Definir quais são as melhores redes sociais para negócios não é tão simples quanto parece. É verdade que não tem como falar sobre Ecommerce sem colocar em pauta as redes sociais, como: Facebook, Instagram, Tiktok e Twitter. Afinal, especialmente quando se trata de um negócio B2C (Business to Consumer, ou melhor: Empresa para Consumidor), estabelecer uma relação de proximidade com o cliente significa ser lembrado e aumentar suas oportunidades de venda. Mas, na hora de escolher uma ou outra, algumas questões devem ser respondidas...

Leia este artigo até o final e descubra qual é a melhor rede social para o seu negócio.

redes sociais

A importância das redes sociais para o seu negócio

As redes sociais são fundamentais para o funcionamento saudável de qualquer negócio. É através delas que se tem um melhor relacionamento com seus clientes, produzindo conteúdo e interagindo de diversas formas.

Tornando a sua empresa visível nas redes sociais e atingindo potenciais clientes, o resultado é um maior número de vendas.  Trata-se de uma consequência natural, uma vez que o público online já está acostumado em ser impactado por anúncios e até concretizar uma compra através das redes sociais.

Com conteúdos impulsionados e anúncios, você vai atingir milhares de pessoas que possam se interessar pelo seu produto ou serviço. E isso de uma forma simples, rápida e segmentada, já que a maioria das redes sociais permite personalizar o público a ser atingido conforme sua localização, idade e preferências.

Porém, para isso acontecer, você precisa entender como é a experiência dos seus clientes nas principais redes sociais do Brasil.

redes sociais

Redes sociais de relacionamento

Facebook

O Facebook é a rede mais acessada do mundo (dados: AppAnnie) e muito eficiente em interação e geração de negócios por meio de informação. Nele, é importante focar na informação que vai oferecer ao usuário. Pense: qual mensagem relevante pode passar para seus clientes?

O interessante é que, além disso, o sistema de anúncios do Facebook (o Facebook Ads) usa as informações fornecidas pelo próprio usuário para mostrar conteúdos relevantes para ele, de modo que trabalhar com sua ferramenta de publicidade possibilita atingir o cliente potencial certo para você.

O mesmo funciona na análise de dados: ele te oferece informações sobre os usuários que se interessaram por sua empresa, ajudando na definição de um público-alvo ou segmentação de mercado.

Instagram

O Instagram é voltado especialmente para compartilhamento de fotos e vídeos, é uma rede de uso mais mobile (celular) do que desktop (computador). É aqui que deve investir em imagens de qualidade e apostar em vídeos curtos, que são a grande sensação do momento em relação à criação de conteúdo. É uma rede social ainda mais efetiva em segmentos mais focados no aspecto visual, como moda, gastronomia, mercado pet...

Também é um bom local para adicionar com pegada mais afetiva ao seu negócio. Por ser uma ferramenta do Meta, mesmo grupo do Facebook, as publicidades do Instagram usam a mesma tecnologia e são feitas pelo Facebook Ads.

Vale lembrar que o Instagram também possui uma aba de Compras dentro da plataforma, onde mostra produtos e lojas que são cadastradas em seu banco de dados. O cadastro no banco de dados é feito por meio do Gerenciador de Negócios do Facebook, é gratuito e realmente simples. Para conseguir cadastrar sua loja no Instagram, é necessário apenas que você tenha um site de Ecommerce e siga as regras da plataforma.

Quer ajuda para vender no Instagram? Clique e confira as dicas.

Twitter

O Twitter é uma rede social que promove debates e comentários sobre assuntos em destaque na mídia. A rede social é eficiente no envio de mensagens curtas e notificações sobre o que está acontecendo de novo na empresa. Por sua viés de mensagens curtas e rápidas, as publicações feitas no Twitter são focadas no "tempo real" e têm menor vida útil, de modo que para ter uma presença sólida é necessário apostar em frequência.

Outra alternativa, dependendo do seu negócio, é dar ao Twitter uma cara mais leve, usando-o para falar em tempo real com o cliente e fazer brincadeiras aproveitando os assuntos em alta (Tranding Topics), algo que funciona bem com público da rede social. Pense que a maioria dos assuntos que viram febre em outras redes sociais, como Instagram e Facebook, são publicados primeiro no Twitter.

Linkedin

Especialmente se seu negócio é B2B, o Linkedin pode ser uma ideia interessante. Essa é a maior rede corporativa do mundo, o que promove um ambiente de networking favorável para empresas se conhecerem entre si e se tornarem conhecidas por usuários.

