Marketing digital é o conjunto de práticas que ajudam empresários a atingirem seus objetivos de marketing. Mas será que saber só isso é o suficiente para ter sucesso no Ecommerce? Não mesmo! Ao longo deste artigo, nós vamos te explicar o que é marketing digital e como aplicá-lo do jeito certo no seu negócio. Vem com a gente!

Se você quer vender online, ou já faz isso, mas ainda se pergunta se é mesmo preciso entender - nem que seja minimamente - sobre marketing digital para ter um bom volume de vendas, precisamos ser honestos:

Você não deve saber um pouco sobre marketing digital… Na verdade, você precisa saber muito sobre a estratégia. Afinal de contas, é por meio do marketing digital que você vai atrair e converter cada vez mais clientes. 

Pense assim: enquanto você se pergunta se vale ou não a pena entender o que é marketing digital e tudo o que diz respeito ao assunto, outros lojistas já estão empenhados na  implementação da estratégia em seus negócios…

Um dado que mostra bem isso é que 72% dos profissionais relatam que seus investimentos em inovação de marketing aumentaram ano após ano, de acordo com pesquisa da Gartner.

Entende o que estamos querendo dizer? Estudar sobre marketing digital é mandatório para quem vende online… E a boa notícia é que nós vamos te ajudar a entender tudo sobre o tema! 

Acompanhe os próximos tópicos!

O que é marketing digital?

Marketing digital é o conjunto de iniciativas que tem como foco a promoção e divulgação de produtos e serviços na internet. Em síntese, é o conceito usado para atrair e reter consumidores para marcas no ambiente online.

Ao longo dos últimos anos, o marketing digital se tornou indispensável para quem atua no Ecommerce. Isso se deve principalmente porque é por meio de suas ações que o lojista consegue atrair mais visitantes para o seu site de vendas, expandir o nome da marca e fazer mais vendas. 

Entre as suas principais estratégias acontecem por meio de publicações nas redes sociais (como Instagram, Facebook, Youtube, TikTok, por exemplo), sites e blogs, além de envios de e-mail marketing, etc. 

Assine o Ecommerce na Prática e tenha acesso a treinamentos completos e centenas de conteúdos exclusivos sobre o universo do Empreendedorismo!

Qual a diferença entre marketing digital e marketing tradicional?

Existem não apenas uma, mas algumas diferenças pontuais entre o marketing digital e o marketing tradicional. 

A primeira delas é a maior capacidade de segmentação. Enquanto as campanhas de marketing tradicional impactam muitas pessoas ao mesmo tempo, as do marketing digital atingem os consumidores de forma segmentada.

Ou seja, os anúncios chegam até quem realmente esteja procurando o item anunciado ou tem potencial interesse para isso. Basta utilizar ferramentas como: Google Analytics, Meta for Business (antigo Facebook Ads) e outras. 

O alcance das campanhas é outra diferença entre o marketing digital e o tradicional. Sabe aquele outdoor na rua com as mais diversas propagandas de produtos? Por mais que ele fique disponível por semanas, o seu alcance está limitado apenas a quem passa por onde ele está. 

No caso do marketing digital, você consegue um alcance maior, chegando a ter uma abrangência nacional ou até mesmo mundial. E o principal reflexo disso é que você pode vender para qualquer lugar. 

Bem interessante, não é verdade? Para conferir outras diferenças entre os conceitos e entender mais amplamente o tema, leia o artigo: Marketing Tradicional vs Marketing Digital: qual usar no seu negócio?

Quais são as vantagens do marketing digital?

Depois de entender o que é marketing digital e outros pontos importantes, chegou o momento de falarmos um pouco sobre como um negócio pode se beneficiar ao investir nessa estratégia.

Já podemos adiantar que entre as vantagens do marketing digital há pontos bem interessantes para os empreendedores. Veja a seguir:

1- Baixo investimento 

Quando o assunto são as vantagens do marketing digital, logo de cara já podemos falar sobre a acessibilidade de investimento. É possível implementar diversas ações sem pesar muito o orçamento. 

É claro que se você investir mais, maiores são as chances de ter mais retorno. Mas isso não é algo imperativo - pelo menos não no início.  

Para você ter uma ideia, anúncios feitos no Google Ads ou Facebook Ads podem custar poucos reais a cada impressão, clique ou visualização, dependendo das suas configurações de campanha. 

2- Mais assertividade nas campanhas

Uma vez que as campanhas de marketing são mais direcionadas para os consumidores que realmente têm interesse no seu produto, maior será a assertividade delas. 

