Você está considerando abrir um Ecommerce e gostaria de encontrar um modelo de alto faturamento? Então o Ecommerce B2B pode ser o caminho para você. Neste artigo vamos te contar tudo que você precisa saber sobre o assunto. Vem ler! 

O mercado de Ecommerce tem guardado muitas promessas para empreendedores. De acordo com previsões de especialistas, o segmento no Brasil vai crescer 20% ao ano. Esta média, publicada pelo Statista, representa um número maior do que países como a Índia,  México e Estados Unidos.

E o modelo de Ecommerce B2B já está conseguindo números animadores em nosso país. Prova disso é que, segundo uma pesquisa da McKinsey, o Ecommerce B2B brasileiro teve uma alta de 62% em 2020, ficando atrás apenas da Coréia do Sul (68%), da França (65%) e da Itália (64%).

Contudo, mesmo diante de todos esses resultados, os brasileiros ainda não estão utilizando todo o potencial desse tipo de Ecommerce em uma escala satisfatória.

Ou seja, ele ainda não está sendo aproveitado tanto quanto poderia ser aqui no Brasil. E isso significa que ele ainda comporta a entrada de muita gente que pode faturar e lucrar bem alto.

Como se não bastasse, o modelo B2B ainda apresenta algumas peculiaridades em relação ao B2C. Algumas características que o tornam, dependendo da ação do empreendedor, mais vantajoso e lucrativo que uma loja virtual B2C.

Parece interessante para o seu negócio? Ótimo, então acompanhe atentamente este artigo, pois vamos mostrar tudo que você precisa saber sobre esse tipo de Ecommerce. Vamos começar.

O que é Ecommerce B2B?

O Ecommerce B2B – ou Business To Business –  é um tipo de modelo de negócio em que empresas vendem produtos ou serviços para outras empresas, através da internet. Negócios desse tipo, normalmente, envolvem vendas no atacado, ou com condições especiais de varejo.

Isso acontece porque outras empresas costumam comprar em maiores quantidades e em intervalos maiores. Em outras palavras, os negócios B2B são mais baseados no volume dos pedidos do que em sua frequência. 

Ainda assim, vale lembrar que a relação de compra e venda dentro do Ecommerce B2B deve ser tratada com atenção redobrada

Afinal de contas, ambas as empresas envolvidas têm reputações a proteger, e erros – como atrasos na entrega ou quebra de expectativas quanto à qualidade do produto – podem prejudicar o consumidor final. 

Em outros tempos, negócios entre empresas eram feitos quase exclusivamente por meio de canais de venda físicos. Hoje em dia, no entanto, com o avanço da tecnologia e o surgimento de plataformas de Ecommerce mais refinadas, é mais comum que o processo aconteça digitalmente

Como funciona o Ecommerce B2B?

Como vimos, o Ecommerce B2B funciona a partir de negociações entre empresas. Essas negociações podem envolver contratos de fornecimento, reposição de estoque, compra de insumos produtivos e itens para revenda. 

Dentro do contexto digital, empresas podem negociar muito mais livremente, já que limitações físicas deixam de existir. Vamos dar um exemplo… 

Antes do Ecommerce B2B ser mais consolidado, empresas que buscavam fornecedores deveriam fazer pesquisas físicas, indo até a sede de cada uma das possíveis parceiras comerciais. E isso acontecia, claro, dentro de um raio geográfico menor, sobretudo para as empresas menores. 

Isso já não acontece no Ecommerce B2B. Toda essa realidade se torna mais ampla quando falamos das compras que acontecem na internet, os negócios ganham um potencial de escalabilidade bem maior para crescer e prosperar.

Mas não tem como falar de crescimento, prosperidade, sem pensar em números não é? Afinal, bons negócios e mercados são aqueles que geram receita e lucro… Então, quais seriam os números e dados do Ecommerce B2B?

Confira a seguir os principais números deste segmento do Ecommerce. Reunimos alguns dados que você certamente não vai querer deixar de ver.

O mercado do Ecommerce B2B hoje 

A primeira coisa a se observar no mercado de Ecommerce do Brasil é que ele não para de crescer… Assim como outras nações, como os Estados Unidos e países europeus.

O Ecommerce B2B nos Estados Unidos, por exemplo, movimentou US$ 870,78 bilhões em 2021, ou seja, acima dos US$ 762,68 bilhões registrados em 2020, segundo dados do Departamento de Comércio.

Esses números mostram como esse negócio está bem estabelecido e operante na terra do Tio Sam... Mas, em meio a isso, não podemos negar o quanto o Brasil está seguindo o mesmo caminho, não é verdade?

No entanto, essa “imaturidade” a qual o Ecommerce B2B ainda passa por aqui é boa para quem está chegando agora. Pois já que o mercado não está saturado ele ainda comporta muitos empreendimentos novos.

Em nosso país os números dos últimos anos têm sido animadores para o Ecommerce B2B.

Ainda segundo o relatório Webshoppers 45, que citei lá no início, o faturamento ao longo de 2021 foi bem animador… E, ao todo, foram 87,7 milhões de consumidores comprando online ao longo do período. 

Pode não parecer algo grande em relação ao movimento americano, mas ainda assim é um número bem alto para um mercado em plena expansão. 

Quais são as diferenças entre Ecommerce B2B e Ecommerce B2C?

O Ecommerce B2B possui mais distinções no modelo de operação do B2C – Business to Consumer –, que os participantes nas transações de compra e venda.