O que se tornou aposta para muitas empresas é criar uma página no Facebook e use este espaço para mostrar o que faz, os valores da marca, metas que gostaria de compartilhar, artigos interessantes sobre o seu produto escritos por você.

Além disso, outras empresas vão além e utilizam perfis pessoas de porta-vozes da marca para ganhar mais visibilidade na plataforma, seguindo a já popular ideia de que "pessoas são mais confiáveis do que marcas". Com uma estratégia de conteúdo bem pensada, os porta-vozes da marca podem se tornar autoridades no assunto e até serem nomeados Top Voices, que é uma categoria de produtores de conteúdo relevantes e confiáveis no Linkedin.

Durante o EnPCast 63, a equipe do Ecommerce na Prática conversou com Dr. Onda, conhecido pelo seu conhecimento aprofundado a respeito do Linkedin. Nesse podcast, falamos sobre como empresas podem aproveitar ao máximo o Linkedin.

Tiktok

O Tiktok é a rede social do momento ao redor do mundo. O crescimento estrondoso da rede social entre 2019 e 2020 fez com que todos os olhares se voltassem para ela e, de acordo com relatório apresentado pela AppAnnie, se o volume de usuários ativos continuar aumentando da forma como está, é possível que esta rede social ultrapasse o Instagram. Em 2021, Tiktok ultrapassou a marca de 1.5 bilhões de usuários ativos mensalmente.

Fora esse aspecto que deve ser considerado na hora de definir qual é a melhor rede social para seu negócio, vale a pena considerar que o Tiktok é uma plataforma de vídeos curtos. Diante disso, é necessário utilizar a criatividade para criar vídeos relevantes que gerem interesse do público no seu conteúdo e na sua loja. Lembre-se que o objetivo é divulgar sua loja e fazer vendas, não apenas se tornar um criador de conteúdo na plataforma.

redes sociais

Rede social de entretenimento

Youtube

O Youtube é a maior plataforma de vídeo do mundo e faz parte do mesmo grupo da Google. Isso por si só já é bem interessante, mas tem um ponto ainda mais legal: os vídeos publicados por ali também são indexados pelo Google, de modo que aparecem como resultado de pesquisa no próprio buscador. Com as pessoas valorizando cada vez mais os conteúdos em vídeo, vale a pena considerar o Youtube em sua estratégia.

Aqui, nós colocamos como uma rede social de entretenimento, mas a verdade é que o Youtube nem mesmo é considerado uma rede social pela nossa equipe de especialistas, visto que todo o comportamento da plataforma se difere desses canais. Um vídeo no Youtube, por exemplo, tem um tempo de vida útil ilimitado e continuam gerando acessos meses - até anos - após serem publicados, o que não acontece em outras redes sociais.

Dito isso, a dica é: caso sua empresa seja voltada em vender serviços, por exemplo, usar vídeos é bom um método para mostrar suas habilidades e gerar tráfego para seu Ecommerce. O mais legal é que vídeo é fácil de assistir e costuma gerar bastante visualização, às vezes mais do que conteúdo em texto.

Além disso, as próprias visualizações geram retorno financeiro se seu canal for aprovado pelo Youtube como produtor de conteúdo. 

O investimento em publicidade nas redes sociais

Vale ressaltar que é possível investir em publicidade paga nas redes sociais ainda que seu orçamento seja pequeno. É a empresa, na maior parte dos casos citados, que define quanto tempo a campanha deve durar e o quanto pode gastar, é uma opção bastante atrativa para quem está começando e quer correr menos riscos.

Uma campanha no Facebook Ads, por exemplo, pode rodar com 10 dólares por semana dependendo do conjunto de especificidades que selecionar. Clique para conferir o Manual de Facebook Ads para Ecommerce.

Um alerta: É claro que, com um valor mínimo, o número de pessoas que vai atingir também é pequeno se pensar que em torno de 1,7% delas vão ter o interesse real em conhecer seu produto.

Ainda assim, evite cair no erro de tentar atingir um público muito amplo, pois é mais interessante atingir menos pessoas com verdadeiro potencial de virarem clientes (mesmo que não imediatos) do que milhares de pessoas que não fazem parte do seu público-alvo.

Qual a melhor rede social para o seu negócio?

Agora que já sabe sobre campanhas e quais os aspectos de cada rede social, chegou a hora de escolher a sua, não é? E lembre-se: não existe a melhor rede social para negócios. O que existe é a rede social que faz mais sentido para você começar.

Fora isso, importante entender que o seu negócio deve estar presente em todas as redes sociais relevantes para o seu público. É claro que você não vai fazer isso de uma vez, pois exigira um esforço gigante, mas pode definir em quais vai entrar aos poucos.

