Se uma empresa quer fazer sucesso nas redes sociais, saber como usar hashtag no Instagram é uma necessidade. Isso porque é esse recurso que ajuda a rede a categorizar conteúdos e aproxima o seu perfil dos usuários. Neste artigo, vamos te mostrar todos os detalhes de como usar hashtag em sua estratégia… 

Independente do seu segmento de mercado, uma coisa é certa – não existe negócio sem audiência.

São as pessoas que interagem e consomem o conteúdo da marca que mais têm aproximação com o negócio e, por isso, maior probabilidade de comprar. No entanto, muitos empreendedores têm dificuldade de encontrar essa audiência, recorrendo à ferramentas complexas para encontrar seu público, ou fazendo conteúdos que nada têm a ver com a sua persona. 

E para quem vende nas redes sociais, a melhor forma de captar um público segmentado, com vários clientes em potencial, é utilizando uma ferramenta simples, mas com o poder de alcançar milhares de pessoas: a hashtag.

No vídeo abaixo, nossos especialistas de conteúdo contam melhor sobre como utilizar esta hashtags na sua estratégia de redes sociais. Assista agora! 

O que é hashtag?

As hashtags são termos ou palavras-chave atreladas a um símbolo da cerquilha, que também é conhecido como “jogo da velha”: #.  Elas são  utilizadas para localizar informações de forma segmentada. As hashtags foram criadas no Twitter mas, hoje, são usadas em diversas redes sociais, como: Youtube, Instagram, Facebook e TikTok...

O poder desta ferramenta pode ser resumido em alguns pontos principais: 

  • Tornar o seu conteúdo visível para milhares de pessoas interessadas no assunto;
  • Atrelar o seu conteúdo a determinado tópico de discussão; 
  • Organizar sua produção de conteúdo com base em temas. 

Tudo isso significa que você consegue alcançar uma audiência qualificada, o que pode te gerar mais seguidores e mais clientes em potencial, já que o público atingido tem real interesse no que você tem a oferecer.

Por que usar hashtag no Instagram?

Em meio a um crescimento acelerado do Ecommerce e, por sua vez, também do Social Commerce – ou seja, as vendas diretas pelas redes sociais – não aproveitar as ferramentas disponibilizadas pelo Instagram significa desperdiçar excelentes oportunidades de venda

De acordo com uma pesquisa realizada pela Statista, há uma previsão de que o Instagram no Brasil tenha uma alta de 13% no número de usuários entre 2021 e 2025, chegando a mais de 180 milhões de perfis cadastrados na rede social.

Atualmente, o Instagram é a 5ª  rede social mais popular do mundo, com 1 bilhão de usuários ativos por mês. Um mar de possibilidades que nenhum empreendedor pode deixar de aproveitar, não é mesmo? 

E saber como usar hashtag no Instagram é parte disso… 

Leia também: Como crescer no Instagram: 13 dicas para aumentar audiência e engajamento.

Quais os tipos de hashtags que existem no Instagram? 

Dentro do Instagram, todas as hashtags têm o mesmo propósito: categorizar conteúdo. Apesar disso, hoje, é possível colocar hashtags em diferentes posicionamentos dentro da plataforma.

Os principais lugares nos quais é possível usar hashtags são: 

Além disso, as hashtags podem ser divididas em duas principais categorias: 

  • Hashtags genéricas: são usadas por empresas que querem um volume rápido de visualizações e curtidas, mas que não necessariamente estão focando em um público segmentado. Dentro do segmento de exercícios e saúde, um exemplo de hashtag genérica é a “#academia”
  • Hashtags específicas: essas são as hashtags focadas no segmento da sua empresa. Elas ajudam a atingir um público mais qualificado, ou seja, que realmente tem interesse nos produtos da sua empresa. Ainda dentro do segmento de saúde, uma hashtag específica poderia ser “#treinopesado”.

