O status do WhatsApp permite compartilhar textos, fotos e vídeos por 24 horas. Esse é um recurso cada vez mais usado por empresas que desejam engajar os seus clientes em um formato de conteúdo mais dinâmico. Neste artigo, vamos te ensinar como usá-lo!

O status do WhatsApp não é uma função nova. Desde 2017, pessoas que usam o aplicativo de mensagens instantâneas têm acesso à funcionalidade. Ela foi criada como uma resposta aos stories do Instagram e ao Snapchat, permitindo que conteúdos mais dinâmicos fossem compartilhados na rede.

De acordo com dados da Opinion Box, o status do WhatsApp é usado por 37% dos usuários brasileiros

E, se você considerar que o aplicativo é um dos mais populares do País, com 147 milhões de usuários – de acordo com a Statista – esse se torna um dado difícil de ignorar, certo? 

O que queremos dizer é: se você tem um negócio na internet e procura uma forma simples, barata e efetiva de divulgá-lo, o status do WhatsApp pode ser uma ferramenta importante. Mas será que sua empresa está usando todo o potencial desse recurso? 

Neste artigo vamos mostrar frases para o status do WhatsApp e ainda deixar dicas de como usar a ferramenta para divulgar seus produtos e serviços. 

Leia com atenção! 

O que é o status do WhatsApp?

O status do WhatsApp é uma ferramenta que permite compartilhar textos, fotos, vídeos e GIFs animados com pessoas que têm o seu contato salvo na plataforma. Esse é um recurso usado por aqueles que desejam entrar em contato com amigos e familiares, mas algumas marcas também usam a funcionalidade com sucesso. 

O interessante do status do WhatsApp é que ele desaparece após 24 horas, assim como nos stories do Instagram ou Facebook. Isso dá à funcionalidade uma característica muito mais dinâmica. 

O status do WhatsApp não deve ser confundido com a biografia, que é um texto descritivo, que fica fixado indefinidamente em seu perfil no aplicativo de mensagens. Nós falamos mais sobre essa funcionalidade neste artigo: Biografia para WhatsApp: 63 ideias para você criar a do seu negócio.

Vale lembrar que, assim como todas as mensagens enviadas no WhatsApp, as atualizações de status são protegidas por uma criptografia de ponta a ponta, o que garante a segurança e a privacidade das suas informações. 

No contexto do Ecommerce, o status do WhatsApp pode ser usado de inúmeras formas, principalmente quando o assunto é promover uma marca ou produto. Em breve, vamos dar algumas ideias de conteúdo que você pode compartilhar neste espaço. Continue lendo! 

👥 Leia também: O que é o WhatsApp Comunidades? Entenda recursos e como criar 

Quem pode ver o seu status no WhatsApp?

Atualmente, só as pessoas que você adicionou e que também têm o seu número podem ver seu status no WhatsApp.

Em outras palavras, as atualizações de status são compartilhadas apenas com pessoas que você autoriza a ter acesso às suas informações, garantindo assim a privacidade e segurança dos seus dados. 

Também é possível controlar quem pode ver o seu status através das configurações de privacidade do aplicativo.

Como você pode imaginar, fazer com que clientes salvem o seu número pode ser um desafio para as empresas. No entanto, com alguns incentivos, acreditamos que é possível criar essa ponte entre a companhia e seus clientes. 

Como fazer com que meus clientes salvem o contato da minha empresa?

Veja algumas ideias que podem estimular o cliente a salvar o seu contato:

  • Ofereça descontos exclusivos para os clientes que salvarem o número da empresa no WhatsApp. Isso pode ser acompanhado de acordo com as reações aos conteúdos compartilhados;

  • Compartilhe conteúdos diferenciados nos status, que não podem ser encontrados em outras redes. Alguns dos exemplos são bastidores da empresa, eventos, enquetes e lançamentos de produtos; 

  • Promova o número de contato do WhatsApp em todos os canais de comunicação da empresa, como nas redes sociais, site, e-mails, cartões de visita, flyers, entre outros. Use o QR Code para facilitar o contato;

  • Realize pesquisas de opinião com os clientes, pedindo que respondam pelo WhatsApp, assim é possível pedir que eles salvem o número da empresa para futuros contatos;

  • Ofereça atendimento ao cliente por meio do WhatsApp, resolvendo dúvidas, problemas e sugestões de melhorias. Isso pode incentivar os clientes a manterem o contato e acompanharem os status compartilhados pela marca.

