A Gestão Financeira é o coração da sua empresa. Se esse setor não tiver os devidos cuidados necessários para que funcione de forma saudável e consistente, a sua empresa vai desandar...

E, para que isso não aconteça, existem alguns pilares que compõem uma gestão financeira eficiente. 

Quer saber quais são esses pilares?

Então, continue a leitura e entenda de uma vez por todas a importância de gerir bem o setor financeiro. 

No vídeo abaixo, o Bruno de Oliveira, CEO e fundador do Ecommerce na Prática, convida o Diego Ceciliano, sócio e COO do EnP, para falar sobre os pilares de uma Gestão Financeira eficiente. Assista:

Por que a Gestão Financeira é tão importante para QUALQUER empresa? 

A primeira coisa que vai te ajudar a entender melhor a importância da Gestão Financeira do seu negócio é ter um objetivo claro!

Afinal, qual é o objetivo da sua empresa? 

É muito importante ter isso em mente, pois esse é o ponto de partida para qualquer processo dentro de uma empresa, seja financeiro ou não. 

E vale ressaltar que o objetivo é algo bem particular seu… Você pode ter uma empresa por ser apaixonado por empreendedorismo e pelo mundo dos negócios, para ter uma renda extra, para ter a melhor empresa em determinado segmento… 

Então, pense bem nesse objetivo maior antes de qualquer coisa!

Depois disso, vamos entender a importância da Gestão Financeira… 

Fazendo uma analogia, para ficar mais claro, o financeiro é o coração de uma empresa, o Marketing é o oxigênio e a operação é a estrutura corporal. 

Para que a empresa tenha um funcionamento saudável, todos esses setores precisam trabalhar bem e em conjunto. 

Então, se o seu financeiro não estiver organizado, outros setores como o marketing e a operação serão fortemente afetados, colocando em risco o desenvolvimento do seu negócio. 

Por isso, a ideia é cuidar MUITO bem do seu financeiro, mesmo tendo uma equipe para isso…

Você, como empreendedor, precisa entender pelo menos o básico de finanças para conseguir fazer a gestão do jeito certo, auxiliando os seus colaboradores da equipe de finanças de acordo com o objetivo da empresa. 

Antes de falar sobre o assunto principal, que são os pilares da gestão financeira, é importante enfatizar que esse artigo é apenas um pequeno trecho de um conteúdo COMPLETO disponível na assinatura Ecommerce na Prática. 

Confira: 

1- Separação da Gestão Financeira da pessoa física e da pessoa jurídica

Um dos maiores erros entre empreendedores é utilizar a mesma conta para a gestão financeira pessoal e da empresa.

NÃO FAÇA ISSO! 

O ideal é que você separe cada uma dessas finanças. Essa simples ação vai te ajudar no controle financeiro da sua empresa (vamos falar sobre isso no 3º tópico) e também no controle do seu dinheiro para gastos pessoais.

Caso você esteja misturando esses dois, pode ser que sem querer acabe gastando o dinheiro da empresa para coisas pessoais, atrapalhando o fluxo de caixa. 

Leia também: 7 Maiores Erros de Gestão Financeira no Ecommerce

2- Gestão de Preço de Venda

Outro ponto fundamental para uma gestão financeira saudável é a gestão de preço de venda especificamente. O preço de venda pode variar de acordo com os novos valores do seu fornecedor…

Dificilmente o preço atual vai se manter por muito tempo e você precisa ficar atento a isso para ter a tomada de decisão certa.

Você pode ir por alguns caminhos diferentes: 

  1. Procurar por um novo fornecedor com um preço mais em conta e que mantenha a qualidade dos produtos;
  2. Reajustar o preço de venda para manter a margem de lucro, aumentando o preço do produto;
  3. Reajustar o preço de venda e diminuindo a margem de lucro, mantendo o preço atual do produto.

Existem outras ações que podem ser tomadas, mas a escolha de qual delas colocar em prática vai depender dos objetivos da empresa e também do seu público-alvo.

Afinal, se você não trabalha bem os valores do produto por meio de marketing de conteúdo e anúncios, aumentar o preço do produto pode gerar objeções de venda, fazendo com que o seu público não compre o produto.

Enfim, avalie qual é a melhor estratégia para aplicar no seu negócio com base na gestão de preço de venda.

3- Controle Financeiro

Por fim, o controle financeiro deve ser feito de perto e bem detalhado para ter documentado todas as despesas, faturamento e lucro da empresa.

Por isso, é importante saber todos os gastos, seja com o escritório, com produtos novos, com internet, embalagem, logística… 

Ou seja, tenha controle absoluto de todo dinheiro que entra e sai da empresa! 

“Eu contratei um profissional para isso, não preciso me preocupar”.

Mesmo tendo um profissional de confiança, é importante que você fique por dentro desses detalhes e tenha em mente como está sendo utilizado o capital da empresa.

Afinal, é isso que faz o seu negócio funcionar! Então, mantenha-se informado.

E as dicas não param por aqui… 

Domine a gestão financeira da sua empresa com o curso Mestre das Finanças!

Gerenciar as finanças de uma empresa é uma tarefa complexa, mas crucial para o crescimento do negócio.

Foi para ajudar empreendedores em todas as fases do negócio que criamos o curso Mestre das Finanças, disponível com a assinatura do Ecommerce na Prática.

No curso, você vai aprender como estruturar a área financeira do seu negócio, criar processos, controles e como usar dados financeiros para tomar decisões estratégicas.

Para assinar o Ecommerce na Prática e começar as aulas, clique aqui: