Encontrar um bom nicho de mercado pode ser a chave para o sucesso de muitos negócios. Afinal, essa é uma maneira de ganhar autoridade dentro de um segmento específico e atrair o tipo certo de atenção para uma marca. Mas como encontrar um nicho lucrativo?  

Saber em qual segmento do mercado vai trabalhar nem sempre é algo fácil para o empreendedor. Muitos fatores são levados em consideração, como gostos pessoais, demanda no mercado, etc. 

Para facilitar esse processo, nós criamos este artigo com todos os pontos cruciais sobre nicho de mercado…

Nele, você vai aprender o que é nicho de mercado, qual a sua importância, os tipos existentes, como escolher, entre outros pontos. Vamos lá?

O que é nicho de mercado?

O nicho de mercado representa uma segmentação, ou seja, um recorte específico, de um segmento maior. Nesta segmentação é possível encontrar consumidores com interesses e necessidades específicas, que têm dificuldade para encontrar soluções satisfatórias para seus problemas dentro das opções oferecidas atualmente no mercado. 

Em outras palavras, um nicho de mercado é uma grande oportunidade para empreendedores

Vale lembrar que nicho de mercado e segmento de mercado não são sinônimos. Esse é um erro muito comum, mas é importante notar as diferenças: enquanto um segmento diz respeito a uma parcela de público com interesses semelhantes, um nicho é mais específico e refere-se a um grupo ainda menor e com demandas bem particulares

Vamos exemplificar…

Imagine que você tem uma empresa do ramo de alimentos. Este é um mercado gigantesco, não concorda? Dentro dele podem estar os supermercados, as mercearias, restaurantes, confeitarias, refeições prontas e muitos outros tipos de negócio. 

A empresa em questão está no segmento de refeições prontas. Ainda que este seja um recorte mais específico, ainda é um tanto amplo. Afinal, sua empresa vende refeições prontas? Itens de confeitaria? Lanches? Cada uma dessas soluções atende a um tipo diferente de persona, ou seja, um perfil de cliente específico. 

Vamos dizer que o cliente da sua empresa, especificamente, seja uma pessoa ocupada, que precisa de refeições prontas para agilizar a rotina do dia a dia. Mas, ela não quer qualquer tipo de comida… 

Preocupada com a sua saúde, a persona da sua empresa busca por opções vegetarianas ou veganas, feitas com ingredientes orgânicos, com pouca adição de gordura e sem elementos processados. Está aí um belo nicho de mercado, não concorda? 

Vale lembrar que, para encontrar o nicho de mercado ideal, você não precisa, necessariamente, de um produto super inovador. O que você precisa é de um conhecimento profundo sobre as necessidades e anseios do seu público. Como fazer isso? Vamos explicar ainda neste artigo… 

Nicho de mercado: qual o contexto em torno deste conceito do empreendedorismo? 

Apesar do que muitos empreendedores pensam, o conceito de nicho de mercado nem sempre existiu. Antes da internet, eles eram simplesmente inviáveis.

Você já leu um livro chamado A Cauda Longa, de Chris Anderson? Se a resposta for não, saiba que recomendamos muito a leitura. É fundamental para quem quer trabalhar com a lógica de nichos.

Em síntese, é mais ou menos o seguinte:

Antes da chegada da internet, era praticamente impossível trabalhar com nicho de mercado. Se você abrisse uma mercearia em uma cidade do interior do estado, por exemplo, teria que vender de tudo: desde pão até ração para cachorro.

Isso acontece por um motivo simples: cada consumidor da cidade possui uma necessidade diferente. Alguns querem comprar pão, outros desejam um galão de vinho, outros querem ração para o cachorro… Quanto mais dessas soluções você oferecer, mais você lucra.

Por isso, o conceito de nicho de mercado pode ser explicado por meio de 3 pilares principais: 

Pilar 01: a internet e a viabilização do nicho de mercado

Trabalhar com um nicho de mercado, antes da internet, seria mais ou menos como abrir esta mercearia e, em vez de vender produtos variados, focar em vender diferentes tipos de queijos, por exemplo. 

É claro que as pessoas compram queijos. Mas o problema é que, ao oferecer somente esse produto, você perderia todos aqueles outros clientes interessados em vinho, pão e ração. O negócio tornaria-se inviável, pois a demanda por queijos na cidade não supriria a oferta do seu produto.

