Você sabe como surgem as tendências de mercado e qual a melhor forma de aproveitá-las no Ecommerce? Saber identificar essas tendências traz a oportunidade de antecipar demandas e sair na frente da concorrência!

As tendências de mercado indicam uma direção ou série de eventos que reflete mudanças no comportamento do consumidor e em seus desejos e necessidades de compra. E, com isso, cria oportunidades únicas para que haja mais venda e lucro no Ecommerce. 

É possível dizer que as tendências ajudam a antecipar o futuro e, quando você trabalha de forma eficiente, contando com as ferramentas certas, consegue se adiantar e se adaptar a elas. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o que são as tendências de mercado e como você pode aproveitá-las no Ecommerce! 

O que é tendência de mercado?

Uma tendência de mercado é tudo aquilo que influencia o consumo das pessoas. Pode ter origem com uma série de TV, uma novela ou uma nova moda que muda ou cria novos hábitos de comportamento de compra e indica novos nichos de mercado com grande potencial para ser explorado. 

No Ecommerce, é extremamente importante tentar entender quais são as tendências e também acompanhá-las de perto. Isso é válido para que seja possível estar sempre alinhado às necessidades dos compradores e, assim, adaptar-se rapidamente às mudanças que elas provocam na dinâmica do mercado online. 

Como identificar tendências de mercado no Ecommerce?

Para identificar tendências de mercado no Ecommerce, as informações fornecidas pelos marketplaces servem como referência. Por exemplo, a dinâmica em cada categoria ajuda a entender o que as pessoas estão procurando, comprando e também o que não encontram. 

Em resumo, ela mostra os desejos de compra dos consumidores e, por isso, é uma excelente fonte de informações e deve ser a primeira coisa que devemos observar.

Uma das melhores formas para analisar a dinâmica é estudando como as pessoas pesquisam por produtos nos marketplaces. Para isso, você pode usar as listas de palavras-chave que ajudam a descobrir quais itens estão em crescimento nas pesquisas e também a entender como os potenciais compradores pensam e seu processo de busca na hora de comprar um produto.

Outra lista muito útil, que serve como um guia completo a esta primeira e também ajuda a entender a dinâmica, são os rankings de mais vendidos em cada categoria...

Com estas duas listas, conseguimos fazer um cruzamento entre a oferta e a demanda, de modo que fica possível identificar produtos que apresentam um aumento no interesse do comprador, mas não possuem uma quantidade significativa de vendedores oferecendo.

Para fazer esse trabalho de acompanhamento e monitoramento da dinâmica e da oferta, vale a pena contar com ferramentas analíticas, como a Nubimetrics. Ela fornece informações necessárias de forma simples, rápida e prática para que você possa antecipar e identificar tendências, entender o comportamento do consumidor e, assim, encontrar as melhores oportunidades no Ecommerce.

3 tendências que estão em alta no Ecommerce 

Produto de mudanças nos comportamentos do comprador, as tendências onlines criam oportunidades únicas no Ecommerce. Saber ler o contexto e entender como ele influencia na demanda e nas intenções de compra é fundamental para poder acompanhar o surgimento de novas tendências. 

Listamos 3 tendências que estão crescendo no Ecommerce para você aproveitar no seu negócio e vender mais.

1. O fenômeno Stranger Things

O efeito de Stranger Things como gerador de tendências é surpreendente.  Seguindo o exemplo dos anos anteriores, a 4ª temporada da série da Netflix segue influenciando milhões de fãs em todo mundo e criando oportunidades em todo  Ecommerce.

Um exemplo disso são as camisetas da série: em crescimento nas pesquisas dos compradores, este produto já se posiciona como um dos produtos mais procurados no Mercado Livre, tendo subido mais de 100 posições no ranking de buscas da categoria Camisetas.

Camisetas mais procuradas no Mercado Livre. (Fonte: Nubimetrics)

2. Produtos para casas inteligentes

Outra tendência em alta no Ecommerce são os produtos para smart home. Embora as casas inteligentes parecem ter saído dos filmes de ficção científica, a verdade é que elas fazem parte de uma tendência mundial que vem crescendo cada vez mais no Brasil.

Com aumento de mais de 130% em suas vendas no primeiro trimestre de 2023, as lâmpadas inteligentes são um exemplo de smart produto que vem caindo na graça dos compradores. Elas mostram um resultado impressionante no Mercado Livre, sendo as smart lâmpadas EWS-410, com integração com a Alexa da marca Intelbras, as preferidas do compradores neste marketplace.

Lâmpada inteligente mais vendida no Mercado Livre. (Fonte: Nubimetrics)

Leia também: O que é realidade aumentada e como aplicá-la no seu Ecommerce

3. Ciclismo em alta no Ecommerce

O mercado de bicicletas também apresenta um cenário promissor para os vendedores do Ecommerce em 2023. Além disso, também faz parte de uma tendência mundial em crescimento, que impulsiona não apenas as vendas de bikes, mas também de produtos complementares para os ciclistas.

Seguindo essa pegada, as correntes e as câmaras de ar para bicicletas são um exemplo de produtos atraem a atenção para este nicho. Elas são essenciais para o funcionamento da bicicleta, suas categorias seguem em crescimento no Mercado Livre, sendo as câmaras de ar para bicicleta aro 29 da marca Pirelli e a corrente NX Eagle com PowerLock e 12 velocidades da marca Sram algumas das mais vendidas no marketplace.

Corrente mais vendida no Mercado Livre
Lâmpada inteligente mais vendida no Mercado Livre. (Fonte: Nubimetrics)
Lâmpada inteligente mais vendida no Mercado Livre. (Fonte: Nubimetrics)

O que é uma oportunidade de vendas no marketplace?

Quando estamos pesquisando e estudando tendências, podemos descobrir oportunidades de vendas nos marketplaces. Uma oportunidade de venda é resultado de uma série de condições que torna favorável a venda um novo produto em uma nova categoria no marketplace.

E pode surgir por falta de vendedores especializados para significar uma forte concorrência e/ou pela existência de uma demanda insatisfeita crescente.

Normalmente, essas oportunidades não costumam durar muito tempo, em parte porque é da natureza do marketplace atender a essas demandas e também porque as pessoas perdem o interesse em comprar determinados produtos. Por esse motivo, é importante saber aproveitar o momento certo e trabalhar com eficiência para conseguir aproveitá-las ao máximo.

Leia também: Como fazer uma boa análise de concorrência

Tipos de oportunidades de vendas em marketplaces

Nesta seção, vamos apresentar os tipos de oportunidades que são possíveis encontrar nos marketplaces. Assim, você vai saber como aproveitá-las em seu negócio para impulsionar as suas vendas online!

1. Nichos de mercado com potencial

Um ponto importante que você precisa entender quando vende em um marketplace é que esses sites organizam seus macroambientes por categorias. Cada uma apresenta uma dinâmica única e, portanto, apresenta diferentes níveis de oportunidades, que variam de acordo com seu crescimento em vendas e grau de competitividade.

Para aproveitar eficientemente essas oportunidades é necessário entender como a categoria funciona. Isto é, analisando cuidadosamente alguns dados importantes, como: seu status, taxa de crescimento, tipo de vendedores presentes nela, sua sazonalidade, como é a demanda e oferta, entre outras informações que servirão como base para você tomar decisões mais assertivas.

Por exemplo, quando estamos planejando entrar em uma categoria que tem muitos vendedores experientes, precisamos analisar e comparar os dados da concorrência com os do nosso negócio. É isso que vai te ajudar a saber se há maturidade e força competitiva suficiente para competir e crescer neste mercado.

Uma forma de descobrir se uma categoria é muito ou pouco saturada é analisando a força competitiva de seus vendedores presentes nela. No Mercado Livre, por exemplo, dá para fazer isso estudando a quantidade de vendedores do MercadoLíder Gold ou MercadoLíder Platinum: Assim, quanto maior a porcentagem, maior será sua competitividade e mais difícil será posicionar nossos produtos.

O contrário também é válido, afinal, podemos encontrar nichos de mercado pouco explorados em categorias com menos vendedores especialistas...

E embora alguns vendedores acreditem que uma categoria com mais vendedores têm mais chances de trazer um melhor resultado de vendas, muitas vezes é oposto: quanto menos vendedores especialistas na categoria, melhores as vendas.

Leia também: O que é MercadoLíder e Como Conseguir esse Status

2. A sazonalidade

Cada época do ano apresenta oportunidades diferentes para lucrar mais com a venda de produtos sazonais. A chave para ter um resultado e aproveitar de forma inteligente essas oportunidades é entender como a sazonalidade funciona.

Ou seja, para você não cair no mesmo erro que muitos vendedores cometem e acabar tomando decisões baseadas em achismos.

Quando se estuda a sazonalidade do mercado e dos próprios produtos, há a possibilidade de antecipar as demandas dos compradores, preparar o estoque com mais eficiência e, portanto, chegar primeiro às oportunidades que aparecem no marketplace. 

Dessa forma, é possível se  preparar bem e ficar melhor posicionado para quando a demanda começar a crescer. Afinal, entender os fluxos que oferta e demanda tem com a sazonalidade é uma das melhores formas de aproveitar as oportunidades sem fazer grandes investimentos nos marketplaces.

3. As demandas insatisfeitas

Por fim, temos o terceiro tipo de oportunidade que são as chamadas demandas insatisfeitas. Mas o que é uma uma demanda insatisfeita? Também conhecida como demanda não atendida, ela é fruto do desequilíbrio entre a oferta e a demanda. Atualmente, é um dos maiores desafios para os marketplaces.

Basicamente, ela acontece quando um comprador procura por um produto, mas não o encontra. E ainda que à primeira vista pareça um problema, na verdade, as demandas insatisfeitas revelam uma grande oportunidade para os vendedores, pois representam a possibilidade de se encontrar novos produtos e nichos de negócios com alta procura e ainda pouco explorados.

Portanto, as demandas insatisfeitas são excelentes oportunidades para potencializarmos a oferta com produtos de baixa concorrência e alta demanda, que ajudarão a melhorar a reputação, o posicionamento no marketplace e, consequentemente, a rentabilidade do negócio online.

Incorpore informação e impulsione o seu negócio online!

Qual é o segredo para encontrar essas oportunidades e saber quando vale a pena investir em um nicho de mercado ou uma tendência? Para saber isso, não há mistério, a chave é ter informações que te ajudem a investigar o mercado, estudando a sua sazonalidade, o número de vendedores, entre muitas outras.

A natureza única do Ecommerce exige que os vendedores se adaptem e ajam de forma eficiente para não perderem as oportunidades que surgem e desaparecem rapidamente. Sem dúvida, a incorporação de dados e informações objetivas é, hoje, essencial para gerenciar um negócio online... 

Afinal, vender com informação já não é apenas um diferencial, mas sim uma exigência para crescer e construir um negócio sustentável nesse meio.

Sendo assim, no Ecommerce, não se pode jogar com sorte nem contar com a intuição, pois esse mercado é como uma grande arena de combate, onde os melhores e mais preparados têm mais chances de ganhar a luta e levar a venda. 

Por esse motivo, é preciso escolher muito bem as batalhas em que vamos entrar, as armas nos dão as melhores chances de vencer e, especialmente, saber quais armas nossos principais concorrentes usam.

E sobre isso, nós podemos te ajudar:  Conheça a Nubimetrics!

A Nubimetrics usa inteligência artificial para te ajudar a comprar, vender e crescer de forma constante no Ecommerce!  Com esta ferramenta, você encontra novos produtos, descobre o que os usuários estão procurando e antecipa as próximas tendências de mercado. Para saber mais, clique aqui!