Não dá para negar: os livros de empreendedorismo são grandes aliados dos empreendedores. Na prática, ter um amplo conhecimento sobre o mundo dos negócios e da vida em si, tornou-se algo crucial quando o assunto é ter um empreendimento de sucesso no mercado.

A verdade é que conhecimento nunca é demais, não é mesmo? E o ponto alto nesse sentido é que existem obras consagradas que podem ajudar você, empreendedor, a levar o seu negócio para outro patamar

Para te ajudar nisso, nós elaboramos um artigo super completo com os melhores livros de empreendedorismo para te guiar nessa missão. Confira!

Por que devo conhecer os livros de empreendedorismo mais vendidos?

É inegável que houve uma forte mudança nos hábitos de consumo das pessoas, tanto no Brasil, quanto no mundo. 

Nesse contexto, as vendas online registraram um movimento de crescimento há alguns bons anos, mas foi em meio à pandemia da covid-19, iniciada em 2020, que esse processo teve uma aceleração realmente avassaladora. 

O fato é que, hoje, os consumidores estão muito mais adaptados às facilidades das vendas online e, na mesma proporção, também estão mais exigentes na hora de comprar. 

Diante disso, não há muito como fugir: para quem trabalha no Ecommerce, tornou-se quase inevitável ter o máximo de conhecimento possível para aplicá-lo no dia a dia dos seus negócios. 

E é justamente neste ponto que os livros de empreendedorismo mais vendidos fazem a diferença!

Essas obras são essenciais para que você se mantenha atualizado e pronto para fazer o seu negócio ter o melhor desempenho possível no mercado

Vamos conhecê-las, então? 

Os 23 melhores livros de empreendedorismo

Sem mais delongas, podemos ir direto ao assunto… confira, a seguir, os melhores livros de empreendedorismo!

1. Como fazer amigos e influenciar pessoas (Dale Carnegie)

livros de empreendedorismo

O livro do autor norte-americano Dale Carnegie já se tornou um clássico entre os empresários de diversos mercados e lugares do mundo. 

Como fazer amigos e influenciar pessoas” conta com várias estratégias para quem não só quer melhorar o relacionamento com as pessoas, mas também conhecer novas e desenvolver o próprio poder de liderança

Essa uma das obras de desenvolvimento pessoal mais bem-sucedidas da atualidade, tornando-se referência quando a pauta é o desenvolvimento das relações humanas, as habilidades sociais e a comunicação eficiente.

Vale a pena inserir o exemplar na sua lista de livros de empreendedorismo!

2. O poder do hábito (Charles Duhigg)

livros de empreendedorismo

Mesmo não sendo necessariamente um livro de empreendedorismo, a obra do jornalista e escritor Charles Duhigg faz sucesso no mundo dos negócios. 

O poder do hábito” propõe uma nova visão a respeito da natureza humana e seu potencial para a transformação. 

A obra aborda pontos importantes sobre como melhorar a produtividade, concentração e vários outros pontos, partindo da análise e compreensão de como os hábitos funcionam

Além disso, o livro foi escrito com base na leitura de centenas de artigos acadêmicos, entrevistas com mais de 300 cientistas e executivos, além de pesquisas realizadas em dezenas de empresas.

É uma opção e tanto de leitura para os empreendedores, não é mesmo?

3. O monge e o executivo (James C. Hunter)

livros de empreendedorismo

O monge e o executivo” está na lista dos melhores livros de empreendedorismo há anos e se tornou um clássico desse tipo de literatura.  

A obra escrita por James C. Hunter conta a história de John Daily, empresário de sucesso que decide passar um período em um mosteiro beneditino após um episódio complicado com os funcionários de sua empresa.

Lá, ele conhece Leonard Hoffman, um executivo famoso que era considerado um dos maiores especialistas em liderança dos Estados Unidos, mas que abandonou tudo para viver uma vida de monge.