Essas são algumas ideias para incentivar os clientes a salvarem o contato da empresa no WhatsApp e acompanharem os status compartilhados. É importante lembrar que os conteúdos compartilhados devem ser relevantes para essas pessoas, para que elas se sintam motivadas a manter o contato com a marca.

💬 Leia também: Como colocar mensagem automática no WhatsApp?

Como criar um status no WhatsApp?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é o status do WhatsApp e como ele funciona, vamos te mostrar como criá-lo na prática. Veja o passo a passo: 

1. Abra o aplicativo do WhatsApp e selecione “Status”;

2. Toque em algumas das opções:

  • “Texto” para escrever uma atualização de status;
  • “Emoji” para adicionar emojis ou GIFs;
  • “T” para selecionar a fonte do texto;
  • “Cor” para selecionar a cor do plano de fundo;
  • “Voz” e mantenha pressionado para gravar uma mensagem de voz para sua atualização de status;
  • “Câmera” ou “Meu status” para tirar uma foto ou gravar um vídeo ou um GIF. Se preferir, selecione uma foto, um vídeo ou um GIF salvo no seu celular. Você também pode adicionar uma legenda ou fazer edições. Saiba mais neste artigo.

3. Selecione as suas configurações de privacidade padrão e depois escolha os contatos desejados, tocando em OK, para definir quem poderá visualizar a sua atualização de status.

4. Toque em Enviar.

Caso prefira, você pode tocar na aba "Conversas" e depois em "Câmera" para criar e enviar uma atualização de status contendo uma foto, vídeo ou GIF. Vale lembrar que o WhatsApp é compatível com os formatos de vídeo 3GP e MPEG4.

10 tipos de conteúdos que a sua empresa pode postar no status do WhatsApp

Neste artigo nós já destacamos a importância de ter um conteúdo relevante para postar no status do WhatsApp de sua empresa. Pensar em diferentes tipos de conteúdo, no entanto, pode ser um desafio – principalmente quando você também se concentra no gerenciamento de outras áreas da sua empresa. 

Por isso, vamos deixar algumas ideias de conteúdos que podem transformar a sua estratégia na plataforma. Leia agora! 

1. Avisos, lembretes e enquetes

O status do WhatsApp pode ser uma ótima ferramenta para as empresas enviarem avisos, lembretes e enquetes para os seus clientes. 

Por exemplo, uma loja pode compartilhar um status anunciando o lançamento de uma nova coleção ou informando sobre o horário especial de funcionamento durante um feriado. Os lembretes também são muito úteis para recordar os clientes sobre datas importantes, como prazos de promoções, eventos ou datas comemorativas. 

As enquetes são uma forma divertida de engajar os clientes, fazendo perguntas e pedindo opiniões sobre produtos ou serviços. Vale lembrar, no entanto, que o status do WhatsApp não tem funcionalidades nativas de enquete, como o Instagram. 

Nesse caso, os clientes devem responder diretamente pela caixa de mensagem. Leve isso em consideração na hora de planejar os seus conteúdos. 

2. Vídeos de bastidores 

Os clientes adoram saber o que acontece por trás das câmeras de uma empresa. Essa é uma curiosidade natural e que pode ser muito bem trabalhada no conteúdo do status do WhatsApp.

Ali, você pode compartilhar vídeos dos bastidores, mostrando o processo de fabricação ou embalagem de um produto, por exemplo. Dessa forma, você consegue humanizar a marca e criar uma conexão emocional com os clientes. 

Além disso, os vídeos de bastidores podem ser usados para divulgar o processo de produção de um produto, demonstrando a qualidade e a atenção aos detalhes. Isso pode contribuir para aumentar a autoridade da sua empresa e quebrar objeções de venda

3. Mensagens motivacionais 

As mensagens motivacionais são outra opção de conteúdo para o status do WhatsApp. Essas mensagens podem ser utilizadas para inspirar os clientes, mostrando que a empresa também se preocupa com o seu bem-estar. 

As mensagens motivacionais também podem ser usadas para reforçar os valores da marca, mostrando que a empresa se preocupa com questões como sustentabilidade e responsabilidade social.