O ideal é que você use ambos os tipos de hashtag com equilíbrio, dando preferências para as hashtags específicas sempre que possível. Essa postagem em nosso perfil do Instagram mostra bem como esse equilíbrio pode ser alcançado na prática: 

como usar hashtag no instagram

Vamos falar sobre quando usar cada uma delas ainda neste artigo, continue acompanhando! 

Como usar hashtag no Instagram?

Para usar uma hashtag no Instagram basta digitar a cerquilha (#) e escrever o termo que você deseja utilizar. Automaticamente, a sua publicação será enviada para a página que concentra todas as publicações com aquela hashtag. 

Mas, quando falamos em como usar hashtag no Instagram, não basta usar qualquer termo… as palavras escolhidas precisam fazer parte de uma estratégia. Do contrário, usar hashtags não vai adiantar de nada. 

Hoje, muitas pessoas ainda utilizam as hashtags de forma errada. Ou seja: usando várias hashtags abrangentes, ou que não têm nada a ver com o negócio. 

Vamos explicar… 

Se uma hashtag já foi usada por 4,5 milhões de pessoas e continua sendo usada ativamente, a publicação vai ocupar o topo da página por poucos momentos, rapidamente se perdendo entre as várias imagens e vídeos que são postados com o mesmo marcador. 

Dessa forma será muito difícil que o seu conteúdo chegue àquelas pessoas que realmente podem estar interessadas… 

Aqui vão algumas dicas de como usar hashtag no Instagram: 

  • Priorize as hashtags que são mais específicas, focadas em seu nicho de mercado e sua persona
  • Atente-se ao nível de usuários das hashtags que você usa. Hashtags muito específicas, ou que têm pouco volume de uso não possuem um nível de busca relevante e, consequentemente, não vão dar muita visualização para o seu post;
  • Foque em termos que são objetivos e possuem mais procura, que tenham a ver com o conteúdo que você produz; 
  • Evite termos em inglês, porque isso não vai te trazer clientes de verdade, apenas uma grande audiência que só viu seus posts de passagem. 
  • Não use hashtags proibidas pela plataforma. Há fortes indícios de isso causar shadowban no Instagram.

Leia também: Como recuperar conta do Instagram desativada [GUIA]

Quantas hashtags podem ser colocadas? Entenda como escolher

O Instagram permite até 30 hashtags nas publicações. Contudo, nós indicamos colocar somente 5 na legenda do post para não carregar demais visualmente ou poluir a publicação. 

Caso queira adicionar mais, sem problemas: uma boa opção é fazer isso no primeiro comentário do post. 

Abaixo, separei algumas informações importantes que você precisa considerar para escolher as melhores hashtags no Instagram ou em qualquer rede social.

1. Estude as hashtags da concorrência

Um dos maiores erros de quem empreende digitalmente é ignorar a concorrência. E, claro, na hora de usar as hashtags isso se repete.

Não importa se estas empresas são mais populares que a sua ou não, estudar a concorrência vai lhe dar uma melhor ideia sobre quais hashtags você poderia estar usando. Esse é um processo chamado de benchmarking.

Já vimos casos de pessoas que, fazendo estudo da concorrência, encontraram hashtags que não haviam sequer cogitado usar antes.

A partir dessa nova concepção, você pode criar combinações que expressem exatamente o que você precisa para ajudar na comunicação da sua marca.

Mas lembre-se de sempre se diferenciar! Nada de copiar as hashtags alheias sem ao menos pensar se esta vai ser uma estratégia relevante para seu negócio.

2. Entenda as hashtags que as pessoas mais influentes do seu ramo usam

Uma coisa é certa: independentemente do segmento em que você atuar, sempre vão ter pessoas influentes do meio.

E uma outra ótima forma de ter ideias de quais hashtags utilizar é se inspirar nas que são utilizadas pelos influencers do seu nicho, entendendo quais são as publicações que funcionaram melhor.

Estude o que foi publicado e esteja aberto para aprender com os melhores. Afinal, eles não costumam dar um ponto sem nó.

3. Faça pesquisas

Existem ferramentas que te ajudam a buscar hashtags relacionadas ao seu post. Por exemplo, o buscador de hashtags do Postcron, onde você coloca uma palavra relacionada ao seu post e obtém uma quantidade ilimitada de hashtags sobre este tema.

Se você quiser optar pela praticidade, saiba que o próprio Instagram sugere e mostra a relevância das hashtags toda vez que você decidir escrever alguma.

Assim fica muito mais fácil de você selecionar o seu leque de hashtags para suas postagens.

4. Use o buscador do Instagram

O buscador do Instagram também é uma ótima forma de selecionar hashtag para os seus posts.

Para utilizá-lo, basta ir na área de busca da rede social e escrever uma palavra que seja relevante para a sua marca.

O Instagram vai mostrar uma lista com todas as hashtags relacionadas com essa palavra-chave, assim como número de publicações que estão etiquetadas na mesma.

Como vender mais usando as hashtags? 6 dicas para tirar o máximo deste recurso

Com essas dicas, acredito que fique muito mais fácil para você escolher suas hashtags e botar a mão na massa.

Mas de nada adianta escolher as melhores hashtags se você não sabe como utilizá-las de forma estratégica, alcançando muito mais pessoas e tornando seus conteúdos referências no mercado.

Para isso, você precisa seguir os seguintes passos:

1. Coloque as hashtags no fim da postagem ou no primeiro comentário

Usar muitas tags junto a sua legenda não pode ser considerado um erro, porém, visualmente, torna o conteúdo mais poluído. Portanto, evite fazer isso.

Uma opção é usar no primeiro comentário da sua postagem, assim, além do seu público praticamente não perceber a existência delas, você consegue deixar tudo mais discreto e harmônico.

2. Equilibre hashtags mais genéricas com as mais específicas 

As hashtags genéricas são muito mais eficazes quando estamos falando de praticidade.

Se você costuma fazer postagens regulares, utilizar hashtags mais amplas pode ser uma ótima saída para manter a frequência de posts sem perder o alcance.

Assim, além de poupar tempo, você ainda consegue atender diversos tipos de posts, sem perder o engajamento.

No entanto, você não pode deixar procurar sempre por hashtags mais específicas, que ajudem a qualificar o seu público e trazer clientes em potencial para o seu perfil. 

3. Crie uma hashtag própria

Ter uma hashtag própria da sua marca é uma ótima forma de se destacar perante a concorrência.

Com elas, você consegue segmentar seus próprios conteúdos e tipos de post, além de incentivar que seus clientes também utilizem a sua tag, dando mais visibilidade ao conteúdo.

No Ecommerce na Prática, por exemplo, utilizamos sempre a #boravender, da qual o Bruno de Oliveira é o embaixador. E, quando falamos sobre conteúdos focados em desenvolver o empreendedor, usamos #viverdeecommerce.

Leia também: Como aumentar as vendas no Instagram: 12 dicas para fugir do óbvio

4. Não utilize hashtags usadas por empresas

Pensa com a gente: por que você usaria uma hashtag que apenas outras empresas buscariam? Não faz sentido, certo?

Se o seu negócio é B2C (Businesse to Consumer, ou empresa para consumidor), você precisa focar no que o seu cliente está pesquisando, e não em outros concorrentes.

5. Use as hashtags com consistência

Ao escolher quais as hashtags que mais fazem sentido para sua empresa, é importante usá-las com consistência em suas postagens. Isso vai fixar a mensagem na mente de seus seguidores e permitir que eles busquem pela hashtag, caso queiram ver o seu conteúdo. 

Você pode, inclusive, usar as hashtags para organizar os tipos de conteúdo que a sua empresa posta, de acordo com o planejamento que está seguindo para o Instagram. 

6. Use hashtags de localização

Mesmo que você venda apenas no Ecommerce e não tenha uma loja física, é importante que você aproveite as hashtags de localização para atrair um público que está geograficamente mais próximo, ou que tem interesse pela sua região. 

Pesquise quais as hashtags mais associadas ao seu estado, cidade ou bairro e não hesite em usá-las sempre que for apropriado. 

