Você está buscando por um conteúdo completo sobre tráfego pago para iniciantes? Neste artigo deixamos todos os passos essenciais para colocar seus primeiros anúncios no ar e fazer mais vendas. Vem ler! 

Se você usa a internet no seu dia a dia, seja para trabalhar, estudar ou se divertir, certamente já se deparou com um anúncio. Da pesquisa do Google até o YouTube, do Instagram até o Gmail – eles estão por toda a parte.

Você pode até achar que a presença desses anúncios é incômoda ou excessiva, mas uma coisa é certa: eles são a maneira mais efetiva de vender na internet, principalmente em um curto espaço de tempo.

E, se outras empresas têm usado o poder dos anúncios para vender, por que a sua deve ignorar essa estratégia? 

Se você quer anunciar na internet, este guia completo sobre tráfego pago para iniciantes vai mostrar o que é preciso para colocar as suas primeiras campanhas no ar.

Vamos começar!  

O que é tráfego pago para iniciantes?

O tráfego pago nada mais é do que todo o fluxo de pessoas que visitam o seu site de vendas ou página, que vieram de uma campanha paga. Anúncios, como você sabe, são criados e veiculados por plataformas, mediante pagamento de uma taxa. 

Em outras palavras, portanto, o tráfego pago é uma forma de atrair mais visitantes para uma página, investindo na veiculação de anúncios.

Atualmente existem muitas plataformas para fazer tráfego pago. O Google Ads e o Facebook Ads são as mais populares, mas vamos falar sobre elas daqui a alguns tópicos. 

Por enquanto, o que você precisa saber é que não existe uma plataforma melhor ou pior, já que são as necessidades da sua empresa que vão determinar o que você procura em uma plataforma de tráfego pago.

Muitos empreendedores começam uma loja virtual do zero, mas não pensam em investir em tráfego pago. Eles acreditam  que os visitantes chegarão ao site de forma orgânica, mas o que acontece, na prática, é bem diferente. 

A grande verdade é que para alcançar um bom volume de vendas – sobretudo em seus primeiros meses de atuação – uma loja virtual precisa de investimento em tráfego pago. Não há como fugir disso.

Vamos continuar e aprender mais sobre o assunto…

Qual a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico?

Enquanto o tráfego pago requer o investimento em anúncios para gerar resultados, o tráfego orgânico gera visitantes de forma espontânea, por meios que não requerem o pagamento direto. 

Em outras palavras, o tráfego pago necessita de um investimento direto, enquanto o tráfego orgânico, não

É nessa hora que muitos empreendedores se perguntam: “Se existe uma forma de atrair visitantes gratuitamente, porque eu devo investir em anúncios?”

Bom, não é tão simples assim… 

Enquanto o tráfego orgânico realmente não requer o investimento direto em anúncios, ele demanda um investimento de tempo – e, potencialmente, outros recursos – para funcionar. Para conseguir tráfego orgânico você vai precisar investir em produção de conteúdo, otimização para mecanismos de busca (SEO) e até mesmo fazer mudanças importantes em seu site. 

Por isso o tráfego pago é a solução mais indicada quando a sua empresa precisa de resultados imediatos, como a venda. 

Diferentemente do tráfego orgânico, o pago tem a capacidade de entregar o conteúdo de maneira imediata, para um público altamente segmentado. Enquanto isso, o tráfego orgânico é mais indicado para ações de marketing desenvolvidas a longo prazo, como a construção de uma marca. 

📣 Leia também: Propaganda de produtos: 12 dicas essenciais [+exemplos] 

Glossários de tráfego pago para iniciantes

Se você ainda não tem experiência com tráfego pago, é importante entender alguns dos conceitos básicos dessa prática. Por isso, vamos listar alguns termos importantes, junto com os seus respectivos significados. 