5. Divulgação de produtos ou promoções 

Por fim, o status do WhatsApp também pode ser uma poderosa ferramenta para divulgar produtos e promoções. Uma empresa pode compartilhar imagens dos seus produtos, mostrando as suas características e benefícios. 

Nesse caso, para tornar a divulgação ainda mais especial, você pode selecionar produtos exclusivos, que vão ao ar apenas para a audiência que acompanha seus status do WhatsApp. 

A sua empresa também pode utilizar o status do WhatsApp para divulgar promoções exclusivas para os seus clientes. Essas promoções podem ser temporárias e oferecer cupons de descontos ou brindes para quem realizar uma compra dentro de um determinado período de tempo.

6. Dicas úteis relacionadas ao produto ou serviço

Oferecer dicas úteis e de fácil aplicação para seus clientes acrescenta valor à experiência de compra e estabelece sua marca como uma autoridade em seu nicho. 

Este método informa, mas também inspira os clientes a tirar o máximo proveito do que eles adquiriram – ou pretendem adquirir. 

Agora, imagine que você tem uma loja online de produtos naturais e suplementos. Além de colocar os produtos no status do  WhatsApp, ela poderia oferecer dicas de bem-estar e saúde, como formas naturais de melhorar o sono ou aumentar a energia. 

Por exemplo, ao vender um suplemento de magnésio, a loja poderia compartilhar um artigo ou vídeo breve explicando como o magnésio contribui para uma melhor qualidade de sono, incluindo dicas de dosagem ou o melhor momento do dia para consumo.

Além de educar o cliente sobre como utilizar melhor o suplemento, essa abordagem também demonstra preocupação com o seu bem-estar geral, fomentando lealdade e confiança na marca.

7. Histórias e depoimentos de clientes 

Publicar histórias e depoimentos de clientes satisfeitos é outra estratégia eficaz para construir confiança e incentivar novas compras

Esses relatos pessoais humanizam sua marca e fornecem prova social – um dos gatilhos mentais mais poderosos para venda!

Vamos entender como esse tipo de conteúdo pode ser aplicado na prática? 

Considere um Ecommerce especializado em equipamentos de corrida. Publicar depoimentos de clientes que alcançaram novos recordes pessoais ou concluíram maratonas usando seus produtos pode ser extremamente inspirador. 

Esse tipo de conteúdo pode ser publicado em formato de vídeo curto, ou um links para postagem mais detalhada no blog. O importante é criar uma narrativa, uma história, que seja realmente cativante. 

Essas histórias permitem que potenciais clientes visualizem como eles próprios poderiam beneficiar-se dos produtos, incentivando-os a fazer a compra.

📖 Entenda como criar histórias cativantes para seu negócio com esse artigo: O que é storytelling e como aplicar no seu negócio? Veja dicas e boas práticas 

8. Perguntas Frequentes (FAQ)

O status do WhatsApp oferece uma plataforma ágil para compartilhar respostas às perguntas frequentes (FAQ) dos seus clientes. 

Esta abordagem informa e educa, além de diminuir  significativamente o volume de consultas que sua equipe de suporte precisa gerenciar individualmente.

Você pode, por exemplo, utilizar o status do WhatsApp para explicar processos de troca e devolução e garantias dos produtos.

Ao fazer isso, você não apenas facilita a vida do seu cliente, evitando que ele tenha que entrar em contato para esclarecer dúvidas básicas, mas também demonstra proatividade e preocupação com a satisfação do cliente.

❓ Leia também: O que é FAQ? Saiba como criar uma página de perguntas frequentes 

9. Previews exclusivos ou lançamentos antecipados

Dar aos seus seguidores a oportunidade de acessar previews exclusivos ou lançamentos antecipados de produtos cria uma sensação de exclusividade e valor. Isso pode incentivar a fidelidade à marca e estimular compras por impulso…

Imagine uma loja online de moda que está prestes a lançar uma nova coleção. Compartilhar um preview dessa coleção no status do WhatsApp, talvez até oferecendo a oportunidade de pré-encomenda apenas para quem visualiza o status, pode gerar entusiasmo e antecipação. 

