Você sabia que é possível ter uma loja virtual dentro do WhatsApp? Nem todos os empreendedores conhecem essa funcionalidade e perdem valiosas oportunidades de vendas por causa disso… Quer saber como criar loja virtual no WhatsApp? Confira este artigo!

O WhatsApp é uma plataforma utilizada por empreendedores de diversos nichos de mercado,  sejam eles de negócios virtuais ou físicos. E como você já deve saber, por lá, é possível utilizar diversas ferramentas voltadas para o atendimento de clientes.

Contudo, o que nem todo mundo sabe é que o WhatsApp também disponibiliza recursos para vendas feitas diretamente na plataforma. A criação de uma loja virtual, com todas as informações dos seus produtos e links de compra, é um desses recursos.

Ao longo deste artigo, vamos te ensinar como criar loja virtual no WhatsApp, além de dar dicas valiosas para potencializar os resultados do seu negócio dentro da plataforma.

Vamos começar? 

O que é uma loja virtual no WhatsApp?

Pode parecer um pouco óbvio, mas não é… Uma loja virtual no WhatsApp nada mais é do que um catálogo em que você disponibiliza todas as informações dos seus produtos para os clientes

Na verdade, para fazer isso, você precisa ter a versão empresarial do aplicativo, o WhatsApp Business, e selecionar a opção de criação de catálogo. O processo é bem simples e não toma muito tempo. Vamos explicar cada passo dele ainda neste artigo, fique tranquilo…

Por ora, o que queremos que você entenda é que ter uma loja virtual no WhatsApp significa estar aberto para utilizar a plataforma não só para atendimento – atividade básica que diversas empresas já utilizam –, mas também para vender os seus produtos

Ou seja, este seria mais um canal de venda poderoso para você criar estratégias, cativar os seus potenciais clientes e aumentar sua taxa de conversão

Por que saber como criar loja virtual no WhatsApp é importante?

O WhatsApp deixou de ser um simples aplicativo de mensagens instantâneas há muito tempo. A plataforma tornou-se praticamente indispensável para os negócios que atuam tanto no ambiente digital quanto no físico.

Em outras palavras, saber como criar loja virtual no WhatsApp é crucial para expandir o alcance da marca e aumentar o volume de vendas de um negócio

Muitos empreendedores utilizam diversas ferramentas do WhatsApp e do WhatsApp Business no dia a dia. Entretanto, não são todos que dão atenção para o catálogo, que é indispensável para fazer vendas diretas pelo aplicativo.  

Para evitar que isso aconteça com você, é necessário que conheça todos os passos de como criar loja virtual no WhatsApp. Vamos a eles, então?

Como criar loja virtual no WhatsApp?

Agora que você já tem uma visão ampla do que é uma loja virtual no WhatsApp e por que é relevante criar uma, chegou o momento de avançarmos um pouco mais no assunto… Vamos, a seguir, ensinar como criar loja virtual no WhatsApp!

Antes, é importante lembrar que o procedimento é feito pelo WhatsApp Business, versão empresarial da plataforma, que funciona como um aplicativo independente do WhatsApp. 

Dito isto, vamos ao passo a passo? Confira:

  1. Acesse o aplicativo do WhatsApp Business e faça login (caso ainda não o tenha em seu celular, baixe-o pelo Google Play ou Apple Store);
  2. Vá nos três pontinhos – que ficam no canto superior direito – e clique em “Configurações”, caso esteja usando um aparelho com sistema Android, ou em “Ajustes”, se for iOS; 
  3. Em seguida, toque em “Ferramentas comerciais” e em “Catálogo”;
como criar loja virtual no whatsapp
  1. Para começar o cadastro dos itens, clique em “Adicionar produto ou serviço”;
  2. Na sequência, preencha informações sobre cada item, como nome, preço, descrição, link e código da mercadoria;
  3. Por fim, vá em “Adicionar ao catálogo” e ele estará pronto. Ou seja, a sua loja virtual no WhatsApp estará criada!
como criar loja virtual no whatsapp

Lembrando que esse passo a passo deve se repetir para cada produto ou serviço que precisa ser cadastrado. A plataforma não liberou – pelo menos por enquanto – a funcionalidade de cadastramento de mais de um item ao mesmo tempo. 

