O marketing de afiliados vem crescendo consideravelmente nos últimos anos, e os empreendedores querem saber tudo sobre o assunto. Afinal de contas, esta é mais uma boa estratégia para aumentar o volume de vendas. Se você quer saber mais a respeito do marketing de afiliados, este artigo vai te ajudar!

De acordo com o estudo Awin Report 2021, realizado pela Awin, em 2020, o marketing de afiliados ganhou destaque e passou a fazer parte de grandes marcas. Para você ter uma ideia, dos US$ 3,8 bilhões investidos em anúncios em plataformas digitais no Brasil, US$ 152 milhões foram direcionados ao marketing de afiliados

Basicamente, o marketing de afiliado é uma estratégia de marketing que tem como foco diversificar os canais de vendas de um negócio. Ele tem sido uma forte escolha tanto de empresas quanto de afiliados, uma vez que seus resultados podem ser bem expressivos para ambos os casos. 

Ao longo deste artigo, você vai aprender o que é marketing de afiliados, como ele funciona, seus benefícios, como começar, quais são as melhores plataformas e outros tópicos importantes. Boa leitura!

O que é marketing de afiliados?

Marketing de afiliados, ou marketing de afiliação, é uma estratégia usada por empresas para a divulgação de produtos e serviços no ambiente digital por meio de afiliados. E em troca, esses representantes comerciais ganham uma comissão por cada venda realizada. 

Ele é uma forma de publicidade que estabelece uma relação entre o produtor e o afiliado. Mas sem criar vínculo empregatício ou algo do tipo, como ocorre no comércio tradicional. 

O maior foco do marketing de afiliados são os produtos digitais, mas nada impede que produtos físicos também sejam comercializados a partir dessa estratégia.

Assine o Ecommerce na Prática e tenha acesso a diversos conteúdos exclusivos e treinamentos completos!

Como funciona o marketing de afiliados?

O marketing de afiliados funciona a partir da relação entre produtor, afiliados e clientes. Todo o seu processo de compra e venda é intermediado por uma plataforma do programa de afiliação, como a Hotmart, por exemplo. 

Na prática, o produtor cria o produto e o afiliado, que atua no mesmo nicho de mercado desse item, divulga o produto e faz vendas para os clientes por meio de um link próprio. É este link, inclusive, que possibilita a identificação de quem fez a venda para o posterior recebimento de uma comissão

E onde exatamente o afiliado divulga os produtos? Nos mais variados canais de venda, como sites, blogs, redes sociais, etc. Mas vamos falar sobre isso em detalhes adiante neste artigo…

Por ora, vale a pena você entender melhor quem são essas pessoas que fazem o marketing de afiliados acontecer. Vamos lá?

Quem são as pessoas que trabalham com Marketing de Afiliados?

Agora que você já sabe o que é marketing de afiliados e como ele funciona, chegou o momento de explicarmos com um pouco mais de profundidade quem são os indivíduos que fazem a estratégia acontecer de fato. São eles:

Produtores

Os produtores também podem ser chamados de Criadores ou, simplesmente, Comerciantes. Eles nada mais são do que pessoas físicas ou jurídicas que possuem produtos para vender e querem utilizar o marketing de afiliados para isso.

Assim, os produtores ficam responsáveis por todo o custo que envolve o desenvolvimento do produto e as estratégias de venda. Além disso, também cuidam  da escolha dos afiliados e do pagamento de suas comissões.

Afiliados

Já os afiliados são vendedores que divulgam os produtos que não precisam ser necessariamente de um mesmo um criador, mas de vários. Normalmente, os afiliados possuem um nicho de mercado de atuação e trabalham para ser uma autoridade em meio à audiência.

Dessa forma, o papel do afiliado é garantir que o produto tenha uma divulgação em diversos canais, focando principalmente naqueles que fazem sentido para oferecer a mercadoria. E então recebem uma remuneração por cada venda efetuada.

