Escrever um e-book é uma das maneiras mais rápidas de começar a vender online. Por isso, no texto de hoje, vamos te mostrar como vender e-book em 9 etapas.

O e-book é um produto digital dos mais acessíveis de se produzir para vender online. Isso porque ele pode ser feito com pouquíssimo investimento.

A grande sacada para ganhar dinheiro vendendo e-books é ter um conhecimento diferenciado sobre determinado tema, ou então, ter boas ideias de histórias que sejam atraentes para os leitores…

Seja qual for o tipo de e-book que você pretende criar, o importante é ter em mente o que seu público quer ler, para então criar um e-book que responda a essa necessidade.

Portanto, se você tem conhecimento ou experiência em uma área específica, já tem um belo ponto de partida! O próximo passo é saber como criar e como vender e-book.

Pronto para começar? 

Vamos nessa...

O que é um e-book?

Um e-book nada mais é que um livro digital. Isso mesmo, assim como os livros tradicionais, ele é um documento sobre determinado tema ou até mesmo uma história de ficção.

A diferença é que o e-book é feito para ser lido em dispositivos eletrônicos, como smartphones, tablets, kindles ou no próprio computador. Ele costuma ser produzido em formatos como PDF e Epub.

O e-book tem se tornado cada vez mais popular no Brasil como estratégia de marketing de conteúdo das empresas, que têm conseguido excelentes resultados ao oferecer e-books como iscas digitais.

Mas acima de qualquer coisa, um e-book é um infoproduto, isto é, um produto digital com informação relevante para um público específico. É importante lembrar que nos últimos anos, o mercado de infoprodutos tem crescido significativamente, o que faz com que os e-books sejam uma ótima aposta de vendas online. 

Vale a pena vender e-book?

Sim. Vale muito a pena vender e-book, até porque os e-books são muito populares e estima-se que cerca de 21% de todas as vendas de livros venham de produtos digitais. E o melhor de tudo é que você não precisa ser um romancista famoso para transformar seu e-book em um sucesso.

Isso porque como o mercado de e-books é bastante diversificado, há espaço para livros de praticamente qualquer assunto. A chave para ter sucesso vendendo e-books está no marketing que você faz, como vamos te mostrar mais adiante…

Por hora, é interessante saber que, de acordo com a pesquisa Conteúdo Digital do Setor Editorial, feita pela Nielsen para a Câmara Brasileira do Livro, o número de e-books vendidos em 2020 foi 81% maior do que em 2019 - o primeiro ano do levantamento.

Esse dado mostra que saber como vender e-book é uma ótima opção para quem quer empreender online.

Como definir o preço de um e-book?

Definir o preço de um e-book digital é muito semelhante a definir o preço de produtos físicos. É preciso levar em consideração os custos para fazer o produto, além dos custos operacionais e do lucro que você espera ter.

No entanto, a principal diferença entre precificar produtos digitais e produtos físicos é que, os mesmo produto digital pode ser vendido diversas vezes. Leve isso em conta na hora de definir a sua estratégia de preço.

Para te ajudar a precificar o seu e-book, leve estes fatores em consideração:

1. Analise o custo para produzir o e-book

Some todos os custos, incluindo os com designers, ilustrações, fotos, etc. Não se esqueça de levar em consideração também os gastos mensais para administrar as vendas, incluindo as taxas da plataforma de Ecommerce (se você tiver) e as taxas pagas para outras plataformas.

2. Estipule o lucro que você espera ter

Depois de calcular todos os custos que você tem que cobrir, considere o lucro que você espera ter com a venda de cada unidade para manter seu negócio crescendo. Avalie também o preço de mercado de produtos similares.

Temos um artigo que pode te ajudar nesse processo. Veja só: Planilha para calcular preço de venda de um produto: por que usar uma?

Ferramentas para criar um e-book

Conheça as ferramentas mais usadas para fazer a diagramação e a capa de um e-book:

1. Canva

O Canva é uma das ferramentas de design gráfico mais conhecidas atualmente. Ele é intuitivo e fácil de utilizar mesmo para quem não tem muito conhecimento de design. A ferramenta tem algumas funcionalidades pagas, mas você pode encontrar o essencial para criar o seu e-book de forma gratuita.

