Mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo usam o Instagram e passam em média 28 minutos por dia no aplicativo. Mas se você não souber analisar o Instagram Analytics, seus esforços de marketing podem estar sendo em vão.

Hoje em dia, o Instagram é uma das redes sociais com maior crescimento no número de usuários na internet.

E para atingir o público certo, é importante não apenas acertar na escolha do conteúdo, como saber analisar os resultados.

O aplicativo oferece uma ampla gama de métricas que são essenciais para medir o desempenho das suas postagens, entender o seu público e melhorar os resultados da sua estratégia de marketing.

Se você tem uma conta comercial no Instagram e quer saber como analisar suas atividades, neste artigo, vamos te mostrar como usar o Instagram Analytics para avaliar suas, postagens, stories e promoções.

O que é o Instagram Analytics

De forma resumida, o Instagram Analytics ou as Métricas do Instagram, são os dados que vão te mostrar sua performance na rede.

Com essa ferramenta, você vai conseguir uma visão completa de como está o desempenho do seu produto ou marca.

E partindo dessas informações, é possível descobrir quais são seus melhores conteúdos, quais produtos estão se saindo melhor, etc.

Assim fica mais fácil pensar em novas ideias e criar novas estratégias para desenvolver seu negócio!

O Instagram Analytics pode parecer meio complicado de início, mas em poucos passos você vai entender tudo para começar a utilizar essa ferramenta fantástica!

Se você quer entender as métricas do Instagram e aumentar ainda mais o seu sucesso, vem comigo que eu te conto todos os detalhes!

Como acessar o Instagram Analytics

O Instagram Analytics está disponível apenas para perfis comerciais da rede e esse é apenas um dos muitos motivos pelos quais recomendamos mudar para um perfil comercial, caso o seu ainda não seja.

1. No seu perfil, clique no menu no canto superior direito. Ali, você vai encontrar e clicar na opção “Informações”.

2. Pronto! Agora, você já tem acesso ao seu Instagram Analytics! Fácil, não é?

Nessa página, você vai encontrar várias informações e dados diferentes, que vão te auxiliar a elevar sua empresa para o próximo nível.

Aqui, você vai ter três abas principais: Visão Geral, Atividade e Público. Vamos falar um pouco mais sobre elas abaixo!

Quais são as principais análises do Instagram Analytics?

1. Visão Geral

Nessa página, você vai ter acesso a todo tipo de informação disponível no Instagram Analytics! Você pode checar postagens, stories, vídeos, fotos, promoções e muito mais!

Na aba de “Publicações”, você vai conseguir ver todas as postagens da sua página até hoje em dia.

Na aba de Publicações, você pode procurar suas publicações por tipo de publicação, por período e por tipo de interação .

Além disso, também temos a aba de “Stories”, que segue a mesma ideia, com filtros similares.

Suas publicações sempre vão aparecer em ordem, começando das que tiveram melhor desempenho.

Com todas essas informações, o trabalho de quem lida com vendas online fica bem mais fácil!

2. Atividade

Nessa página, vamos conhecer um resumo sobre as principais métricas da semana em sua página do Instagram Analytics.

Os dados aqui presentes são Alcance, Impressões e Interações. Essas são as métricas mais importantes para seu crescimento.

O Alcance é a quantidade de pessoas que conseguiram ver suas postagens. As Impressões são a quantidade de vezes que suas postagens (fotos, vídeos e stories) foram visualizadas em certo período de tempo.

Nas impressões, conta cada vez que a postagem foi visualizada, não importa se for pela mesma pessoa.

Por fim, as Interações são a quantidade de pessoas que curtiram, comentaram, compartilharam ou salvaram sua postagem.

Essas três métricas são fundamentais para o crescimento de qualquer negócio, então fique atento!

3. Público

Na última aba, temos a página denominada “Público”. Como o nome indica, essa aba é dedicada para o fornecimento de dados sobre o seu público-alvo.

Aqui você vai encontrar quem são seus seguidores, em algumas categorias.

  • Faixa Etária;
  • Gênero;
  • Os horários de uso do aplicativo;
  • Ganho/Perda de seguidores semanais.

Entender quem é o seu público-alvo é essencial para criar estratégias específicas para alcançá-lo.

Usando as informações presentes no Instagram Analytics, você pode criar propagandas voltadas especialmente para ele. Incrível, não é?

Mãos à obra!

Agora que já te mostrei a importância do Instagram Analytics, você começar hoje mesmo a entender todas as métricas para então pensar em estratégias para alavancar o seu negócio.

Mas para ir além e se desenvolver ainda mais, você precisa investir em seus conhecimentos avançados! Não sabe o que isso significa?

Bem, você precisa investir em conhecimento avançado, para que você se torne expert no assunto e tenha todas as ferramentas para ter um negócio de sucesso!

32 ideias de postagem para te inspirar e  aumentar as vendas no Instagram. Baixe agora gratuitamente! 

Ao longo deste artigo compartilhamos algumas dicas de como aumentar as vendas no Instagram. Cada uma delas envolve um pilar do seu negócio mas, quando o assunto é Instagram, não há como negar: o conteúdo ainda é um dos elementos mais importantes de qualquer estratégia… 

Apesar disso, nem sempre é fácil ter ideias de postagem à mão sempre que necessário. Essa é uma tarefa ainda mais desafiadora quando você empreende sozinho e, além de todas as outras variáveis do negócio, também precisa se preocupar com conteúdo… 

Foi para ajudar empreendedores como você que criamos o e-book “32 Ideias de Postagens para BOMBAR suas Redes Sociais”. Este é um guia completo, com dezenas de modelos de postagem prontos para personalização e uso.