Clientes

Os clientes são outra peça fundamental de todo o processo que envolve o marketing de afiliados. Eles são os responsáveis por comprar e consumir os produtos criados pelos produtores e vendidos pelos afiliados

Nem sempre os consumidores ficam sabendo que estão comprando um item por meio de um programa de afiliação. Isso vai depender da estratégia do afiliado, isto é, se ele vai deixar isso claro ou não em suas divulgações.

Rede

A rede não é necessariamente uma pessoa ou um profissional ou que trabalha com marketing de afiliados. Mas, acredite, é parte fundamental de toda a sua estrutura. Basicamente, a rede funciona como um intermediário entre o afiliado e o comerciante.

Existem diversas opções no mercado hoje. Mas vamos falar sobre ferramentas de marketing de afiliados mais adiante neste artigo. Continue a leitura…

Quais são os tipos de divulgação do marketing de afiliados?

Um ponto importante e que gera bastante curiosidade quando falamos em marketing de afiliados são os tipos de divulgação existentes para essa estratégia. 

Há alguns bem populares que, certamente, quem trabalha com marketing digital já ouviu falar, como custo por clique (CPC), por exemplo. Vamos listar todas as opções a seguir. Veja: 

Custo por Clique (CPC)

O CPC é um formato em que o afiliado recebe uma remuneração por clique. Isto é, ele ganha toda vez que alguém clicar em um de seus anúncios. Lembrando que esse tipo de divulgação ocorre nos mais variados anúncios: texto, imagem, banner, e-mail marketing, pop-up e outros. 

Custo por Ação (CPA)

No CPA, por sua vez, o afiliado recebe apenas se a pessoa clicar no anúncio e, depois, realizar alguma ação, como compra, cadastro no site da empresa ou solicitação de orçamento, por exemplo. Assim, o afiliado não ganha por clique, mas sim por ação. 

Custo por Mil Impressões (CPM)

Já o CPM, ocorre a cada mil impressões no anúncio, seja banner, publicação na rede social ou outro. Ou seja, o anunciante paga para o afiliado um valor fixo quando a publicidade alcança essa quantidade de visualizações. Esse tipo de divulgação vale mais a pena quando o afiliado já possui um bom número de visitantes na sua página.

Custo por Venda (CPV)

Como o nome já indica, no formato de CPV,o afiliado ganha sempre que houver uma venda de fato. Acaba sendo uma forma de comissão, já que é preciso que o consumidor efetue uma compra para que o afiliado receba sua remuneração. 

Custo por Lead válido (CPL)

Nesse modelo, o afiliado só ganha quando a pessoa passa a ser um lead válido. Ou seja, exige que a pessoa tome uma ação para que o anunciante faça a devida remuneração. É, em tese, um pouco parecido com o CPA.

Custo por Formulário (CPF)

Por último, mais não menos importante, há o CPF, um tipo de divulgação em que o afiliado só recebe remuneração se o indivíduo preencher um formulário. Seja por meio de um formulário simples ou um mais elaborado, o vendedor ganha um valor fixo após o processo ter sido finalizado.

Quais são os benefícios do marketing de afiliados?

Outro ponto extremamente importante que você deve ter em mente são as vantagens presentes no marketing de afiliados. Tanto empresas quanto afiliados conseguem obter bons resultados com essa estratégia e isso não é à toa, não é mesmo?

Por isso, vamos te mostrar a seguir os principais benefícios do marketing de afiliados para ambos os casos. Veja só:

Benefícios para os produtores

Sem mais delongas, vamos direto ao assunto… As vantagens do marketing de afiliados para os produtores são:

1. Baixo investimento inicial

Os seus gastos acontecerão conforme as vendas forem ocorrendo. Com isso, é possível dizer que há um baixo investimento inicial, já que você só terá que pagar as comissões quando os afiliados venderem.

