Saber como montar uma loja de variedades é algo que muitos empreendedores desejam. Esse é, afinal, um negócio com muito potencial de lucro. Para conferir os passos, leia este artigo até o fim. 

Uma loja de variedades tem muitos atrativos, tanto para os clientes quanto para os empreendedores. Para começar, nela o cliente pode encontrar diversos tipos de produtos em um só lugar – desde itens para presentear até utensílios para a casa e produtos de uso pessoal. 

E tudo isso com um preço acessível!

Isso dá ao empreendedor uma grande liberdade para escolher o que vender. E é por isso que esse tipo de negócio tem atraído cada vez mais interessados em criar o próprio negócio. 

Se esse também é o seu caso, saiba que neste artigo nós vamos mostrar os passos para montar uma loja de variedades e lucrar muito dentro desse segmento. Vem ler! 

O que é uma loja de variedades? 

Uma loja de variedades é um tipo de estabelecimento no qual o empreendedor foca em oferecer um mix de produtos mais variado. A ideia é concentrar, em um só lugar, produtos que atendem demandas de uso pessoal, doméstico, para presentear e mais. 

Em sua maioria, as lojas de variedades têm produtos de ticket médio menor. Por muito tempo, as lojas de variedades ficaram conhecidas como lojas de R$ 1,99. Hoje, no entanto, existem lojas de variedades que vendem produtos bem mais caros que isso. 

É possível dizer que as lojas de variedades já fazem parte do varejo brasileiro, afinal, todo bairro tem um estabelecimento do tipo. Com a popularização do Ecommerce, esse tipo de negócio também foi digitalizado, atendendo a clientes de todo o país.  

Leia também: Quais nichos que mais vendem na internet? Entenda como aproveitá-los. 

Qual o custo para montar uma loja de variedades?

O custo para montar uma loja de variedades vai depender de vários fatores. Por isso, é difícil chegar a uma quantia exata, que vai se aplicar em todos os casos. 

O lugar no qual você vai montar a sua loja, o tipo de produto que você pretende comercializar, seu markup, o custo do seu estoque – tudo isso influencia o valor investido na sua loja de variedades. 

Em termos gerais, quando falamos de um negócio físico, o custo inicial para tirar a sua loja do papel pode girar em torno de R$ 50 mil, contando o investimento em estoque, pagamento do aluguel, decoração da loja e salários. 

Se o seu intuito é montar uma loja de variedades na internet, esse custo será bem menor. Para entender quanto custa um Ecommerce, sugerimos que leia o seguinte artigo: Quanto custa um Ecommerce? Conheça custos variáveis, fixos e mais! 

O que se pode vender em uma loja de variedades?

Como já destacamos, as lojas de variedades têm como principal característica um mix de produtos maior do que o de costume. Isso quer dizer que, como empreendedor, você tem mais liberdade para decidir o que deseja vender em sua loja. 

E essa decisão é uma das primeiras que você precisa tomar, se quer saber como montar uma loja de variedades de sucesso. 

Você poderá, por exemplo, escolher vender dentro de uma categoria específica – como utilidades domésticas, por exemplo – e ainda oferecer uma variedade maior de produtos. Ou escolher colocar em sua loja produtos variados, que atendam às mais diferentes necessidades de seus clientes. 

Para te ajudar a decidir, vamos listar alguns dos produtos que você pode colocar à venda em sua loja. Leia agora! 

Produtos para casa

  • Panelas, pratos e talheres;
  • Baldes, lixeiras e pás de lixo;
  • Porta escova e pasta de dente;
  • Escorredor de louça;
  • Copos, canecas e taças;
  • Varal;
  • Cesto de roupas;
  • Potes, tigelas e vasilhas.

Leia também: Kit de produtos: saiba como usar essa estratégia para vender mais.

Itens de decoração

  • Quadros ou porta-retratos;
  • Enfeites para estantes;
  • Almofadas;
  • Vasos para plantas;
  • Plantas artificiais.

Maquiagem e itens de cuidado pessoal

  • Desodorantes;
  • Manteiga de cacau;
  • Esmaltes e produtos para unha;
  • Acessórios para manicure; 
  • Sombras;
  • Rímel;
  • Pó compacto.

Leia também: Fornecedores de cosméticos: saiba como encontrar os melhores

Itens de papelaria

  • Canetas;
  • Lápis, borracha e apontador;
  • Papéis e cadernos;
  • Folhas decorativas;
  • Caixas para presentes; 
  • Fitas; 
  • Caixas organizadoras. 

Como montar uma loja de variedades?

Saber como organizar uma loja pequena de variedades, desde o início, é a chave para ter um negócio de sucesso no curto, médio e longo prazo. Por isso, preparamos algumas dicas importantes para te ajudar a tirar essa empresa do papel. 

Veja o passo a passo abaixo: 

1. Organize-se financeiramente 

Ainda que seja difícil estimar quanto custa montar uma loja de variedades, é seguro dizer que este é um empreendimento que requer um investimento inicial um pouco maior. Por isso, ter um bom planejamento financeiro é essencial. 

Antes de fazer investimentos altos ou tentar oferecer uma grande gama de produtos, analise o seu fluxo de caixa, revise a sua margem de lucro e faça as contas do quanto será necessário para manter o seu negócio financeiramente saudável.

Se você ainda não tem experiência com o empreendedorismo, nós sugerimos que dê passos menores neste início, aplicando estratégias mais complexas à medida que você entender mais sobre o seu mercado. 

Leia também: Ciclo financeiro: entenda o que é, sua importância e como diminuí-lo.

2. Legalize o seu negócio 

Assim como todo negócio, parte do processo de como montar uma loja de variedades passa pela legalização. Em outras palavras, você precisa criar um CNPJ.

