Você tem dúvidas de como precificar seus produtos? Ou acredita que é simplesmente colocar o valor que deseja? Se a resposta for sim, isso pode significar que você está perdendo dinheiro. A precificação de produtos é fundamental para a consistência e evolução do seu negócio no mercado… O preço deve ser alinhado para não só atrair clientes, como gerar lucro. 

Se você ainda não sabe como fazer precificação de produtos, neste artigo vou ajudar a entender esse processo passo a passo.

A Importância de uma Boa Precificação de Produtos 

precificação dos produtos

Mais importante do que saber o que é a precificação, é entender como esse processo pode melhorar os resultados da suas vendas. 

O preço representa a proposta financeira do produto. Esse preço deve estar alinhado de acordo com a concorrência e ajustado com os custos e despesas gerados para a criação do produto. 

Ou seja: o processo de precificação é muito mais do que colocar o dobro do valor investido em uma peça de roupa, por exemplo, e esperar o lucro a cada fim do mês. 

Há um trabalho de cálculos um pouco mais complexo do que você imagina. Cada etapa do produto, como custos, impostos e taxas de cartão devem ser levados em consideração para que alcance melhores resultados. 

Então não adianta apenas oferecer preços que você acredita que são bons o suficiente para competir no mercado. 

Para garantir a lucratividade do seu negócio, leve a etapa de precificação a sério.

Como fazer a Precificação de Produtos?

A precificação do produto é uma estratégia de vendas. Para manter os preços de acordo com os desejos do cliente e a sua vontade de crescer no mercado, é necessário ter uma rotina para fazer uma precificação eficiente de acordo com o custo, impostos e taxas.

Para que consiga fazer uma boa precificação de produtos, deve considerar os pontos a seguir:

Custo

Antes de pensar em qual preço colocar para gerar lucro, calcule qual foi o custo para obter o produto. 

Analise tudo o que foi necessário para a fabricação e aquisição, desde a matéria-prima utilizada, os impostos e fretes cobrados, até a embalagem, mão de obra e brindes. 

A partir disso, você terá uma base para formar o preço do seu produto com detalhes e assim será mais fácil de estipular o lucro com as vendas.

Impostos

Os impostos impactam diretamente na precificação, pois consomem parte do valor do preço de venda. Esses impostos estão dentro do custo, então não esqueça de incluí-los na hora de calcular as despesas.

Taxas de cartões

Está cada vez mais fácil alugar uma máquina de cartões mesmo que você tenha um pequeno negócio. Os cartões facilitam o processo de vendas, mas lembre-se que há taxas existentes que devemos incluir no valor do produto, assim como os impostos. 

Mesmo que você não utiliza a máquina e apenas tenha a conta digital, considere as taxas cobradas no saque e até mesmo as taxa sobre a venda, se vender em marketplaces.

Margem de Lucro

margem de lucro - como calcular

A Margem de Lucro é o quanto a sua empresa tem de lucratividade com as atividades realizadas. Ela é que determina qual o valor que você precisa colocar no seu produto para ter obter o lucro desejado.

Como calcular a Margem de Lucro

Para saber qual o valor é preciso para vender o produto basta fazer esse cálculo:

Vamos imaginar que você quer lucrar 30% do produto. Se o preço original do produto for 100 reais, divida pelo restante, que, no caso, é 70% (0,7 ou 70%). 

O resultado é 142,85 reais. Esse é o valor de venda para conseguir o lucro que deseja. 

A fórmula para calcular a Margem de Lucro é:

PV = C / (100% – ML)

O PV significa Preço de venda (o valor que irá cobrar dos clientes), o C é Custo do produto (o valor pago no produto)  e o ML é a Margem de lucro bruta (sem incluir os custos finais)

Quem não gosta de planilhas, basta ter uma calculadora em mãos para conseguir chegar ao valor da margem de lucro. 

Vale lembrar que a Margem de Lucro é diferente do Markup. No markup, você vai “mudar o preço do produto”. Vou falar mais sobre isso adiante. 

Técnicas de precificação

As técnicas de precificação podem mudar de acordo com o que seu negócio precisa, a região na qual está localizado, o estoque, as estações do ano, os preços da concorrência… Todos esses fatores podem impactar na hora de formar o preço do produto. 