Esse sentimento de "ser o primeiro a saber" e "ter acesso antes de todos" é um grande motivador para que os clientes tomem ação rapidamente. Mais uma vez… um poderoso gatilho mental trabalhando a favor da sua empresa. 

10. Atualizações de estoque ou disponibilidade limitadas

Mantenha seus clientes informados sobre a disponibilidade de produtos, especialmente aqueles com estoque limitado. 

Isso não apenas ajuda na gestão de expectativas, mas também pode criar um senso de urgência que encoraja compras mais rápidas.

Se você administra um Ecommerce de vinhos, por exemplo, usar o status do WhatsApp para alertar sobre as últimas garrafas disponíveis de uma safra específica pode motivar os entusiastas do vinho a agir imediatamente para não perderem a oportunidade. 

Da mesma forma, anunciar a chegada de novos lotes de vinhos altamente antecipados pode preparar seus clientes para a compra assim que estiverem disponíveis. 

Pense bem: quantas aplicações um conteúdo como esse tem no seu negócio? Podemos apostar que suas ideias já estão florescendo… 😉

40 frases de status para WhatsApp Business

Agora, vamos te mostrar algumas frases para status do WhatsApp Business. Essas são mensagens prontas, que podem te ajudar a publicar conteúdos em menos tempo, mantendo uma regularidade nas postagens. 

  1. Queremos agradecer a todos os nossos clientes pela confiança em nosso negócio.
  2. Você sabia que estamos com uma promoção imperdível? Confira agora mesmo!
  3. Novidades fresquinhas chegando! Fique de olho em nosso status!
  4. Nós amamos ajudar nossos clientes a encontrar exatamente o que precisam!
  5. Não deixe de conferir nossos produtos em promoção nesta semana!
  6. A qualidade de nossos produtos e serviços é nossa maior prioridade!
  7. Se você está procurando por soluções criativas, está no lugar certo!
  8. O que você achou da nossa última novidade? Queremos saber sua opinião!
  9. Estamos sempre inovando para oferecer o melhor para nossos clientes!
  10. Nós valorizamos cada um de nossos clientes, você é muito importante para nós!
  11. Só aqui você encontra produtos de qualidade com preços justos.
  12. Não perca a oportunidade de adquirir os melhores produtos do mercado.
  13. Nossa equipe está pronta para te atender e oferecer a melhor experiência.
  14. A satisfação dos nossos clientes é o que nos move.
  15. Estamos sempre buscando formas de atender nossos clientes com excelência!
  16. Só quem já comprou conosco sabe o que é qualidade e bom atendimento!
  17. Se você quer um atendimento personalizado, está no lugar certo!
  18. Nossa equipe está pronta para te ajudar a escolher o melhor produto para você.
  19. Queremos que você tenha a melhor experiência de compra em nosso negócio!
  20. Sua satisfação é a nossa prioridade, estamos aqui para atendê-lo da melhor forma possível.
  21. Descubra as últimas tendências em nossa coleção mais recente!
  22. Aproveite nosso atendimento exclusivo. Estamos aqui para fazer a diferença na sua compra!
  23. Uma experiência de compra inesquecível espera por você. Venha conferir!
  24. Inovação é a chave do nosso sucesso. Veja o que temos de novo!
  25. Seu feedback é essencial para nós. Compartilhe suas ideias e sugestões!
  26. Exclusivo para você: acesso antecipado aos nossos lançamentos mais esperados!
  27. Compromisso com a sustentabilidade: conheça nossos produtos eco-friendly.
  28. Faça parte da nossa comunidade e desfrute de benefícios exclusivos!
  29. Garanta já o seu! Produtos com estoque limitado disponíveis.
  30. Transforme seu lar com nossas soluções inovadoras e elegantes.
  31. A arte de presentear: encontre o presente perfeito aqui.
  32. Somos mais do que uma loja, somos uma experiência. Descubra a diferença!
  33. Seja o primeiro a saber: inscreva-se para alertas de novidades e ofertas!
  34. Elevando padrões: descubra por que somos a escolha número um dos clientes.
  35. Dicas exclusivas para maximizar o uso de nossos produtos. Confira!
  36. Por trás das cenas: um olhar sobre como criamos nossos produtos.
  37. Personalize sua experiência de compra conosco. Fale conosco para saber mais!
  38. Histórias de sucesso: como nossos produtos transformaram a vida de nossos clientes.
  39. Sempre ao seu lado: conte conosco para apoio e orientação em cada passo.
  40. Seu destino para descobertas incríveis começa aqui. Explore conosco!

Como usar o status do WhatsApp para vender? Veja 5 dicas 

O WhatsApp é uma ferramenta poderosa para vender mais, principalmente se você gerencia uma empresa de Ecommerce. Por isso, neste trecho do artigo, vamos te dar algumas dicas para maximizar o seu alcance e o sucesso das suas estratégias. Leia agora: 

1. Peça ao seu cliente para adicionar o seu número 

Como você já sabe, apenas contas que têm seus números adicionados mutuamente podem se conectar por meio do status do WhatsApp. 

Por isso, certifique-se de incluir instruções claras sobre como adicionar seu número em seu site e em outras plataformas de mídia social. Dessa forma, você vai aumentar o alcance de suas publicações e melhorar as chances de fechar negócio por meio deste canal de comunicação

Além disso, ter seus clientes adicionando você no WhatsApp também aumenta as chances deles entrarem em contato para tirar dúvidas e fazer pedidos, o que pode agilizar o processo de atendimento. 

2. Tenha cuidado com a identidade visual da sua marca

Assim como todo canal de comunicação usado pela sua empresa, o status do WhatsApp oferece uma chance de reforçar a identidade visual da sua marca e criar um branding ainda mais forte. 

Por isso, a aparência de seus status deve ser consistente com o que clientes podem encontrar em outras redes, e isso inclui fontes, cores e logotipos. Dessa forma, seus clientes podem reconhecer seus status rapidamente e associá-los à sua empresa. 

Não subestime o poder que uma boa identidade visual pode ter para reforçar a autoridade da sua empresa e aumentar a fidelidade à sua marca. 

3. Acompanhe quem visualizou seus status 

Ao postar status no WhatsApp, é importante acompanhar quem visualizou seus conteúdos. Isso permitirá que você saiba quais clientes estão mais engajados com sua marca e quais produtos estão chamando mais a atenção. 

Com essa informação, você pode ajustar sua estratégia de vendas e marketing para aproveitar ao máximo o interesse do cliente em seus produtos. 

Além disso, monitorar quem visualiza seus status também permitirá que você identifique clientes que podem estar interessados em fazer uma compra, mas que ainda não tomaram essa decisão. 

Você pode entrar em contato com esses clientes para oferecer suporte adicional ou para responder a quaisquer dúvidas que possam ter. Em outras palavras, as pessoas que mais visualizam seus status podem ser leads qualificados!

4. Produza conteúdo de qualidade 

A qualidade do conteúdo que você posta em seu status do WhatsApp é decisiva para o engajamento da sua audiência. 

Seu conteúdo deve ser interessante e informativo, além de ser visualmente atraente. Considere usar imagens e vídeos de alta qualidade para destacar seus produtos e fazer com que seus clientes se sintam mais confiantes em fazer uma compra.

Certifique-se de usar uma linguagem clara e concisa e evite qualquer jargão ou termos técnicos que possam ser confusos para seus clientes. Falamos mais sobre o assunto no artigo: Produção de conteúdo: conheça os tipos, ferramentas e 10 dicas [GUIA]

5. Interaja com a audiência 

Finalmente, interagir com a audiência é crucial para o sucesso da sua estratégia de conteúdo no WhatsApp. Certifique-se de responder a quaisquer perguntas ou dúvidas que seus clientes possam ter, e incentive-os a compartilhar suas opiniões e experiências com seus produtos. 

Isso ajudará a construir uma relação mais forte com seus clientes e aumentar a fidelidade à sua marca. 

Além disso, quando seus clientes se sentem valorizados e ouvidos, é mais provável que eles continuem comprando de sua loja virtual e recomendem seus produtos para amigos e familiares.

Gostou de entender mais sobre o status do WhatsApp? Esse é um recurso fácil de usar e com muito potencial para engajar sua audiência. No entanto… esta não é a única maneira de aumentar as vendas dentro do famoso aplicativo de mensagens

3 funcionalidades do status do WhatsApp que podem te ajudar a vender

A este ponto do artigo, você já percebeu que o status do WhatsApp pode ser uma ferramenta ímpar na divulgação do seu negócio, certo? 

