Tão importante quanto ter boas estratégias de venda é criar uma comunicação envolvente, capaz de atrair pessoas e mantê-las engajadas, até que se sintam seguras para fazer a compra.  E a melhor forma de fazer isso é contando histórias, prática conhecida como storytelling.

Você já ouviu falar em storytelling? Essa técnica é cada vez mais utilizada por empresas que buscam se destacar no mercado e conquistar a fidelidade dos clientes. Se você vende pela internet, o storytelling pode ser uma ferramenta poderosa para engajar seu público e aumentar as chances de venda.

Mas afinal, o que é este conceito? E como usar essa técnica na sua estratégia de vendas online? 

Neste artigo, vamos responder a essas e outras perguntas e mostrar como você pode contar histórias para humanizar sua marca e criar uma conexão emocional com seus clientes. 

Continue lendo e descubra como o storytelling pode transformar o seu negócio online…

O que é storytelling?

Storytelling é uma técnica que consiste em contar histórias para se conectar com o público e transmitir uma mensagem de forma mais efetiva. No caso de empreendedores que vendem pela internet, o objetivo é engajar os clientes, criar um vínculo emocional e aumentar as chances de venda.

Vender mais sem adotar ações que sejam chatas e invasivas para o cliente pode ser uma tarefa difícil para muitos empreendedores. Por isso, se você quer cativar mais pessoas e torná-las mais engajadas com a sua marca, aprenda a contar boas histórias.

Num sentido mais amplo, storytelling quer dizer a arte de contar histórias. Apesar de ser um termo desenvolvido nas últimas décadas – sobretudo na área de marketing – ele é algo que a humanidade pratica desde os primórdios.

Hoje, no contexto dos negócios, essa estratégia pode ser entendida como a capacidade de criar um enredo para o seu produto, narrando a transformação que ele causa nas pessoas.

É um método que promove o seu negócio sem que haja a necessidade de fazer uma venda direta, por isso, é muito utilizado no marketing e na publicidade.

Se sua intenção é estreitar a relação entre uma marca e o seu consumidor final, de forma menos invasiva e mais persuasiva, precisa adotar o storytelling.

Por que o storytelling é importante para empreendedores que vendem pela internet?

Contar uma história é uma forma poderosa de se comunicar, pois ativa áreas do cérebro responsáveis pela emoção e pela empatia. Quando você conta uma história, é como se estivesse criando uma experiência compartilhada com seu público, e isso pode gerar uma conexão mais profunda do que a simples apresentação de um produto ou serviço.

No mundo digital, em que as pessoas são bombardeadas por informações o tempo todo, o storytelling pode fazer a diferença na hora de chamar a atenção e se destacar da concorrência. Além disso, ele ajuda a humanizar a marca, mostrando que por trás dos produtos e serviços há pessoas reais com valores, missão e propósito.

Afinal, é muito mais fácil vender um produto mostrando todos os problemas que ele pode resolver na vida de seus clientes do que apenas dizer suas qualidades e diferenciais.

Por exemplo, digamos que você trabalha no segmento de cosméticos. Dentro desse contexto, pode contar a história de alguém que teve a sua autoestima melhorada depois de usar os produtos para tratamento da sua marca. 

A história pode ser da sua própria empresa, do seu produto, do serviço, enfim... de qualquer outro elemento relacionado ao negócio em questão. Mas é importante lembrar que esse conteúdo precisa ser direcionado para o seu público-alvo. Em outras palavras, a sua persona tem que se identificar com a história contada.

Além disso, a narrativa precisa ser boa, que conecte, engaje, e que leve, mesmo que indiretamente, a pessoa a se tornar um cliente em potencial.

A utilização do storytelling pode ajudar você a conquistar objetivos, como:

  • Lançar um produto ou serviço;
  • Fazer uma campanha de divulgação;
  • Engajar pessoas na internet;
  • Gerar autoridade para a empresa;
  • Se posicionar de forma relevante no mercado.

Por que boas histórias vendem?

Boas histórias vendem porque elas são capazes de despertar emoções e criar conexões emocionais com o público. Quando ouvimos uma história, nosso cérebro é ativado de forma diferente do que quando recebemos informações de forma objetiva e racional. 

As histórias ativam áreas do cérebro responsáveis pela emoção, pela empatia e pela imaginação, o que pode gerar um impacto mais duradouro na memória e na percepção do público.

E isso é mais do que um mero achismo – é um fato. 

Um estudo de Jerome Bruner, psicólogo que lecionou nas universidades de Harvard (EUA) e Oxford (Inglaterra), mostrou que a probabilidade de lembrarmos algo que nos foi contado a partir de uma história é 22 vezes maior do que quando apenas recebemos uma informação genérica. 

Quem vende no varejo pode observar esse conceito sendo exercido na prática. Dificilmente um cliente compra apenas um produto ou serviço… ele compra um desejo, uma necessidade, um sonho. 

Toda compra tem como objetivo a resolução de um problema.

Com o storytelling, você consegue contar uma história única e real, que envolve o seu potencial cliente e faz com que ele associe a sua solução com a mensagem transmitida. A história fica impregnada na mente, pois consegue ativar uma parte do cérebro que o ajuda a entender melhor o seu conteúdo.

Com isso, gatilhos mentais são ativados num processo emocional que faz com que ele se identifique, se conecte com sua solução e é influenciado na tomada de decisão, aumentando as chances de fechar uma venda com você.

Como usar o storytelling na minha estratégia de vendas online?