Agora, imagine se você pudesse abrir a mesma mercearia especialista em queijos mas, dessa vez, tendo a possibilidade de vender para consumidores de todo o país (ou até do mundo)?

Enquanto antes o alcance do seu negócio era uma cidade com 100 mil habitantes, agora é um país com mais de 200 milhões deles.

É provável que, nesse novo panorama, você consiga vender muito mais queijo, certo? Foi justamente a internet que possibilitou que empreendedores parassem de vender apenas para sua cidade e começassem a fazer negócios com o restante do país.

Depois da internet, a localização geográfica de um negócio simplesmente deixou de ser fundamental para o sucesso. Basta ter uma boa ideia, algum recurso financeiro, uma conexão estável com a internet e pronto: você já pode começar um negócio.

Pilar 02: a competição com os grandes players do mercado

Quando o Ecommerce ainda estava engatinhando no mercado brasileiro, muitos empreendedores confundiam-se um pouco e acabavam entrando na dura competição com os grandes players do mercado, ou seja, aquelas empresas que contam com investimentos maciços, tais como Netshoes, Dafiti, etc.

Hoje, sabemos que isso é um erro. Não faz sentido querer montar uma loja de sapatos e passar a oferecer as mesmas soluções da Netshoes, por exemplo.

Por conta de toda a sua estrutura, essa concorrente provavelmente conseguirá vender mais barato, entregar mais rápido, trocar com mais eficiência, entre muitas outras vantagens que tornarão seu negócio inviável.

Isso quer dizer que a única saída é desistir da sua ideia? Jamais! Isso quer dizer que você precisa tornar-se um especialista em determinado nicho.

Pilar 03: a individualização do consumo

Uma mudança vem se mostrando cada vez mais clara: os consumidores querem se sentir únicos. Se a criação da internet modificou a forma com que vendemos, ela também trouxe muitas transformações na maneira com que o cliente deseja ser percebido pelas marcas que consome.

Hoje, se uma empresa dificulta a vida de um consumidor, ele simplesmente escreve sobre o caso nas redes sociais e pronto: a reputação daquela marca estará arruinada.

É fundamental ter a noção de que o consumidor está mais atento e sensível do que nunca.

Antes, a comunicação da empresa era direcionada para uma grande massa de pessoas. Hoje, ela precisa ser feita no “um-para-um”. É necessário falar para cada cliente individualmente, pois os consumidores de hoje são complexos: têm características e demandas diferentes.

Eles sabem que têm problemas únicos e buscam por soluções exclusivas no mercado. É nessa tendência do “um-para-um” que gigantes do Ecommerce como Netshoes e Dafiti deixam lacunas que podem ser preenchidas por nós, os pequenos e médios empreendedores.

Enquanto os grandes players querem abraçar o mundo, você precisa fazer o exato oposto: especializar-se em algum tipo específico de produto.

Por exemplo:

Se você acessar o site da Netshoes agora, verá que ele disponibiliza tênis para corrida de alta performance, mas também oferece barracas e bicicletas.

Se um usuário está começando a correr os seus primeiros quilômetros, pode até ser que compre um tênis com a Netshoes, mas dificilmente saberá se está realmente fazendo o melhor negócio.

Por ter uma operação tão grande, a marca simplesmente não consegue atender o cliente no “um-para-um”, pecando no momento do atendimento personalizado, aspecto tão valorizado pelo consumidor.

Se você quisesse aproveitar a lacuna deixada pela Netshoes, o caminho seria a criação de um ecommerce especializado em tênis para maratonistas, por exemplo.

Nele, você poderia oferecer alguns diferenciais muito interessantes, tais como:

  1. Identificação do tipo de pisada do corredor (seguida da indicação do melhor tipo de tênis para cada caso);
  2. Criação de diversos conteúdos relevantes (um guia sobre “Como se preparar para a primeira maratona”, dicas sobre “Como começar a correr”, entre outros).

Só com as duas ações básicas listadas acima, já seria possível prospectar muitos clientes da Netshoes. Eles comprariam com você porque enxergam valor no que a sua marca entrega.

A importância de definir seu nicho de mercado

Definir um nicho de mercado é importante para que uma empresa consiga cativar seu público e fazer um bom número de vendas.

Muitos empreendedores pensam que, quanto mais generalista for o seu foco, mais pessoas vão poder comprar o seu produto e, por consequência, mais vendas serão feitas. Infelizmente, no mundo dos negócios, essa equação não é tão simples. 

Como você pode ver, o que acontece na prática é justamente o contrário… Mas, por que isso acontece?

Um foco generalista pode comprometer a capacidade de personalização da sua comunicação. Ou seja, tentar atingir um grande número de pessoas forçará a sua empresa a se comunicar por meio de um denominador comum, o que vai tornar mais difícil que seus clientes sintam-se representados pela forma como sua empresa se comporta. 

Em contrapartida, se a sua empresa tem um foco específico de mercado, é mais fácil entender que tipo de mensagem é mais efetiva, aumentando o grau de receptividade da audiência. 

Da mesma forma, ao focar em uma parcela bem particular do mercado, as chances de se deparar com grandes concorrentes é menor. Mais um ponto a favor da sua empresa! Isso também influencia os preços que podem ser cobrados pelo seu produto ou serviço. 

Alguns dos principais benefícios de se ter um nicho de mercado bem definido são: 

  • Comunicação mais eficiente com o público; 
  • A concorrência é menor; 
  • Mais independência no estabelecimento de preços;
  • Uso focado de recursos financeiros e mão de obra.

Agora que você já sabe alguns dos benefícios de se ter um nicho de mercado bem definido, que tal aprender como colocar a teoria em prática com o nosso fundador, Bruno de Oliveira? Assista a este vídeo em nosso canal do YouTube: 

Leia também: Tipos de clientes: veja os 12 principais e como tratá-los

Como escolher o seu nicho de mercado? 

O processo de escolher o seu nicho de mercado nem sempre é fácil, ainda mais quando consideramos a grande variedade de segmentos e públicos que estão disponíveis para o lojista dentro do Ecommerce. 

Existem, no entanto, algumas boas práticas que podem ser aplicadas. Vamos conhecer algumas delas agora? 

1. Escolha o seu segmento de mercado

O nome nicho de mercado já diz tudo que precisamos saber sobre o conceito: um segmento menor de uma parcela mais abrangente. Por isso, antes de definir o seu nicho, é preciso entender qual o mercado no qual você pretende atuar.

Digamos, por exemplo, que você queira atuar dentro do segmento de moda. Esse é um mercado amplo, com muitas possibilidades: moda feminina, moda praia, moda infantil e por aí vai… 

Sendo assim, primeiro escolha a sua área de atuação no nível mais abrangente, para depois refinar a sua busca por produtos e públicos mais específicos. 

2. Entenda quais são as suas afinidades 

Muitos empreendedores pensam que precisam focar na venda dos produtos mais procurados para ter sucesso. Mas a verdade não é bem assim… 

É claro que entender a demanda do produto é importante – afinal, você precisa ter um público interessado na sua oferta – mas existem outros fatores que devem ser levados em consideração. E a sua afinidade e interesses são dois deles. 

Um bom ponto de partida é analisar seus tópicos de interesse e hobbies, ou temáticas nas quais você tem mais interesse e conhecimento que a maioria das pessoas. Dessa forma, você vai poder trabalhar a comunicação do seu produto com mais propriedade e segurança. 

3. Encontre um problema 

Procurar por problemas pode parecer uma coisa contraprodutiva, mas vamos explicar… 

A maioria das pessoas não compra um produto, a não ser que ele resolva um problema ou uma necessidade para ela. O ideal é que você olhe com atenção para o seu público e entenda quais as demandas existentes que ainda não foram supridas por nenhuma empresa. 

Nem sempre as respostas são óbvias, por isso buscar itens que têm a ver com seus interesses – como falamos no tópico anterior – pode ser um atalho interessante para encontrar essa necessidade do mercado.

4. Calcule a viabilidade econômica da sua ideia 

Você já decidiu seu mercado, entendeu as suas afinidades e as necessidades do mercado pretendido. Agora é hora de colocar tudo na ponta do lápis e entender se a sua ideia é economicamente viável. 

A ideia aqui é olhar para o mercado e entender quem são seus concorrentes, quais os preços cobrados por produtos semelhantes, quem vai ser seu fornecedor e mais. Também vale entender o valor agregado daquele produto e qual a margem de lucro que você deseja ter.

Em resumo, portanto, aqui estão as 4 melhores práticas para encontrar o seu nicho de mercado: 

  • Escolha o seu segmento; 
  • Entenda quais são as suas afinidades e interesses; 
  • Encontre um problema ou necessidade dentre os consumidores; 
  • Calcule a viabilidade econômica do seu nicho.

Tipos de nicho de mercado

Agora que você já sabe o que é nicho de mercado e qual a sua importância, é a hora de entender quais os tipos de segmentação que existem. 

É importante destacarmos que não existem regras exatas quando o assunto é encontrar um segmento de mercado nichado. Você pode utilizar informações sobre seus concorrentes, clientes, características dos seus produtos e diversos outros elementos para encontrar o nicho ideal.

A seguir, no entanto, vamos falar sobre algumas das segmentações mais populares. Confira!

Segmentação geográfica

A segmentação geográfica é aquela que leva em consideração a localização do mercado consumidor. Dentro deste recorte podem ser considerados alguns fatores como país, estado, cidade, bairro e até mesmo rua. 

Essa é uma segmentação particularmente interessante para negócios físicos.  Digamos, por exemplo, que em determinada região da sua cidade não existam mercearias.  Esse pode ser um bom indício de que ali existe um mercado inexplorado. 

Por outro lado, lugares que têm algumas mercearias por perto também podem indicar que ali existe um mercado ávido pelo consumo deste tipo de serviço.  O ideal é que sejam feitas pesquisas aprofundadas sobre quais as necessidades que a sua empresa pode suprir,  antes que qualquer plano saia do papel.

Nesse caso, uma empresa pode decidir focar sua comunicação em pessoas que vivem a um raio de 5 km da sede, por exemplo. Isso pode facilitar entregas e retiradas e ainda integrar operações digitais e físicas.

Vale lembrar também que, no caso dos negócios digitais, essa é uma segmentação pouco útil.  Afinal de contas, o comércio eletrônico é conhecido por quebrar barreiras geográficas e conectar empresas e clientes que estão em diferentes espaços.

Segmentação demográfica

Já a segmentação demográfica leva em consideração alguns aspectos populacionais relacionados aos consumidores.  Alguns dos elementos mais importantes são a faixa etária, o gênero, nível de escolaridade, profissão, raça, classe social, dentre outros… 

Ao contrário da segmentação geográfica, entender as diferenças demográficas do público pode ser útil também para lojas virtuais. Isso porque muitas ferramentas de anúncios tem como base informações como essas. 

Um exemplo de nicho de mercado focado em particularidades demográficas seria o seguinte: mulheres, de 18 a 25 anos, universitárias, da classe B.

Segmentação por afinidades

Quando falamos sobre afinidades, estamos nos referindo a aspectos da personalidade do Consumidor que podem ser utilizados na segmentação. Usualmente, essas são características comuns a determinados grupos de pessoas, mas nem sempre elas têm raízes profundas em valores ou crenças. Por vezes, essas afinidades podem ser definidas por questões de gosto pessoal, por exemplo.  

Vamos dar alguns exemplos:

  • Pessoas que seguem o vegetarianismo;
  • Pessoas interessadas em técnicas de finalização para cabelos cacheados;
  • Indivíduos preocupados com a equidade de gênero; 
  • Pessoas intolerantes à lactose;
  • Ouvintes de um determinado estilo musical; 
  • Pessoas preocupadas com o impacto ambiental do seu consumo. 

Segmentação comportamental

A segmentação comportamental está relacionada a como esses consumidores realizam suas compras. Por exemplo, eles utilizam mais a internet na hora de buscar por novos produtos? Quais os perfis de influenciadores que mais têm aderência entre esse segmento de pessoas? Elas costumam consumir conteúdo em vídeo? O WhatsApp é a forma mais utilizada de comunicação? 

É claro que as perguntas que precisam ser feitas vão variar de acordo com a área de atuação da empresa, mas a ideia é tentar mapear os caminhos que podem levar o seu cliente até a solução que a sua companhia oferece. 

Como encontrar o seu nicho de mercado [passo a passo] 

Quando falamos em bater o martelo sobre qual nicho de mercado você irá atuar, é preciso pensar em uma estratégia. Nada pode ser feito aleatoriamente.