Além disso, saiba que o processo também pode ser feito por meio da sua plataforma de Ecommerce. A Nuvemshop, por exemplo, disponibiliza essa integração de maneira automática, mas, caso você utilize outra plataforma, vale se certificar de que a sua plataforma também libera esse tipo de funcionalidade.  

🟢 Leia também: Como colocar mensagem automática no WhatsApp?

Como apagar um item da loja virtual no WhatsApp?

Vamos supor que você tenha adicionado um produto que não vá mais ser trabalhado no seu negócio. Para apagá-lo do catálogo, deixando-o indisponível para venda, basta seguir os seguintes passos:

  1. Vá nos três pontinhos, no canto superior direito da tela de mensagens, e clique em “Mais opções” e, em seguida, em Catálogo;
  2. Selecione o produto ou serviço que você deseja excluir;
  3. Deslize até o fim da seção de detalhes do produto ou serviço;
  4. Toque  em “Apagar item”;
  5. E, por fim, clique em OK.

Simples, não é mesmo? Contudo, se você não quer, de fato, deletar o item, apenas deixá-lo invisível para os seus clientes, existe um outro procedimento que precisa ser feito…

Como ocultar itens da loja virtual no WhatsApp?

O WhatsApp também permite que os lojistas ocultem itens do catálogo, isto é, da loja virtual criada dentro da plataforma. Para fazer isso, basta que você siga os seguintes passos:

  1. Vá nos três pontinhos, no canto superior direito da tela de mensagens, e clique em “Mais opções” e, em seguida, em Catálogo;
  2. Clique no produto ou serviço que você deseja ocultar e, em seguida, em “Editar”;
  3. Selecione a opção “Ocultar item”;
  4. Clique em “Salvar”.

O mesmo caminho pode ser feito para obter um efeito de mostrar o item que, anteriormente, foi ocultado. A diferença é que é necessário clicar em “Mostrar item” em vez de “Ocultar item”. 

3 dicas para potencializar a sua loja virtual no WhatsApp 

Depois de entender como criar loja virtual no WhatsApp, por que não conferir algumas dicas para potencializar os resultados do seu negócio dentro da plataforma? 

Por mais que o procedimento de criação e adição de produtos ou serviços no catálogo seja simples, ele requer bastante atenção por parte do empreendedor.  Você deve ter reparado, por exemplo,  o quanto as imagens são importantes para as vendas feitas dentro da plataforma, não é verdade?

Pois é... Temos uma boa dica para te dar sobre isso, além de outros pontos importantes, claro. Veja a seguir! 

1. Tenha atenção às imagens

Quando falamos em venda no ambiente digital, não há muito como fugir: as imagens são cruciais para que um consumidor decida ou não pela aquisição do produto ou serviço. E essa linha de raciocínio vale para diversos canais de venda, inclusive o WhatsApp. 

Na prática, isso significa que você precisa trabalhar com as melhores imagens possíveis. Na hora de fazer as fotos, você deve mostrar ao máximo as características dos produtos, como cores, tamanho, acabamentos e demais detalhes.

Não recorra, de jeito nenhum, a uma  imagem de baixa qualidade. Para isso, basta que você use uma boa câmera de smartphone, não tendo a necessidade de contratar um fotógrafo ou comprar equipamentos profissionais. 

Temos alguns artigos que podem te ajudar bastante nesta missão: 

2. Crie boas descrições para os produtos

As descrições dos produtos também são extremamente importantes para conversão em vendas no Ecommerce. E para sua loja virtual no WhatsApp, indicamos que você crie descrições bem completas para os produtos.

Pense que o consumidor precisa conhecer todos os detalhes sobre o  item…  E cabe a você deixar todas as informações mais importantes sobre ele na descrição. Fale sobre as cores disponíveis, as dimensões, materiais e, se possível, também dê dicas de uso

Quanto mais completa for a descrição, mais chances você tem de aquele consumidor comprar o seu produto. Caso queira  aprender um pouco mais sobre esse tema, sugerimos a leitura do artigo: Descrição de produtos: como fazer uma perfeita?

3. Faça um atendimento de primeira

O atendimento é outra questão importante para você potencializar os resultados da sua loja virtual no WhatsApp. 

Uma boa dica é sempre estar atento às mensagens dos clientes,  respondendo-as o mais rápido possível. Caso uma pessoa entre em contato fora do horário comercial não tem problema… Você pode configurar mensagens automáticas no WhatsApp para não deixar o cliente esperando pelo seu atendimento ou de um colaborador da sua empresa.

Diante disso, precisamos ressaltar apenas um detalhe: a criação de uma loja virtual é apenas uma das tantas ferramentas disponibilizadas pelo WhatsApp. Na verdade, existem diversas outras funções que você precisa conhecer para extrair os melhores resultados dentro da plataforma

E foi por este motivo que criamos o treinamento Como Usar o Whatsapp Para Vender, um curso completo, que mostra todas as técnicas de venda pelo WhatsApp que todas as maiores empresas do Brasil usam – incluindo o Ecommerce na Prática. 

Use o WhatsApp para faturar R$ 50 mil – ou mais – em apenas 48 horas

Imagine faturar o equivalente a 1 mês inteiro de vendas, em apenas 2 dias. Isso pode até parecer uma proposta impossível, mas acredite: nós, do Ecommerce na Prática, fazemos isso todos os meses. E queremos te ensinar como conseguir os mesmos resultados. 

No treinamento Lançamento Explosivo, disponível em nossa assinatura, você vai aprender uma estratégia de vendas que vai impulsionar seu produto ou serviço, usando uma plataforma presente no celular de 147 milhões de brasileiros: o WhatsApp.

Depois de assistir ao curso, você vai saber como:

  • Gerar muitas vendas em um espaço curto de tempo;
  • Aumentar a recorrência e fazer com que os clientes atuais comprem mais uma vez;
  • Fazer com que seus leads se tornem clientes;
  • Liquidar um estoque parado; 
  • Fazer promoções pontuais em datas específicas, como Dia das Mães, Natal, Black Friday e mais. 

Essa é uma estratégia simples, barata de implementar e que pode ser utilizada por empreendedores em todos os níveis de negócio. Inscreva-se agora e comece seus estudos!

Perguntas Frequentes

O que é uma loja virtual no WhatsApp?

Uma loja virtual no WhatsApp nada mais é do que um catálogo em que você disponibiliza todas as informações dos seus produtos para os clientes. Para fazer isso, você precisa ter a versão empresarial do aplicativo, o WhatsApp Business, e selecionar a opção de criação de catálogo.

Por que saber como criar loja virtual no WhatsApp é importante?

Saber como criar loja virtual no WhatsApp é crucial para expandir o alcance e aumentar o volume de vendas de um negócio. Isso porque o WhatsApp deixou de ser um simples aplicativo de mensagens instantâneas há muito tempo. A plataforma tornou-se praticamente indispensável para os negócios que atuam tanto no ambiente digital quanto no físico.

Como fazer uma loja virtual WhatsApp?

Você deve estar logado no aplicativo do WhatsApp Business e ir nos três pontinhos no canto superior direito. Depois, clicar em “Configurações”, “Configurações da empresa” e em “Catálogo”. Para começar a cadastrar, basta tocar em “Adicionar produto ou serviço” e preencher as informações sobre cada item, como nome, preço, descrição, link e código da ittem. Ao final, é só clicar em “Adicionar ao catálogo”.