Não deixe de ler o nosso artigo: Como usar o Canva [TUTORIAL] para saber como usar a ferramenta.

2. Adobe Photoshop/InDesign/Illustrator 

Se você tiver um pouco mais de experiência em design, poderá usar o Adobe Photoshop, InDesign ou Illustrator para criar seu e-book. Mas vale lembrar que essas ferramentas são pagas e é preciso ter conhecimento prévio para aproveitar as funcionalidades. 

Porém, se optar pelos programas da Adobe, você terá a possibilidade de criar um e-book com elementos gráficos profissionais e não correrá o risco de encontrar nenhum design parecido com o seu.

3. Livros Digitais

A Livros Digitais é uma plataforma gratuita e brasileira para a criação de e-books. Da mesma forma que o Canva, essa ferramenta é também intuitiva e fácil de usar. 

Nela são oferecidos quatro modelos de layouts para você usar como base na criação do seu e-book. Por lá você consegue exportar o seu trabalho nos formatos PDF e A4.

Vantagens de saber como vender e-book na internet

Saber como vender e-book é uma ótima ideia para quem deseja trabalhar com produtos digitais. Abaixo nós selecionamos as principais vantagens de saber como vender e-book na internet. Acompanhe:

1. Baixo custo de produção

A primeira vantagem de saber como vender e-book é o fato que o custo de produção e de divulgação desse tipo de produto é bem baixa

Ou seja, um e-book de excelente qualidade pode ser produzido a um custo muito menor do que um livro tradicional. Dessa forma você consegue aumentar a sua margem de lucro por venda.

2. Fácil distribuição 

Um e-book pode ser distribuído de forma rápida e eficiente pela internet, para qualquer parte do mundo. Isso faz com que o consumidor não precise ir até uma loja física, tampouco esperar o e-book chegar depois de uma compra online. 

A entrega acontece logo após a aprovação do pagamento e o cliente já pode aproveitar o produto. Se quer saber mais sobre este assunto, leia também: Como a Entrega de Produtos impacta na Experiência de Compra Online?

3. Boa escalabilidade

Basicamente, a escalabilidade é a possibilidade de um produto crescer em número de vendas, sem precisar aumentar os seus custos de produção. Como você pode imaginar, o e-book é criado apenas uma vez e, então, pode ser comercializado inúmeras vezes até que você identifique a necessidade de fazer uma nova edição.

4. Possibilidade de trabalhar de forma alternativa

Ao saber como vender e-book, você poderá ensinar suas habilidades e conhecimentos para outras pessoas em qualquer lugar do mundo e, consequentemente, lucrar muito com isso. 

Em muitos casos, os produtores de produtos digitais conseguem trabalhar integralmente com seu negócio online e faturar muito mais do que costumavam ganhar.

Criando um e-book que vende

Agora que você já conhece as vantagens de saber como vender e-book na internet, vamos te mostrar as etapas de como criar um e-book de sucesso. Acompanhe:

1. Escolha um tema interessante

A chave para criar um e-book que vende é escolher um tema que seja de interesse dos seus futuros leitores, algo que os inspire a comprar o seu livro. Você precisa pesquisar muito sobre o tema do seu e-book antes de começar.

Tente escolher um tema que não esteja saturado por outros escritores. Se você está escrevendo um e-book de não-ficção, o objetivo dele deve ser agregar valor ou ensinar aos leitores algo que eles ainda não sabem. 

Já se você escolheu a ficção tema para o seu e-book, faça pesquisas em sites como o Amazon Kindle ou Clube de Autores para ver quais tipos de livros vendem bem. Por exemplo, o nicho de ficção adolescente distópica é extremamente popular, mas, se você quiser se destacar da multidão, vai precisar criar um enredo único para se destacar.

2. Crie um título incrível

O próximo passo para saber como vender e-book é pensar em um título que prenda a atenção do leitor para que ele compre o seu livro. Uma boa ideia para isso é tentar criar títulos cativantes e ao mesmo tempo intrigantes

A boa notícia é que existem ferramentas gratuitas disponíveis para te ajudar a criar títulos para diferentes gêneros, como a Adzing ou a Name Gen Tool. Temos um artigo que pode te ajudar nisso: 10 formas de fazer títulos que vendem

3. Desenvolva o texto do e-book

Uma das partes mais difíceis de saber como vender e-books online é provavelmente a hora de escrever o conteúdo. 

Por isso, é importante criar um plano de trabalho detalhado para cada parte do livro, além de um cronograma para completá-lo.

Além disso, se for sua primeira vez escrevendo um e-book, não comece com um texto muito  longo. Os e-books podem ter o tamanho que você quiser, então, para sua primeira experiência, é melhor escolher um tamanho mais fácil de produzir.

4. Use imagens e ilustrações de alta qualidade

Se o seu e-book não for de ficção, pode ser uma boa ideia usar imagens ou ilustrações sempre que tratar de temas mais complexos.

Isso porque os elementos visuais como gráficos e tabelas podem ajudar a dividir melhor o seu texto, tornando as informações mais fáceis de serem compreendidas pelo leitor. Além disso, usar imagens é uma ótima maneira de agregar valor ao seu e-book e torná-lo mais profissional.

Caso você esteja escrevendo um e-book de ficção, as ilustrações são menos comuns, a não ser que você esteja produzindo um título infantil ou infanto-juvenil.

Preparando seu e-book para venda

Depois de criar seu e-book, é necessário ainda prepará-lo para venda. Saiba quais são as etapas a seguir nos próximos tópicos:

1. Formate o e-book

A formatação de um e-book é uma etapa fundamental para que ele tenha boa aceitação do público. Por isso, escolha uma fonte fácil de ler. 

Além disso, sempre que possível, divida grandes blocos de texto em parágrafos menores e adicione subtítulos para dividir melhor o texto e facilitar a leitura.

2. Revise o texto

Antes de finalizar seu e-book para publicá-lo, é preciso fazer a revisão do texto. O ideal é que essa parte seja feita por mais de uma pessoa e, de preferência, um profissional da área. 

Caso isso não seja possível, utilize ferramentas como a Corrector ou a Clarice.ai para te ajudar a identificar problemas de ortografia e gramática, coesão e coerência no seu texto.

Lembre-se que você está vendendo este produto e, por isso, ele deve ser de alta qualidade e sem erros. Se o seu livro estiver cheio de problemas de ortografia e gramática, isso pode te levar a ter críticas ruins, o que certamente afetará a sua estratégia de marketing.

3. Crie uma boa capa

Por mais que exista um ditado que diz que não se deve julgar um livro pela capa, é exatamente isso que as pessoas fazem. Por isso é extremamente importante criar um design memorável para a capa do seu e-book. 

A capa deve ser atraente e profissional, além de apresentar informações importantes, como título e/ou subtítulo e o nome do autor.

Para criar a capa, você pode usar uma ferramenta de design gráfico como o Canva e selecionar uma entre uma variedade de modelos gratuitos ou ainda contratar um designer gráfico. Seja qual for a sua escolha, é fundamental que a sua capa tenha:

  • Imagens e gráficos de alta qualidade;
  • Texto contrastando com as cores de fundo;
  • Fonte do título atraente e fácil de ler.

Além disso, certifique-se de que todas as fontes e imagens escolhidas por você sejam livres de direitos autorais, para evitar problemas mais adiante.

4. Escolha o tipo de arquivo do e-book

O tipo de arquivo que você usa para salvar seu e-book é uma das partes fundamentais para torná-lo acessível aos seus leitores. Dependendo da plataforma que você usa para vender seus livros, pode ser necessário ter seu documento disponível em diferentes formatos de arquivo. 

No geral, é sempre uma boa ideia salvar seu arquivo nos formatos MOBI, ePub e PDF. Esses formatos permitem que você publique seus livros na maioria dos principais sites, incluindo a Amazon.

Como vender e-book em 8 etapas

1. Escolha um nicho para escrever seu e-book

Escolher um nicho é uma das partes mais importantes durante a criação do seu e-book. Isso porque as possibilidades de temas para um e-book são quase infinitas e é comum que você fique perdido e não saiba qual escolher.