Existem dois caminhos geralmente utilizados por pequenos e médios empreendedores que ainda estão indecisos em relação ao mercado: o da afinidade e o da necessidade.  Ambas são boas, mas a segunda alternativa é bem mais eficaz – e você entenderá o porquê em breve. Vamos a elas:

1. Escolha o seu nicho de mercado a partir da afinidade 

O primeiro caminho possível para se escolher um nicho de mercado é bastante simples – e tem tudo a ver com você, empreendedor. 

Durante toda a sua vida, você acumulou diversos hobbies e temas com os quais tem afinidade, certo? Chegou a hora escolher um deles e pensar em uma forma de monetizá-lo.

Tudo bem, parece simplista no começo, mas pense: se você já tem um interesse natural pelo assunto, provavelmente conhece um pouco sobre o mercado e sabe exatamente o que os consumidores estão buscando, até porque você é um deles.

Dessa forma, seja você um entusiasta do poker ou um apaixonado por surf, poderá fazer com que esse passatempo vire um negócio. É sua chance de, finalmente, trabalhar com o que você ama.

Porém, não basta acordar em uma segunda-feira ensolarada e declarar que vai abrir uma loja virtual de pranchas de surf. As coisas não devem ser feitas dessa forma.

Já que você partiu de uma paixão – e não de um estudo detalhado – é preciso saber se existe espaço para esse negócio no mercado. É a etapa que chamamos de validação da ideia. 

Você pesquisará concorrência, estudará a persona, buscará por quanto aquele segmento vem faturando anualmente etc. Estas informações iniciais serão fundamentais para que você descubra se existe ou não a possibilidade de continuar com o projeto.

Dicas para escolher o nicho de mercado baseando-se em afinidades pessoais

  • Concorrência: ao pesquisar a concorrência, não se assuste com o número de empresas que já atuam naquele mercado. Isso nem sempre é um mau sinal.

Muitas vezes, o segmento pode estar vendendo muito, fazendo com que a oferta de produtos seja suprida pela demanda dos consumidores.

Veja o caso dos acessórios masculinos, por exemplo. Existem zilhões de empresas vendendo esse tipo de produto. E isso não significa que abrir uma loja virtual de acessórios seja uma má ideia - até porque este é  um dos nichos mais lucrativos do comércio eletrônico brasileiro nos últimos anos.

  • Não se apegue à ideia: no momento da validação, recue se perceber que a jornada será muito complicada.

Digo isso porque muitos empreendedores acabam firmando um compromisso com a ideia, mas deveriam se comprometer mesmo com o sucesso.

Dessa maneira, mesmo percebendo que aquele é um poço de problemas futuros, com concorrência gigantesca e complicações logísticas, levam o projeto adiante e correm um grande risco de fracassar.

2. Escolha o seu nicho de mercado a partir da necessidade

O segundo caminho para a escolha do seu nicho de mercado é o mais aconselhável. Gosto de pensar nele como algo pragmático, difícil de dar errado. É muito simples: faça um estudo de mercado, detecte um problema e crie uma solução.

Digamos, por exemplo, que você ouviu um amigo comentando sobre como o trabalho anda corrido e, por conta disso, ele acaba sempre se entupindo de salgados na cantina da empresa onde trabalha.

Bem, para os olhares mais atentos, pode existir uma oportunidade aí!

No outro dia, você decide ir até uma grande empresa da cidade e, com algumas poucas conversas, percebe que a maioria dos funcionários parecem infelizes com sua alimentação diária. Todos queixando-se da falta de tempo para preparar refeições mais saudáveis.

Neste caso, não seria nada mal criar um ecommerce que venda salada de frutas em pequenos potes, por exemplo.

É claro que você não vai criar o seu negócio depois do primeiro dia de pesquisa. É preciso checar o faturamento do mercado, conversar com outros empreendedores, visitar outras empresas etc.

Porém, não dá para negar: ali está uma ideia que, diferentemente das “pranchas de surf”, nasceu de uma necessidade real. Nesse caso, a sua ideia já está validada e entrará no mercado com chances maiores de ser bem-sucedida.

Perceba que é feito o caminho inverso: ao invés de decidir o produto e depois conferir o mercado, primeiro se confere o mercado para depois decidir o produto.

