O Ecommerce é uma escolha popular entre a maioria das pessoas, mas está longe de ser a única opção para se trabalhar em casa. 

Não é nenhuma novidade que cada vez mais pessoas buscam na internet uma forma de ganhar dinheiro. 

Neste artigo, vamos mostrar 13 ideias lucrativas que você pode executar do conforto da sua casa. Vamos lá? 

Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) em 2021 mostra que 73% das pessoas estão satisfeitas com o trabalho de casa no Brasil. Além disso, o número de trabalhadores que querem voltar aos escritórios caiu de 19% para 14%.

Para completar, 81% dos entrevistados afirmam que a sua produtividade é maior ou igual à atividade presencial. Sendo assim, percebe-se o porquê de trabalhar em casa ser um objetivo para muitas pessoas, não é mesmo? 

Essa é uma das formas mais confortáveis de se desempenhar atividades profissionais, mas queremos te alertar, no entanto, que trabalhar em casa não é sinônimo de uma vida fácil. 

Independente da atividade escolhida, para ganhar dinheiro em casa você precisa de dedicação, disciplina e uma estratégia. 

Neste artigo, temos o objetivo de mostrar algumas alternativas disponíveis para se ganhar dinheiro trabalhando em casa. O primeiro passo é escolher algo que você gosta ou tenha expertise para começar a desenvolver um bom trabalho.

Fique tranquilo pois nós vamos explicar tudo sobre cada uma ao longo deste artigo!

Para continuarmos, assista ao vídeo abaixo. Nele, Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, mostra algumas formas de começar a empreender em casa. Veja só: 

Como começar a trabalhar em casa?

Para começar a trabalhar em casa, a dica é começar a fazer aquilo que você já sabe, assim o tempo dedicado a aprender algo é menor e você tem mais chances de ter sucesso. Caso não seja possível, invista na sua paixão. 

Vale lembrar que é normal se sentir inseguro ao começar um novo trabalho ou negócio, um pouco de frio na barriga todo mundo sente. 

Porém, não deixe que esse medo inicial te impeça de ir em busca do que você deseja. Trabalhe a autoestima e perceba que existem milhões de trabalhadores em casa em todo mundo.

Outra dica fundamental é conversar com a família e os amigos e avisar que estará trabalhando em home office e que precisa ter seu espaço e tempo de trabalho respeitados. 

Trabalhar em casa pela internet

O avanço do acesso à internet em todo mundo tornou possível que muitas pessoas trabalhassem por meio dela.

Até porque, grande parte das pessoas gostam da ideia de trabalhar  no conforto de casa, com a possibilidade de fazer os próprios horários e sem precisar se deslocar até o escritório.

Por isso, esse é um modelo que atrai cada vez mais profissionais. Ao longo desse artigo, vamos te mostrar diversas possibilidades de trabalhar em casa pela internet. Mas antes, vamos te mostrar 3 dicas importantes para ter produtividade…

Como trabalhar em casa: 3 dicas para ter produtividade

“Como trabalhar em casa?” Essa é uma pergunta que passa pela cabeça de muita gente. A grande verdade é que não há uma única resposta, afinal,  as alternativas são muitas. 

Independentemente do segmento escolhido, no entanto, existem, sim, algumas orientações que devem ser seguidas para que você tenha mais produtividade trabalhando de casa. Vamos listar algumas delas agora: 

1. Tenha organização e foco

Se você quer trabalhar em casa, não há como fugir: é preciso ter organização e foco. Isso porque, ao estar dentro de um ambiente familiar, é comum que você se distraia com outras tarefas. Mas, ao seguir um planejamento de trabalho pré-definido, essas distrações tendem a diminuir. 

Uma dica que muitas pessoas que trabalham de home office compartilham é ter um espaço de trabalho definido. Dessa forma, você evita trabalhar no sofá ou na cama, lugares que associamos a momentos de descanso durante o dia. 

Ter um espaço de trabalho também te ajudará a entrar em um mindset propício para realizar as suas tarefas. 