Como encontrar as melhores hashtags para serem usadas? Conheça 5 ferramentas 

Nós já compartilhamos algumas boas práticas na hora de encontrar hashtags adequadas para o seu negócio, certo? Mas agora vamos te mostrar também quais ferramentas você pode utilizar para encontrar essas hashtags… 

1. Hashtagify

A Hashtagify  é um aplicativo que permite fazer uma análise das hashtags para o Instagram. Com ela, você descobre quais as tags mais recomendadas de acordo com o seu perfil e também monitora as que você já usa em suas postagens. 

2. Leetags

O Leetags é um aplicativo que ajuda a encontrar as hashtags mais adequadas, baseando-se no conteúdo da sua publicação. Na ferramenta, você pode inserir uma palavra-chave e ter acesso a 30 hashtags que estejam em alta sobre o tema. 

Com a ferramenta você também pode criar uma lista personalizada e usá-las em suas postagens com apenas um clique. 

3. All Hashtags

O All Hashtags é um site que permite encontrar as melhores hashtags pesquisando por uma palavra-chave. Ele também tem um criador de hashtags automático, que transforma as palavras do seu post em tags clicáveis.

Esse é um recurso útil para quem faz postagens no celular e quer ganhar tempo. 

4. Keyhole

O Keyhole monitora hashtags do Twitter e do Instagram, permitindo que você analise dados como a quantidade de postagens feitas com a hashtag; o alcance dessas postagens, o número de impressões, quais regiões são mais populares e mais.

A ferramenta é paga, mas você pode testá-la gratuitamente por um determinado período de tempo.  

5. Tags Finder

Com o Tags Finder é possível encontrar 3 tipos de hashtags: relacionadas, semelhantes ou combinadas. Tudo isso com base na sua palavra-chave. 

Também é possível fazer essa pesquisa com base em filtros, como por exemplo excluir hashtags que contenham uma determinada palavra ou hashtags populares na sua região. Muito interessante, não acha? 

Leia também: Como fazer anúncio pago no Instagram em 9 passos [TUTORIAL]

Conheça as melhores ideias de postagem para o seu negócio!

Para te ajudar a produzir AINDA MAIS conteúdos de valor todos os dias nas suas redes sociais, desenvolvemos um material GRATUITO com 32 ideias de postagem para aplicar HOJE no seu negócio

São ideias simples e fáceis de implementar, que vão trazer resultados imediatos de engajamento, retenção de clientes, atração e vendas

Baixe agora o seu clicando aqui:

Perguntas Frequentes

O que é hashtag?

As hashtags são termos ou palavras-chave atreladas a um símbolo da cerquilha, que também é conhecido como “jogo da velha”: #. Elas são utilizadas para localizar informações de forma segmentada.

Por que usar hashtag no Instagram?

Em meio a um crescimento acelerado do Ecommerce nas redes sociais, não aproveitar as ferramentas disponibilizadas pelo Instagram significa desperdiçar excelentes oportunidades de venda.

Como usar hashtag no Instagram?

Para usar uma hashtag no Instagram basta digitar a cerquilha (#) e escrever o termo que você deseja utilizar. Automaticamente, a sua publicação será enviada para a página que concentra todas as publicações com aquela hashtag.

Quantas hashtags podem ser colocadas em uma publicação?

O Instagram permite até 30 hashtags nas publicações. Contudo, nós indicamos colocar somente 5 na legenda do post para não carregar demais visualmente ou poluir a publicação.

Quais os melhores aplicativos para encontrar hashtags?

1. Hashtagify; 2. Leetags; 3. All Hashtags; 4. Keyhole; 5. Tags Finder.

Como vender mais usando as hashtags?

1. Coloque as hashtags no fim da postagem ou no primeiro comentário; 2. Equilibre hashtags mais genéricas com as mais específicas; 3. Crie uma hashtag própria; 4. Não utilize hashtags usadas por empresas; 5. Use as hashtags com consistência; 6. Use hashtags de localização.