Muitos empreendedores ainda não sabem o que é infoproduto ou como eles podem ser grandes fontes de lucro na internet. Após ler este artigo, você deixará eles para trás. Vem com a gente! 

O que vem à sua cabeça quando falamos de criar um produto do zero? Para muita gente, esse é um sinônimo de alto investimento em pesquisa e desenvolvimento, processos industriais longos e complicações logísticas. 

Em muitos segmentos do mercado, essa realmente é uma realidade. Mas não no mercado dos infoprodutos

Os produtos digitais ganharam força nos últimos anos, apresentando uma forma dinâmica e descomplicada de vender na internet. 

Neste artigo, vamos falar sobre o que é infoproduto, quais os tipos que existem e como você pode criar o seu. Temos muito conteúdo pela frente, então vamos começar…

O que é infoproduto? 

Um infoproduto é qualquer tipo de conteúdo distribuído em formato digital, seja ele gratuito ou pago. Seu principal objetivo é tornar a vida do consumidor mais fácil por meio do conhecimento. 

O processo de criação de infoprodutos é mais simples do que o de produtos tradicionais. Seu processo de vendas e consumo também é mais fácil, visto que tudo pode ser feito pela internet, sem a necessidade de intermediadores físicos. 

A demanda por infoprodutos dentro do mercado brasileiro cresce ano após ano. Um estudo da Connect Soluções Digitais mostra que o mercado de infoprodutos cresceu 103% durante 2020. Ou seja, mais do que dobrou! 

Nesse contexto, observamos a ascensão de empresas como a Hotmart, Udemy e Coursera, que proporcionam um espaço lucrativo e seguro para criadores de infoprodutos. Mas estes são apenas uma parte de um grande mercado que, em muitos nichos, ainda é muito inexplorado.

Os principais tipos de infoprodutos 

Quando falamos sobre o que é infoproduto, não podemos cair no erro de colocar todos os tipos de conteúdo em apenas uma categoria. O mercado de infoprodutos é muito rico justamente pela sua variedade de formatos. 

Cada um dos tipos de infoprodutos têm suas características e utilidades, que devem ser consideradas na hora da divulgação, por exemplo. A seguir, listamos alguns dos infoprodutos mais populares atualmente. 

Leia! 

1. E-book ou audiobook

O e-book é, provavelmente, o tipo de infoproduto mais famoso que existe atualmente e muito disso se deve à sua alta demanda entre o público.

Como o próprio nome já diz, os e-books são livros digitais. O objetivo desse tipo de conteúdo é proporcionar uma abordagem mais aprofundada sobre determinado tópico. A ideia é apresentar ideias e informações que vão além do básico. 

Estes são produtos em alta demanda, mas se você deseja investir na produção de e-books, é bom saber que este também é um dos formatos mais trabalhosos. Isso porque o perfil de consumidor desse infoproduto espera um nível maior de conhecimento. 

Além disso, para produzir um e-book, você precisa pensar também nos elementos gráficos que vão compor o material. Dito isso, se você tem a capacidade técnica para produzi-los, esse é um formato que pode ser muito lucrativo

2. Podcast ou videocast

Os podcasts e os videocasts são conteúdos muito ricos e estão em alta demanda hoje. Neles, é possível informar e entreter a audiência promovendo debates, entrevistas e compartilhamento de histórias interessantes. 

Quando o conteúdo é disponibilizado apenas no formato de áudio, ele se chama podcast. Já quando o material é acompanhado também por um vídeo, ele se chama videocast. 

Muitos produtores de conteúdo desse segmento acabam produzindo ambos os formatos e disponibilizando-os com pequenas alterações, dependendo do canal escolhido. Por exemplo, uma mesma gravação pode ser compartilhada no Spotify em formato de áudio e no YouTube no formato de vídeo

Muitos creditam a popularidade dos podcasts e videocasts à sua semelhança com programas de rádio. Interessante, não acha? 

Independentemente do motivo por trás do apelo desse infoproduto, a verdade é que o formato só cresce ao longo dos anos. Um estudo do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic) mostrou que o consumo de podcasts cresceu 132% no pós-pandemia, acumulando 41 milhões de ouvintes frequentes. Nada mal…

3. Webinar 

Os webinars são eventos digitais – como palestras e workshops – transmitidos ao vivo. Esse é um tipo de conteúdo voltado para um grande número de pessoas, possibilitando o alcance de um público amplo sem grandes investimentos em estrutura física. 