Muitas pessoas não são naturalmente organizadas, e não há nada de errado com isso. Hoje, existem diversas ferramentas que podem ser usadas para auxiliar esse planejamento diário, como o Google Calendar e o Trello, por exemplo. 

2.  Desenvolva o gosto pelo estudo

Trabalhar em casa é uma tarefa solitária e, por isso, você precisa ter o hábito de estudar sobre os seus assuntos de interesse por conta própria, a fim de manter-se sempre atualizado. 

Por isso, procure investir em capacitação, buscando cursos, palestras ou até mesmo livros que possam edificar o seu conhecimento sobre tópicos relevantes para o trabalho. 

3. Saiba como colocar um preço nos seus serviços 

Se você trabalha com a prestação de serviços, é importante saber precificar essa atividade corretamente, para que você tenha bons lucros. 

Muitas pessoas cometem o erro de cobrar valores abaixo do mercado, seja para atrair clientes ou porque não se consideram tão experientes. Mas a verdade é que isso causa uma desvalorização do mercado como um todo… 

Os custos de se trabalhar em casa são menores na maioria dos casos, mas isso não quer dizer que este é um trabalho mais fácil. Muitas pessoas, na verdade, sentem que trabalham mais horas quando praticam o home office. Por isso, valorize o seu conhecimento e o seu esforço! 

Vantagens e desvantagens de trabalhar em casa

Trabalhar em casa tem as suas vantaggens e desvantagens, como todas as coisas na vida. Não tem como o home office ser diferente, não é mesmo?

A seguir, vamos listar alguns dos principais benefícios e pontos de atenção que você precisa ter ao escolher trabalhar da própria casa. Esperamos que estes pontos sejam úteis e te ajudem a tomar uma decisão mais informada. Veja só…

Vantagens de trabalhar em casa

1. Não é preciso mais enfrentar trânsito ou pegar transporte público

Pessoas que precisam se deslocar para o trabalho todas as manhãs sabem muito bem do sufoco que é enfrentar o trânsito, sobretudo nos grandes centros urbanos. Muita gente precisa acordar com duas ou três horas de antecedência para chegar no local de trabalho a tempo…

Isso sem falar nos transportes lotados, sem ar-condicionado e que sofrem atrasos diários.. Esse é um processo que, quando repetido por anos e anos, todos os dias, pode impactar negativamente a saúde mental e física do trabalhador. 

2. Mais tempo na sua rotina

De acordo com dados do IBGE, o tempo médio de deslocamento de casa para o trabalho em 2019 era de 4,8 horas por semana, contando os trechos de ida e volta. Nas capitais brasileiras esse número poderia subir para 6,4 horas e superar a marca das 7 horas em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. 

Ainda que algumas pessoas utilizem esse tempo para ler ou ouvir um podcast, é importante pontuar que nem sempre as condições dentro do transporte permitem tais atividades. Por isso, muitas dessas horas são “desperdiçadas”.

Com o trabalho em casa, no entanto, todo esse tempo volta para a sua rotina, afinal, você não precisará mais se preocupar com deslocamentos. Isso te dá mais liberdade para praticar hobbies, fazer exercícios ou passar um tempo extra com a família. 

Aproveite para ler também: Conheça os 20 Melhores Livros de Empreendedorismo

3. Maior economia

Outra grande vantagem do trabalho em casa é a economia. É comum que, saindo de casa, as pessoas gastem mais com alimentação e compras por impulso. Isso sem falar, é claro, dos gastos com gasolina, passagem ou pedágio. 

Ao trabalhar de casa, esses gastos são eliminados e, assim, sobra um dinheiro extra para que você possa investir em seu negócio, na sua casa ou usar de qualquer outra forma. 