6 ferramentas para encontrar o seu nicho de mercado

A escolha pelo nicho de mercado ideal pode parecer subjetiva – até porque, em partes, realmente é – mas a verdade é que existem diversas ferramentas que podem te ajudar a tomar uma decisão mais assertiva, baseada em dados… 

Elas variam em níveis de sofisticação e investimento, por isso, analise todas as opções com cuidado para escolher a que pode ser mais útil na sua busca. Vamos conhecer algumas delas? 

01. Google

A primeira opção dessa lista dispensa qualquer apresentação, não é mesmo? O Google é a ferramenta de busca mais utilizada do mundo, mas ela também guarda alguns segredinhos que podem ser úteis para empreendedores em busca de inspiração…

O autocompletar do buscador é um desses segredos, por exemplo.

Você pode utilizar a palavra-chave relacionada ao seu produto + termos complementares como “de” ou “para”. Temos certeza de que esta pode ser uma busca muito produtiva e cheia de insights para sua empresa. 

nicho-de-mercado

02. Keyword Planner

O Keyword Planner também é uma ferramenta do Google disponível para todos aqueles que têm conta no Google Ads. Ele te ajuda a entender quais são as palavras-chave relacionadas ao nome do seu produto, empresa ou segmento de mercado. 

Essa ferramenta pode expandir o seu entendimento sobre determinado público, além de permitir que você encontre mais informações sobre o tamanho do nicho a ser escolhido, apenas por meio do volume de palavras-chave. 

03. Grupos de Facebook

Os grupos do Facebook são uma das funções mais ricas de toda a plataforma. Neles, pessoas – e potenciais clientes, devemos dizer – passam o tempo discutindo sobre tópicos específicos, expressando suas opiniões. 

Essa é uma janela valiosa para a mente de seu público-alvo, principalmente se você descobrir quais as comunidades mais ativas do segmento escolhido. 

04. Google Trends

O Google Trends é uma plataforma gratuita, que serve para entender quais os termos mais em alta do momento. Ela também oferece um histórico de pesquisas relacionadas àquela palavra-chave, dando uma boa noção de sazonalidade no nicho de mercado. 

Ah, com essa ferramenta você também pode comparar termos e ver como eles performam em determinados demográficos. Por exemplo, na imagem abaixo, é possível ver o crescimento da busca pelo termo “cadeira de escritório” nos últimos 5 anos.  É bem interessante! 

nicho-de-mercado

O Quora é uma plataforma de respostas e perguntas que concentra uma base de usuários bastante ativa. Nele, é possível ver discussões sobre os mais variados tópicos, filtrando as perguntas por assuntos específicos. 

05. Quora

nicho-de-mercado

O interessante é usar esse canal para entender quais os principais questionamentos daquele público, procurando alternativas  de posicionamento que possam fazer sentido para a sua empresa. 

06. Semrush

nicho-de-mercado

O Semrush é o queridinho de todos aqueles que trabalham com estratégia de conteúdo na internet – e não é para menos. Essa é uma das ferramentas mais completas do mercado quando falamos em pesquisa de palavras-chave, acompanhamento de redes sociais e mais! 

Com ela, é possível analisar o tráfego de qualquer site, descobrir as estratégias de divulgação dos concorrentes, ter ideia de conteúdo, encontrar tópicos que condizem com o seu público, dentre muitas outras funcionalidades.  

Essa é uma ferramenta paga, mas você pode experimentar o período gratuito de testes para fazer algumas pesquisas. 

Exemplos de nichos de mercado lucrativos 

Quando pensamos em nicho de mercado, existem sempre os grandes clichês, aqueles que, ano após ano, são os que mais arrecadam e fazem sucesso entre os consumidores. Segundo dados da Webshoppers, o maior estudo sobre Ecommerce no Brasil, o top 10 dos nichos que mais faturam no país é:

  1. Telefonia / Celulares;
  2. Eletrodomésticos;
  3. Eletrônicos;
  4. Informática;
  5. Casa e Decoração;
  6. Saúde / Cosméticos / Perfumaria;
  7. Moda e Acessórios;
  8. Esporte e Lazer;
  9. Acessórios Automotivos;
  10. Livros / Assinaturas / Apostilas.

Caso queira saber tudo sobre os nichos que mais faturam e mais vendem no comércio eletrônico brasileiro, confira este artigo completo.