O livro é ideal para quem quer entender mais sobre a essência da liderança. E que ela vai muito além do fato de se ter carisma e atrair pessoas

4. De zero a um (Peter Thiel)

livros de empreendedorismo

Escrito por Peter Thiel, um dos fundadores do PayPal, “De zero a um” é, sobretudo, um livro sobre inovação.

O autor acredita que uma das características mais importantes do ser humano é a inventividade. Assim, ele apresenta formas não convencionais de se pensar em construir um negócio único e inovador.

A obra hoje tornou-se amplamente conhecida no universo das startups e do empreendedorismo como um todo. E vale a pena a leitura para ter uma visão estratégica dos negócios. 

5. Pai rico, pai pobre (Robert T. Kiyosaki)

livros de empreendedorismo

Outro clássico entre os livros de empreendedorismo, “Pai rico, pai pobre” é baseado na experiência pessoal do autor, Robert T. Kiyosaki. 

Ao longo das páginas, ele conta o que aprendeu diante da vida de dois pais: o pobre, que era o seu próprio pai, e o rico, que era o pai de um de seus amigos. 

Logo no início, um dos primeiros questionamentos que Kiyosaki faz é se a escola de fato prepara as crianças para o mundo real. A partir disso, ele instiga o leitor a despertar sua inteligência financeira e, consequentemente, também a de seus filhos

6. Mindset: a nova psicologia do sucesso (Carol S. Dweck)

livros de empreendedorismo

Carol S. Dweck é professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista em sucesso e motivação. Neste livro, a autora discute o quanto a atitude mental a qual uma pessoa vive - o chamado “mindset” - é vital para a conquista de seus objetivos. 

Em “Mindset - A novo psicologia do sucesso”, Carol apresenta diversos conceitos que têm o poder para transformar o cotidiano dos empreendedores. Além de explicar o quanto o mindset não é puramente um traço de personalidade.

Na verdade, o conceito é a explicação de por que os indivíduos são como são, sendo o responsável por definir suas relações com o trabalho, com as pessoas e com diversos outros fatores que envolvem a vida humana. 

7. O ponto da virada (Malcon Gladwell)

livros de empreendedorismo

O próximo livro da lista é o “O ponto da virada: como pequenas coisas podem fazer uma grande diferença”. 

Na obra, Malcon Gladwell fala sobre os fenômenos sociais que fazem com que produtos e serviços conquistem amplamente a atenção das pessoas da noite para o dia

O ponto de virada, para o Gladwell, é justamente o momento determinante em que essas novidades passam a ter sucesso ou não. Esse é o instante em que surgem mudanças que, mesmo pequenas, podem surtir um efeito incrível para as empresas.

💡 Conheça a Consultoria em Ecommerce, solução ideal para criar e impulsionar o seu negócio. A partir dela, os maiores especialistas em ecommerce do País vão te apoiar em cada etapa da sua jornada empreendedora.

8. A Loja de Tudo (Brad Stone)

livros de empreendedorismo

A “Loja de Tudo - Jeff Bezos e a Era da Amazon” conta a história de Jeff Bezos, o empresário bilionário que criou nada mais, nada menos, que a Amazon

O livro, escrito pelo jornalista norte-americano Brad Stone, conta com depoimentos de familiares, amigos, funcionários e ex-colaboradores da varejista. 

Ou seja, mostra detalhes importantes sobre uma das maiores empresas do mundo. Para quem vende online, vale muito a pena a leitura!

E se você quiser entender em mais detalhes como funciona o mercado de Ecommerce aqui no Brasil, por exemplo, recomendamos a leitura do artigo: “Comércio eletrônico: o que é e como funciona?

9. Sonho Grande (Cristiane Correa)

livros de empreendedorismo

Sonho Grande” foi escrito pela jornalista Cristiane Correa e apresenta a história de Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles, três dos maiores empreendedores brasileiros que são conhecidos ao redor do mundo

Para você ter uma ideia, eles são donos de marcas como: Budweiser, Heinz e Burger King. Assim, o livro retrata detalhes dos bastidores da trajetória desses empresários desde a fundação do banco Garantia, nos anos 70, até o ano de publicação do livro (2013). 