Alguns webinars são ao vivo, promovendo maior interação entre o público e os participantes. Enquanto isso, outros são gravados, o que permitem maior escalabilidade e comodidade no consumo. Ambos têm seu papel em diferentes estratégias. 

4. Videoaula

As videoaulas são bem parecidas com os webinars, mas têm um perfil educativo mais forte e podem estar mais focadas em temas específicos. O intuito das videoaulas é transmitir o conhecimento de forma didática, simples e facilitar a vida dos espectadores – ou melhor, alunos. 

Esse é um modelo de conteúdo escalável e que pode ser reutilizado muitas vezes antes de precisar de uma atualização. 

Para fazer videoaulas também não é necessário materiais sofisticados. Uma boa webcam e um microfone simples já são suficientes para passar a informação desejada. Em alguns casos, criadores de conteúdo optam por fazer videoaulas com gravações de tela ou usar elementos visuais para dar suporte ao conteúdo. 

Um conjunto de aulas pode ser condensado em um curso online e vendido em plataformas digitais de educação à distância. 

5. Clube de assinatura 

Outro infoproduto interessante são os clubes de assinatura. Esses são espaços exclusivos para membros, nos quais os participantes têm acesso a conteúdos especiais que não estão disponíveis para o público geral.

Esses conteúdos podem ser outros infoprodutos, como aulas, podcasts e e-books, ou benefícios como cupons de desconto para compras em loja virtual, acesso antecipado a lançamentos e mais. 

Os clubes de assinatura podem ser uma boa estratégia para o marketing de sites de venda, apenas se certifique que a sua empresa tem capacidade produtiva para alimentar esse canal de comunicação com conteúdos exclusivos. 

Vantagens de trabalhar com infoprodutos 

Agora que você já sabe o que é infoproduto e conhece alguns dos principais formatos, vamos falar sobre as vantagens de adotá-los em sua estratégia de vendas na internet. 

1. É escalável 

O conceito de escalabilidade diz respeito à capacidade de estar preparado para crescer, mesmo com o aumento repentino da demanda. Esse é um objetivo de todos os negócios, mas que se prova mais fácil de alcançar quando lidamos com infoprodutos. 

Veja bem… uma vez que o infoproduto é criado, ele pode ser vendido quantas vezes forem necessárias, até que precise de uma atualização. Isso porque o produto já está pronto e pode ser enviado automaticamente para o cliente.

Dessa forma, o processo de vender 10 ou 100 infoprodutos é o mesmo

E por você não precisar se preocupar em produzir ou atualizar um conteúdo com frequência, é possível focar em outras áreas estratégicas do seu negócio, como a divulgação de produto

2. Requer menor investimento inicial 

Além de tudo isso, o investimento inicial para produzir um infoproduto é muito menor do que o necessário para criar um Ecommerce e vender produtos físicos, por exemplo. Você não precisará investir na compra de estoque ou no armazenamento de itens, afinal, tudo estará guardado digitalmente. 

Caso queira fazer um comparativo e entender isso em mais detalhes, sugerimos a leitura do artigo: Quanto custa um Ecommerce? Conheça custos variáveis, fixos e mais!. Ele vai te dar uma boa base sobre o assunto!

3. Logística facilitada 

Como todos os produtos são armazenados digitalmente, o processo de entrega é muito mais simples e barato

Para começar, você não vai depender de transportadoras ou dos Correios. Seu cliente pode receber os produtos comprados imediatamente após o pagamento, com apenas alguns cliques. 

Como criar um infoproduto? 

Ainda que os infoprodutos sejam mais fáceis de armazenar e vender, a sua criação requer certos cuidados. Afinal de contas, o público que consome esse tipo de conteúdo é mais exigente e, no geral, está buscando por conhecimentos específicos.

Ao longo de nossa extensa caminhada como escola de Ecommerce, nós aprendemos algumas coisas sobre a produção de infoprodutos. Por isso, vamos compartilhar algumas dicas para que você possa entrar nesse mercado também… 

1. Escolha um tópico de interesse 

O primeiro passo para criar um infoproduto é simples: decidir qual o seu tópico de interesse. Nada pode ser feito antes disso. 

Esse é um exercício de autoconhecimento, mas também requer uma análise franca do seu mercado. Para começar, você deve entender quais tópicos mais parecem despertar interesse em seu público. A partir disso, você precisa determinar quais desses tópicos figuram entre as suas preferências e conhecimentos. 

Tenha em mente que o seu objetivo com a produção de infoprodutos é educar os espectadores e tornar a sua vida mais fácil com o poder do conhecimento. Por isso, é importante equilibrar a demanda do público com os tópicos que você mais domina. 

2. Selecione um formato de infoproduto 

Feito isso, você deve escolher qual o formato que o seu infoproduto vai tomar. Em alguns casos, a escolha do tópico já faz necessária a opção por um canal ou outro. Por exemplo, infoprodutos do segmento de culinária podem ter maior aderência em formatos que usam vídeos e imagens. 

Em outros casos, no entanto, você precisará fazer a escolha com base em alguns critérios, como formato mais consumido pela sua persona, quais os formatos usados pelos seus concorrentes e mais. 

3. Pesquise o que já foi produzido sobre o tópico 

Com o tópico e o formato de infoproduto já definidos, agora é o momento de fazer uma pesquisa para entender o que já foi produzido sobre o tópico

Digamos, por exemplo, que você tenha escolhido criar uma videoaula sobre produção de artesanato para vender. É importante entender quais os tópicos que já foram abordados em outras videoaulas. 

Nessa procura, você deve buscar pelas abordagens mais populares – ou seja, as que parecem chamar mais a atenção do público – e as abordagens que ainda parecem inexploradas. Manter esse equilíbrio é a chave para criar um infoproduto popular e interessante. 

4. Empenhe-se em criar um conteúdo de qualidade

Independentemente do formato ou do tópico escolhido, criar um bom conteúdo deve ser sua prioridade. Essa é a parte mais importante de todo esse processo. 

Invista seu tempo na busca por boas referências e na pesquisa sobre o tema. Procure expor as informações da forma mais clara e aprofundada possível. Também tenha cuidado com a linguagem usada e certifique-se de que ela é acessível para todos aqueles que têm acesso ao material. 

5. Prepare o produto para publicação 

Depois de produzir o conteúdo, você deve tomar muito cuidado para prepará-lo para publicação. E esse processo pode variar de acordo com o formato escolhido. 

Vídeos, por exemplo, podem requerer edição e cortes, além da melhoria do áudio, adição de elementos gráficos e mais. Já materiais escritos demandam a diagramação cuidadosa e uma revisão atenta para erros de digitação e de gramática. 

Use essa oportunidade para melhorar o conteúdo e refiná-lo. Temos certeza de que esse é um cuidado que faz toda a diferença para o seu cliente final. Você também pode usar essa etapa do processo para incorporar a identidade visual da sua marca nos materiais, criando um branding forte. 

6. Divulgue o infoproduto 

Engana-se quem pensa que a produção e preparação do infoproduto marcam o fim do processo. Na verdade, esse é apenas o início. 

Agora que tudo está pronto, você pode começar a pensar em estratégias para divulgar o material e fazer suas primeiras vendas. Afinal, de nada adianta ter um conteúdo incrível, se ninguém vai ter acesso a ele, certo? 

Esse é um ponto tão importante que vamos continuá-lo no próximo tópico. Vem ver… 

Como divulgar o seu infoproduto? 

Tão importante quanto criar um conteúdo de qualidade é saber comunicar todos os pontos fortes do seu infoprodutos para a audiência.  A seguir, vamos te ensinar como fazer isso… 

1. Crie uma landing page 

Criar uma landing page para o seu infoproduto é o primeiro passo da divulgação. Essa é uma página de conversão e o seu intuito é concentrar todas as informações mais importantes sobre o material em um só lugar

É essa página que você vai usar em anúncios, links de redirecionamento das redes sociais e qualquer outro ponto de conversão. 

O papel da landing page também é persuadir os seus visitantes que aquele produto vale a pena. Para isso, você deve usar técnicas de copywriting e gatilhos mentais

2. Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais, hoje, estão entre os principais canais de comunicação para empresas. Nesse espaço, você tem um diálogo aberto com clientes e futuros clientes. Por isso, não deixe de usar o máximo potencial dessas plataformas. 

Entenda, primeiro, quais as redes sociais que têm mais presença da sua persona. Depois, invista em anúncios e postagens orgânicas nesses espaços. Apenas tenha cuidado para que sua comunicação nas redes sociais não seja estritamente comercial, mas que entregue valor para os seus seguidores também. 

A seguir, listamos alguns artigos que podem te ajudar com esse passo: 

3. Use o e-mail marketing 

O e-mail marketing é uma ótima opção para empresas que já têm uma base de clientes ativa. Dessa forma, tudo que você precisa fazer é criar envios periódicos, mostrando alguns dos pontos mais interessantes do seu infoproduto.

Enviar e-mails com temas relacionados ao seu conteúdo, mas que não façam alusão direta, também pode ser uma alternativa para criar interesse ao redor do tópico de forma orgânica. 

4. Invista em um programa de afiliados 

O marketing de afiliados maximiza a venda dos seus produtos com pouquíssimo investimento. 

Os afiliados são pessoas responsáveis por promover e vender infoprodutos em troca de comissões sobre cada transação. Normalmente, esses são profissionais que contam com uma audiência fiel e canais de comunicação em diferentes formatos. 

Programas como esses beneficiam o produtor de infoprodutos e o afiliado, já que promove o aumento das vendas e distribui os ganhos de forma justa. Para vender o seu infoproduto por meio de programas de afiliados, basta escolher uma plataforma de produtos digitais. 

5. Otimize tudo para mecanismos de busca 

Na hora de divulgar o seu infoproduto, você deve priorizar a otimização para mecanismos de busca, um processo chamado de SEO. Isso vai tornar as suas páginas e publicações mais fáceis de encontrar no Google, trazendo maior tráfego de visitantes. 

Algumas das ações de SEO que você deve tomar são a pesquisa de palavras-chave relacionadas ao tema e a otimização do seu site para aparelhos mobile. Para saber mais sobre o assunto, indicamos este artigo: 8 melhores ferramentas de SEO do mercado.

Dicas extras para criar um infoproduto de sucesso 

Ganhar dinheiro vendendo infoprodutos pode até parecer um sonho distante, mas nós podemos dizer que, com o direcionamento certo, você pode criar um negócio de muito sucesso dentro desse mercado.

Ainda assim, é preciso ter em mente que os infoprodutos não são um sinônimo de trabalho fácil ou enriquecimento rápido. Esse é um negócio que, como todo trabalho legítimo, requer muita dedicação e paciência para dar resultados. 

É preciso criar um processo de vendas efetivo e segui-lo com afinco. 

Mais do que tudo, seu objetivo com a criação de infoprodutos deve ser produzir um conteúdo de valor. Afinal, se o material produzido não for interessante ou útil para o cliente, você terá muita dificuldade em vendê-lo

Por fim, esteja sempre trabalhando para melhorar o seu infoproduto, buscando novas abordagens que possam ser úteis para seus clientes e espectadores. Uma forma de fazer isso é buscando conhecimento constante – esse é o segredo para empreendedores de sucesso… 

Foi pensando nisso que nós criamos o curso Negócios Digitais. Nele, você tem acesso às aulas exclusivas, que vão te ensinar como criar, divulgar e alavancar infoprodutos. 

O curso completo – com centenas de outras aulas – está disponível na assinatura Ecommerce na Prática. Para começar seus estudos agora, clique aqui

Perguntas Frequentes

O que é infoproduto?

Um infoproduto é qualquer tipo de conteúdo distribuído em formato digital, seja ele gratuito ou pago. Seu principal objetivo é tornar a vida do consumidor mais fácil por meio do conhecimento.

Quais são os tipos de infoprodutos?

Existem muitos tipos de infoprodutos, mas alguns dos principais são: e-books, podcasts ou videocasts, webinars, videoaulas, clubes de assinatura e mais.

Como funciona um infoproduto?

O infoproduto é criado e comercializado digitalmente. A maioria dos infoprodutos – como cursos e videoaulas – é vendida por meio de plataformas específicas, como a Hotmart, por exemplo.