Lembre-se: não se prenda somente a essas ideias. Existe muita coisa legal que pode ser feita… desde músicas personalizadas até móveis de madeira maciça, existem diversos nichos de mercado faturando muito no Ecommerce.

Alguns exemplos de nichos lucrativos:

  • Moda e acessórios: como já deve ter ficado claro, roupas e acessórios vendem bem. Homens e mulheres têm investido pesado em sua aparência, fazendo com que o faturamento deste nicho cresça ano após ano.
  • Eletrônicos e eletrodomésticos: o Ecommerce brasileiro tem ganhado a preferência do público quando o tema são eletrônicos e eletrodomésticos. Se esta for a sua opção, faça uma ampla pesquisa sobre a concorrência para entender se conseguirá vender por preços competitivos (um dos principais atrativos para a persona deste nicho).
  • Saúde e bem-estar: a “geração saúde” está apenas começando a surgir. Nos próximos anos, a tendência é que a demanda por produtos saudáveis e naturais aumente muito. Apostar no mercado de saúde e bem-estar pode ser uma ótima ideia.

Se você quiser, pode conferir também mais 50 ideias de ecommerce para abrir ainda este ano! Certamente, alguma das opções chamará sua atenção.

Como tornar-se uma referência em seu nicho de mercado?

Se você já encontrou o seu nicho dentro do mercado, um outro passo muito importante precisa ser dado: o de se destacar frente à concorrência. Isso porque as pessoas compram mais de empresas nas quais confiam, ou seja, que se destacam como especialistas em sua área de atuação. 

Mas, afinal de contas, como fazer isso? 

A seguir, vamos compartilhar algumas dicas para que você comece a construir a autoridade da sua empresa dentro do nicho de atuação escolhido. Vem ver: 

1. Faça um conteúdo de qualidade

Muito antes de pensar em comprar qualquer produto, o seu cliente vai pesquisar sobre o problema, a fim de entender o que ele precisa e quais as opções disponíveis no mercado. Esse é um dos primeiros passos do funil de marketing

Por isso, uma das formas mais efetivas de se mostrar autoridade é criando um conteúdo de alta relevância para o cliente, ou seja, um conteúdo que realmente tire suas dúvidas. Você sabia que, de acordo com o relatório Social Commerce, 76% dos consumidores recorrem às redes sociais antes de comprar

Quando seu cliente chega ao perfil da sua marca, o que ele vai encontrar? 

O mesmo vale para canais como o blog, YouTube e demais plataformas na qual a sua empresa está disponível. A qualidade do seu conteúdo vai refletir o nível de expertise que ela representa, portanto, é importante caprichar. 

2. Invista em um branding bem feito 

O branding nada mais é do que o conjunto de elementos que compõem a sua marca, desde a identidade visual até a linguagem com a qual ela se comunica. Ter uma aparência desleixada vai causar uma péssima impressão em seus clientes e pode te custar muitas e muitas vendas

Trabalhe para que a imagem e o tom de voz da sua empresa sejam coesos em todos os seus canais de comunicação. 

3. Ofereça uma experiência de compra diferenciada

Falamos bastante sobre marketing até agora, mas não é por isso que outras áreas da sua empresa devam ser ignoradas. A experiência do cliente passa por todas as partes da empresa, desde o site ou a compra na loja física, até a entrega do produto e o pós-venda.

Trate o seu cliente com empatia e cuidado – certamente este é um investimento que tem alto retorno para sua empresa!  

Como encontrar fornecedores dentro do seu nicho de mercado? 

Depois de escolher um nicho de mercado para atuar, é natural que a próxima dúvida seja como encontrar os melhores fornecedores para o seu negócio. Apesar de parecer complicado, essa é uma etapa bastante simples do processo. É importante dedicar um tempo e se organizar, mas negociar com fornecedores não é um bicho de sete cabeças.

Antes de mais nada, você precisa saber que não é preciso contatos em grandes empresas ou de um grande networking para identificar fornecedores para o seu negócio. Uma simples pesquisa no Google pode trazer muitas opções interessantes.

Isso, desde que você dedique tempo suficiente para selecionar os melhores parceiros. Um grande erro de alguns empreendedores que vão até o Google para saber como encontrar fornecedores para o seu negócio é a pressa e a falta de atenção.