O fato é que o tema pode impactar diretamente nos resultados das suas vendas mais adiante. Por isso, a dica para se sair bem nas vendas é focar nos nichos de mercado mais específicos, mesmo que sejam menores… 

Até porque não adianta querer produzir algo que englobe diversos assuntos e não conseguir se aprofundar em nenhum deles. 

O mais recomendado é escolher um nicho mais geral e ir afunilando as ideias até chegar em um tema mais específico. Isso porque, quanto mais específico for o seu e-book, mais fácil será vendê-lo e menor será a concorrência.

Uma outra dica interessante é pensar em temas que estejam em alta e que as pessoas queiram consumir. Por isso que, antes de tudo, você deve conhecer a sua persona. Assim você vai conseguir criar um e-book que atenda aos desejos dos seus clientes ideais.

2. Capriche na qualidade do seu e-book

A qualidade do seu e-book é a principal característica para impulsionar as vendas. Por isso, produzir um conteúdo de qualidade é fundamental para entender o que realmente as pessoas procuram. 

Para garantir a qualidade do seu e-book, responda as seguintes perguntas:

  • Qual problema/dúvida meu e-book resolve?
  • Qual é o tema específico do material?
  • Já existe um e-book sobre esse assunto no mercado? Se sim, como fazer para produzir um ainda melhor?
  • Existe um material seu publicado sobre o mesmo assunto do seu e-book? Que tal utilizá-lo como base para a criação do seu livro digital? Ou precisará criar o conteúdo do zero?

Além disso, para enriquecer o seu material, é possível adicionar vídeos, áudios e outros recursos de multimídia. Isso ajuda a deixá-lo mais completo, o que pode ajudar a aumentar as vendas de seu infoproduto.

3. Defina o preço do e-book

Quando tiver concluído a parte de produção, será o momento de definir o preço do livro. Caso você não tenha ideia de quanto vale seu e-book, não coloque qualquer preço sem antes fazer uma pesquisa.

Nesta etapa é importante fazer uma análise dos preços praticados por outras pessoas que vendem e-books para que o seu não fique muito distante do preço de mercado. Este é um instrumento essencial para uma boa gestão das suas vendas.

Além disso, você deve ter em mente que o preço varia de acordo com o tema, o tamanho e a quantidade de pessoas interessadas. Fique atento a todas essas variáveis!

E como já foi dito no início desse texto, não esqueça de considerar os custos envolvidos com a criação do e-book e quanto deseja ganhar por mês. Esses dois valores são essenciais para montar uma simulação das vendas e de seus recebíveis como infoprodutor.

4. Escolha uma plataforma para distribuição

Outra etapa fundamental para que você saiba como vender e-book é escolher uma plataforma para a distribuí-lo. É preciso que a plataforma já seja conhecida e consolidada no mercado, pois é por meio dela que você vai receber o dinheiro das vendas do seu infoproduto.

Além disso, a plataforma de vendas deve ter todas as ferramentas e a infraestrutura necessária para que você não precise ficar se preocupando com os detalhes do processo de vendas. 

Nesse sentido, a Nuvemshop é uma plataforma de Ecommerce que oferece toda estrutura que você precisa para vender pela internet sem burocracia. 

Além disso, ela conta com diversos planos, sendo o inicial totalmente gratuito. Para vender produtos digitais na plataforma, basta criar a sua loja virtual. Se você quer começar a vender na internet e aproveitar esse benefício, clique aqui.

Outras plataformas para quem deseja saber como vender e-book são:

1. Hotmart

É a plataforma de infoprodutos mais conhecida no Brasil, considerada confiável e segura para a distribuição desse tipo de material.

Nela você pode cadastrar seus e-books e não se preocupar com nada além das estratégias de venda que usará. Leia nosso artigo: Como vender na Hotmart em 5 passos e aprenda como usar a plataforma.

2. Monetizze

Já a Monetizze é uma plataforma que garante suporte para as suas vendas. Ao usar a Monetizze você pode focar em aperfeiçoar seu negócio, recuperar suas vendas e melhorar as suas conversões. 

