“Você é o que você come”. Ainda que esse velho ditado pareça um clichê, ele carrega um ensinamento importante: nós precisamos tomar muito cuidado com o que colocamos em nosso prato

Cada vez mais pessoas descobrem esse fato. É por isso que o mercado de produtos saudáveis cresceu tanto nos últimos anos. 

Você já pensou em como montar uma loja de produtos naturais? 

De acordo com um levantamento da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), oito em cada dez brasileiros fazem um esforço para ter uma alimentação balanceada. 

E, aqui vai um número ainda mais interessante: 71% dos entrevistados afirmam que preferem produtos mais saudáveis, mesmo que eles sejam mais caros

Se você também se interessou por este mercado, saiba que esse artigo tem todas as dicas para que você possa começar a sua loja de produtos naturais do zero. Boa leitura!  

O mercado de produtos naturais no Brasil

Antes de saber como montar uma loja de produtos naturais, você deve entender por que fazer isso. E nada melhor para ilustrar esses motivos do que dados de mercado, certo? Elencamos algumas informações importantes para você: 

  • De acordo com a Euromonitor Internacional, em 2020, vendas de produtos saudáveis atingiram R$ 100 bilhões no Brasil, incluindo itens sem glúten, com menor teor de sódio e orgânicos certificados;
  • Estudo promovido pela RG Nutri, em parceria com a TechFit, mostra que 78% das pessoas começaram a ficar mais atentas à alimentação e à saúde no final de 2020, com mais que a metade delas (53%) buscando mais informação sobre a função dos alimentos.

Dados como estes servem para mostrar o gigantesco potencial que o mercado de produtos naturais e saudáveis tem a oferecer. 

Afinal de contas, a preocupação com a saúde tornou-se um dos pontos mais discutidos nos últimos anos e cada vez mais pessoas mostram-se receptivas à mudanças de hábitos alimentares na busca por uma vida mais saudável. 

Como montar uma loja de produtos naturais: o passo a passo

Entender que este mercado é promissor é uma coisa, mas conhecer os caminhos de  como montar uma loja de produtos naturais do zero é outra história. 

A verdade é que, por maiores que sejam as particularidades deste segmento, tirar um negócio do papel possui etapas comuns, não importa a sua área de atuação. 

O Ecommerce na Prática já ajudou milhares de pessoas a virarem empreendedoras e, por isso, sabemos como ninguém quais os passos que precisam ser tomados para tornar este sonho uma realidade. 

Então, você quer saber como montar uma loja de produtos naturais? Veja algumas de nossas dicas: 

Planeje-se bem!

Esse é apenas o primeiro passo, mas também o mais importante. Sem um planejamento adequado, não há como nenhum negócio prosperar.

Por isso, invista boa parte do seu tempo estudando sobre o seu segmento de atuação, público-alvo, objetivos de mercado, dentre outras variáveis importantes. 

Tenha um plano de negócios robusto e lembre-se de manter o seu planejamento nos trilhos, mesmo quando surgirem situações inesperadas. O sucesso do seu negócio depende de você!  

Falando em plano de negócios... saiba que você pode fazer o download gratuido da planilha de plano de negócios exclusiva do Ecommerce na Prática clicando aqui.

Conheça os produtos mais procurados

Para começar o seu negócio, você vai precisar de produtos que tenham bastante procura. Não comece com os produtos de nicho, ao menos neste primeiro momento. 

Mas, como saber quais são os produtos mais procurados do mercado? Essa é uma resposta que varia de acordo com o segmento escolhido – como por exemplo, orgânicos – assim como o seu público-alvo e persona

Outra forma de entender quais são os produtos mais interessantes de se vender é estudando as pesquisas de mercado. Um estudo da Euromonitor, por exemplo, mostra que alimentos sem glúten, açúcar, leite de vaca e compostos químicos estão em alta

Você também pode usar determinadas ferramentas para entender quais itens têm mais procura. Uma das mais indicadas é o Google Trends, um site que mostra as tendências de pesquisa do Google em qualquer tema. 

Além disso, produtos veganos e vegetarianos, assim como os alimentos funcionais – ou seja, aqueles usados como suplementos para prática de exercícios físicos – também têm se fortalecido. 

Aqui vão alguns exemplos de produtos: 

  • Cereais, como aveia;
  • Chás medicinais;
  • Pastas de amendoim ou amêndoas;
  • Grãos e leguminosas;
  • Carnes vegetais;
  • produtos com redução de gorduras, sal ou açúcar;
  • Produtos específicos para intolerantes a glúten e lactose, por exemplo;
  • Frutas secas;
  • E mais!

Escolha fornecedores confiáveis

Depois de escolher quais são os produtos que você oferecerá em sua loja, é importante mapear todos os fornecedores que podem tornar-se parceiros comerciais do seu empreendimento. 

Os fornecedores são cruciais na entrega de bons produtos e na satisfação geral de seus clientes. 