“Sonho Grande” é perfeito para todos que querem se inspirar nas histórias de grandes empresários brasileiros!

10. O lado difícil das situações difíceis (Ben Horowitz)

livros de empreendedorismo

Ben Horowitz, um dos empresários mais influentes do Vale do Silício, conta neste livro como fez para fundar, dirigir, vender, comprar, gerir e investir em tantas empresas de tecnologia

Além disso, com base em sua experiência, Horowitz dá conselhos para empreendedores sobre como lidar com as questões mais difíceis que surgem no dia a dia dos negócios. 

O lado difícil das situações difíceis” é um livro e tanto para quem quer dicas de um verdadeiro especialista em gestão de empresas.

11. Como o Google Funciona (Jonathan Rosenberg / Eric Schmidt)

livros de empreendedorismo

Em “Como o Google Funciona”, os autores Jonathan Rosenberg e Eric Schmidt (que já ocuparam cargos de C-level na companhia) contam detalhes de suas experiências vividas ao longo do processo de desenvolvimento do Google. 

Ao longo das páginas, eles ressaltam que, para uma empresa sobreviver, é crucial concentrar esforços na qualidade dos produtos e investir na contratação de profissionais criativos e inteligentes, que unem conhecimento técnico, tino comercial e uma criatividade sem limites.

Fora que o livro é um prato cheio para quem quer conhecer alguns segredos de uma das maiores companhias do mundo

12. Crie seu Mercado no Mundo Digital (Bruno de Oliveira)

livros-de-empreendedorismo

A dimensão que o Ecommerce tomou nos últimos anos é avassaladora. As vendas online cresceram muito no gosto do consumidor moderno e esse mercado nunca foi tão positivo para novos negócios. 

Neste contexto, a obra “Crie seu Mercado no Mundo Digital” apresenta exatamente o que você deve fazer para criar o seu negócio nesse mercado que não para de crescer

Nele, o autor Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, mostra estratégias consagradas para validar produtos na internet e encontrar seus caminhos de venda. 

Resumindo? É uma leitura imperdível, tanto para quem já vende, quanto para quem deseja abrir o próprio negócio no ambiente digital!

13. Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade (Philip Kotler)

livros de empreendedorismo

Kotler é referência quando o assunto é marketing. E seu livro “Marketing 5.0” é uma dessas leituras obrigatórias para quem utiliza estratégias nesse sentido em seus negócios. 

Na obra, o autor mostra como as novas tecnologias têm o poder de criar valor, atender às necessidades dos clientes e fazer a diferença no mundo.

Além disso, Kotler explica como integrar a evolução digital às fortes mudanças de comportamento dos consumidores. E ainda aborda temas como o futuro da experiência do cliente e inteligência artificial, entre muitos outros. 

Vale a pena inserir um bônus neste ponto para o livro “Marketing 4.0” do mesmo autor. Nele, Kotler examina as importantes transformações na passagem do marketing tradicional para o digital (4.0).

14. Startup Enxuta (Eric Ries)

livros de empreendedorismo

A startup enxuta é um modelo de negócio que vem sendo adotado em todo o mundo. 

E no livro que leva esse nome, Eric Ries mostra ao leitor como a inovação e as metodologias ágeis são cruciais para empresas crescerem economizando tempo e investimentos

Na prática, o autor define startup como uma organização dedicada a criar algo novo sob condições incertas. Ou seja, é um conceito que abrange tanto os pequenos como os grandes negócios. 

Assim, ao longo das páginas de "Startup Enxuta”, Ries mostra como o ato de experimentar continuamente é positivo para as empresas. Além de ter boas estratégias para descobrir o que os clientes precisam, trabalhar com agilidade e muitos outros pontos essenciais.   