Se você já for clicando nos primeiros resultados, sem nem mesmo considerar buscas com palavras-chave diferentes, por exemplo, é provável que acabe insatisfeito com as opções encontradas. Lembre-se que encontrar bons fornecedores para o seu Ecommerce é uma etapa fundamental para o negócio. Reserve tempo para fazer isso e esteja atento a todas as oportunidades.

Utilize palavras-chave diferentes para ter mais opções, como por exemplo:

  • Fornecedor bolsas;
  • Fábrica bolsas;
  • Importador bolsas;
  • distribuidor bolsas;
  • confecção bolsas.

Isso vai fazer uma grande diferença para o seu negócio. É fundamental ter alguns fornecedores listados. Assim você consegue saber uma média do mercado e negociar com eles um preço justo para as duas partes.

Se quiser saber tudo sobre como encontrar o fornecedor perfeito, clique aqui.

Cuidados que você precisa ter com a escolha do nicho de mercado

Se você chegou até aqui, já deve ter esclarecido diversos pontos sobre em qual nicho de mercado quer ou não atuar, certo? Agora vamos a algumas sacadas finais sobre o tema:

1. Estude o produto

Assim que você validar o mercado, precisa voltar-se para o produto e ver se a sua comercialização é viável. Vender bonés de pano é uma coisa extremamente simples, o que já não acontece com quadros para decoração de residências, por exemplo.

É preciso pensar se o produto é frágil, volumoso demais, perecível etc. Nesse caso, podem haver complicações logísticas que, se não forem resolvidas, acabam inviabilizando a ideia.

2. Entenda quais são os seus ganhos esperados

Ao iniciar uma loja virtual, cada empreendedor tem um desejo diferente.

Enquanto alguns querem faturar somente alguns milhares de reais que sejam suficientes para sustentar a família ao final do mês, outros já começam com o desejo de atingir faturamentos milionários.

Não há nada de errado com nenhuma das duas abordagens, só é preciso definir qual jogo você está jogando, pois para cada um deles você fará uso de estratégias diferentes.

“Qual situação financeira quero atingir com a criação desse novo negócio?”

Ao refletir sobre essa questão, você perceberá que, dependendo das projeções que estiver fazendo, alguns nichos serão incompatíveis.

3. Seja bastante específico

No momento de escolher o seu nicho de mercado, um erro cometido por muitos empreendedores é não ser específico o bastante na escolha do produto que será vendido. Isso acaba trazendo desconhecimento sobre a persona, dificuldades na divulgação, etc.

Se você vai vender eletrônicos, por exemplo, o ideal é que não venda smartphones, tablets, videogames e computadores em um só lugar. Que tal especializar-se em vendas de aparelhos de alta performance para gamers? Ou na revenda de aparelhos Apple usados, por exemplo?

O mesmo vale para a questão dos tênis de corrida. Em vez de vender “tênis esportivos”, que tal focar os esforços em comercializar tênis especialmente desenhados para quem pratica corrida de alta performance?

Sendo assim, você entenderá muito sobre o seu público, podendo satisfazê-lo cada vez mais! 

Participe da aula gratuita Ecommerce do Zero! 

Se você chegou até aqui é porque o seu interesse em escolher um nicho de mercado e abrir o seu próprio negócio é genuíno… 

Nesse caso, nós temos um convite a te fazer: assista a aula gratuita Eommerce do Zero. Nessa aula, você aprenderá como planejar, construir e validar um negócio, mesmo sem nenhuma experiência prévia. 

A aula começa em breve! Não perca tempo e faça a sua inscrição agora: 

Perguntas Frequentes

O que é nicho de mercado?

Nicho de mercado é uma segmentação de um segmento maior. Nela, é possível encontrar consumidores com interesses e necessidades específicas, que têm dificuldade para encontrar soluções satisfatórias para seus problemas dentro das opções oferecidas atualmente no mercado.

Qual s importância de definir o nicho de mercado?

Escolher um nicho é importante para conseguir cativar um público e fazer um bom número de vendas.

Quais são os tipos de nicho de mercado?

1. Segmentação geográfica; 2. Segmentação demográfica; 3. Segmentação por afinidades; 4. Segmentação comportamental.

Como encontrar o seu nicho de mercado?

Você pode escolher o seu nicho a partir da afinidade ou da necessidade.