O TikTok é uma das maiores redes sociais do mundo, o que o torna um campo fértil para explorar boas estratégias de marketing. Por essa razão, hoje vamos te mostrar como anunciar no TikTok o seu negócio.

Você sabia que, em 2021, a rede chegou à marca de 1 bilhão de usuários em todo o mundo? Isso corresponde a cerca de 14% de toda a população mundial. De acordo com dados do relatório WeAreSocial, existem 4,72 milhões de brasileiros com conta ativa na rede social.

Se você ainda não consegue ver a sua marca presente no TikTok, hoje vamos te ajudar a ver as coisas de uma forma diferente.

Isso porque anunciar no TikTok vai te ajudar a atingir um público jovem e dinâmico que adora compartilhar conteúdos divertidos.

Mas se você acha difícil aproveitar essa rede na sua estratégia de marketing, nós estamos aqui para te ajudar...

Neste artigo, você vai aprender como criar um anúncio TikTok e vai entender quais são os nichos de empresas que mais podem fazer sucesso nessa plataforma.

Segue com a gente para ficar por dentro das melhores práticas para apostar no TikTok.

E, para começar, te convidamos a assistir a nosso tutorial de TikTok Ads, a plataforma de anúncios da rede. Nesse vídeo, Ana Clara Magalhães, líder de Aquisição do Ecommerce na Prática, mostra como aproveitar o poder do TikTok na sua empresa. Veja agora:

TIKTOK ADS TUTORIAL: COMO CRIAR UM ANÚNCIO PASSO A PASSO NA REDES SOCIAL

O que é o TikTok Ads?

O TikTok Ads é uma plataforma dentro do aplicativo feita para criar anúncios anúncios. Por lá, os formatos disponíveis incluem vídeos publicitários e banners.

Levando em conta o crescimento surpreendente do TikTok em todo o mundo, ficou claro que o aplicativo é uma excelente oportunidade para fazer divulgações com o objetivo de chegar ao maior número possível de usuários.

Nesse contexto, a plataforma de anúncios se tornou bastante popular. Você pode encontrá-la por meio do botão “Promover”. Por lá é possível criar novas campanhas e acompanhar os resultados de outras que já estejam em andamento ou até mesmo as que foram finalizadas.

O TikTok, assim como as outras redes, permite a configuração do público, por meio da segmentação de acordo com dados demográficos e pelo comportamento.

Outro ponto importante é que o TikTok utiliza inteligência artificial para segmentar os anúncios para o público que for mais relevante para a sua campanha. Dessa maneira, a segmentação garante anúncios com maiores chances de interação e conversão.

Vale a pena anunciar no TikTok?

A lista de marcas que gastam dinheiro em anúncios TikTok está crescendo, tanto em número quanto na amplitude dos produtos que vendem. 

A pesquisa “Estudo sobre Autenticidade”, conduzida pela Nielsen em 2021, mostra um pouco sobre a recepção de anúncios nessa plataforma. De acordo com os dados divulgados, 76% dos usuários do TikTok dizem estar abertos para receber anúncios sobre novos produtos.

Enquanto isso, 72% querem aprender mais sobre o produto ou marca anunciada. Além disso, uma a cada três pessoas disse ter comprado um produto que não estava considerando antes, por causa da rede social. E, por fim, mais da metade deles (67%) afirmam não se importar com anúncios, desde que sejam divertidos.

Mas... é fácil imaginar que nem toda empresa vai ter sucesso por lá. 

Além disso, o preço dos anúncios ainda está um pouco fora da nossa realidade, o que torna a rede povoada por gigantes mundiais.

Como saber se a rede combina com a sua marca?

Nós listamos no próximo tópico 2 situações empresariais em que vale super a pena  investir no TikTok...

1. Marcas que procuram um público grande e engajado

Se você deseja alcançar um público bem amplo, saiba que esse grande público não está ocioso. 

A verdade é que os usuários mais jovens, até 15 anos, passam mais de 1 hora por dia no TikTok. De acordo com dados divulgados pela App Annie, os brasileiros gastam 5,4 horas na plataforma todos os dias.