O primeiro passo para usar o storytelling na sua estratégia de vendas online é conhecer bem o seu público-alvo. Quem são seus clientes? O que eles valorizam? O que eles procuram em um produto ou serviço? Com base nisso, é possível criar histórias que ressoem com as emoções e os valores do seu público.

Outra dica importante é usar histórias autênticas e verdadeiras, que reflitam a personalidade e os valores da sua marca. Isso ajuda a construir uma imagem de transparência e confiança, fundamentais para estabelecer um relacionamento duradouro com os clientes.

Por fim, é importante pensar em como incorporar o storytelling em todos os pontos de contato com o cliente, desde as redes sociais até as páginas de venda. Pode ser por meio de imagens, vídeos, depoimentos de clientes ou até mesmo na descrição dos produtos.

O importante é sempre ter em mente o propósito da sua história e como ela pode ajudar a conquistar e fidelizar os clientes.

Veja agora algumas dicas para usar o storytelling nas suas vendas:

1. Conheça a sua audiência

Nós já falamos várias vezes aqui no blog sobre a importância de conhecer bem sua audiência. Quando dizemos "conhecer", significa ir além de aspectos representativos gerais como gênero, idade, cidade de origem, e analisar os hábitos de consumo.

Saber onde essas pessoas buscam informações, quais os problemas elas enfrentam diariamente e como seu produto pode solucionar estes problemas são pontos cruciais dessa etapa.

Ao criar histórias alinhadas com os interesses de sua persona, você conseguirá ser mais assertivo em sua oferta.

2. Crie títulos chamativos

Na internet, a maioria dos usuários só passam os olhos pelo texto ao invés de ler palavra por palavra.

Quando você cria um título que chama a atenção é mais fácil manter seu leitor engajado com aquele conteúdo, principalmente quando o título contém uma promessa.

Se o visitante bate o olho no título e não se interessa, ele continuará pesquisando sobre o assunto em outras páginas. Por isso, foque boa parte do seu tempo pensando no seu título.

3. Utilize dados para embasar seu discurso

O cérebro humano tem mais facilidade de reter histórias do que em reter dados. Mas é possível integrar os dois para criar uma narrativa ainda mais persuasiva.

Histórias embasadas com dados geram mais confiança nos compradores.

Se você não tiver dados de fontes oficiais ou órgãos de pesquisa para validar os benefícios de sua oferta, experimente falar dados do seu próprio desempenho. Para saber mais sobre o uso de dados em estratégias de marketing, leia: Data driven marketing: o que é e como tomar decisões baseadas em dados.

4. Conte a sua história em etapas

Para “prender” o seu ouvinte, você precisa criar uma narrativa que tenha início, meio e fim bem definidos.Para isso, você precisa:

  • Estabelecer uma introdução;
  • Desenvolver a história;
  • Construir um Call To Action;

Nesta etapa, definir de quem é a história, contexto e agentes são passos cruciais. Além disso, você precisa entender os questionamentos de sua audiência, oferecer informações precisas, solucionar dúvidas, para só depois apresentar sua oferta.

E, no final, é preciso explicar para o seu visitante qual ação você espera que ele realize, que pode ser: comprar seu produto, assinar uma newsletter, se inscrever no seu canal, etc.

5. Seja autêntico

Quando uma história é contada sob o ponto de vista de quem viveu, ela é percebida como sendo autêntica.

Ao fornecer informações falsas, você compromete a experiência do usuário, pois não gera valor e ainda incentiva o usuário a fazer uma compra mal-informada.

Por isso, não crie algo fictício, a menos que isso seja compatível com a proposta do seu produto.

Por exemplo: se você vende produtos infantis, criar uma história baseada na imaginação e em algo que não é real, pode valer a pena para a sua empresa. Mas, se você vende móveis, é mais interessante apostar em histórias reais baseadas em casos de sucesso da sua empresa.

Nos negócios, storytelling vai muito além do que contar histórias

Ele pode transformar o jeito que o seu público vê a sua empresa e, principalmente, o seu produto. Isso ajuda a identificar toda a transformação que ele pode causar.

Fica claro que utilizar essa estratégia pode ser uma ótima forma de vender mais ao mesmo tempo que você entretém sua audiência. Por isso, não deixe de utilizar o storytelling na sua empresa. Você vai se surpreender com os resultados!

Esses foram os principais passos para vender mais utilizando a estratégia de storytelling.

Com eles, você vai conseguir construir um negócio muito mais sólido, com um real objetivo, mudando a vida de muitas pessoas.

Mas, para ter um negócio de sucesso, é preciso muito mais do que saber contar histórias... Você precisa montar uma estrutura sólida para atingir resultados realmente impressionantes.Assista a uma palestra gratuita com Bruno de Oliveira e saiba como montar seu negócio do zero:

Perguntas Frequentes

O que é o storytelling?

O storytelling é a arte de contar histórias envolventes que despertem emoções no público e que ajudem a transmitir uma mensagem de forma mais impactante.

Qual a diferença entre narrativa e storytelling?

A diferença entre narrativa e storytelling é que a narrativa é simplesmente a descrição de uma série de eventos ou acontecimentos, enquanto o storytelling envolve o uso de técnicas narrativas para envolver o público.

Como fazer uma storytelling?

Para fazer uma storytelling eficiente, é importante começar definindo a mensagem principal que se quer transmitir e selecionando os elementos objetivos e emocionais que serão incluídos na história. É importante também adaptar a narrativa ao público-alvo e ao canal de venda utilizado.