Veja: 

  • Impressão: número de vezes que o seu anúncio aparece para um cliente; 
  • Página de destino: página para qual o cliente é direcionado quando clica no anúncio (conhecidas como landing pages);
  • Clique: o número de pessoas que clicaram em seu anúncio;
  • CPM: custo por mil impressões;
  • Orçamento da campanha: a quantidade de dinheiro que você está disposto a gastar em uma campanha publicitária;
  • Anúncio responsivo: anúncios que se adaptam automaticamente ao tamanho e formato mais adequado para o dispositivo e rede em que estão sendo exibidos;
  • Palavras-chave: termos ou frases que os anunciantes escolhem para direcionar seus anúncios a um público específico;
  • Lance: o valor que um anunciante está disposto a pagar por um clique ou impressão;
  • Remarketing: uma estratégia que permite mostrar anúncios a pessoas que já visitaram seu site ou interagiram com seus anúncios anteriormente;
  • Alcance: o número total de pessoas únicas que viram o anúncio;
  • Campanha: conjunto de anúncios criado com um objetivo específico; 
  • CTR: sigla para Click Through Rate, ou seja, o número de pessoas que clicaram em seu anúncio, dividido pelo número de pessoas que viram ele; 
  • CPC: métrica que mede o custo que você tem para cada pessoa que clica no seu anúncio;
  • ROI: retorno sobre investimento. Quanto você lucrou para cada R$ 1 investido; 
  • Frequência: o número de vezes que uma mesma pessoa viu um anúncio;
  • KPI: indicador-chave de performance. A métrica mais importante da sua campanha;
  • Segmentação: processo de direcionar seus anúncios para um público específico com base em certos critérios, como idade, localização, interesses e comportamento;
  • Conversão: quando um usuário realiza uma ação desejada após clicar em um anúncio, como fazer uma compra, inscrever-se em uma newsletter ou preencher um formulário;
  • Taxa de conversão: a porcentagem de usuários que realizam uma conversão após clicar em um anúncio.

6 motivos para investir em tráfego pago

Agora que você já conhece os conceitos mais básicos sobre tráfego pago para iniciantes, é hora de entender os reais benefícios de investir em anúncios. Veja a lista que preparamos abaixo:

1. Segmentação de público

O principal benefício de investir em anúncios é que, com eles, você pode direcionar a sua mensagem para uma parcela bem específica de seu nicho de mercado

Digamos, por exemplo, que você tenha uma loja de roupas fitness e deseje falar com as pessoas a um raio de 5 quilômetros da sua loja, oferecendo entrega expressa. Isso é possível graças às plataformas de tráfego pago. 

Ou, você tem um pet shop e deseja falar com donos de cães e gatos de todo o Brasil, fazendo a divulgação de um novo produto. Isso também é possível! 

Mas qual o benefício de ser tão específico assim? 

Quando você direciona a sua mensagem para uma parcela do público propensa a se interessar pela proposta da sua empresa, as chances de que eles realmente comprem é muito maior. 

2. Retorno rápido

Acabamos de falar sobre como a segmentação dos anúncios pode aumentar as chances de conversão. O resultado disso são retornos mais rápidos. Usualmente, você pode fazer as suas primeiras vendas apenas algumas horas depois de colocar os seus anúncios no ar.

Pode até parecer mágica, mas o fato de que as suas comunicações estão direcionadas para um público mais específico realmente faz diferença na taxa de conversão

Por isso, o tráfego pago é a forma mais indicada de começar a vender em seu site. Isso porque, durante os primeiros meses de atuação de uma loja virtual, os seus produtos precisam ser validados, é preciso criar um fluxo de caixa saudável e mais. 

3. Investimento flexível

Outro ponto interessante do tráfego pago é que você não precisa investir muito para conseguir resultados. Na verdade, o valor do investimento pode ser totalmente controlado diretamente nas plataformas, sem surpresas ou gastos excessivos. 

A maioria das plataformas tem investimentos mínimos que cabem no bolso e podem ser ajustados a qualquer momento. Os anúncios podem ser cobrados de diferentes formas e, em muitos casos, você só precisa pagar quando alguém clica e visita o seu site. Interessante, não acha?

Vale lembrar, é claro, que o investimento e a segmentação devem andar lado a lado. De nada vai adiantar investir muito em um público muito amplo. 

4. Alcance ampliado

Uma das maravilhas do tráfego pago é a capacidade de expandir horizontes. Não estamos falando apenas de alcançar mais pessoas, mas de alcançar as pessoas certas em lugares que você nem imaginava. 