A Babi Tonhela, diretora de Produtos do Ecommerce na Prática, falou um pouco sobre o assunto neste vídeo. Clique para entender melhor:

Acontece que o seu cliente ideal sempre vai preferir algum canal específico. Mas, independentemente disso, a sua empresa não precisa deixar de alcançar outros possíveis consumidores que estão presentes em outros canais de venda.

Por exemplo: se você vende sapatos para executivos, o Twitter não é o canal ideal. Provavelmente Facebook e Instagram (talvez até o Linkedn) sejam mais eficientes.

Isso não significa que você não possa estar presente no Twitter, mas seu foco tem que estar nas redes sociais que dão maior retorno.

É fundamental ter conhecimento de qual rede social é a sua principal fonte de vendas. Assim, você consegue utilizar estratégias específicas para seus clientes, tendo melhores resultados.

Para isso, basta entender melhor qual é a sua persona. Como ela se comporta? Quais seus hobbies? Qual é a sua idade? São algumas perguntas que você precisa fazer para saber onde o seu cliente ideal vai estar a maior parte do tempo online e mais disposto a comprar.

Por exemplo: um dos alunos do Ecommerce na Prática vende papel de parede. O maior canal de entrada de clientes dele é o Pinterest. Isso ocorre porque ele estudou seu público e produziu o conteúdo ideal de decoração, design, paleta de cores

redes sociaisNão dependa apenas de um canal de vendas

É mais comum do que parece que redes sociais tenham problemas. Facebook, Whatsapp e Instagram passam por problemas técnicos frequentemente, privando seus usuários de utilizarem essas ferramentas. Quando isso acontece e você é dependente dessas redes sociais para vender, acaba prejudicando o faturamento da loja...

O que você pode aprender com essa situação?

O seu negócio não pode depender apenas de um canal de vendas. 

Isso mesmo: você precisa diversificar os seus canais de atuação. Quando o seu negócio está presente em apenas um canal, você está entregando TODA a sua empresa para uma só ferramenta...

O que significa botar muita coisa em jogo.

Inclusive, esse foi o caso de uma aluna do Ecommerce na Prática. Ela atuava no Facebook há anos, construiu a própria audiência e, de uma hora para outra, foi banida da rede social.

É claro que existem situações em que isso pode ser revertido, mas não o caso. Assim, todo o trabalho que ela teve para consolidar o Ecommerce foi por água abaixo.

E isso não ocorre apenas nas redes sociais. Na realidade, qualquer negócio que depende de apenas um canal de vendas está arriscando muita coisa.

Sei que muitas pessoas acreditam que vender apenas pela loja virtual é o melhor caminho, que assim não tem problema. É verdade que você controla a loja, mas, ao mesmo tempo, se der qualquer problema no sistema, as suas vendas vão parar.

O mesmo vale para marketplaces. Afinal, imagine se esse marketplace decide mudar as regras de uso para algo que acabe te prejudicando?

Não seria nada legal, certo?

Então, a partir de agora, não limite sua empresa a apenas 1 ou 2 canais de venda.

Você precisa  investir em novos canais para conseguir driblar esses possíveis problemas, mantendo o seu faturamento mesmo que algo pare de funcionar. Além disso, múltiplos canais também abrem a porta para mais pessoas conhecerem a sua marca.

Para entender melhor sobre o assunto, assista ao vídeo abaixo. Nele, o Josué Aragão fala sobre os pontos positivos de ter diversos canais de venda.

Leve o seu negócio para o próximo nível

Utilizar as redes sociais para vender é uma ótima forma de começar e estruturar o seu Ecommerce, mas ainda existem outros canais e estratégias de vendas essenciais para ter um negócio altamente lucrativo e validado.

Por isso, nós, do Ecommerce na Prática, preparamos uma aula ao vivo exclusiva e gratuita que irá te ensinar como estruturar o seu negócio do jeito certo, peça por peça, sem te fazer perder tempo e dinheiro na tentativa e no erro.

A aula é baseada em todo o conhecimento do maior especialista em comércio eletrônico do país, Bruno de Oliveira.

Já são mais de 8 mil alunos que testaram e aprovaram o método ensinado e, com ele, conseguiram faturar mais de 10 mil reais em apenas 90 dias.

Essa é a oportunidade que faltava para fazer o seu negócio decolar! Independentemente dos canais em que você atua.

Assista à aula gratuita e aprenda a iniciar um negócio validado e lucrativo do zero.