Todo empreendedor certamente dorme e acorda com a seguinte pergunta em mente: como vender mais, afinal de contas? A verdade é que existem algumas ações que podem - e devem - ser implementadas para elevar o volume de vendas dos negócios. Então, se você tem interesse nesse assunto, este artigo vai te ajudar com dicas incríveis! 

Talvez isso soe um pouco repetitivo, mas não é novidade para ninguém que o Ecommerce é um mercado que vem crescendo absurdamente ao longo dos últimos anos. O principal reflexo disso foi a abertura de empresas ao longo desse período… 

Segundo um estudo da PayPal Brasil, por exemplo, 288 mil novas lojas de comércio online nasceram no Brasil entre julho de 2020 e julho de 2021. E esse número representa quase 800 lojas virtuais criadas por dia!

Contudo, um questionamento que fica é o seguinte: será que todas as lojas virtuais - sejam novas ou as que já existiam - sabem como vender cada vez mais no Ecommerce? Pois é… nós te respondemos: certamente não!

E você sabe por quê? Porque nem todos os donos de empresas conhecem as melhores estratégias sobre como vender mais pela internet

Ao longo deste artigo, nós vamos apresentar 19 dicas essenciais para que você se destaque da concorrência, sabendo como vender mais, todos os dias. Vamos lá?

Por que saber como fazer mais vendas é importante?

Entender como fazer mais vendas é crucial para o seu negócio estar em constante evolução. Ponto. Só esta afirmação já responderia qualquer dúvida sobre o assunto, concorda?

Mas o fato é que é muito comum que uma empresa atinja certo patamar de sucesso e, pela falta de novos objetivos de seus gestores, acabe ficando em inércia… Ou seja, sem nenhum grande avanço.

Isso é preocupante pois, como mencionamos anteriormente, o mercado de vendas online vem crescendo exponencialmente, gerando oportunidades valiosas todos os dias.  

Para você ter uma ideia, de acordo com levantamento feito pelo Neotrust, o Ecommerce brasileiro teve um faturamento de R$ 39,6 bilhões no 1º trimestre de 2022, representando uma alta de 12,6% no período…

Também houve um aumento no número de pedidos, chegando a 89,7 milhões de compras online no total. A quantia representou uma elevação de 14% em comparação aos três primeiros meses do ano passado.

Assim, diante de todos esses números, você entende a importância de saber como fazer mais vendas, então? Simplesmente para poder aproveitar uma boa fatia deste mercado que não para de crescer. 

Mas é claro que existem estratégias certas para isso acontecer, como vamos te explicar a seguir…  

No vídeo abaixo, inclusive, Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, fala sobre como vender mais no seu Ecommerce. Assista quando puder!

19 dicas essenciais sobre como vender mais

Agora que você já tem uma boa visão sobre o quanto a mentalidade de crescimento é válida hoje em dia, podemos seguir para o que realmente interessa: como vender mais, de fato!

A seguir, vamos listar 19 dicas essenciais sobre como vender mais no seu Ecommerce. Confira:

1. Mantenha o foco no cliente

Os clientes são os responsáveis pelo consumo das mercadorias que você vende, logo, tê-los no centro das atenções é indispensável na hora de saber como vender mais. Mas o que isso quer dizer na prática?

Você precisa levar em consideração os clientes quando for fazer uma campanha de marketing, lançamento de promoções e descontos, adoção de ferramentas de atendimento e diversas outras iniciativas que impactam diretamente o volume de vendas. 

É como se todas as áreas da sua empresa trabalhassem com o cliente sendo o foco, entende? Este é o caminho!

2. Organize suas tarefas

O dia a dia de um empreendedor é bastante atribulado e para que não haja nenhuma confusão de horários ou de compromissos, organizar as tarefas é algo indispensável. 

Imagine que há uma reunião marcada com um novo fornecedor, que tem tudo para ser um excelente parceiro de negócios, mas você perdeu o horário porque não anotou as informações na agenda. Péssimo, não é mesmo?

Para evitar esse tipo de situação, não há muito o que fazer a não ser manter as tarefas organizadas. Hoje em dia isso está cada vez mais fácil graças a aplicativos e ferramentas em que você pode integrar horários, receber notificações, etc. O Google Agenda e o Trello são bons exemplos disso. 

3. Conheça profundamente o seu cliente ideal

Você quer saber como vender mais, mas não conhece o perfil do seu consumidor, seus gostos,  necessidades e por aí vai… Acredite, isso é um grande problema. 