Com o tráfego pago, sua marca pode ser vista por potenciais clientes em diversas plataformas, dispositivos e até mesmo em diferentes regiões do país ou do mundo. 

5. Controle total sobre o orçamento 

Já pensou em ter o poder de decidir exatamente quanto quer gastar e como quer gastar? Com o tráfego pago, isso é mais do que possível, é uma prática comum. Você tem a liberdade de estabelecer um orçamento diário, semanal ou mensal. E o melhor de tudo: sem sustos no final do mês. 

Se perceber que uma campanha específica está trazendo mais resultados, pode realocar recursos para ela. E se em algum momento sentir que os anúncios não estão performando como gostaria, pode pausá-los ou ajustá-los. É você no controle total de seus investimentos, otimizando cada centavo gasto.

6. Reengajamento de usuários

Sabe aquele visitante que entrou no seu site, navegou por algumas páginas, mas por algum motivo não finalizou a compra? Com as estratégias de tráfego pago, ele não está perdido! 

Através do reengajamento, ou como muitos chamam, remarketing, é possível "lembrar" esse usuário sobre o produto ou serviço que ele mostrou interesse. É como dar um “empurrãozinho” para que ele retorne e conclua a ação desejada. 

Como iniciar no tráfego pago?

Se você chegou até aqui, já sabe que o tráfego pago para iniciantes não é um assunto complexo, ainda que seja de muita importância para o seu negócio. 

É muito importante que você já tenha dado o primeiro passo, buscando entender sobre o assunto. Agora é hora de ir além, sabendo exatamente o que você precisa fazer para começar. Vamos descobrir?

1. Tenha um objetivo claro

O primeiro passo de uma estratégia de tráfego pago para iniciantes requer planejamento. Você precisa entender o que é que deseja alcançar, para só então configurar os seus primeiros anúncios. 

No tráfego pago você pode, por exemplo, trazer mais visitantes para uma página de venda, para uma página de produto ou até mesmo para uma landing page. Porque essa é a sua primeira vez investindo em tráfego pago, a ideia é que você comece devagar, aprendendo como operar as plataformas. 

Trace metas claras, como a quantidade de visitantes ou vendas que deseja. A maioria das plataformas de anúncios têm ferramentas para prever o engajamento e resultado de cada iniciativa. Use-as! 

2. Defina a persona

Outro ponto importante sobre o investimento em tráfego pago é o seu público, ou melhor, a sua persona. Essa persona deve ser criada com base em dados de mercado, unindo informações demográficas e psicográficas.

Pense em características específicas, que aproximem o cliente da sua loja. Apenas tenha cuidado para que o público configurado para as suas campanhas não seja específico demais, o que pode comprometer a entrega desses anúncios.

3. Escolha o canal

Como já falamos no início deste guia, existem diversas ferramentas e plataformas que permitem a criação de campanhas, sendo que nenhuma delas é melhor ou pior. Os objetivos da sua empresa é que vão guiar a escolha do canal.

É possível, por exemplo, fazer anúncios na rede de pesquisa do Google, no YouTube, no Instagram, em aplicativos e até mesmo sites de notícias e blogs. Cada um desses posicionamentos vai impactar os seus resultados, por isso, escolha com sabedoria. 

4. Escolha um método de cobrança vantajoso para sua empresa

Ao criar campanhas de tráfego pago, você pode escolher pagar das mais diversas formas. Se o seu objetivo é ter alcance, as campanhas que cobram por impressão – o termo usado para designar as vezes que o anúncio é mostrado –  podem ser a alternativa mais acertada.

Enquanto isso, se o seu objetivo são as vendas, o mais indicado é que a cobrança seja feita por clique no link. Esses métodos são chamados de CPM (Custo por Mil Impressões) ou CPC (Custo por Clique) 

5. Acompanhe os indicadores de desempenho

Por último, mas não menos importante, é necessário que você acompanhe todos os indicadores de desempenho das suas campanhas. Eles vão mostrar quantas vezes seus anúncios foram veiculados, quantas pessoas clicaram nele e mais. 

Esses dados servem para mostrar, por exemplo, se a comunicação é efetiva, ou se ela precisa de melhorias. Fazer este acompanhamento também te permite controlar os custos com mais efetividade, garantindo que seus recursos estão sendo usados de forma inteligente. 

Não tenha medo de fazer ajustes no meio do caminho. Isso pode fazer toda a diferença em seu resultado final. 

💡Aproveite para conhecer o treinamento Ecommerce do Zero! Nele, você vai aprender o passo a passo, validado por mais de 50 mil alunos, para construir sua loja virtual e faturar R$ 30 mil em até 90 dias!

Onde fazer tráfego pago?

Chegando ao fim de nosso guia sobre tráfego pago para iniciantes, queremos falar um pouco sobre as plataformas disponíveis para criar suas campanhas e tirar os seus anúncios do papel. A seguir, listamos algumas das mais populares. Veja agora! 

Google Ads

O Google Ads é, hoje, uma das plataformas mais usadas para criação de anúncios em todo o mundo. Isso se deve à praticidade da ferramenta, mas também às suas funcionalidades. Com ela, é possível criar anúncios para sites do Google e sites parceiros, com uma grande variedade de objetivos:  

  • Anúncios na Rede de Pesquisa: são mostrados anúncios em texto na página de busca do Google. Os anúncios são mostrados de acordo com as palavras-chave usadas pelos clientes na hora da busca;
  • Anúncios na Rede de Display: os anúncios da Rede de Display aparecem em formato de imagem ou vídeo na página de busca ou em sites e aplicativos parceiros do Google; 
  • Anúncios no YouTube: os anúncios do YouTube podem ser em texto ou vídeo. No segundo caso, eles são exibidos no início ou no meio do conteúdo. Alguns podem ser pulados depois de 6 segundos. 

O custo para anunciar no Google Ads varia de acordo com a complexidade de suas campanhas, assim como os objetivos de cada anúncio. No geral, esta é uma forma barata e efetiva de fazer tráfego pago para um site.

Leia também: Como criar conta no Google Ads? Confira o passo a passo

Linkedin Ads

O LinkedIn é a rede social corporativa mais utilizada em todo o mundo. Nela, empresas e profissionais se unem para compartilhar conteúdos sobre suas rotinas e o mercado. 

Por isso, esta plataforma é uma grande oportunidade para companhias do ramo B2B – ou seja, empresas que vendem para outras empresas. 

É possível fazer anúncios com fotos, vídeos ou texto. Também podem ser feitos anúncios com o objetivo de iniciar conversas e mensagens diretas. O LinkedIn Ads oferece opções avançadas para controle de custos, garantindo que seus fundos sejam usados na busca pelos melhores resultados. 

TikTok Ads 

O TikTok Ads é a plataforma de anúncios do TikTok, um dos aplicativos de mídia social mais populares do mundo, especialmente entre o público jovem. Por meio desta plataforma, as empresas podem criar e veicular anúncios para promover seus produtos, serviços ou marca.

O TikTok tem uma base de usuários massiva e engajada, tornando-o um canal de marketing potencialmente lucrativo. A plataforma TikTok Ads permite que os anunciantes segmentem seu público-alvo com base em diversos critérios, como idade, gênero, interesses e comportamento, dando muita liberdade ao anunciante. 

Os anúncios podem ser veiculados no feed de notícias do usuário, na página de descoberta ou até mesmo em vídeos específicos. Além disso, o TikTok Ads oferece ferramentas analíticas para que os anunciantes possam acompanhar o desempenho de seus anúncios e otimizar suas campanhas.

🖥️ Leia também: Como usar o TikTok Business? Guia passo a passo 

Pinterest Ads

O Pinterest Ads é a plataforma de publicidade do Pinterest, uma rede social focada em imagens e inspirações. Diferente de outras plataformas, o Pinterest é um espaço onde os usuários vêm para descobrir novas ideias, produtos e inspirações, tornando-o um local ideal para marcas que desejam se destacar visualmente e alcançar um público engajado.