E uma das razões por que isso acontece é a constante atualização da plataforma com recursos e funcionalidades que ajudam empreendedores.

Vamos explorar 3 dessas funcionalidades e como elas podem ser aplicadas de forma eficaz na sua estratégia de vendas. Veja! 

1. Seletor de público exclusivo 

O seletor de público exclusivo é uma funcionalidade que permite segmentar seu público ao postar no status do WhatsApp, possibilitando que apenas um grupo selecionado de contatos veja determinadas atualizações. 

Isso é particularmente útil para campanhas direcionadas ou para compartilhar ofertas especiais com segmentos específicos de clientes.

Imagine que você administra uma loja online de roupas e deseja promover uma venda exclusiva para clientes VIP. Com o seletor de público exclusivo, você pode garantir que apenas esses clientes vejam o status com o código de desconto ou a prévia da coleção que será colocada em promoção.

Essa abordagem não só faz com que os clientes se sintam especiais e valorizados, mas também aumenta a eficácia da sua comunicação, assegurando que as mensagens certas cheguem aos olhos certos.

2. Status de voz

O status de voz permite que você compartilhe mensagens de áudio no seu status do WhatsApp, oferecendo uma maneira pessoal e direta de se comunicar com seu público. Isso pode ser particularmente eficaz para transmitir mensagens que necessitam de um toque mais humano e pessoal.

3. Prévias de links no status

Compartilhar prévias de links no seu status do WhatsApp é uma maneira excelente de direcionar tráfego para seu site ou loja online. Quando você posta um link, o WhatsApp automaticamente gera uma prévia visual do conteúdo, tornando o status mais atraente e informativo.

Digamos que você tenha publicado um novo artigo no blog da sua empresa ou uma página de destino para uma promoção atual. 

Ao compartilhar o link no seu status, os clientes podem ver uma prévia do que esperar antes mesmo de clicarem, o que pode aumentar significativamente a taxa de cliques.

Além disso, essa funcionalidade torna o seu status visualmente mais atraente, incentivando os clientes a se engajarem com o conteúdo que você compartilha. Todo mundo sai ganhando!

Use o WhatsApp para faturar R$ 50 mil – ou mais – em apenas 48 horas

Imagine faturar o equivalente a 1 mês inteiro de vendas, em apenas 2 dias. Isso pode até parecer uma proposta impossível, mas acredite: nós, do Ecommerce na Prática, fazemos isso todos os meses. E queremos te ensinar como conseguir os mesmos resultados. 

No treinamento Lançamento Explosivo, disponível em nossa assinatura, você vai aprender uma estratégia de vendas que vai impulsionar seu produto ou serviço, usando uma plataforma presente no celular de 147 milhões de brasileiros: o WhatsApp.

Depois de assistir ao curso, você vai saber como:

  • Gerar muitas vendas em um espaço curto de tempo;
  • Aumentar a recorrência e fazer com que os clientes atuais comprem mais uma vez;
  • Fazer com que seus leads se tornem clientes;
  • Liquidar um estoque parado; 
  • Fazer promoções pontuais em datas específicas, como Dia das Mães, Natal, Black Friday e mais. 

Essa é uma estratégia simples, barata de implementar e que pode ser utilizada por empreendedores em todos os níveis de negócio. Inscreva-se agora e comece seus estudos!

Perguntas Frequentes

O que é o status do WhatsApp?

O status do WhatsApp é uma ferramenta que permite compartilhar textos, fotos, vídeos e GIFs animados com pessoas que têm o seu contato salvo na plataforma. Esse é um recurso usado por aqueles que desejam entrar em contato com amigos e familiares, mas algumas marcas também usam a funcionalidade com sucesso.

Por que empresas precisam usar o status do WhatsApp?

As empresas precisam usar o status do WhatsApp porque essa ferramenta está presente no dia a dia da maioria dos brasileiros e permite uma comunicação mais direta. A plataforma pode ser usada no atendimento ao cliente e no compartilhamento de conteúdo relevante.

Quem pode ver o seu status no WhatsApp?

Atualmente, somente os contatos que foram adicionados à sua lista de contatos e que também salvaram o seu número poderão visualizar o seu status no WhatsApp.