídeos quanto para imagens estáticas.

Isso porque fotos e vídeos bem feitos destacam os detalhes e a beleza dos seus produtos, tornando-os ainda mais atrativos. Fora o fato de que imagens nítidas e visualmente agradáveis ajudam a transmitir profissionalismo e construir uma impressão positiva da sua marca.

💡 Lembre-se que uma imagem vale mais que mil palavras, e no Instagram, a qualidade das fotos faz toda a diferença! 

5. Capriche nas legendas

Apesar das imagens fazerem muito sucesso na plataforma, não podemos ignorar o poder que uma boa legenda possui. 

Nelas, você pode complementar a imagem da publicação, contar histórias, fazer perguntas, enfim, as possibilidades são variadas para gerar engajamento e transmitir a mensagem da sua marca. 

Existem alguns elementos extras que podem enriquecer ainda mais as suas legendas na hora de divulgar um produto no Instagram. Um deles são os emojis, que são ótimos para dinamizar a leitura e transmitir emoção…

O outro elemento são as hashtags, mas elas são tão importantes para a divulgação de produtos que achamos melhor explicá-las em detalhes em um outro tópico. Veja a seguir 😉

6. Use as hashtags

Usar hashtags nas legendas do Instagram é uma estratégia eficaz para aumentar a visibilidade das suas postagens e, consequentemente, dos seus produtos durante a divulgação. 

Caso não saiba, as hashtags funcionam como palavras-chave, categorizando seu conteúdo e tornando-o mais fácil de ser encontrado por pessoas interessadas nos temas relacionados. Ao escolher hashtags relevantes ao seu produto e audiência, você amplia o alcance das suas postagens, alcançando usuários além dos seus seguidores diretos. 

Lembre-se de não exagerar, escolhendo hashtags que realmente representem o conteúdo da sua postagem. As hashtags são uma poderosa ferramenta para aumentar a descoberta e o engajamento no Instagram.

#️⃣ Falamos mais sobre elas neste artigo: Como usar hashtag no Instagram: melhores prática para empreendedores.Leia quando puder!

7. Aguce a curiosidade dos seguidores

Despertar a curiosidade dos seus seguidores no Instagram é uma estratégia para manter o interesse e envolvimento deles durante a divulgação dos seus produtos. 

Ao criar conteúdo que instiga a curiosidade – como teasers ou prévias de novos produtos, por exemplo –, você incentiva seus seguidores a quererem saber mais. Mas não só isso…

Aproveite também para criar legendas intrigantes, imagens sugestivas e até mesmo enigmas e jogos para aguçar a curiosidade. Isso vai fazer com que a audiência fique engajada, criando uma boa expectativa em torno da sua marca e dos produtos que estão sendo divulgados.

8. Faça collabs

O recurso de collabs permite que dois ou mais perfis criem uma publicação em conjunto no Instagram. Ela pode ser feita tanto no Feed quanto no Reels, e exibe os nomes dos perfis que produziram o conteúdo. 

Esse tipo de iniciativa é uma maneira simples de aproveitar a audiência de outros perfis e chamar a atenção para o seu negócio. Ou seja, é uma excelente forma de divulgar um produto no Instagram. 

Algo interessante é que as publicações colaborativas também geram métricas de interação, como curtidas, comentários e compartilhamentos. E também fornecem insights importantes, como números de alcance, impressões, cliques, dentre outros. Assim, você pode entender se a collab gerou os resultados esperados ou não.

9. Crie anúncios

Talvez este seja um dos pontos mais importantes do processo de como divulgar um produto no instagram: a criação de anúncios. 

Em termos práticos, criar anúncios no Instagram é uma forma estratégica de alcançar um público específico e impulsionar a visibilidade dos seus produtos. Utilizando o Facebook Ads (que também faz parte do grupo Meta), você pode segmentar seu público-alvo com base em diferentes critérios, como localização, interesses e comportamentos online. 

Essa segmentação garante que seus anúncios sejam direcionados para as pessoas certas, ou seja, aquelas que realmente estão em busca de produtos como os que a sua loja vende. 

📖 Para te ajudar nessa tarefa, vamos deixar algumas sugestões de leitura aqui:

10. Use o Instagram Shopping

Aproveitar o recurso do Instagram Shopping é uma maneira prática de facilitar as compras para seus seguidores… Sem contar que funciona como uma vitrine para divulgar produtos dentro da plataforma. 

Basicamente, essa funcionalidade permite que você marque produtos diretamente nas postagens, proporcionando uma experiência de compra integrada. Assim, quando os usuários clicam nos produtos marcados, eles têm acesso a informações detalhadas e podem comprar sem preocupações. 

O Instagram Shopping é ótimo para gerar mais conveniência para os clientes e também maximizar as oportunidades de vendas. O seu perfil acaba sendo transformado em uma vitrine interativa e eficiente. 

Não esqueça dessa dica de como divulgar um produto no Instagram, combinado? Ela vai fazer a diferença nos resultados da sua loja! 

11. Responda no direct e nos comentários

É comum que os seguidores entrem em contato com a sua loja durante a divulgação de um produto no Instagram. Eles vão querer tirar dúvidas sobre o item, o prazo de entrega, o preço do frete e por aí vai…

As principais vias que as pessoas usam para deixar mensagens são: direct e comentários das publicações. O seu papel é responder a todas as interações, desde as mais simples até as que trazem questões mais complexas. Isso demonstra atenção e cuidado individual. 

Além disso, participar ativamente nos comentários das postagens e nas mensagens de direct mostra que você valoriza a opinião e o engajamento dos seus seguidores. O principal reflexo disso é a criação de um ambiente mais acolhedor e receptivo, contribuindo ainda mais para a divulgação de seus produtos.

📖 Sobre essas duas funcionalidades, sugerimos as seguintes leituras:

12. Mantenha uma boa frequência de publicações

Não adianta em nada criar uma publicação incrível e depois ficar dias, semanas ou meses sem atualizar o perfil da sua empresa. Para entender como divulgar um produto no Instagram, você precisa fazer ao contrário: montar um cronograma de publicações.

Esse cronograma vai te ajudar a manter uma boa frequência de posts, o que vai ser excelente para manter o seu perfil ativo e os seus seguidores devidamente engajados. 

Lembrando que isso não significa saturar a audiência com muitas postagens, mas encontrar um equilíbrio para manter a relevância. O foco é manter a consistência nas publicações para construir uma audiência leal.

🌟 Mas não pense que vamos encerrar este artigo sem te dar uma dica de outro para te ajudar em todo esse processo de divulgação e criação de publicações… 

Você precisa conhecer o e-book "57 ideias do que postar nas redes sociais". Este material é gratuito e foi cuidadosamente desenvolvido ser um guia com ideias, orientações e dicas para fazer as redes sociais do seu Ecommerce bombarem. 

Não perca tempo e baixe gratuitamente agora: 

Perguntas Frequentes

O que escrever para divulgar um produto no Instagram?

Você pode escrever sobre detalhes do seu produto, suas especificações, acabamentos, além de dicas de uso, modelos disponíveis, etc. As legendas são ótimas para isso.

Como divulgar um produto no Instagram?

1. Tenha um perfil profissional; 2. Crie uma bio completa; 3. Faça vídeos; 4. Aposte em imagens de qualidade; 5. Capriche nas legendas; 6. Use as hashtags; 7. Aguce a curiosidade dos seguidores; 8. Faça collabs; 9. Crie anúncios; 10. Use o Instagram Shopping; 11. Mantenha uma boa frequência de publicações; 12. Responda no direct e nos comentários.