Desvantagens de trabalhar em casa

1. Diminuição do contato social

Um dos pontos mais interessantes de se trabalhar fora de casa é ter contato com outros profissionais do mercado, além de ver pessoas todos os dias. Para muitos, os pequenos momentos de interação como a pausa para o café, o almoço entre colegas de trabalho e o happy hour são pontos importantes… 

É claro que isso pode ser resolvido com o uso de coworkings, por exemplo. Os coworkings são espaços abertos que recebem profissionais de diferentes empresas para trabalhar em conjunto. Usualmente, é necessário o pagamento de uma taxa para uso dos espaços. 

2. Despreparo do ambiente de trabalho

Nem todos contam com uma estrutura empresarial para trabalhar em casa. Isso leva muitas pessoas a desempenharem suas funções profissionais de maneira desconfortável. Alguns dos aparatos mais importantes são: 

  • Apoio para o computador;
  • Cadeira com suporte para a lombar;
  • Mesa de escritório;
  • Wi-fi de alta velocidade; 
  • E mais. 

Esse é um ponto que precisa de atenção, sobretudo a ergonomia, já que se manter em posições desconfortáveis por longos períodos de tempo pode prejudicar a saúde. 

3. Dificuldade de estabelecer uma rotina

Ao trabalhar em casa, é fácil perder a noção do tempo e acabar trabalhando mais horas do que é saudável. Da mesma forma, também pode ser difícil determinar o momento exato de se começar a trabalhar. Por isso dizemos que trabalhar em casa requer bastante disciplina. 

Você também pode se interessar por: Como ser um empreendedor? 31 dicas para ter sucesso no Ecommerce

Qual a diferença entre home office, trabalho remoto e ter o próprio negócio? 

Ainda que esses conceitos possam ser tratados como sinônimos, é importante notar que a realidade não é bem assim. Existem algumas diferenças entre o trabalho remoto, o home office e ter o próprio negócio. 

Falaremos sobre elas agora… 

Trabalhar remotamente implica na execução de suas tarefas profissionais fora do ambiente da empresa. Sendo assim, o trabalho remoto pode ser feito de qualquer lugar, seja ele a sua casa, um coworking, um hotel e por aí vai… 

Uma pessoa pode, por exemplo, ter um emprego presencial e trabalhar remotamente durante uma viagem de negócios, por exemplo. 

O home office, por outro lado, é usado para conceituar todo o trabalho remoto que é feito diretamente de casa, ou seja, de um escritório doméstico.Sendo assim, todo o home office pode ser considerado um trabalho remoto, mas o contrário não se aplica. 

Por fim, ter o próprio negócio não necessariamente implica na execução do trabalho remoto, embora essa seja uma possibilidade. Muitas pessoas começam seus negócios diretamente de suas próprias casas. Nessas situações, ter o próprio negócio é equivalente a trabalhar de home office. 

Ter um negócio próprio em casa é uma alternativa interessante para quem quer começar com pouco dinheiro, já que requer quase nenhum investimento em estrutura. 

O próprio fundador do Ecommerce na Prática é um exemplo disso. Bruno de Oliveira começou o seu negócio trabalhando de casa. O mesmo negócio que, anos depois, tornaria-se uma rede do varejo com mais de 30 lojas físicas: a Cartucho Etc. 

Para ler mais sobre essa história inspiradora, acesse: Bruno de Oliveira: o Sucesso que começou do Zero. 

11 formas de trabalhar em casa 

Confira agora 11 ideias diferentes para você, que quer trabalhar em casa…

1. Crie um blog

Os blogs podem ser uma ótima forma de trabalhar em casa, mas vale lembrar que essa é uma opção a longo prazo. Você também tem a opção de trabalhar para o blog de uma empresa que esteja em home office, que é uma forma de ganhar dinheiro mais rápido. 

Você pode também criar o seu próprio blog, com artigos sobre assuntos que você domina, gosta de falar e, principalmente, que as pessoas pesquisem bastante na internet. 

Só que para ter lucro com um blog, você precisa de dedicação, paciência, além de um tema específico. A ideia é manter uma rotina com muita organização para criar conteúdos relevantes para os seus leitores e atrair mais audiência. 