O Pinterest Ads permite que os anunciantes criem Pins Promovidos, que são basicamente pins comuns que as empresas pagam para serem exibidos de forma mais destacada. Estes pins podem ser segmentados com base em diversos critérios, como interesses, demografia e comportamento. 

Além disso, o Pinterest oferece diferentes formatos de anúncios, como Pins de Vídeo Promovidos e Pins de Carrossel.

⭕ Leia também: Como vender no Pinterest: veja 10 dicas para crescer nessa rede social 

Mercado Livre Ads

O Mercado Livre Ads, também conhecido como Mercado Ads, é a plataforma de anúncios do Mercado Livre desenvolvida para ampliar a visibilidade dos produtos anunciados no marketplace

Dada a posição do Mercado Livre como o maior marketplace da América Latina, a ferramenta de publicidade se torna essencial para os vendedores que buscam se destacar e alcançar um público vasto.

No Mercado Livre Ads, a cobrança é feita através do modelo de custo por clique (CPC). Isso significa que o vendedor é cobrado cada vez que um cliente clica em seu anúncio. No entanto, a cobrança só ocorre enquanto houver saldo disponível para a campanha no dia em questão.

Microsoft Advertising

O Microsoft Ads é a plataforma de publicidade da Microsoft, que permite que os anunciantes alcancem milhões de pessoas em todos os dispositivos por meio de veiculações nativas em produtos Microsoft, como Windows 11, MSN, Bing, LinkedIn e Outlook.com.

A plataforma identificou uma nova persona de comprador, o "Workday Consumer", que busca compras de alta consideração, durante o horário de trabalho.

Essa pode ser uma ferramenta especialmente útil, portanto, para empresas do mercado B2B, ou seja, que vendem para outras empresas. 

A Microsoft Advertising também lançou as Campanhas de Compras no Brasil, oferecendo diversos recursos de anúncios de produtos para influenciar a decisão de compra do consumidor.

Leia também: Data driven marketing: o que é e como tomar decisões baseadas em dados

Facebook Ads

O Facebook Ads é a plataforma de anúncios usada por empresas que desejam veicular campanhas no Facebook, Instagram e demais empresas parceiras do grupo Meta. 

A plataforma foi pensada para todos os tipos de anunciantes, desde aqueles que desejam criar campanhas de longo prazo, até os que querem impulsionar o tráfego por um curto período de tempo.

Com bilhões de usuários ativos todos os meses, não é difícil entender o motivo pelo qual redes como o Instagram e o Facebook atraem tanto a atenção de anunciantes. Na plataforma, é possível fazer campanhas de vídeo, imagem e até mesmo alguns formatos dinâmicos e personalizados. 

Para ter campanhas de sucesso dentro do Facebook Ads, no entanto, você precisa saber como configurar os anúncios. E, para isso, nós temos um material que pode ajudar: o Manual de Facebook Ads.

No Manual Facebook Ads em PDF você vai encontrar toda a orientação que precisa para criar suas primeiras campanhas na ferramenta. Veja alguns dos tópicos que você vai encontrar:

  • O que é o Pixel do Facebook e como instalá-lo;
  • Quais são os públicos permitidos pela ferramenta;  
  • Passo a passo para fazer seu primeiro anúncio; 
  • Como fazer controle de criativos;
  • E mais!

Você pode fazer o download gratuito aqui:

Perguntas Frequentes

O que é tráfego pago para iniciantes?

O tráfego pago nada mais é do que todo o fluxo de pessoas que visitam o seu site de vendas ou página, que vieram de um anúncio. Anúncios, como você sabe, são criados e veiculados por plataformas, mediante pagamento de uma taxa.

Como iniciar no tráfego pago?

Primeiro, tenha um objetivo claro para suas campanhas, defina a sua persona, escolha o canal para seus anúncios e escolha um método de pagamento (CPC ou CPM, por exemplo). Por fim, acompanhe as métricas de seus anúncios e faça ajustes conforme necessário.

Como fazer tráfego de graça?

Uma das formas mais efetivas de fazer tráfego de graça é investindo em SEO. Vale lembrar, no entanto, que o tráfego orgânico é uma estratégia que leva um pouco mais de tempo para gerar seus primeiros resultados.