Muitas delas causam um impacto direto na forma como a plataforma de Ecommerce precisa atender aos clientes. Por isso, se você pensa em fazer uma migração do Ecommerce B2C para o B2B, saiba que é preciso certa especialidade.... 

Infelizmente, muita gente ainda acredita que basta fazer pequenas alterações, meio que uma gambiarra, em uma plataforma B2C e pronto! Temos uma plataforma para Ecommerce B2B totalmente operacional.

Mas isso só funciona para casos bem específicos e com uma transação pequena e operações simples entre empresas. E ainda assim, não é realmente uma decisão interessante adaptar uma plataforma B2C para B2B.

A razão para isso é que as operações de Ecommerce B2B exigem funcionalidades e modelos específicos diretamente no núcleo do sistema. Além disso, existem algumas diferentes características que precisam ser programadas de modo distinto de acordo com o modelo:

1. Perfil dos clientes

Nos modelos de Ecommerce B2C existe um foco maior no comportamento do cliente final, que no caso é  uma pessoa física.  Já no modelo B2B os clientes precisam ser tratados de outro modo, porque o volume de compras é maior em geral, além de apresentar outras diferenças na forma de comprar os produtos do Ecommerce;

2. Condições de pagamento

Em geral, os modelos B2B trabalham com pagamento faturado, onde a empresa faz o pedido primeiro e o Ecommerce então emite os boletos para pagamento. Sendo que no modelo B2C o boleto precisa ser pago pelo cliente para cair na conta da loja para então ser processado e enviado o pedido.

3. Impostos

Quando um cliente faz uma compra em B2C, o preço mostrado no produto é o montante que o cliente terá que pagar. Já em uma compra feita por Ecommerce B2B, os impostos como IPI, ST, ICM e DIFAL, terão de ser levados em conta.

Como vê, são diferenças que impactam na forma como a plataforma de Ecommerce deve funcionar. O que torna realmente necessário o uso de uma plataforma já projetada para o modelo B2B, especificamente.

Porém, ainda que seja um trabalho adicional com a plataforma, um Ecommerce B2B pode oferecer muitos benefícios.

Melhores plataformas para Ecommerce B2B

Depois de entender bem o conceito e como funciona o Ecommerce B2B, vamos falar sobre algumas das melhores plataformas que você pode utilizar para criar e desenvolver o seu negócio:

Magento

Magento é uma plataforma bem conhecida no mercado. Entre as suas principais características estão as amplas opções de personalização, o que te permite testar e optar pelas alternativas que mais fazem sentido para o seu negócio. 

A assistência na organização do inventário digital da loja é outro ponto que chama a atenção para a plataforma. Fora o fato de que seu sistema é otimizado e pode funcionar bem em qualquer dispositivo.

Nuvemshop

A Nuvemshop tem mais de 100 mil lojas ativas e é conhecida no mercado por ser uma das melhores plataformas de Ecommerce para as PMEs. Com ela, você consegue fazer muitas ações em um só lugar, como gerenciar itens do catálogos, automatizar pedidos e entregas e por aí vai…

Além de ter compatibilidade com mais de 30 aplicativos para personalizar as lojas virtuais, a plataforma tem funções para criar ofertas relâmpago, criador de banners, recomendações de produtos e muito mais.

Fora o fato de que foi eleita a melhor plataforma de Ecommerce em 3 ocasiões diferentes pela Abcomm.

Ou seja, existem excelentes opções hoje no mercado para quem quer abrir um Ecommerce B2B… Aqui no blog do EnP, nós já publicamos um artigo com as melhores opções de plataformas de Ecommerce. Se você quiser saber mais sobre isso, confira: Como Escolher uma Plataforma de Ecommerce: Guia Completo

As razões para criar o seu  Ecommerce B2B o quanto antes

Como acaba de ver, um Ecommerce B2B possui alguns pontos que demandam atenção extra em sua plataforma digital.

Porém, nem de longe esses pontos deveriam desanimar alguém a abrir sua loja virtual para empresas. Pois como mostramos ao longo desse artigo, um Ecommerce voltado para o modelo permite realizar vendas maiores. O que representa um faturamento e lucro potencialmente maiores.

Além disso, nosso mercado nesse setor ainda está longe do seu amadurecimento pleno e saturação. Os números de faturamento e movimentação ainda crescerão bastante ao longo dos anos.

Sem falar que quem chegar agora no setor terá muito mais chances de construir e fortalecer sua marca que os mais atrasados. Se você quer dar o próximo passo agora, te convidamos a participar do treinamento Loja Virtual do Zero

Durante as aulas, você aprenderá como criar o seu próprio Ecommerce, mesmo sem nenhuma experiência prévia. O curso já está disponível para assinantes do Ecommerce na Prática. Clique aqui para saber mais: 

Perguntas Frequentes

O que significa B2B no Ecommerce?

O Ecommerce B2B – ou Business To Business – é um tipo de modelo de negócio em que empresas vendem produtos ou serviços para outras empresas, através da internet. Negócios desse tipo, normalmente, envolvem vendas no atacado, ou com condições especiais de varejo.

O que é Ecommerce B2B e B2C?

O Ecommerce B2B é voltado para as transações entre empresas, enquanto isso, o B2C é voltado para as transações entre empresas e o consumidor final. Em outros termos, o Ecommerce B2B pode ser definido pela sua natureza atacadista, enquanto o B2C tem uma inclinação mais varejista.

Como funciona o Ecommerce B2B?

Como vimos, o Ecommerce B2B funciona a partir de negociações entre empresas. Essas negociações podem envolver contratos de fornecimento, reposição de estoque, compra de insumos produtivos e itens para revenda.