Por isso, se a sua estratégia é se tornar conhecido por todas as faixas etárias, investir no TikTok certamente vai te ajudar a alcançar essa meta.

2. Marcas que vendem para jovens da geração Y e Z

Por mais que o público no TikTok seja enorme, ele ainda não abrange da mesma forma todas as idades.

Isso não quer dizer que não tenham usuários mais velhos por lá, mas que as marcas que tem como público a geração Z e os jovens da geração Y vão encontrar o maior grupo de clientes em potencial.

A maior parte do público do TikTok é jovem: 66% dos usuários do TikTok têm menos de 30 anos.

Porém essa tendência está mudando…

Há um aumento nos TikTokers de 25 a 54 anos e a empresa que começar a aparecer por lá agora, certamente vai conseguir atingir esse público que está chegando aos poucos.

Então, se a sua marca está em algum desses dois momentos, é sim possível pensar em anunciar no TikTok.

Antes de saber quais são os passos para criar um anúncio, vamos entender os formatos de anúncio que estão por lá…

Leia também: Como Usar o Tiktok de forma EFICAZ

Quanto custa para anunciar no TikTok?

Não existe um valor fixo para anunciar no TikTok. Na verdade, para saber quanto custa para anunciar no TikTok é preciso definir antes qual o seu orçamento e ter em mente o que você deseja alcançar com a sua campanha.

Isso porque os anúncios no TikTok funcionam com um modelo de preços diferente das outras redes sociais.

Funciona assim: ao invés de cobrar pelo número de impressões ou pelo alcance, como no Facebook, o TikTok vende espaço publicitário por meio de um leilão.

Dessa forma, os anunciantes concorrem uns contra os outros para a mesma audiência, e o vencedor do leilão paga apenas um centavo a mais do que o segundo colocado.

Há ainda algumas outras formas de anunciar no TikTok, como por meio de anúncios no feed, aquisições de marca e desafios de hashtag. Nesses casos, os preços desses anúncios podem variar de algumas centenas de reais até mais de R$ 50 mil por dia!

Mas claro que o custo da publicidade no TikTok vai variar de acordo com o público-alvo, além do tamanho da sua campanha publicitária.

Ou seja, por mais que não exista um valor fixo, já dá para imaginar que se você está procurando alcançar um público amplo com seus anúncios, você vai pagar bem mais do que se estivesse segmentando um grupo menor de usuários.

Formatos de anúncios do TikTok

Anúncios de vídeo In-feed

In-feed são vídeos curtos que aparecem no feed de notícias dos usuários na página "Para você". Eles se parecem com os vídeos que normalmente são criados por lá, então acabam se misturando organicamente no feed.

Atualmente, essa é a única opção de anúncio disponível para clientes de autoatendimento. A Adidas foi uma das empresas que usou esse tipo de anúncio em uma campanha de sucesso. Veja como isso aconteceu clicando aqui.

Desafio Hashtag

O objetivo desse tipo de campanha é criar um conteúdo viral, enviando um vídeo com uma dança ou desafio exclusivo e incentivando outros usuários a participarem. 

Este é um formato interessante porque, dependendo do desafio em si, o anúncio pode ser bastante sutil. A Guess, marca de luxo voltada para vestuário, utilizou este recurso em sua campanha #InMyDenim. Leia sobre este case de sucesso aqui.

Aquisição da marca

As aquisições de marca são anúncios em vídeo em tela cheia. Eles duram de três a cinco segundos e aparecem assim que alguém abre o aplicativo.

Anúncios TopView

Da mesma forma que as aquisições de marcas, os anúncios TopView são exibidos em tela inteira.

A diferença aqui é que esses anúncios podem ter 60 segundos de duração e estão em uma reprodução atrasada, portanto, não começam com a inicialização do aplicativo. A Volkswagen tem um case de sucesso utilizando este formato. Veja-o no site do TikTok for Business clicando aqui.