Para aumentar o volume de vendas dos seus produtos, você precisa saber quem são as pessoas que podem comprá-los. Parece óbvio, mas nem todos os empreendedores têm esse conceito em mente. 

A solução para isso é definir a persona da sua empresa. A persona nada mais é do que uma representação fictícia do seu cliente ideal, funcionando como uma ferramenta que facilita o entendimento dos comportamentos e personalidades dos seus compradores…

Além disso, ela também fornece dados valiosos para os times de vendas e de marketing lançarem as mais variadas ações para atingir os consumidores da melhor maneira possível. 

Falamos tudo sobre o assunto no artigo “Como definir a persona da sua loja virtual: Guia Completo”. Vale a pena a leitura!

4. Encontre o diferencial do seu negócio

São poucos os nichos de mercado em que há pouca ou nenhuma concorrência. Basicamente, todas as empresas precisam se preocupar com isso para conseguirem achar seus próprios diferenciais no mercado. 

Assim, você deve pensar: como a minha empresa agrega valor ao cliente? Os meus produtos são melhores do que os vendidos pelos concorrentes? Consigo aplicar melhores promoções e descontos para atrair mais consumidores?

Analise o ponto em que você pode destacar o seu negócio e invista nele em suas estratégias de venda, plano de marketing, etc. O foco é fazer os clientes lembrarem da sua empresa por conta desse diferencial.

5. Determine seus objetivos e metas

Querer saber como vender mais já é um objetivo. Mas você precisa pensar de forma mais detalhada, isto é, com uma visão macro sobre o assunto para conseguir isso de fato. 

Por exemplo, o que você pode fazer para vender mais? Quais serão as suas metas nesse sentido? Esses questionamentos já representam um bom começo para a missão de determinar metas e objetivos…

Contudo, tenha em mente também que ter objetivos e metas traçados servem para qualquer aspecto do seu negócio, seja ele ligado à venda ou não. Pode ser relacionado à contratação de um novo funcionário, a compra de um equipamento, etc.

Se você quiser uma ajuda nesse sentido, sugerimos a leitura do artigo “Passo a passo para atingir seus objetivos e metas”. Ele vai te ajudar bastante a deixar os pensamentos mais claros!

6. Invista pesado em marketing digital

Falar em como vender mais no Ecommerce sem citar marketing digital é praticamente impossível. Ele está presente desde a inauguração da loja virtual até ações focadas em datas comemorativas ou iniciativas para aumentar o volume de vendas no decorrer do ano.

Assim, independentemente da data, se o seu foco é vender mais, aposte pesado no marketing digital para conseguir isso. Aprofunde seus conhecimentos sobre funil de vendas, esteja presente nas redes sociais, faça anúncios, aposte no e-mail marketing e por aí vai... 

Há diversas possibilidades quando o assunto são estratégias de marketing digital. Analise quais fazem mais sentido para a sua empresa e vá em frente!

7. Não minta para os clientes

No universo das vendas, é comum a desconfiança por parte dos consumidores em relação a possíveis falsas promessas por parte dos vendedores. 

É claro que hoje existem leis para proteger o consumidor, mas, independentemente disso, seja honesto e não minta para os seus clientes. Nada pior para o consumidor do que sentir-se enganado ou lesado por conta de mentiras. 

Trabalhe de forma consistente, com determinação e seja franco com as pessoas. As chances são enormes de você cativar clientes e, consequentemente, vender mais. 

Leia também: Leis do Ecommerce no Brasil: saiba como adequar sua loja às legislações

8. Pratique up selling, cross selling e downselling

Essas estratégias de vendas são debatidas há bastante tempo no Ecommerce, mas isso não quer dizer que todos os empreendedores sabem o que elas significam na prática. Então, vamos explicá-las:

O upsell funciona como se fosse um upgrade feito em um produto no ato da compra. Ele apresenta ao cliente uma versão mais completa do produto que tinha despertado seu interesse originalmente. 

Já o cross sell, também conhecido como “venda cruzada”, foca em indicar ao consumidor algumas mercadorias que complementam a que ele está comprando naquele momento

E o downsell oferece ao comprador um item com preço mais baixo do que ao que ele estava interessado. Pode parecer contraditório, pois o lucro, teoricamente, seria menor…Mas  é uma boa maneira de reverter compradores que poderiam desistir da compra. 

Vale entender como e qual é o melhor momento para aplicá-las no seu negócio na hora de saber como vender mais!