3. Eduzz

A grande vantagem da Eduzz é que ela disponibiliza um aplicativo para você acompanhar a qualquer momento o seu negócio. Com essa plataforma, seus clientes podem comprar de forma fácil e rápida, com apenas um clique. Veja mais sobre a plataforma.

Vale lembrar que todas as plataformas mostradas aqui trabalham com programa de afiliados, ou seja, pessoas que divulgam o seu e-book em troca de uma comissão. 

Aliás, temos um artigo que fala tudo sobre o tema: Marketing de afiliados: o que é, como funciona e por onde começar 

4. Amazon

Se escolher a Amazon para vender o seu e-book, você pode alcançar milhões de pessoas ao redor do mundo e ainda tem a chance de oferecer suas obras gratuitamente por alguns dias para formar um primeiro público. Para vender e-books na Amazon é necessário se cadastrar no KDP (Kindle Direct Publishing)

5. Registre o e-book para evitar plágios

Não deixe de registrar o seu e-book para evitar plágios. Isso permitirá que você tenha o ISBN ((International Standard Book Number), um sistema de identificação que inclui os dados de autoria. 

O registro ISBN garante que sua obra seja encontrada com maior facilidade e também que seja distribuída em centenas de países.

Esse registro por muito tempo foi responsabilidade da Biblioteca Nacional, mas desde fevereiro de 2020 passou a ficar sob os cuidados da Câmara Brasileira do Livro (CBL). Atualmente, o registro custa em média R$ 22,00 no site da Câmara

6. Consiga algumas avaliações ou depoimentos para usar no seu marketing. 

Conseguir avaliações do seu e-book é muito importante para a sua estratégia de vendas. Mas vale lembrar que essas avaliações precisam ser reais para garantir a credibilidade da sua obra.

A maneira mais fácil de conseguir avaliações é enviar algumas cópias do seu e-book gratuitamente para alguns conhecidos, incentivando-os a enviarem uma breve resenha para a plataforma de vendas. 

Você pode fazer isso facilmente definindo o preço do seu e-book para R$0,00 por um período ou dando um código de cupom de 100% de desconto para seus leitores. 

7. Capriche nas estratégias de divulgação

Depois de tudo pronto, é hora de divulgar o seu trabalho. 

Para alavancar suas vendas, invista em estratégias de divulgação como criar um post em seu blog, fazer anúncios no Facebook, divulgar nas redes sociais, pedir que seus amigos compartilhem nas redes sociais deles.

Você pode ainda encontrar outras formas de fazer essa divulgação, como criar uma lista de e-mail marketing, fazer anúncios no Google Ads e Facebook Ads

Os aplicativos de mensagens também são uma excelente aposta para divulgação. Tanto o Telegram quanto o WhatsApp são ferramentas utilizadas por muitas pessoas como uma maneira de se atualizar e buscar novos conteúdos. Por eles, você consegue criar grupos fechados, nos quais somente o administrador poderá publicar.

8. Monitore os resultados e melhore sempre

Depois de seguir todas as etapas, é fundamental monitorar os resultados para estar sempre melhorando na produção e na divulgação dos conteúdos. Dessa forma, você consegue analisar se cometeu algum erro e evitar que aconteça novamente. 

Fique atento aos dados encontrados e esteja sempre disposto a fazer melhor da próxima vez. Afinal, nada melhor para aprender como vender e-books da melhor forma do que tirar lições de seus próprios erros e testes.

Para saber mais sobre esse tema, leia nosso artigo: Data driven marketing: o que é e como tomar decisões baseadas em dados

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a aprender como vender e-book. Nesse sentido, o marketing de conteúdo planejado e bem elaborado é capaz não só de atrair mais pessoas para o seu negócio, mas também de transformar seus seguidores em clientes de forma rápida e poderosa. 

Aprenda como utilizar essa técnica para potencializar seus resultados com o curso Marketing de Conteúdo para negócios, disponível pela assinatura Ecommerce na Prática.

No curso você vai aprender que produzir conteúdo online e offline são coisas totalmente diferentes, além de entender que o marketing de conteúdo é: estratégia, planejamento, consistência e execução.

Conheça o curso Marketing de Conteúdo para negócios clicando no botão abaixo.