Lentes da Marca

Este formato de anúncio permite que as marcas criem filtros de realidade aumentada personalizados para os usuários incorporarem no conteúdo deles. Para você ter uma ideia de como funciona é só pensar nos filtros do Snapchat e Instagram.

Como anunciar no TikTok passo a passo

1. Crie uma conta de anúncios TikTok

como-anunciar-no-tiktok

Para começar, acesse o site do TikTok Ads e clique em “Criar Agora”. Ao clicar no botão, um formulário vai aparecer solicitando informações para configurar sua conta.

Preencha e envie, e um representante da TikTok entrará em contato com você em até 5 dias úteis para informar se sua empresa se qualifica.

2.Preencha seus dados

Os dados pedidos para criar uma conta no TikTok Ads são:

  • Nome;
  • E-mail;
  • Senha;
  • Código de confirmação (é enviado para o seu e-mail ou celular, dependendo da opção escolhida).

3. Crie uma campanha

Quando estiver dentro do painel de anúncios do TikTok, clique na guia "Campanha" e, em seguida, no botão "Criar". 

O TikTok organiza sua publicidade em três níveis: Campanha, Grupos de Anúncios, Anúncios. 

Uma campanha é a atividade geral, enquanto grupos de anúncios e anúncios são as funções da campanha. 

Agora você terá que escolher o orçamento e os outros detalhes da campanha. 

Você pode escolher entre as opções "Orçamento diário" ou "Orçamento total". 

3. Configure o grupo de anúncios

A próxima etapa é criar um grupo de anúncios na campanha. Esta etapa é quando os canais e a segmentação são decididos. 

Em uma campanha, você pode ter diferentes grupos de anúncios destinados a diferentes públicos.

4. Defina os detalhes da campanha

Na seção "Orçamento e programação", selecione o orçamento do grupo de anúncios. 

Mais uma vez, você pode selecionar quanto deseja gastar por dia ou o valor total que deseja gastar durante a campanha.

Defina também o posicionamento dos anúncios (automático ou manual) e defina se o usuário poderá comentar ou baixar seus vídeos.

Em seguida, selecione as datas em que deseja que a campanha esteja ativa. 

5. Projete seu anúncio

Os anúncios TikTok são imagens e vídeos nos formatos horizontal, vertical e quadrado. 

Para facilitar a vida dos anunciantes, a rede oferece uma ferramenta chamada Kit de Criação de Vídeo, que inclui templates e imagens de vídeo que você pode personalizar com suas próprias imagens. 

Além disso, ele também possui mais de 300 opções de música de fundo gratuitas.

Após definir toda a sua campanha, revise as informações e clique em “submit”. A partir daí, sua campanha será revisada e, se estiver tudo certo, entrará no ar em alguns minutos/horas

Dicas incríveis para anunciar no TikTok

Você finalmente está pronto para começar sua publicidade TikTok! Aqui estão algumas dicas finais para otimizar seus anúncios e torná-los ainda mais eficazes:

  • Dê uma olhada na seção de inspiração do próprio TikTok em seu site para ver como outras marcas conseguiram ter sucesso na plataforma.

  • Dê preferência para o modelo vertical. Os vídeos nativos do Tiktok são todos neste formato e, por isso, a maioria do conteúdo na rede é consumido assim.

  • Outra particularidade do conteúdo no TikTok é a sua duração. Idealmente, você deve manter os seus anúncios curtos e dinâmicos, com no máximo 15 segundos.

  • Ao lançar um anúncio no formato Brand Takeover, é especialmente importante usar imagens de alta resolução. Certifique-se de seguir as especificações de anúncio da TikTok.

  • Observe que o espaço do texto é limitado a 80 caracteres. Como você tem apenas uma fração de segundo para chamar a atenção do seu público, recomendamos incluir o texto mais importante diretamente no próprio vídeo.

  • Concentre-se em apenas uma frase de chamariz [chamada para ação] por vez, como fazer o download do seu aplicativo ou usar um cupom no seu site, mas não os dois ao mesmo tempo.