E, quando falamos do segmento de produtos naturais, saber a procedência das mercadorias comercializadas é ainda mais importante. Afinal de contas, a alimentação saudável é um segmento que atravessa valores muito pessoais de seus consumidores

Escolha fornecedores que têm bons preços, mas também foque na qualidade e rapidez de cada entrega. Alguns dos pontos que devem ser avaliados na escolha de fornecedores são:

  • Distância física do fornecedor até a sua loja;
  • Referências de outros clientes;
  • Valor do frete;
  • Qualidade dos produtos;
  • Preço;
  • Prazo de entrega;
  • Formas de pagamento.

Se você quer aprofundar seus conhecimentos neste assunto e saber Como encontrar bons Fornecedores de Produtos para Revenda, este artigo pode ser útil. 

Estude a sua concorrência 

Dentro do segmento de produtos saudáveis você terá concorrentes de todos os tipos, desde supermercados, feiras de produtores orgânicos e até mesmo lojas como a sua. 

Mas, é claro, todo negócio tem o seu diferencial. Como empreendedor o seu papel é encontrar esse elemento-chave e utilizá-lo a favor de sua marca.  

Entenda quais são as necessidades do mercado e as lacunas que seus concorrentes estão deixando de suprir. É aí que entra o diferencial de sua empresa! 

Loja de produtos naturais online: devo apostar em site próprio ou marketplace?

Nós falamos sobre como montar uma loja de produtos naturais e todos esses passos podem ser aplicados em uma loja virtual, ou física. 

Apesar disso, como somos uma empresa especializada em Ecommerce, gostaríamos de dar dicas extras para aqueles que desejam iniciar o seu negócio online.

Uma dúvida frequente para pessoas nesta situação é a seguinte: eu devo investir em uma loja virtual própria, ou começar num marketplace

Primeiramente, devemos lembrar que a escolha por uma das alternativas não limita o uso de qualquer outra. Você pode vender em um site próprio da sua marca e ainda utilizar marketplaces. E vice-versa. 

Se você optar por ter um Ecommerce o investimento inicial será maior, mas você terá uma operação mais robusta. Uma loja virtual exclusiva para sua empresa te dá autonomia para tomar decisões estéticas e construir uma marca mais forte. 

Você pode aprender mais sobre isso em nosso artigo: O que é Branding: aprenda TUDO sobre a Construção de uma Marca.  

Se você optar por uma loja virtual própria, saiba que existem diversas opções no mercado, mas aqui no Ecommerce na Prática nós indicamos a Nuvemshop. Você pode testar a plataforma por 30 dias, gratuitamente e, depois desse período, aproveitar o nosso desconto de 25% no primeiro pagamento em qualquer um dos planos.

Por outro lado, Marketplaces são alternativas baratas para começar a vender na internet com segurança. Muitas empresas que oferecem espaços de Marketplace o fazem gratuitamente, cobrando apenas uma comissão sobre cada venda

Sua empresa também pode se beneficiar do tráfego e autoridade que estes sites maiores já têm, criando um público fiel antes de se aventurar por um Ecommerce exclusivo para sua marca. 

Conheça os Top 30 Maiores Marketplaces do Brasil neste artigo sobre o assunto. 

De qualquer maneira, seja em uma loja própria, ou em um marketplace, você precisará ter cuidado com o cadastro de seus produtos. 

Além disso, detalhes logísticos, como a rapidez e a qualidade da entrega também devem ser uma prioridade se você optar por montar uma loja de produtos naturais online. 

Quais os documentos necessários para montar uma loja de produtos naturais?

Ainda que alguns documentos e procedimentos sejam diferentes de cidade para cidade, existem algumas documentações básicas que toda loja de produtos naturais precisa ter para operar:

  • Registro na Junta Comercial de sua cidade;
  • Registro na Secretaria da Fazenda;
  • Inscrição na Prefeitura para conseguir o alvará de localização;
  • Inscrição do CNPJ na Receita Federal;
  • Registro no Sindicato Patronal.

Além disso, existem normas específicas que regem a operação de uma loja de produtos naturais. São elas: 

  • ABNT NBR 15635: 2015 – Serviços de alimentação — Requisitos de boas práticas higiênico-sanitárias e controles operacionais essenciais;
  • ABNT NBR 15842: 2010 – Qualidade de serviço para pequeno comércio – Requisitos gerais.

Quer saber como montar uma loja de produtos naturais do zero? Esse checklist do EnP pode ajudar!

Ao longo de nossos anos de experiência, desenvolvemos um método simples e efetivo para ajudar empreendedores a tirarem os seus projetos de Ecommerce do papel, mesmo sem experiência…

É um checklist totalmente gratuito! Com ele você poderá ter um guia de fácil leitura, com apenas 6 passos, para colocar a sua loja virtual no ar e fazer a sua primeira venda. 

Clique no botão abaixo para acessar o material sem custo algum!