Estar regularizado perante a justiça vai evitar que você tenha problemas com o recolhimento de impostos, emissão de notas fiscais e mais. Ter um CNPJ também vai facilitar o seu relacionamento com fornecedores e pode até mesmo ser traduzido em desconto na compra de mercadorias, ou prazos de pagamento maiores. 

Contar com um contador especializado também pode te ajudar nesse momento, afinal, esses profissionais são capazes de te acompanhar para garantir que você esteja cumprindo os requisitos da Receita Federal.

Você também pode conseguir a orientação necessária aprendendo com especialistas no assunto. Em nossa plataforma de educação nós disponibilizamos o treinamento Mestre das Finanças. Para começar a estudar agora, basta clicar no link

3. Defina quais produtos vai vender 

O próximo passo de como montar uma loja de variedades é entender quais os produtos que vão ser oferecidos. O ideal é que você analise o seu nicho de mercado – isto é, seus concorrentes diretos e indiretos, além dos seus consumidores em potencial – para entender quais itens têm maior demanda.

Vale lembrar que, ainda que a variedade dos produtos possa ser ampla, eles precisam ser oferecidos com um direcionamento específico. Por exemplo, utilidades para o lar têm um tipo de público, enquanto decorações podem ter outro. 

4. Escolha bem a localização da sua loja de variedades 

Essa é uma dica especial para empreendedores que vão focar em uma loja física. Nesse caso, a localização do estabelecimento é decisiva para o seu sucesso. Locais que têm mais movimento de pessoas têm mais chances de fazer vendas. 

Ao mesmo tempo, pontos de venda bem localizados costumam ter um custo de aluguel maior. É o seu papel pesar os prós e contras dessa opção, entendendo se o investimento vale a pena. 

Se você ainda não decidiu entre um estabelecimento físico ou virtual, sugerimos que leia o seguinte artigo: Loja física ou loja virtual: qual é a melhor opção?

5. Faça parceria com bons fornecedores 

Não importa o nicho de mercado no qual a sua loja está inserida… sem bons fornecedores, é difícil prosperar. Eles é quem vão ditar os preços de compra dos seus produtos ou matérias-primas, além de definir prazos de entrega. 

Em outras palavras, os fornecedores podem impactar diretamente o funcionamento da sua loja de variedades. Por isso, invista bastante tempo na busca por parceiros comerciais confiáveis, que tenham boas ofertas. 

Opte também por fornecedores que sejam reconhecidos no mercado e que tenham boas avaliações de outros clientes. 

6. Faça o controle de estoque 

Fazer o controle de estoque nada mais é do que acompanhar as entradas e saídas de produto, garantindo que itens com alto giro não sejam esgotados. 

Fazer esse acompanhamento também vai te permitir prever quais produtos vendem melhor e quais precisam de incentivos extras, como promoções ou cupons de desconto. Além disso, o controle de estoque também ajuda a determinar o espaço para armazenamento dos pacotes, programação de novas compras e mais. 

Esse é um processo fundamental para todas as empresas que vendem produtos físicos. 

Fazer esse controle é, normalmente, um processo que deixa muitos empreendedores com dúvidas. Foi por isso que nós criamos uma planilha de estoque mínimo viável. Ela proporciona uma forma automatizada de fazer esse controle e pode ser baixada gratuitamente. Para fazer o download agora, clique aqui. 

7. Digitalize a sua loja 

Criar uma loja física pode ser o primeiro passo em um estabelecimento de variedades, mas você não deve deixar que isso te iniba de alçar voos maiores – com a criação de uma loja virtual, é claro. 

A loja online vai te permitir vender 24 horas por dia, todos os dias da semana. Por não estar limitada a um espaço físico, você também poderá vender para todos os estados do Brasil, com a ajuda de transportadoras para Ecommerce e dos Correios

Além de tudo isso, o investimento para abrir uma loja online é muito menor quando comparado ao necessário para montar uma loja de variedades no mundo físico. Essa é uma decisão de negócio inteligente e que pode garantir a sobrevivência do seu empreendimento a longo prazo. 

E, para dar o próximo passo, você não precisa pagar nada. Em nossa palestra gratuita Ecommerce do Zero, você vai entender como criar uma loja virtual com pouco dinheiro, seguindo uma metodologia testada e aprovada. 

Para se inscrever agora e assistir à palestra, clique aqui: 

Perguntas Frequentes

O que é uma loja de variedades?

Uma loja de variedades é um tipo de estabelecimento no qual o empreendedor foca em oferecer um mix de produtos mais variado. A ideia é concentrar, em um só lugar, produtos que atendem demandas de uso pessoal, doméstico, para presentear e mais.

Como abrir minha loja de variedades?

Primeiro, você vai precisar se organizar financeiramente e legalizar o seu negócio. Então, defina quais produtos serão vendidos e escolha a localização do seu estabelecimento. Por fim, estude quais fornecedores podem te atender melhor, entenda como fazer o controle de estoque e considere digitalizar a sua loja, trazendo-a para o virtual.

Qual o custo para montar uma loja de variedades?

O custo para montar uma loja de variedades vai depender de vários fatores. Por isso, é difícil chegar a uma única quantia, que vai se aplicar em todos os casos. O lugar no qual você vai montar a sua loja, o tipo de produto que você pretende comercializar, seu markup, o custo do seu estoque – tudo isso influencia o valor investido na sua loja de variedades.

O que se pode vender em uma loja de variedades?

As lojas de variedades têm como principal característica um mix de produtos maior do que o de costume. Alguns dos itens que podem ser comercializados são produtos para casa, itens de decoração, maquiagens e produtos para cuidados pessoais, itens de papelaria e mais.