É claro que esse investimento pode aumentar com o tempo, principalmente conforme as divulgações forem tomando maiores proporções e mais pessoas conhecerem o seu negócio. Mas, mesmo assim, o marketing de afiliados não costuma demandar grandes quantias de investimentos, o que é uma vantagem e tanto para o empreendedor, certo?

2. Amplia o alcance da sua empresa

Um dos principais benefícios do marketing de afiliados é a possibilidade de expandir ainda mais o alcance de uma marca no mercado. Pense assim: com vários afiliados divulgando o seu produto em em diversos canais, a sua marca tende a atingir ainda mais consumidores

Isso é excelente a curto, a médio e a longo prazo, pois você fará mais vendas, claro, e também terá oportunidades para trabalhar a imagem da sua empresa. Isto é, o branding dela. 

3. Aumenta a taxa de conversão

Além dos meios de divulgação de produtos mais comuns que você já vai fazer para os seus produtos, o marketing de afiliados surge para ajudar no aumento da taxa de conversão do seu negócio. 

Assim, quanto mais os afiliados divulgarem os seus produtos, mais oportunidades de venda o seu negócio terá. Nada mal, concorda?

Aproveite para ler também: Como aumentar as vendas do seu negócio? Confira 17 dicas essenciais!

Benefícios para os afiliados

Agora vamos para as vantagens do marketing de afiliados para os afiliados… Veja só:

1. Mais autonomia para trabalhar

Quem gosta de trabalhar com mais autonomia certamente pode se sair bem atuando como afiliado. No dia a dia, é o afiliado quem escolhe os produtos que vai divulgar, quais canais vai fazer isso, etc. Ou seja, grande parte das decisões está centrada na mão do vendedor

2. Maiores chances de fechar vendas

Caso você queira trabalhar como afiliado, saiba que você não precisa vender só um produto. É possível vender dois, três ou mais tipos de mercadorias. 

É claro que focar em um nicho é o mais indicado, mas isso não significa que você não possa apostar na diversificação de produtos de uma mesma categoria, por exemplo. Ao fazer isso, você aumenta consideravelmente as suas chances de vender mais. 

3. Não é preciso um alto investimento

O marketing de afiliados pode custar relativamente pouco para os afiliados também. Isso porque é preciso apenas de um computador e de uma boa conexão de internet para vender como afiliado.  Às vezes, até mesmo um smartphone resolve bem.

Não é à toa que o marketing de afiliados surge como uma das principais formas de ganhar dinheiro na internet, não é verdade? Falamos mais sobre esta e outras oportunidades neste artigo: Confira 20 ideias para montar um negócio na internet. Vale a pena a leitura!  

Quais canais podem ser utilizados para divulgar os produtos?

Depois de entender as principais vantagens, que tal saber em quais canais os afiliados podem utilizar para a divulgação dos produtos?

Certamente você vai perceber que a maioria deles já são bem conhecidas no universo do Ecommerce. Dá só uma olhada:

Redes sociais

As redes sociais deixaram de ser meros espaços para o compartilhamento de fotos e vídeos com amigos e familiares há muito tempo. Hoje, elas são poderosos canais de venda. 

Para você ter uma ideia, 74% dos brasileiros usam redes sociais para fazer compras, de acordo com pesquisa realizada pela All iN | Social Miner. Impressionante, não é mesmo?

Por isso, afiliados que atuam nos mais diversos nichos de mercado apostam nas redes sociais para divulgar produtos e ganhar um bom dinheiro com isso. Instagram, Facebook, Tik Tok, Youtube, Twitter são bons exemplos de plataformas que conquistam cada vez mais os consumidores.  

Site e blog

Os sites e os blogs são outros canais de divulgação amplamente utilizados pelos afiliados. Na maioria dos casos, eles passam um bom tempo trabalhando em pontos cruciais como layout, tráfego, otimização para os mecanismos de busca (SEO) e por aí vai.

