O head do Instagram, o Adam, anunciou que para seguir a tendência mundial de consumo de conteúdos em Vídeos no Instagram, este formato terá cada vez mais destaque na plataforma.

No entanto, após o anúncio, as pessoas começaram a criar conteúdos em vídeo desesperadamente, sem pensar na qualidade dos vídeos ou, até mesmo, copiando ideias de outras.

Por isso, nós trouxemos 3 ideias de vídeos no Instagram para que os seus conteúdos não fiquem iguais aos de outros milhares de criadores e empreendedores.

No vídeo abaixo, a Ana Clara Magalhães, diretora de Inbound Marketing do Ecommerce na Prática, mostra 3 Ideias de vídeos no Instagram para se DESTACAR. Assista: 

A evolução dos Vídeos no Instagram

Para se adaptar às novidades do mundo das redes sociais, o Instagram começou a mudar um pouco o foco da plataforma…

E isso não é de hoje…

Essas mudanças já podiam ser notadas desde a chegada do Snapchat, uma rede social de vídeos curtos que foi uma febre em meados de 2015, o auge da rede no Brasil. 

Com o crescimento gigantesco do Snapchat, o Instagram não ficou para trás e logo colocou em prática a ferramenta chamada Story, que é basicamente a cópia do Snapchat.

Até que o Snapchat tentou continuar em ascensão no mercado, mas a grande popularidade foi se perdendo ao longo do caminho…

Em paralelo, uma nova rede social ganhou espaço e, em 2020, o Tiktok encabeçou o top 10 de aplicativos mais baixados. 

Mas por que o Tiktok ganhou tanto destaque e interesse do público?

Além do formato de vídeos rápidos e interativos, o algoritmo da plataforma entrega muito mais para a audiência do que o Instagram.

Ou seja, criadores de conteúdos tiveram a oportunidade de alcançar mais pessoas e crescer dentro da rede social.

Dessa forma, o Tiktok caiu na boca do brasileiro e bombou nos últimos tempos…

Mas você acha mesmo que o Instagram iria deixar isso barato? Não mesmo…

Para não perder espaço para os vídeos do Tiktok, o Instagram criou uma nova ferramenta chamada Reels que, assim como os Stories, é uma cópia dos vídeos do Tiktok.

E eles não só trouxeram o formato para plataforma, como também o Instagram está dando mais evidência e protagonismo para os vídeos que são publicados por lá.

Inclusive, nós já fizemos o teste no perfil do EnP e os Reels realmente estão tendo um ótimo alcance até o momento.

Então, por que você também não aproveita para surfar nessa onda e alcançar mais pessoas, aumentando a audiência do seu Ecommerce?

Para isso, nós separamos 3 dicas indispensáveis para você aproveitar ao máximo os vídeos no Instagram. 

Confira:  

Leia também: Instagram Story: Como Engajar e Vender Mais com a Ferramenta

1- Fale sobre um mesmo assunto de formas diferentes

A ideia  aqui não é simplesmente copiar uma ideia que deu certo...Mas você pode se inspirar nessas ideias com base na sua comunicação única (verbal e visual).

Então, fique atento aos assuntos do momento que estão rolando nas redes sociais e tente adaptar para a sua realidade, para o seu segmento. 

Aquelas trends que estão sempre bombando no Tiktok também são uma opção para você falar sobre o mesmo assunto, mas de forma diferente. 

Ex: utilizar uma música que está em alta, mas para falar sobre a sua loja e fazer trocadilhos. 

Mas lembre-se: é importante evitar postar vídeos com a logo do Tiktok no Reels, pois o algoritmo identifica e não entrega para muitas pessoas (isso foi divulgado pelo próprio perfil do Instagram Business, então é válido evitar). 

2- Estruture uma boa mensagem inicial

A mensagem inicial é a mais impactante e você só tem entre 3 e 5 segundos para chamar a atenção do público para assistir ao resto do vídeo.

Isso porque, garantir a atenção das pessoas não é tão simples quanto parece, pois elas tendem a ignorar o vídeo e passar para o próximo se não forem cativadas logo nos primeiros 5 segundos.

São exigentes, não é mesmo? Mas provavelmente você também faz isso, é quase que automático… 

Por este motivo é muito importante estruturar a parte inicial do vídeo para atrair e reter as pessoas por mais tempo. 

Pode ser um bordão seu, uma frase que gere curiosidade nas pessoas e faça com que elas fiquem até o fim do vídeo para descobrir…

Isso vai depender das características dos seus vídeos e de como você quer abordar o tema. Então, seja criativo ou se inspire com outros criadores de conteúdo que já fazem isso de forma natural e única.

Leia também: Como Vender no Instagram: 14 dicas que Realmente Funcionam

3- Utilize todos os formatos de vídeo

No Instagram, existem 4 formatos de vídeo - Story, Reels, Feed e IGTV. E é muito importante que você utilize TODOS eles de formas diferentes para alcançar mais pessoas.

Mas fique atento às particularidades de cada um deles e a quais tipos de conteúdos devem ser criados. 

Por exemplo, o Story dura até 24 horas e é ótimo para trocas e interações diretas com a audiência, mantendo um relacionamento próximo. 

Já o Reels está em formato de vídeo curto de até 60 segundos e tem dois diferenciais: dinamicidade e grande alcance. 

Aqui, você pode apostar tanto em conteúdos de entretenimento, quanto conteúdos mais educativos e informativos. Esse é um formato bem mais dinâmico comparado com os outros. 

Inclusive, temos um vídeo completo que fala tudo sobre o Reels. Assista: 

Enquanto isso, o IGTV é como se fosse os vídeos do Youtube, com o tempo médio de vídeos entre 3 a 5 minutos, mas também é possível fazer vídeos maiores. 

Neste caso, vale o teste para entender se a sua audiência realmente curte conteúdos mais longos e densos do que vídeos curtos e objetivos. 

Por fim, temos os vídeos ao vivo (ou lives), que são ótimos para manter a audiência ativa e fazer conteúdos colaborativos com outros perfis.

E depois dessas ideias de vídeos no Instagram, a última dica é: mensure todos os resultados dos vídeos! 

Só assim você vai saber qual formato a sua audiência prefere e o que realmente dá certo no seu perfil…

E os aprendizados não param por aqui… 

Mas só quem é PRIMER tem acesso aos conteúdos mais completos! 

Tudo sobre Empreendedorismo em um só lugar: conheça a assinatura Ecommerce na Prática!

Com a quantidade de informações que temos na internet, é difícil priorizar os conteúdos que realmente importam para o seu momento de negócio, certo?

Foi por isso que criamos a assinatura Ecommerce na Prática. 

Nesse espaço, você terá acesso a centenas de cursos completos e conteúdos exclusivos sobre precificação, gestão financeira, planejamento de redes sociais, busca de fornecedores e muito mais! 

Assine o Ecommerce na Prática clicando aqui: