A sustentabilidade é um conceito que está cada vez mais inserido na vida dos consumidores e, por consequência, no dia a dia das empresas. E um dos exemplos disso é a logística sustentável. Podemos apostar que você já ouviu falar neste termo…

De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 62% dos consumidores levam o fator da sustentabilidade em consideração em um momento de decisão de compra. De acordo com os participantes, empresas que adotam práticas mais sustentáveis estão contribuindo para um crescimento econômico responsável.

E aqui vai outro dado interessante: 37% dos consumidores já deixaram de consumir os produtos ou serviços de alguma empresa por não serem sustentáveis. Será que a sua empresa está preparada para operar dentro de um mercado como esse? 

Neste artigo, vamos falar sobre como montar um plano de logística sustentável e qual a importância desses conceitos. Hora de começar! 

O que é logística sustentável? 

A logística sustentável é um modelo operacional que busca equilibrar a agilidade na entrega de produtos e a otimização de recursos naturais durante a execução de processos logísticos.

Um dos pontos mais importantes de qualquer operação de Ecommerce ou loja virtual é, sem dúvidas, a logística de entrega. Afinal de contas, a maior parte dos clientes querem ter suas expectativas atendidas e até mesmo superadas. 

Isso quer dizer que lojas têm sobre si a pressão de entregar os produtos com qualidade e no menor prazo possível. Esse cenário, no entanto, pode ser bastante desafiador quando analisamos do aspecto da sustentabilidade. 

Isso ocorre porque, para que encomendas sejam entregues, Ecommerces dependem puramente de soluções de transporte que utilizam combustíveis fósseis, por exemplo. Isso sem falar nas embalagens, que utilizam enormes quantidades de plástico e outros elementos prejudiciais para o equilíbrio ecológico. 

É possível dizer que a sustentabilidade de processos logísticos já é uma preocupação há algum tempo, mas apenas em 2012, com a implementação do Decreto Nº 7.746, foi que empresas passaram a ter medidas claras para o incentivo de práticas sustentáveis. Algumas das recomendações deste decreto são: 

  • Buscar maior eficiência no uso dos recursos;
  • Impulsionar o uso de mão de obra local;
  • Estender a vida útil do bem e da obra;
  • Reduzir os impactos sobre a flora, fauna, ar, solo e água;
  • Empregar tecnologias e inovações que permitam melhor utilização dos recursos naturais;
  • Utilizar recursos naturais de maneira regulada.

Qual é a importância da logística sustentável? 

Ao contrário do que muitos querem acreditar, nosso planeta conta com recursos finitos, ou seja, que podem se esgotar se utilizados de maneira incorreta. Essa é uma realidade que atravessa diversas indústrias e tem a logística como um fator fundamental, afinal, a maior parte das empresas hoje depende de serviços de entrega, de uma maneira ou de outra. 

Sendo assim, essa realidade nos leva ao questionamento: qual é a importância da logística sustentável? É muito importante que a indústria trace estratégias para operar de maneira sustentável. O crescimento econômico, no final das contas, não pode vir às custas da deterioração dos recursos naturais do nosso planeta. 

De um ponto de vista mercadológico, a logística sustentável também é um fator importante. Nos últimos anos, cada vez mais consumidores querem atrelar seus hábitos a um consumo mais consciente, o que significa que eles não irão comprar de empresas que machucam o meio ambiente. 

Sendo assim, além de ser o caminho mais óbvio em busca de um crescimento econômico saudável, a logística sustentável também pode ser um diferencial competitivo para as empresas. Falaremos mais sobre isso daqui a alguns tópicos, continue acompanhando este artigo! 

Você também pode gostar de ler: 7 formas de ter um ECOMMERCE SUSTENTÁVEL que QUALQUER empresa pode aplicar. 

Logística sustentável x logística tradicional

Para muitos consumidores, processos logísticos podem ser resumidos da seguinte maneira: um cliente compra em seu site e, em poucos dias, a encomenda chega no destino informado na hora da compra. Mas, se você já vende na internet, ou quer vender, sabe que não é tão simples assim… 

Existe um caminho longo que separa um produto no estoque de seu destino final e nele podem ser encontrados elementos como caminhões, longas estradas, entregadores e outros recursos – sem os quais, seria impossível fazer uma simples entrega. 

Mas, qual o custo de tudo isso quando falamos de recursos naturais? Gasolina, emissão de gases prejudiciais ao meio ambiente, uso de mão de obra… tudo isso é adicionado a esta conta. 

Dentro de uma logística tradicional, não é levado em consideração as estratégias que podem ser implementadas para reduzir o impacto desse processo no meio ambiente. Na logística sustentável, por outro lado, alguns cuidados são tomados. Podemos elencar os seguintes: 

  • Uso de rotas de transporte mais eficientes;
  • Utilização de combustíveis menos poluentes; 
  • Manutenção preventiva e preditiva dos veículos; 
  • Preocupação com o descarte correto de resíduos; 
  • Uso de embalagens biodegradáveis;
  • Preocupação com o bem estar dos funcionários envolvidos nos processos de entrega e coleta; 
  • Dentre outros cuidados…

Vale lembrar que muitas empresas tradicionais do ramo logístico têm atentado para a sustentabilidade de suas operações por meio da tecnologia, utilizando drones, carros elétricos e outras estratégias para diminuir o impacto ambiental de suas companhias. Mercado Livre e Amazon são dois bons exemplos…  

Os benefícios da logística sustentável para sua empresa 

Implementar processos de logística sustentável pode ser um desafio e tanto para empresas, principalmente para aquelas que já estão no mercado há algum tempo. Isso pode se traduzir em mudanças profundas em processos e cultura empresarial e, por isso, muitos gestores têm certo receio de iniciar a sua implementação. 

Apesar disso, precisamos destacar que essas mudanças podem ser extremamente positivas para a empresa e seus clientes em longo prazo. Aqui vão alguns dos principais benefícios da logística sustentável: 

  • Reduz custos: um dos principais pilares da logística sustentável é tornar os processos mais eficientes, o que acaba tornando-os mais baratos também. No fim das contas, isso ajuda a sua empresa a tornar-se mais competitiva e oferecer preços menores em comparação à concorrência. 
  • Melhora a imagem da empresa frente ao mercado: adotar processos de logística sustentável não tem como objetivo apenas melhorar a reputação da empresa, mas não dá para negar que essa é uma vantagem interessante, não é mesmo? 
  • Diminui desperdícios: controlar toda uma operação logística pode ser um tanto complicado, afinal, são muitas as variáveis que precisam de atenção. Isso faz com que, frequentemente, recursos – humanos e financeiros – estejam sendo desperdiçados. Revisar processos e torná-los mais sustentáveis pode ajudar a acabar com isso. 

Leia quando puder: Logística Reversa: o que é e como fazer no Brasil.

Como implementar a logística sustentável? 

Como falamos anteriormente, implementar iniciativas de logística que ajudem o meio ambiente pode ser um desafio. Afinal de contas, muitas soluções de mercado ainda não estão preparadas para comportar processos mais verdes… 

Apesar disso, é preciso que cada empresa faça a sua parte neste movimento. E cada pequeno passo conta!  A seguir, compartilhamos algumas das estratégias mais efetivas na implementação de processos logísticos sustentáveis. Vem conhecer: 

Revisar processos logísticos  para torná-los mais eficientes

Desde o armazenamento dos pacotes, até as rotas de entrega, podemos apostar que existem formas de realizar os mesmos processos de maneiras mais ágeis. Isso quer dizer, por exemplo, utilizar rotas mais curtas ou com menos tráfego, combustíveis mais eficientes e por aí vai… 

Reduzir ou repensar as embalagens

Quando falamos de embalar produtos para Ecommerce, estamos nos referindo aos processos que garantem que determinada encomenda chegará intacta até as mãos dos clientes. 

Apesar disso, nem sempre uma embalagem mais eficiente é a que utiliza mais plástico. Vale a pena repensar o uso desse material no dia a dia e procurar por alternativas mais biodegradáveis. 

Sua empresa também pode criar iniciativas para incentivar a reutilização de embalagens ou implementar um modelo de coleta para que os resíduos sejam descartados corretamente. Também vale a pena buscar parceiros em ONGs e cooperativas que tratam de embalagens. 

Seus clientes e o meio ambiente certamente vão agradecer! 

Utilizar a tecnologia a favor dos processos logísticos 

Afinal de contas, como saber que uma rota é a mais eficiente? Ou que seus caminhões precisam de manutenção para continuar utilizando combustível de maneira econômica? A tecnologia pode ajudar com estes e muitos outros processos… 

O uso de softwares de gestão logística também podem ajudar a diminuir a necessidade de impressão, reduzindo o uso de papel.  Uma alternativa tecnológica e verde! 

Usar o modelo de carga lotação

O modelo de carga lotação é um que utiliza um único veículo para alocar todos os produtos destinados a uma região. Isso ajuda a otimizar o uso de combustível e ainda faz com que todo o espaço do veículo seja utilizado, evitando viagens extras. Zero desperdício! 

Outro modelo que pode funcionar para diminuir o tráfego de veículos é a adoção de pontos de retirada. Dessa maneira, seus clientes podem utilizar espaços físicos proporcionados pela sua empresa para buscar seus produtos. Métodos alternativos de entrega, como as bicicletas, por exemplo, também funcionam bem.  

Fomentar a economia local

É importante entender que a sua empresa não é uma ilha, ela é cercada por uma comunidade – e fomentar o desenvolvimento econômico desse espaço também é uma maneira de tornar o seu negócio mais sustentável.

Utilize parceiros e fornecedores logísticos locais para desenvolver a economia da região e contribuir para o seu crescimento. 

🚚 Leia também: O que é o Nuvem Envio e como configurá-lo? Entenda

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!