Todas essas iniciativas precisam fazer sentido para os objetivos do afiliado, claro. E, no caso dos empreendedores, vale a pena ficar de olho nas metas que precisam ser alcançadas, deixando tudo isso sinalizado no plano de marketing da empresa. 

Página de vendas

Aqui, estamos nos referindo mais precisamente às landing pages (ou páginas de aterrissagem, em português). Elas são páginas criadas para ocasiões específicas, como divulgação de produtos, ofertas e promoções para datas comemorativas, etc

Ou seja, as landing pages são muitos utilizadas pelos afiliados e não podiam ficar de fora dessa lista. Existem alguns elementos cruciais que compõem essas páginas, como:

  • Título atrativo;
  • Boas descrições dos produtos;
  • Vídeos (como os de review de produtos, por exemplo);
  • Depoimentos de quem já comprou e utilizou as mercadorias ofertadas;
  • Apresentação sobre a empresa;
  • Espaço para perguntas frequentes e suas respectivas respostas;
  • E mais.

Se você quiser aproveitar um espaço desse tipo em uma campanha de marketing de afiliados, vale conferir este conteúdo também: O guia das cores que chamam atenção para vendas. Certamente ele vai expandir ainda mais seus conhecimentos sobre o assunto!

E-mail marketing

É verdade que o e-mail marketing é uma das ferramentas mais tradicionais do marketing. Apesar de já ser utilizado há anos, ele não deixou de ter um papel importante na hora de vender online. 

Segundo pesquisa da Statista, 4,03 bilhões de pessoas em todo o mundo usam o serviço de e-mail. E especialistas estimam que esse número aumente para 4,48 bilhões até 2024

Esses dados só reforçam o quanto utilizar formas de dialogar com o consumidor por meio desse canal é quase um imperativo para quem quer ter sucesso online. E, por isso, ele não pode ficar de fora do marketing de afiliados de jeito nenhum. Lembre-se disso!

Ferramentas de anúncios pagos

Atualmente, é possível anunciar de diversas maneiras na internet e os afiliados sabem bem disso. Seja pelo Google Ads, Facebook Ads, Pinterest Ads ou qualquer outra ferramenta, os anúncios são fundamentais para alavancar os resultados do marketing de afiliados. 

Com elas, é possível criar campanhas segmentadas. Isto é, direcionadas para uma audiência que realmente está interessada em comprar um determinado produto ou, ao menos, tem um bom potencial para isso. 

Assim, as empresas e os afiliados conseguem traçar estratégias mais eficientes e não perdem tempo ou recursos com ações que atingem um grande público que não seja os consumidores que buscam pelo o que eles estão vendendo. 

Como começar a trabalhar com marketing de afiliados?

Pensa que acabou? Não! Depois de todo esse conteúdo, chegou o momento de você saber como começar a trabalhar com o marketing de afiliados. Preparado?

Veja o passo a passo que criamos abaixo:

1. Selecione produtos para a divulgação

O primeiro ponto que você precisa prestar atenção é a seleção dos itens a serem divulgados. Não adianta escolher as mercadorias a esmo, sem nenhum critério que faça sentido. 

É preciso ter uma boa estratégia de vendas para que você selecione os produtos que realmente podem ganhar destaque no marketing de afiliados. Isso que estamos falando serve tanto para o produtos (empresa) quanto para o afiliado, certo? 

Como empresa, vale a pena você manter um bom controle de estoque para não perder nenhuma oportunidade de vender produtos que já têm uma boa saída. Ou até mesmo aqueles que estão encalhados. Por que não fazer uma ação para tentar vendê-los?

Já no caso dos afiliados, é preciso observar quais segmentos há uma maior identificação. Afinal, nada mais chato que trabalhar com algo que não se gosta, não é verdade?

2. Escolha um programa de afiliados

Existem excelentes opções de programas de afiliados disponíveis hoje em dia. Inclusive, vamos apresentar uma lista com as melhores plataformas mais adiante neste artigo… 

Contudo, por ora, você precisa ter em mente que não basta escolher uma plataforma e pronto, as vendas acontecerão aos montes. Gaste um tempo fazendo uma boa pesquisa sobre elas. Também analise o que as pessoas falam sobre os serviços prestados pelas mesmas, se os clientes ficam satisfeitos e se sentem seguros ao fazer transações por lá, etc. 

Cada detalhe é importante quando o assunto é usar o marketing de afiliados da melhor maneira possível.  Então, não tenha pressa nesse sentido, mas sim, atenção. 

3. Defina os canais de vendas

É preciso definir quais são os canais de venda que mais fazem sentido para os seus objetivos. Se você nota que a persona do seu negócio está mais presente nas redes sociais, por que apostar em sites, por exemplo?

Na verdade, os empresários não devem se acomodar na ideia de “ah, deixa esse trabalho para os afiliados”. Se você tem contato com essas pessoas e, principalmente, conhece bem a sua persona, trate de trocar informações, dar dicas…

Enfim, tudo o que possa contribuir para que os produtos sejam vendidos cada vez mais. 

Para complementar o seu aprendizado, que tal conferir o artigo: Como criar uma persona para a sua loja? [Guia para 2022]? Salve para ler quando puder!

4. Monitore os resultados

Nenhuma ação feita no ambiente digital deve ficar sem monitoramento. Salve isso como um mantra, combinado?

É muito comum que as pessoas não acompanhem os resultados das ações ou deixem para fazer isso apenas ao final da campanha de marketing. Isso é um erro gravíssimo. A partir do momento que a campanha está no ar, já é possível analisar os números - até mesmo em tempo real

Isso é importante não só para a geração de insights, mas também para que você faça ajustes caso não esteja conseguindo atingir os resultados esperados. Essa forma de trabalhar nada mais é do que orientada à análise de dados, o que chamamos de data driven marketing

Para saber mais, leia o artigo: Data driven marketing: o que é e como tomar decisões baseadas em dados

Quais são as melhores plataformas de marketing de afiliados?

Como prometido, vamos agora apresentar as melhores plataformas de marketing de afiliados. Será que você já conhece alguma delas? Vamos ver:

1. Hotmart

o-que-e-marketing-de-afiliados

A Hotmart é uma das principais plataformas de marketing de afiliados hoje em dia. De acordo com dados da própria empresa, ela possui mais de 29 milhões de usuários, cerca de 420 mil produtos cadastrados e está presente em mais de 188 países

Por lá, há o foco em infoprodutos dos mais variados nichos, o que não só atrai um grande número de consumidores mas também aumenta as chances de as empresas venderem ainda mais.

2. Monetizze

o-que-e-marketing-de-afiliados

O Monetizze é outra opção quando o assunto é plataforma de marketing de afiliados, sendo voltada para a compra e venda de produtos digitais e físicos. Hoje, ela possui mais de 350 mil inscritos. 

Além disso, um dos diferenciais da companhia é permitir diferentes tipos de comissão, como a venda única, pagamento recorrente e remuneração progressiva, por exemplo. Interessante, não é mesmo? 

3. Eduzz

o-que-e-marketing-de-afiliados

O Eduzz, por sua vez, é focado em produtos digitais. Um de seus pontos altos é a identificação dos motivos pelos quais um cliente não efetuou uma compra. Isso é importante para as estratégias de recuperação desse carrinho abandonado, como o remarketing, por exemplo. 

Assim como as outras, a intermediação do pagamento do afiliado é feita pela plataforma - algo que é bom tanto para produtores quanto para afiliados. E a quantia referente à comissão cai diretamente na conta do afiliado a partir de dois dias após a venda. 

4. Ecommerce na Prática

marketing-de-afiliados

O Ecommerce na Prática é conhecido como a maior escola de Ecommerce do Brasil, que já ajudou mais de 50 mil pessoas a transformarem suas vidas ao criarem negócios de sucesso na internet.

E além de seus treinamentos consagrados e sua da plataforma por assinatura com centenas de conteúdos exclusivos, o EnP também trabalha com marketing de afiliados…

Ou seja, as pessoas podem vender cursos da escola, basta apenas entrar em contato para saber como fazer isso. Bem interessante, não é?

5. Amazon Afiliados

o-que-e-marketing-de-afiliados

O programa de afiliados da Amazon é uma iniciativa em que a plataforma permite que representantes comerciais vendam produtos anunciados na Amazon. É o Associados Amazon.

Nele, uma pessoa pode divulgar os produtos e os programas disponíveis no marketplace através de links personalizados, recebendo, ao final, uma comissão por cada venda qualificada.

6. Afiliados Shopee

o-que-e-marketing-de-afiliados

O programa de afiliados Shopee segue a mesma linha do anterior. O afiliado divulga os itens que deseja em suas redes sociais e sites, as pessoas compram e, por fim, eles recebem uma comissão por cada venda. 

Além disso, o Afiliados Shopee fornece algumas informações importantes em sua página oficial. Entre elas, a necessidade dos perfis das redes sociais serem públicos e atualizados com postagens nos últimos 3 meses para que a inscrição no programa seja aprovada.

Tenha uma explosão de tráfego e vendas!

Ao longo deste artigo você aprendeu tudo sobre marketing de afiliados… Esperamos, inclusive, que este conteúdo tenha sido muito útil para você.

Contudo, quem vende online sabe bem que há muito mais fatores que podem alavancar as vendas de um negócio… E, claro, você precisa saber tudo sobre isso, não é verdade?

Para te ajudar nessa missão, nós criamos o treinamento Explosão de Tráfego e Vendas!

Neste curso, você vai aprender as mais diversas estratégias de tráfego que ajudaram centenas de nossos alunos a crescerem nos canais de audiência, aumentando o faturamento das  empresas.

O treinamento completo está disponível na assinatura Ecommerce na Prática! Por lá, você também pode ter acesso a centenas de outros conteúdos exclusivos, assim como demais cursos completos. 

Ficou animado para assistir às aulas? Ótimo!

Para começar o treinamento Explosão de Tráfego e Vendas agora, faça a sua assinatura aqui:

Perguntas Frequentes

O que é marketing de afiliados?

Marketing de afiliados é uma estratégia usada por empresas para a divulgação de produtos e serviços por meio de afiliados que, em troca, recebem uma comissão por cada venda realizada. 

Como funciona o marketing de afiliados?

O marketing de afiliados funciona a partir da relação entre produtor, afiliados e clientes. Todo o seu processo de compra e venda é intermediado por uma plataforma do programa de afiliação, como a Hotmart, por exemplo. 

Quem são as pessoas que trabalham com marketing de afiliados?

As pessoas que trabalham com marketing de afiliados são: os produtores, responsáveis por criar os produtos; os afiliados, representantes comerciais que vendem os produtos criados; e os clientes, que compram os itens ofertados.

Quais são os tipos de divulgação do marketing de afiliados?

Os tipos de divulgação do marketing de afiliados são: Custo por Clique (CPC), Custo por Ação (CPA), Custo por Mil Impressões (CPM), Custo por Venda (CPV), Custo por Lead (CPL) e Custo por Formulário (CPF).

Quais são as vantagens  do marketing de afiliados?

Para os afiliados, as vantagens são as maiores chances de vender, mais autonomia e o fato de poder trabalhar investindo pouco. Já para os produtores, há o baixo custo inicial, a expansão do alcance da empresa e o aumento da taxa de conversão. 

Como começar a trabalhar com marketing de afiliados?

Para começar, você deve selecionar os produtos que vai divulgar. Depois, é preciso escolher um programa de afiliados e definir os canais de vendas. Também é necessário monitorar os resultados.