Na prática, isso é excelente não só porque contribui para uma boa taxa de conversão, mas também evita o desperdício de tempo e de recursos do lojista

Algo que vale sinalizar é que essa maior assertividade só acontece quando a persona do negócio está bem definida. Mas vamos falar mais sobre isso adiante. Continue a leitura…

3- Ampla capacidade de mensuração

No marketing digital você consegue acompanhar os resultados de uma campanha desde o seu início. Ou seja, não há a necessidade de aguardar até o final da ação para verificar como foi o seu desempenho. 

Isso é ótimo pois faz com que você analise os dados em tempo real e, caso seja necessário, faça ajustes para atingir os resultados que deseja. 

Assim, o marketing digital ajuda as empresas a trabalharem de maneira mais orientada a dados. É o chamado data driven marketing, conceito baseado na análise de um grande volume de dados para resolver questões diversas e levantar insights valiosos para o crescimento de um negócio.

Se quiser saber mais sobre o assunto, leia: “Data driven marketing: o que é e como tomar decisões baseadas em dados”. 

Quais são os conceitos fundamentais do marketing digital?

Quando falamos sobre o que é marketing digital, não podemos deixar de fora os conceitos mais utilizados por quem implementa essa estratégia no dia a dia dos negócios. 

Certamente você já ouviu falar em algum dos termos que vamos listar a seguir, mas aproveite a oportunidade para conferir outros que podem soar como novidade para você. São eles:

Persona 

Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. É estabelecida a partir de informações comportamentais, de personalidade, gostos, dores e outros fatores. Caso você queira se aprofundar mais no assunto, confira o artigo: Como definir a persona da sua loja virtual: Guia Completo

Lead 

Lead é a pessoa que fornece algum tipo de contato – como e-mail ou telefone, por exemplo – para a sua empresa, tornando-se assim um potencial cliente. O fornecimento da informação não acontece à toa. Geralmente, algo é oferecido em troca a essa pessoa, como e-book, cupom de desconto, etc.

Funil de Vendas

O Funil de Vendas é um conjunto de etapas que um cliente passa até chegar a, de fato, comprar na sua loja. O objetivo central desse modelo é oferecer ao lojista, ou gestor de marketing, uma visão ampla sobre a audiência, dando o devido suporte para transformá-la em clientes ativos.

Fluxo de Nutrição

O fluxo de nutrição é usado para nutrir os leads, já que você precisa fazer com que eles engajem com seu negócio. Assim, ele tem como foco a organização das mensagens enviadas aos leads, a fim de despertar e manter seu interesse nos conteúdos e produtos divulgados por você.

Landing Page 

Já a landing page, conhecida no português como “página de destino” ou “página de aterrissagem”, é a página em que o usuário chega ao site do seu negócio. São aquelas páginas criadas para ocasiões específicas, como lançamento de produtos, promoções em datas comemorativas, etc. 

CTA 

O CTA é a sigla para Call to Action, que significa “Chamada para ação”. Para o marketing digital, ele é um texto curto e direto, utilizado para levar uma pessoa a tomar uma determinada ação. Assistir a um vídeo, baixar um ebook, comprar um produto, enfim… as possibilidades são variadas. 

Alguns exemplos de CTA são:

  • Clique aqui;
  • Adicione ao carrinho;
  • Baixe agora;
  • Compre com 1 clique;
  • E mais.

CRM

Por fim, o CRM, ou Customer Relationship Management (que significa “gerenciamento do relacionamento com o cliente”), engloba práticas que uma empresa usa para analisar e gerenciar as interações e os dados dos clientes com o negócio. Ele ajuda a identificar as preferências dos compradores e contribui para a construção de um relacionamento duradouro entre as partes. 

Quais são as principais estratégias do marketing digital?

Agora que você já sabe não só o que é marketing digital, mas também quais são as suas vantagens e conceitos básicos, que tal conhecer suas principais estratégias?

A partir da lista que vamos te mostrar, você poderá entender melhor como o marketing digital funciona na prática e já conferir quais iniciativas podem fazer sentido para a sua empresa. 

Vamos às principais estratégias do marketing digital, então? Veja a seguir:

SEO

SEO é a sigla utilizada para Search Engine Optimization, que, em tradução livre, é "Otimização para mecanismos de busca”. O termo diz respeito ao processo de otimização de um site para que os motores de busca deem preferência por suas páginas. Ou seja, o foco é que as páginas de uma empresa apareçam entre os primeiros resultados de pesquisas.

SEM

SEM é a sigla para Search Engine Marketing, ou “Marketing para mecanismos de busca”, em português. Por mecanismos de busca, entendemos sites como o Google, por exemplo. E a aplicação do SEM pode ser feita por meio de SEO e investimento em links patrocinados.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing é o conjunto de estratégias usadas para atrair, encantar e converter clientes no ambiente digital. Ele acontece por meio de conteúdos relevantes, como publicações em blogs, nas redes sociais e outros canais. É crucial para que as pessoas conheçam e comprem em uma loja virtual. 

Marketing de Conteúdo

O Marketing de conteúdo, por sua vez, é uma prática direcionada para a produção de materiais focados em captação de leads. Essa estratégia tem por objetivo produzir conteúdos de valor para as pessoas que podem virar clientes.

Redes sociais

As redes sociais são ferramentas poderosas quando o assunto é o que é marketing digital e como implementá-lo nos negócios. Hoje, é praticamente impossível que uma marca tenha sucesso online sem estar presente nas redes sociais. Entre as principais, estão: Instagram, Facebook, Youtube, Tik Tok e Twitter

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma das estratégias de marketing digital mais tradicionais e que, mesmo com o passar dos anos, não perdeu a sua importância. Com ele, você consegue estabelecer uma ligação direta com os clientes e aproveitar oportunidades valiosas para promover produtos ou a sua marca

Remarketing

O remarketing é uma estratégia de marketing digital importante que serve para impactar novamente as pessoas que já tiveram algum interagiram com seus conteúdos ou produtos em algum momento. Um bom exemplo disso são os e-mails enviados para clientes que abandonam itens no carrinho. Se você quiser saber mais sobre o tema, vale a pena ler o artigo: O que é remarketing? Dicas e exemplos para começar em 2022

CRO

Por último, mas não menos importante, há o CRO, sigla usada para Conversion Rate Optimization, em português, Otimização de Conversão. Ele é basicamente um conjunto de práticas focadas em usabilidade e serve para aumentar o número de visitantes que se tornam compradores.

Como fazer um plano de marketing digital?

Depois de tantas informações relevantes, nós vamos te ensinar agora como fazer um plano de marketing digital. Existem alguns passos práticos que vão fazer com que você comece a aplicar essa estratégia no seu negócio agora mesmo. Confira:

1- Defina os objetivos

Ter um objetivo claro é a chave para começar a pensar em como fazer um plano de marketing digital da melhor maneira possível. Não adianta criar as mais variadas estratégias sem nem ao menos saber aonde quer chegar, concorda?

Inclusive, você pode até ter mais de um objetivo… só evite traçar muitos ao mesmo tempo e se certifique de que terá metas realistas para atingir tudo aquilo que deseja. 

Lembre-se de também definir o tempo em que você quer atingir os objetivos. Isso vai te ajudar muito na organização de todo o processo. 

2- Crie um cronograma

Uma vez que você já definiu quais objetivos deseja alcançar, chega o momento de criar um cronograma para que tudo seja realizado como o esperado. 

É neste documento que você vai colocar todas as informações sobre as suas estratégias de marketing digital, como prazos, budget (orçamento), canais a serem utilizados, resultados esperados, etc.

Outro ponto importante é que o cronograma, além de precisar ser bem detalhado, deve prever possíveis situações de risco e como resolver possíveis problemas. 

3- Estabeleça os KPIs

O que você pretende conseguir com as ações de marketing digital: atrair mais clientes? Expandir o nome da sua marca no mercado? Promover um produto específico? 

Entendido isso, você deve estabelecer quais são os respectivos KPIs (Key Performance Indicators ou, em português, indicador-chave de desempenho).

Imagine que o seu foco é aumentar o ticket médio do negócio dentro de um ano. Nesse contexto, não faz muito sentido analisar minuciosamente o número de seguidores do perfil da sua empresa no Instagram, por exemplo. Uma coisa não tem nada a ver com a outra...

Nesse caso, talvez seja interessante analisar o número de itens que um cliente coloca no carrinho, em média.  Vale lembrar que os KPIs certos variam de empresa para empresa, por isso,  procure os KPIs de acordo com os objetivos traçados para o seu negócio. 

4- Monitore os resultados

Não há como falar em plano de marketing digital sem mencionar a importância do monitoramento de resultados. Aliás, você percebeu como os tópicos listados acima e este aqui estão interligados e seguem uma sequência de ações? Pois é… 

Não é à toa que o ato de monitorar aparece por último, pois ele só pode acontecer, de fato, quanto a campanha começa a rodar.

Isso significa que você deve mensurar os resultados só ao final das ações? De jeito nenhum! 

Como dito anteriormente, uma das grandes vantagens do marketing digital é a chance de acompanhar os resultados em tempo real e fazer ajustes, se necessário. 

Analisar constantemente a performance das suas campanhas também vai ajudar você a ter insights para as próximas iniciativas, aperfeiçoando suas estratégias ao longo do tempo.

Caso queira saber mais sobre o que é marketing digital e suas implicações, vale a pena conferir o artigo: Marketing digital para iniciantes: o que é preciso para começar?

É possível ganhar dinheiro com marketing digital?

Sim, é totalmente possível ganhar dinheiro com marketing digital. Tanto que ele tem sido a opção de trabalho de milhares de pessoas no Brasil e ao redor do mundo. 

E quando falamos em empreender com sucesso no Ecommerce, saiba que a venda online e o marketing digital caminham lado a lado… 

Já mencionamos isso, mas é algo tão importante que não custa reforçar: para quem atua no Ecommerce, conhecer profundamente o marketing digital é algo indispensável. Afinal de contas, é com essa estratégia que os lojistas conseguem atrair clientes para os seus sites de vendas

Contudo, vale ter em mente que as formas de ganhar dinheiro pela internet - ou seja, por meio do marketing digital - são bem variadas. Se você quiser conferir algumas boas opções, leia o artigo: Confira 20 ideias para montar um negócio na internet

Quais métricas de marketing digital acompanhar?

Para aprofundar um pouco mais o que falamos anteriormente sobre métricas, vamos apresentar agora as principais métricas de marketing digital que você deve ficar atento. 

Lembrando, claro, da importância de saber os objetivos traçados para assim entender quais métricas analisar, certo? 

Vamos lá:

  • Ticket médio: fornece o valor médio de vendas por cliente. Para calcular, é preciso dividir o total de faturamento do negócio pelo número total de compras realizadas em um determinado período;
  • Taxa de conversão: é o cálculo que mede quantas pessoas passam de uma etapa do funil de vendas para outra. Para chegar a um percentual, basta dividir o número de conversões pelo número de visitas, e depois multiplicar por 100; 
  • CPL (Custo por lead): como o próprio nome indica, o CPL é valor gasto para conquistar cada lead. E para chegar a uma quantia, é só dividir o valor investido em em ações de marketing pelo número de leads conquistados;
  • CAC (Custo de aquisição de clientes): semelhante ao anterior, mais com o foco nos clientes convertidos;
  • LTV (Lifetime value): simboliza a quantia que, em média, cada cliente vai gerar ao negócio. E deve levar em consideração o tempo em que a pessoa compra com você. Seu cálculo é feito a partir da média do número de compras e o ticket médio.

Saiba mais sobre marketing digital com o Ecommerce na Prática!

Ao longo deste artigo nós te mostramos todos os pontos que você precisa ficar atento na hora de saber o que é marketing digital e como implementá-lo no seu negócio. 

Mas, convenhamos, conhecimento nunca é demais, concorda?

Por isso que nós queremos te convidar a assistir a masterclass Marketing Digital para Iniciantes na plataforma Ecommerce na Prática!

A aula é ministrada pela Natalia Dianno, Audiovisual Managing Editor da Nuvemshop e faz parte da categoria Mão na Massa da nossa plataforma de educação por assinatura. 

Então, preparado para ampliar seus conhecimentos sobre marketing digital? 

Para assistir à aula - e a todos os outros treinamentos e conteúdos exclusivos -, basta assinar o Ecommerce na Prática neste link ou no botão abaixo:

Perguntas Frequentes

O que é marketing digital resumido?

Marketing digital é o conjunto de iniciativas que tem como foco a promoção e divulgação de produtos e serviços na internet. Basicamente, é o conceito usado para atrair e reter consumidores para marcas no ambiente online.

O que se faz no marketing digital?

No marketing digital é possível divulgar produtos, serviços e empresas, além de traçar estratégias para atrair e manter clientes engajados

O que é preciso para trabalhar com marketing digital?

Para trabalhar com marketing digital é preciso conhecer o tema, ser criativo e ter pensamento analítico. Além disso, é crucial se manter atualizado sobre o universo digital.

É possível ganhar dinheiro com marketing digital?

Sim, é totalmente possível ganhar dinheiro com marketing digital. Tanto que ele tem sido a opção de trabalho de milhares de pessoas no Brasil e ao redor do mundo.