  • Se possível, sincronize o catálogo da sua loja virtual com o do TikTok Ads Manager. Isso vai te fazer economizar tempo na criação das campanhas e ainda gerar anúncios mais profissionais, melhorando a experiência do cliente. A Nuvemshop é um exemplo de plataforma que permite essa sincronização. Veja o tutorial aqui.

Como crescer no TikTok

Agora que você já aprendeu como anunciar no TikTok, é importante aprender como crescer na plataforma.

Por isso, confira 3 dicas valiosas para fazer sucesso no TikTok:

1. Crie conteúdo adequado ao público da plataforma

No TikTok, os vídeos que vão para o feed dos usuários são selecionados de acordo com a atividade de cada usuário na plataforma. Ou seja, os conteúdos que as pessoas curtem, comentam e compartilham aparecem para aquele tipo de público. 

Nesse sentido, se você crescer na rede, saber aproveitar essa característica pode ser um grande diferencial. Isso porque, no TikTok, o que realmente importa é incorporar o seu negócio em um conteúdo que faça sucesso, e não a apresentação do produto em si.

Por isso, faça pesquisas para conhecer melhor a sua persona e então entender como produzir conteúdos alinhados com os interesses dela. 

Outro ponto importante para começar a vender no TikTok é ficar de olho nas tendências de vídeos, desafios, hashtags e músicas. Assim, você consegue utilizá-las para aumentar a visualização do seu conteúdo e promover mais engajamento com seus seguidores. 

2. Mantenha a frequência

Para crescer no TikTok, é preciso ter muita organização de conteúdo. Afinal, é por meio das postagens que você vai apresentar os seus produtos ou serviços para o público. 

Por conta disso, é de extrema importância planejar tudo o que você vai apresentar para os seus seguidores e postar com frequência. 

Nesse sentido, ter um calendário de conteúdo vai te auxiliar nesse processo organizacional. É interessante também determinar com clareza os dias e horários específicos para fazer as postagens. 

3. Use e abuse das hashtags

As hashtags são fundamentais para aumentar a visibilidade das publicações e conectar os seus conteúdos às pessoas que demonstram interesse por postagens do mesmo assunto.

Isto é: elas direcionam os seus vídeos para a sua persona. Então, se você usar as hashtags certas, vai conseguir ampliar significativamente a visibilidade da sua marca na plataforma. 

Como vender mais com o TikTok 

Como te mostramos ao longo deste texto, há diversas formas de vender por meio do TikTok, seja de forma pessoal ou mesmo com o seu negócio. 

Para você que tem uma empresa, o TikTok é um ótimo espaço para divulgar os seus produtos e alcançar um alto número de seguidores e clientes em potencial. 

Por isso, criar conteúdos de qualidade para saber como ganhar mais visibilidade é um passo certo em direção ao sucesso

Nesse sentido, o Ecommerce na Prática pode te ajudar a criar um conteúdo encantador, não se preocupe…

Pois nós temos um presente para você!

É a aula gratuita de Marketing de Conteúdo para Negócios.

Nessa Aula GRATUITA você vai Aprender como Produzir conteúdo de valor para o seu negócio, Gerar tráfego qualificado (clientes com alto potencial de compra) e aumentar a Relevância da Sua Marca.

Assista à aula gratuita de Marketing de Conteúdo para Negócios agora mesmo, clicando no botão abaixo:

Perguntas Frequentes

O que é o TikTok Ads?

O TikTok Ads é uma plataforma dentro do aplicativo feita para criar anúncios anúncios. Por lá, os formatos disponíveis incluem vídeos publicitários e banners.

Quanto custa para anunciar no TikTok?

Não existe um valor fixo para anunciar no TikTok. Na verdade, para saber quanto custa para anunciar no TikTok é preciso definir antes qual o seu orçamento e ter em mente o que você deseja alcançar com a sua campanha.

Vale a pena anunciar no TikTok?

Sim, vale a pena anunciar no TikTok. Isso porque a lista de marcas que gastam dinheiro em anúncios TikTok está crescendo, tanto em número quanto na amplitude dos produtos que vendem.