Inclusive, se você quiser aprofundar se aprofundar um pouco mais nessa questão da agilidade, temos um bom artigo sobre o tema: “Agile Marketing: Como tornar sua equipe mais produtiva

15. Empreendedorismo para subversivos (Facundo Guerra)

livros de empreendedorismo

Facundo Guerra largou tudo para começar o próprio negócio do zero. E, em seu livro “Empreendedorismo Para Subversivos”, ele conta todos os detalhes desse processo. 

Ao longo da obra, Guerra apresenta aos leitores a história de cada um de seus negócios, mostrando os acertos e os erros cometidos ao longo do tempo.

Ele narra toda a sua história como um dos maiores empresários do Brasil e transforma o livro em um guia completo para os empreendedores, sejam eles iniciantes ou não

16. Uma viagem pelo cérebro (Carla Tieppo)

livros de empreendedorismo

Este livro faz uma verdadeira viagem pelo cérebro humano. E, para os empreendedores que trabalham diretamente com pessoas (no caso, consumidores), nada melhor do que saber como elas pensam, não é mesmo?

Na verdade, a obra de Carla Tieppo vai além disso. Ao passar por questões como o funcionamento do sistema nervoso, ações impulsivas, possibilidade de se controlar ou não as emoções e outros pontos essenciais, a autora leva o leitor a uma verdadeira jornada para dentro de si mesmo

Por isso, fique atento: “Uma Viagem pelo Cérebro - A via rápida para entender neurociência” é uma leitura e tanto para todos que querem saber os mistérios do cérebro humano!

17. Aventuras Empresariais (John Brooks)

livros de empreendedorismo

Aventuras Empresariais” é composto por uma série de artigos escritos pelo jornalista John Brooks para o famoso veículo The New Yorker. 

Basicamente, o livro fala sobre fatores que podem levar uma empresa ao fracasso, mostrando  os problemas enfrentados por grandes empresas e as consequências de cada um deles.

Apesar de a obra de Brooks ter sido lançada há mais de 20 anos, seu conteúdo continua muito atual, além de poderoso para todos que desejam ou já são donos do próprio negócio. 

18. Business Model Generation (Alexander Osterwalder e Yves Pigneur)

livros de empreendedorismo

No livro “Business Model Generation: Inovação Em Modelos De Negócios”, os autores Alexander Osterwalder e Yves Pigneur focam na inovação

Para isso, eles utilizam metodologias e resultados de grandes companhias do mercado mundial, como 3M, Ericsson e Deloitte. E transformam o livro em um manual prático para todos os empresários que querem aprimorar um modelo de negócios ou desenvolver um novo.

O livro conta com 470 profissionais renomados e possui uma linguagem simples. Ou seja, é um conteúdo perfeito para entrar na sua lista de livros de empreendedorismo!

19. Meditações (Marco Aurélio)

livros de empreendedorismo

Marco Aurélio foi um grande imperador romano entre os anos de 161 e 180, e até hoje é lembrado como um governante de sucesso.  

Em “Meditações”, o filósofo mostra um manual sobre como é possível melhorar o próprio comportamento e também o relacionamento com as outras pessoas. Ele mostra uma busca por verdades essenciais a partir da razão, mas sem ignorar a sensibilidade ao longo desse processo.

Na prática, o filósofo apresenta diversas reflexões que cabem perfeitamente no universo corporativo atual

Não é à toa que uma de suas obras mais famosas está nesta lista de livros de empreendedorismo, não é mesmo? Vale a pena a leitura!

20. A Estratégia do Oceano Azul (W. Chan Kim e Renée)

livros de empreendedorismo

No livro “A Estratégia do Oceano Azul”, W. Chan Kim e Renée Mauborgne apresentam as mais variadas estratégias usadas por empresas famosas no mercado, como Apple e Uber. 

Os autores, que também são professores, afirmam que o sucesso das empresas acontece graças à criação de “oceanos azuis”. Isto é, novos espaços de mercado com forte potencial de crescimento.

Além disso, eles mostram como fazer para explorar esses oceanos e como fugir dos chamados “oceanos vermelhos”, que simbolizam os esforços para superar os concorrentes.

Essa é uma leitura extremamente rica para os empresários que desejam ampliar seus horizontes sobre o mundo dos negócios. 

21. Dobre seus Lucros (Bob Fifer)

livros de empreendedorismo

"Dobre seus Lucros" é um livro de negócios escrito por Bob Fifer, que apresenta estratégias para aumentar a lucratividade das empresas. 

Com exemplos práticos e uma linguagem clara, o autor mostra como a redução de custos e o aumento das vendas podem impactar o resultado financeiro de uma empresa

É uma leitura essencial para empreendedores e gestores que buscam melhorar a performance dos seus negócios.

22. O livro dos Negócios (Vários autores)

livros de empreendedorismo

"O livro dos Negócios" é uma coletânea de artigos escritos por vários autores renomados no mundo dos negócios. 

A obra possui uma abordagem prática e objetiva, apresentando dicas e estratégias para empreendedores e gestores que buscam melhorar a performance de suas empresas

Desde marketing e vendas até gestão financeira e liderança, os artigos abrangem diversos temas relevantes para quem deseja obter sucesso no mundo dos negócios. 

É uma leitura recomendada para aqueles que desejam ampliar seus conhecimentos e habilidades empreendedoras.

23. Startup de $100 (Chris Guillebeau)

livros de empreendedorismo

"Startup de $100" é um livro de Chris Guillebeau que ensina como é possível criar uma empresa com pouco dinheiro e recursos. 

O autor apresenta ideias criativas e acessíveis para empreendedores iniciantes, como a utilização de ferramentas gratuitas na internet e a criação de parcerias estratégicas. 

Com uma linguagem clara e exemplos práticos, a obra é uma leitura inspiradora para aqueles que desejam iniciar um negócio próprio, mas têm pouco dinheiro para investir. 

É uma leitura recomendada para quem busca empreender de forma inteligente e com foco em resultados.

Tenha acesso à análises exlusivas dos melhores livros sobre empreendedorismo com a assinatura Ecommerce na Prática!

Já imaginou ter acesso às visões e análises críticas de Especialistas do Ecommerce na Prática sobre os livros de empreendedorismo mais relevantes do mercado? Pois é…

Você pode ter acesso a esse e vários outros tipos de conteúdos na assinatura Ecommerce na Prática!

Por lá, já foram publicados vídeos sobre diversos livros, inclusive de alguns citados ao longo deste artigo, como:

  • Pai Rico, Pai Pobre (Robert T. Kiyosaki);
  • O Monge e o Executivo (James C. Hunter);
  • Crie Seu Mercado no Mundo Digital (Bruno de Oliveira);
  • Mindset: a nova psicologia do sucesso (Carol S. Dweck);
  • E vários outros!

Além disso, na nossa plataforma de streaming de cursos, os empreendedores têm acesso a centenas de treinamentos sobre administração, marketing, contabilidade e muito mais.  

Assine agora o Ecommerce na Prática:

Perguntas Frequentes

Por que conhecer os livros de empreendedorismo mais vendidos?

Conhecer os livros de empreendedorismo é importante para quem vende, ou deseja vender, tanto no varejo online quanto no físico. Eles dão a base de conhecimento que todo empreendedor precisa para ter sucesso nos negócios.

Quais os melhores livros de empreendedorismo?

Entre os melhores livros de empreendedorismo, estão: Como fazer amigos e influenciar pessoas (Dale Carnegie), O poder do hábito (Charles Duhigg), O monge e o executivo (James C. Hunter), De zero a um (Peter Thiel), Pai rico, pai pobre (Robert T. Kiyosaki) e mais. Confira a lista completa no artigo!