9. Fidelize o consumidor

A fidelização de clientes é um dos principais focos de empresários dos mais variados segmentos, não é verdade? Mas, já que você quer saber como vender mais no Ecommerce, é melhor dar uma atenção extra para esse assunto. Vamos explicar:

Fidelizar clientes é importante para você superar as expectativas deles, fazendo com que retornem à sua loja para comprar mais vezes. Por isso, é preciso que você olhe com cuidado para pontos como: experiência do usuário, atendimento prestado, qualidade dos produtos, etc.

Tenha algo em mente: o foco é você conseguir conquistar cada vez mais clientes, sejam eles novos ou recorrentes. Anote isso!

10. Amplie as formas de pagamento

Está aí um fator que afasta os consumidores: a ausência da opção de pagamento para comprar os produtos que desejam em uma loja virtual

Com a facilidade e agilidade das vendas online nos dias de hoje, não basta só ter o produto que o cliente deseja e entregá-lo o mais rápido possível na porta de sua casa. É preciso dar a ele opções variadas de pagamento. 

Nesse sentido, você pode incluir cartões de crédito e débito, boleto bancário, PIX e outras. Aproveite para saber tudo sobre o assunto lendo o artigo “Formas de pagamento online: saiba quais oferecer na sua loja virtual”.

11. Forneça um atendimento de qualidade

Atendimento já é algo indispensável no dia a dia de uma empresa, uma vez que os clientes precisam ter suas dúvidas sanadas… Mas, quando o assunto é como vender mais no Ecommerce, essa necessidade ganha ainda mais relevância. 

Imagine que um cliente comprou um produto com você que, por algum motivo, está com a entrega atrasada há dias. Ele liga e conversa com um atendente, dizendo que não quer mais receber o pedido e que nunca mais comprará de novo na sua loja. Como resolver isso?

Fácil: com um bom atendimento. Tudo bem, a tarefa não é necessariamente a mais fácil, mas também não é nenhum bicho de sete cabeças. Na prática, você precisa ter uma equipe bem treinada para driblar a situação e não perder a venda. 

Vale ter em mente que um atendimento é crucial em qualquer etapa da jornada de compra do consumidor, certo? Esteja preparado para lidar com isso se quiser saber como fazer mais vendas!

12. Utilize uma boa plataforma de Ecommerce

Ao buscar iniciativas sobre como vender mais, torna-se indispensável também contar com uma plataforma de Ecommerce.

Falamos isso pois, no início, é comum que empreendedores optem por vender apenas  em marketplaces. Até aí, nenhum problema… Contudo, com o avançar dos negócios, ter uma loja virtual própria aumenta consideravelmente as chances de você vender ainda mais

Na prática, essas plataformas vão te dar o suporte necessário para o crescimento, permitindo que você crie layouts personalizados, defina formas de envio e meios de pagamento, além da possibilidade de fazer a gestão de marketing e de todo o negócio em um só lugar. 

Aqui no EnP, nós indicamos a Nuvemshop, plataforma líder na América Latina. Além do período de teste gratuito, nossos alunos também ganham 25% de desconto no pagamento da primeira mensalidade. Para aproveitar o benefício, utilize este link! 

Se quiser fazer um pouco mais de pesquisa, sem problemas! Sugerimos começar por este artigo: “Como Escolher uma Plataforma de Ecommerce: Guia Completo”. 

13. Utilize gatilhos mentais ao entender como vender mais

Na hora de saber como vender mais, ainda é dúvida de muitos empreendedores conseguir persuadir o consumidor a comprar os produtos. E uma das formas eficientes de fazer isso é utilizando gatilhos mentais

Eles nada mais são do que recursos que ajudam os clientes a tomarem uma ação e podem ser usados em diversos momentos. Publicações nas redes sociais ou blog, mensagens via e-mail marketing, etc. 

Entre os mais comuns, estão os de reciprocidade, urgência, autoridade, escassez, novidades… As opções de gatilhos mentais são variadas!

O importante é você conhecer bem o perfil dos seus clientes para saber quais gatilhos mentais mais têm chance de surtir o efeito desejado, isto é, levando-os à conclusão da compra. 

14.Tenha um site responsivo

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 87% dos brasileiros usam o smartphone para fazer compras pela internet. Esse dado é bastante expressivo e mostra o quanto você precisa pensar na usabilidade do seu site, principalmente no que diz respeito à responsividade para dispositivos móveis.

Imagine ter clientes desistindo de comprar na sua loja virtual porque não conseguem ter uma boa experiência por dispositivos móveis como celular e tablets, por exemplo?

Por isso, não hesite em ter um site responsivo na hora de traçar estratégia sobre como vender mais. Isso é importante para que os clientes sintam que podem comprar na sua loja virtual quando e por onde quiserem. E, claro, para que você venda ainda mais.  

Leia também: M-commerce: Site Mobile ou Responsivo? Qual a melhor opção?

15. Implemente o CRM no processo de vendas

Não é necessariamente uma regra, mas a adoção do CRM pode ser uma forte opção para você conseguir vender mais. A sigla, que significa Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português, diz respeito a um conjunto de iniciativas aplicadas aos negócios em que o foco é totalmente voltado para o cliente… 

Com o sistema, você consegue fazer a gestão de todas as interações entre os clientes e uma empresa, além de tarefas como: 

  • Agilidade para o envio de emails, propostas, etc;
  • Otimização de tarefas operacionais;
  • Geração de relatórios completos;
  • Auxílio no crescimento do volume de vendas;
  • Entre outros pontos. 

É um sistema que auxilia diretamente no crescimento do volume de vendas e você, que quer saber como vender mais, precisa ficar de olho na possibilidade de implementá-lo. Para saber mais, leia o artigo:  O que é CRM e por que sua empresa precisa desse sistema?

16. Construa uma boa reputação para a sua empresa 

Se o seu cliente pesquisar o nome da sua empresa no Google, o que ele vai encontrar? E os comentários nas redes sociais do seu negócio, estão positivos ou negativos?

O que você precisa ter em mente nesse sentido é que as pessoas estão sempre em busca das melhores opções na hora de comprar online. E você, como empreendedor, precisa cuidar de tudo o que pode afetar a reputação da sua empresa.

Ou seja, tudo o que diz respeito à relação com fornecedores e qualidade de produtos, formas de envio disponíveis, estratégias de atendimento, iniciativas voltadas para o branding da sua marca e diversos outros fatores. Então, fique ligado!

Leia também: Como ser um empreendedor? 31 dicas para ter sucesso no Ecommerce

17. Aposte no remarketing

O remarketing é utilizado para impactar novamente aqueles consumidores que já engajaram com seus conteúdos ou produtos, mas que não concluíram a compra

Lembrando que os motivos para isso acontecer são os mais variados: valor do frete alto demais, problemas na página de checkout, falta de conexão com a internet e por aí vai…

O importante é você identificar os porquês das desistências e fazer os ajustes necessários para que elas não aconteçam mais. E, claro, também investir no remarketing!

Essa estratégia é vital ao entender como vender mais no Ecommerce, aumentando sua chance de fidelizar ainda mais clientes no online. 

18. Ofereça o frete grátis

Quem não gosta de frete grátis? Os consumidores certamente amam… E você, como lojista, deve fazer de tudo para oferecer a entrega gratuita na sua estratégia de como vender mais.

Você só precisa fazer isso do jeito certo, sem comprometer a margem de lucro do seu negócio. Os benefícios são inegáveis, desde a diminuição da taxa de abandono de carrinho até aumento das visitas no site de vendas e, consequentemente, também das vendas. 

Para saber mais sobre isso, leia o artigo: Como oferecer frete grátis sem sair no prejuízo? Conheça 4 estratégias

19. Sempre busque por mais conhecimento

O conhecimento é a chave para o sucesso. Muitas pessoas acreditam que basta abrir uma loja virtual, cadastrar os produtos e pronto, milhares e milhares de reais vão entrar todos os meses no caixa da empresa. Essa mentalidade é bastante equivocada…

A verdade é que, além de bastante esforço e determinação, é preciso estudar muito para ter um empreendimento funcionando plenamente no Ecommerce. Não adianta começar achando que tudo pode ser feito de qualquer jeito… É como diz aquela frase popular: se for para fazer, faça direito! 

E a boa notícia nesse sentido é que você está no lugar certo para adquirir todo conhecimento que precisa. Afinal, nós somos especialistas no assunto… 

Inclusive, temos uma sugestão que vai te ajudar a levar o seu negócio para outro patamar na hora de saber como vender mais. Preparado?

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!

Perguntas Frequentes

Por que saber como fazer mais vendas é importante?

Entender como fazer mais vendas é crucial para o seu negócio estar em constante evolução. Mas nem todos sabem como fazer isso e isso é um problema.

Dicas essenciais sobre como vender mais

Mantenha o foco no cliente; Organize suas tarefas; Conheça profundamente o seu cliente ideal; Encontre o diferencial do seu negócio; Determine seus objetivos e metas; Invista pesado em marketing digital; Não minta para os clientes; Pratique up selling, cross selling e downselling; Fidelize o consumidor; Amplie as formas de pagamento; e mais!