Afinal, essa audiência será o seu ouro! 

Dessa forma, você pode conseguir fechar parceria com outras marcas, ganhar dinheiro com espaço de anúncios ou até começar a fazer consultorias, dependendo do tema que escolher abordar.

Para ler mais sobre o assunto, leia: O que um bom blog de ecommerce precisa ter. 

2. Faça parcerias com marcas

E por falar em parcerias, você pode promover marcas dentro dos conteúdos do blog, como falamos, mas também nas redes sociais. 

Com relação ao blog, as marcas buscam por sites que têm bom posicionamento no Google – o que você vai conseguir se trabalhar SEO nas páginas –  e falam sobre assuntos relacionados ao produto deles para que faça sentido anunciar. 

Se o seu blog for sobre dicas de beleza, por exemplo, entre em contato com empresas de cosméticos ou pequenos empreendedores próximos a você e negocie para fazer parceria. 

Ou seja, uma boa opção na hora de trabalhar em casa, não é verdade?

3. Preste consultoria 

Seguindo com a ideia do blog… após certo tempo escrevendo sobre o mesmo assunto, os leitores do seu blog provavelmente vão notar a sua habilidade e domínio para falar do tema. 

Com isso, vão começar a te olhar como um especialista. E se você quer trabalhar em casa com um trabalho que vai construir a sua imagem na internet, a consultoria pode ser uma ótima opção. 

A partir disso, você pode começar a oferecer consultoria para os leitores, pois eles já confiam no seu trabalho e conhecimento do tema. Para você entender melhor: imagine que no seu blog e nas redes sociais você fala sobre beleza... 

Você pode montar uma consultoria baseada em métodos eficazes para que as pessoas possam começar a vender produtos de beleza online, por exemplo.

A ideia é vender o seu conhecimento por meio de consultorias. 

Além disso, esse é um serviço bem procurado por empresas. Então, se você não gosta muito de aparecer, essa pode ser uma opção mais confortável.  Afinal, essa é uma profissão que você pode trabalhar em casa sozinho com apenas um computador! 

Aqui no EnP, nós temos um treinamento direcionado para a formação de Consultores de Ecommerce. Para saber mais detalhes é só clicar aqui.

4. Dê aulas particulares à distância 

Sem sair de casa, você pode dar aulas particulares sobre assuntos que tem domínio por meio de vídeo chamadas. Para isso, basta ter uma câmera – pode até ser a do celular! – um bom conteúdo gravado e começar a dar aulas ou vender cursos e aulas online gravadas. 

Pontuamos algumas dicas relevantes para você começar a dar aulas a distância: 

  • Escolha um tema que tenha domínio para ensinar;
  • Tenha um público-alvo;
  • Encontre uma boa plataforma para interagir com os seus alunos;
  • Escolha o formato das aulas: ebook, videoaulas, videochamadas.

No Youtube, existem várias videoaulas gratuitas de diversos temas diferentes, mas  nem todas são boas. E, levando em conta que não dá para encontrar tudo na internet gratuitamente, existem pessoas que pagariam por boas aulas ou cursos a distância para aprimorar o próprio conhecimento. 

Por isso, dar aulas a distância pode ser uma forma bem bacana de trabalhar em casa e ganhar dinheiro. 

Afinal, nada mais justo que cobrar por um bom material com diferenciais que os vídeos gratuitos não oferecem. 

5. Venda infoprodutos

Seguindo a linha de raciocínio de compartilhar o seu conhecimento, os infoprodutos podem ser uma boa ideia para trabalhar em casa. Você pode criar os seguintes infoprodutos: 

  • Ebook;
  • Webinário;
  • Curso Online;
  • Workshop.

Então, juntando essa dica com a anterior, você consegue desenvolver bons infoprodutos e vender na internet, sem sair de casa.

Leia também: Como começar um negócio com pouco dinheiro [+ ideias lucrativas]

6. Trabalhe como freelancer 

Algumas empresas optam por contratar pessoas para trabalhos pontuais, sem a necessidade de contratá-los a longo prazo, por isso o freelancer pode ser uma boa ideia de trabalho. 

Você pode se cadastrar em sites de Freelancer para encontrar com mais facilidade pessoas que precisam do serviço. Aqui estão alguns sites:

  • 99 Freelas;
  • Crowd;
  • Freelancer.com;
  • Workana.

Essa também pode ser a oportunidade para quem gosta do mundo audiovisual. Muitas pessoas aprendem a editar vídeos em casa mesmo por meio de videoaulas e artigos de passo a passo na internet. 

Mas o ideal é que você tenha feito um curso para se destacar entre a concorrência. 

Se você tem um bom conhecimento, um computador com programa de edição, como o Adobe Premiere, já pode investir na carreira.

7. Seja um afiliado de produtos digitais

Grande parte dos produtos digitais possuem um programa de afiliados. Esse afiliado funciona da seguinte forma: ele vende os produtos de terceiros e ganha uma comissão por venda. 

Bem simples, não é mesmo? Então, por que não trabalhar em casa vendendo produtos de outras empresas na internet?

Você pode se cadastrar em sites como o Hotmart ou no projeto Parceiro Magalu para selecionar os produtos que você tem alguma afinidade e vender nas redes sociais, por exemplo. 

Para divulgar os produtos, essas empresas disponibilizam um link exclusivo seu. Assim, você consegue vender os produtos e garantir a comissão. 

8. Seja um influenciador digital

Você pode começar a criar conteúdos nas redes sociais e se tornar um influenciador digital. Muitas pessoas estão surfando a onda da influência e cobrando valores bem altos por posts nas redes… 

Claro que essas pessoas já possuem uma audiência grande e consolidada. Mas você pode começar a fazer parcerias com pequenas empresas da sua região e que tenham relação com o seu público. 

9. Faça revisão de textos

Revisar artigos e textos também pode ser um negócio lucrativo. Se você tem domínio da língua portuguesa, vale a pena investir nessa linha de trabalho como freelancer. Para seguir nesse segmento, é preciso muita atenção aos detalhes, foco, concentração e um conhecimento extenso das regras gramaticais. 

O trabalho costuma ser mais rápido do que o de um redator, por exemplo, o que te permite pegar demandas maiores e ganhar mais pelo seu trabalho. 

10. Produza artesanato

A produção de artesanato é um segmento de mercado muito amplo e, se você tem alguma habilidade específica, é muito provável que encontre um nicho para seus produtos na internet. 

Dentre as opções estão velas, cremes, sabonetes, roupas, acessórios, itens de decoração e mais. Encontre a sua área de afinidade e invista em produtos com um padrão maior de qualidade, afinal, o consumidor espera um maior refinamento de produtos artesanais. 

Se esse assunto te interessa, leia este artigo: Artesanato para vender: 15 ideias criativas e como começar 

11. Tire e venda suas fotos

Trabalhar tirando e vendendo fotos não acontece 100% pela internet, porque as fotos são tiradas em um ambiente real, não virtual. Porém, é a partir dos canais digitais que o fotógrafo encontrará oportunidades de ganhar dinheiro.

Sabemos que para produzir conteúdos relevantes, há uma necessidade constante por boas imagens para ilustrar textos e compor vídeos e peças publicitárias. E é claro que a maioria dos profissionais não vão perder tempo tirando as fotos de que precisam. Em vez disso, vão recorrer aos bancos de imagens. 

Por isso, a dica para ganhar dinheiro com fotos é colocá-las à venda em sites como Getty Images/iStock e Shutterstock.

Para isso, capriche na descrição das imagens e use as tags para que as imagens sejam encontradas por quem estiver precisando. Vale a pena ainda analisar padrões de busca e a concorrência para descobrir que tipo de fotos têm a maior chance de serem vendidas.

Se quer saber mais sobre esse assunto, leia nosso artigo: Saiba como fazer mini estúdio fotográfico [+ dicas de fotos]

12. Trabalhe com marketing de afiliados

O marketing de afiliados se refere, basicamente, a anúncios que garantem uma comissão sobre cada venda gerada a partir deles ao divulgador, ou afiliado. Por exemplo, você pode ter um blog sobre viagens e ser um afiliado de uma agência de turismo.

Essa estratégia é bastante usada por empresas para a divulgação de produtos e serviços no ambiente digital. Em troca da divulgação, esses representantes comerciais ganham uma comissão por cada venda realizada. 

O maior foco do marketing de afiliados são os produtos digitais, mas nada impede que produtos físicos também sejam comercializados a partir dessa estratégia. Sua tarefa é trabalhar duro para gerar tráfego e escolher um programa de afiliados com produtos que tenham a ver com o seu público.

As melhores plataformas de marketing de afiliados são a Hotmart, o Monetizze e o Eduzz, mas existem muitas outras.

13. Venda produtos na internet

A última dica, mas não menos importante é: comece a empreender em casa, por meio da venda de produtos na internet. O mercado Ecommerce vem crescendo bastante e essa pode ser a chance de você conquistar a sua independência financeira. 

Existem muitos sites que você pode usar para empreender em casa sem precisar gastar muito. Por exemplo, você pode começar vendendo roupas usadas que estão em bom estado. 

Mas atenção: não é necessário abrir uma loja virtual para começar a empreender em casa… Você pode usar os marketplaces para isso. Os marketplaces funcionam como grandes shoppings e por lá você pode criar sua loja.

Além disso, você também pode aproveitar as redes sociais para empreender em casa. Aliás, o Facebook e o Instagram são ótimas ferramentas de marketing para um negócio.

Portanto, faça um bom conteúdo para atingir o seu público-alvo e fazer com que eles se tornem clientes em potencial. 

E o melhor: as redes sociais também não custam nada! Por isso, consideramos que empreender em casa é uma das melhores opções para quem quer trabalhar em casa e não tem grande orçamento disponível de imediato. 

Mas, afinal, como começar a empreender do jeito certo? Vamos te explicar no próximo tópico...

Comece a empreender em casa seguindo um método comprovado

Ganhar dinheiro sem sair de casa é o sonho de muita gente que deseja ter mais tempo, mais independência, ou os dois. E, de todas as opções, empreender em casa é o que pode te trazer mais retorno em menos tempo.

No entanto, antes de começar essa jornada, é fundamental criar o planejamento do seu negócio para entender todos os pontos que levam um Ecommerce a ter sucesso. 

Foi para te ajudar nessa tarefa que nós liberamos a aula gratuita: Como Criar seu Ecommerce e faturar até R$ 30 mil reais em 90 Dias!

Nesta aula, você vai conhecer o método exclusivo criado pelo maior especialista em Ecommerce do Brasil, o Bruno de Oliveira. Tudo isso de uma forma simples, segura e lucrativa.

Assista à aula gratuitamente aqui:

Perguntas Frequentes

Como começar a trabalhar em casa?

Para começar a trabalhar em casa, a dica é começar a fazer aquilo que você já sabe, assim o tempo dedicado a aprender algo é menor e você tem mais chances de ter sucesso. Caso não seja possível, invista na sua paixão.

Como ter produtividade trabalhando em casa?

Algumas dicas para ter produtividade trabalhando em casa são: saber como colocar preço nos seus serviços, ter organização e foco e continuar sempre aprendendo.

Qual a diferença entre home office, trabalho remoto e ter o próprio negócio?

O trabalho remoto significa executar as suas tarefas profissionais fora do ambiente da empresa. Já o home office, por outro lado, é usado para conceituar todo o trabalho remoto que é feito diretamente de casa. Sendo assim, todo o home office pode ser considerado um trabalho remoto, mas o contrário não. Por fim, ter o próprio negócio não implica na execução do trabalho remoto, embora essa seja uma possibilidade.