Se você está iniciando um negócio na internet ou acha que não tem uma boa estratégia de preço, essas técnicas de precificação vão te ajudar a simplificar esse processo. 

1. Markup

O markup é uma das técnicas mais simples e consistentes para analisar os custos relacionados à produção, venda, distribuição e divulgação de um produto junto com a margem de lucro desejada. 

Essa pode ser uma alternativa para quem não tem um amplo conhecimento sobre gestão financeira de uma empresa.

Funciona desta forma: você compra um produto por 100 reais e aumenta o markup em 30%. Com isso, você vende o produto pelo valor original de 100 reais mais o valor referente ao markup de 30%, que, neste caso, é de 30 reais. No fim, o produto terá o valor de 130 reais. 

A fórmula do Markup é:

PV = C + M%

O PV significa Preço de Venda, C é o Custo do produto e M é o Markup.

Lembre-se, porém, de que ter 30% de markup não significa ter 30% de margem de lucro. São coisas diferentes…

Se fizermos o cálculo de margem de lucro utilizando as mesmas variáveis do exemplo acima, fica claro que a margem de lucro não chega a 30%. Veja:

130 reais menos o preço original do produto, resta 30. Esses 30 reais, quando divididos pelo valor da venda (130), conforme o cálculo de margem de lucro, dão 0,230. Isso significa 23% de margem de lucro, em vez de 30%.

Esse é o principal cuidado que deve ter ao fazer a precificação de produto com base em markup.

Neste vídeo, o CEO do Ecommerce na Prática, Bruno de Oliveira conta como calcular a margem de lucro. Confira:

2. Margem de Contribuição

A Margem de Contribuição é o indicador que mostra o quanto sobra do faturamento da empresa para cobrir os custos e gerar lucro. Normalmente, ela considera o faturamento geral da empresa, mas pode ser feita de forma unitária (ou seja, para produtos de forma individualizada). Essa é a estratégia de precificação de produtos mais recomendada. 

Depois de descontar o custo e despesa variável do produto, a margem de contribuição determina o quanto sobra da venda. Assim, mostra o lucro que o produto gera.

Fórmula da Margem de Contribuição:

Margem de contribuição = Valor de venda – Custos e Despesas variáveis diretas do produto (impostos, comissões, taxas)

Após calcular a Margem de Contribuição da sua empresa, você pode começar a planejar promoções de vendas, ajustar preços de produtos que ainda não estão com um bom rendimento, traçar novas metas… Assim, poderá melhorar toda a parte de preços do seu negócio. 

3. Preço com base na Concorrência

Montar o preço com base na concorrência é uma estratégia muito utilizada pelos lojistas. Quando identificamos o preço do concorrente, podemos equiparar ou baixar o preço do produto e, assim, bater de frente na disputa das vendas. 

Parece ótimo, porém, se pensar melhor, essa é a técnica arriscada quando não considera nenhum dos fatores que citei acima.

Caso você não faça uma boa análise e esse concorrente não tenha feito a precificação correta, considerando custos e margem de lucro, você pode acabar no prejuízo. 

Nessas horas, vale considerar que, se um concorrente consegue vender um produto com valor muito abaixo do seu, podem ter duas coisas acontecendo: ou o fornecedor dele é melhor e, portanto, cobra mais barato… ou ele está ignorando a margem de lucro e corre o risco de quebrar em breve.

O jeito correto de olhar a concorrência é considerar aquilo como uma referência base, um termômetro do mercado. A partir disso, faça os seus próprios cálculos e veja se manter essa linha de valor é viável para a saúde do negócio.

Precifique seus produtos corretamente com essa ferramenta gratuita!

Como você pôde ver, há diferentes estratégias de precificação dos produtos que contribuem para organização do cálculo. Cada uma delas têm sua importância na formação de preço.

Quando estiver definindo a sua estratégia de precificação, lembre-se dessas dicas para garantir que não tenha prejuízo com o seu negócio. 

Se o seu objetivo é fazer seu negócio crescer e se destacar no mercado digital, precificando seus conteúdos corretamente, temos um material que pode te ajudar...

A planilha de precificação do EnP vai te ensinar que, para vender mais, você não precisa colocar seu preço lá embaixo e não ter quase nenhuma margem de lucro.

Baixe gratuitamente aqui: