Depois da onda de crescimento das vendas online dos últimos anos, está cada vez mais difícil pensar em ter seu próprio negócio sem pensar no comércio eletrônico. Nesse sentido, criamos esse artigo com todas as informações essenciais sobre loja virtual para iniciantes para te ajudar nessa jornada de sucesso.

Para ter uma loja virtual profissional e eficiente, é preciso ter atenção aos possíveis erros e saber quais passos seguir para evitá-los. Afinal, a cada passo dado, você estará mais próximo de ter uma loja virtual digna de uma grande empresa. 

Por isso, preste atenção em cada detalhe deste artigo para montar a sua loja do jeito certo, combinado?

Mas antes, assista ao vídeo em que o Bruno de Oliveira, fundador ro Ecommerce na Prática, fala sobre o que é preciso para montar uma loja virtual para iniciantes:

Vale a pena montar uma loja virtual?

Sim. O crescimento avassalador do Ecommerce nos últimos anos é a prova disso:  o Ecommerce brasileiro atingiu faturamento de R$ 262 bilhões em 2022, o que representou uma alta de 1,6% ante ano anterior (R$ 258,5 bilhões), de acordo com relatório da Nielsen|Ebit.

Além disso, segundo dados da HostGator, a projeção é de que o crescimento do setor possa chegar a 10% até o final de dezembro de 2023.

Levando em conta que não é necessário ter um horário fixo de abertura, as lojas virtuais são excelentes opções de negócios, pois ficam abertas 24h, durante os 7 dias da semana e para todo o país. 

Isso aumenta consideravelmente a possibilidade de que os visitantes se convertam em clientes, pois a compra pode ser feita no horário que for conveniente a ele. Além desse ponto, uma loja virtual também exige menos investimento do que uma loja física. 

Interessante, não é? Continue a leitura para saber mais sobre loja virtual para iniciantes!

Assista à Palestra Ecommerce do Zero (100% Online e Gratuita) e aprenda a criar seu próprio negócio de sucesso na internet.

Como criar uma loja virtual para iniciantes?

Para criar uma loja virtual e começar a vender é necessário considerar alguns passos importantíssimos. A boa notícia é que nós reunimos todos eles neste tópico para você que está em busca de conhecimento sobre loja virtual para iniciantes.

Veja!

1. Escolha um nicho de mercado

A escolha do nicho de mercado é o primeiro passo para você que deseja saber como montar uma loja virtual para iniciantes. Para começar, é importante que faça uma pesquisa sobre isso. 

A ideia é entender qual nicho você mais gosta e deseja atuar, pesquisar sobre como está a demanda no varejo online. Esses detalhes vão te ajudar na definição do nicho.

Para te ajudar a pensar nisso, apresentamos aqui  alguns dos nichos que estão em alta no Ecommerce:

Contudo, se você já vende no varejo físico e tem o seu nicho bem definido, ótimo também. Você pode vender no Ecommerce os mesmos produtos que comercializa na sua loja física. 

2. Escolha um nome para o seu negócio

Caso você já trabalhe com o varejo físico, basta utilizar o mesmo nome no Ecommerce. Mas se ainda não tiver um nome da loja virtual definido, opte por termos simples e objetivos para que os clientes entendam e lembrem facilmente da sua marca.

Lembre-se que o nome para loja virtual precisa causar impacto e ter conexão com o seu negócio para se encaixar à imagem que a empresa quer transmitir. Outra dica nesse sentido, é colocar um nome que tenha relação com o seu nicho para ficar mais fácil do cliente memorizar.

Mas isso não significa que você não possa ser criativo e definir um nome fora da curva. Essa também é uma opção para se destacar no mercado. 

💡 Uma boa dica é usar um gerador de nomes, ferramenta que pode te ajudar a decidir qual é a melhor opção para a sua loja. A Nuvemshop disponibiliza esse serviço gratuitamente. Para acessá-lo é só clicar neste link.

3. Crie uma identidade visual para a sua marca

Depois que tiver definido o nome do seu negócio, comece a planejar a identidade visual da sua marca. Escolha as cores que vão compor a sua marca e o logotipo. 

Para isso, inclusive, você pode usar outro serviço gratuito da, o Criador de Logos. A ferramenta é gratuita e, para utilizá-la, basta inserir o nome e o segmento da sua empresa. Em poucos segundos você vai receber diversas opções de logotipos personalizados. 

Por fim, saiba que a identidade visual é importante porque mostra para as pessoas quem é a sua empresa no mercado. Além disso, quando um cliente chega no seu site, ele vai sentir mais confiança se a sua loja tiver uma aparência mais profissional.

4. Registre o domínio da sua marca

Para ter a URL da sua loja virtual com o nome da sua marca, é necessário registrar o domínio. O domínio do Ecommerce na Prática, para você ter como exemplo é: www.ecommercenapratica.com.  

Vale ressaltar que o site é o endereço da sua empresa. Por isso, é importante registrar o domínio com o nome da sua loja para que outra pessoa não o use antes de você.

O ideal é que você escolha as extensões “.com” e “.com.br”, pois elas vão ser mais comuns e fáceis de lembrar. Um ótimo espaço para você verificar domínio é por meio do Registro Br, HostGator ou o Hostinger.

💻 Temos um artigo completo para te ajudar nessa etapa, leia assim que terminar este: Como Registrar o Domínio do seu Ecommerce

5. Escolha uma plataforma de Ecommerce

Quando chega o momento de abrir a sua loja virtual, uma das escolhas mais importantes a se fazer é a da plataforma de Ecommerce que vai utilizar. Afinal, é ela que vai garantir a criação, a estrutura e o crescimento escalável do seu negócio a longo prazo.

Além disso, é na plataforma de Ecommerce que você vai gerenciar o cadastramento de produtos, as formas de pagamento, os pedidos, enfim, toda a estrutura da sua empresa.

Ou seja, ela vai ser a sua estrutura tanto para o layout externo que os clientes acessam, tanto para você, como administrador, que consegue ver todas as ferramentas.

Existem muitas plataformas de Ecommerce no mercado, com valores e funcionalidades diferentes. Nós recomendamos a Nuvemshop, líder em toda a América Latina em seu segmento e com mais de 110 mil lojas ativas. 

Com ela, você pode fazer a sua loja de graça (pelo Plano Começo) ou a partir de um plano pago de sua preferência. E o mais importante: ‘nossos alunos e leitores  têm direito a 25% de desconto na primeira mensalidade. Para aproveitar o benefício, clique no banner abaixo:

12 BANNER BLOG - NUVEMSHOP

6. Conecte o domínio à sua loja virtual

Depois que você registra o endereço do seu site e tiver escolhido uma plataforma de Ecommerce, será a hora de integrá-lo à sua loja virtual. 

Cada loja virtual tem a sua própria forma de integrar com o domínio. Portanto, essa etapa deve ser vista na plataforma de Ecommerce que você escolheu para sua loja. Caso tenha escolhido a Nuvemshop, como indicamos no tópico anterior, não deixe de ler esse artigo: Como configurar domínio Nuvemshop [passo a passo]

Feito isso, a estrutura da sua loja estará pronta e você precisará organizar os produtos como se fosse em prateleiras, ou melhor, em uma vitrine online. Veja no próximo tópico como fazer isso…

7. Organize a sua loja virtual

Para ter sucesso com a sua loja virtual para iniciantes, é fundamental ser organizado. Por isso, crie categorias e subcategorias dentro da sua loja virtual para colocar os produtos. 

Vale lembrar que quanto mais simples for a distribuição das categorias, mais fácil será a navegação do seu cliente pela sua loja. Pense sempre como que o seu consumidor pode encontrar o produto de forma mais intuitiva e rápida.

Nessa etapa, além das categorias, pense também na descrição dos produtos. Evite colocar apenas as especificações como as medidas ou peso, já que o seu cliente certamente quer mais informações que essas mais básicas. 

Faça descrições personalizadas, que conectem o consumidor com o produto. Conte uma história, mostre os feedbacks de pessoas que compraram aquele produto com você. 

Lembre-se também de colocar imagens de boa qualidade e que mostre cada detalhe do produto. Uma ótima forma de mostrar o produto é fazendo vídeos para ensinar como se usa, mostrando os diferenciais das mercadorias, etc.

Uma loja virtual bem organizada e com conteúdo de valor gera uma ótima experiência com o seu cliente, além de mostrar que o seu negócio é profissional.

8. Configure os meios de pagamento

Os meios de pagamento nada mais são que os intermediadores da transação de pagamento entre o consumidor e a sua loja. Para começar a vender na internet, a melhor opção é usar os meios de pagamento que as pessoas confiam, como Nuvem Pago, PagSeguro, Mercado Pago ou PayPal.

Isso vai passar credibilidade, quebrando possíveis objeções de vendas comuns entre pequenos e médios empreendedores. E é bem simples usá-los, é só fazer um cadastro em uma das instituições.

Com esses meios de pagamento, você consegue possibilitar para os seus clientes o parcelamento sem juros, o que vai facilitar a vida deles. Além disso, também pode dar a possibilidade de pagar à vista no boleto para quem não tiver cartão de crédito e débito.

Os meios de pagamento são muito importantes na decisão de compra do consumidor. Não ignore esse ponto da sua loja virtual, dê ao cliente o máximo de segurança e conforto na hora de pagar.

Se estiver em dúvidas sobre o assunto, vale a pena ler o artigo: Como receber pagamentos online? Confira as 10 melhores opções 💳

9. Estabeleça as formas de envio

Para quem está dando os primeiros passos de uma loja virtual para iniciantes, uma boa opção é utilizar os Correios. Por lá, você pode negociar os valores diretamente nas agências ou por meio de um contrato como pessoa jurídica, de modo que você terá acesso a uma tabela de preços mais barata. 

Mas existem outras transportadoras que prestam um excelente serviço em diversas modalidades de entrega, desde as mais tradicionais até as entregas expressas, por exemplo. 

Além disso, também é possível contar com plataformas que permitem o acesso a outras transportadoras e também oferecem diferentes opções de preço, assim você pode optar pelo melhor custo-benefício. Um exemplo delas, é o Melhor Envio.

10. Confira se a sua loja está adaptada para o mobile

O número de vendas feitas por meio dos smartphones cresce cada vez mais. Para você ter uma ideia, de acordo com o estudo The 2022 Global Digital Shopping Playbook, elaborado pela Cybersource, 52% dos brasileiros fazem compras pelo celular.

Portanto, é muito importante que você configure a sua loja virtual de forma que seus clientes também possam acessá-la e ter uma boa experiência de compra nela.

O ideal é que você procure saber como funciona essa configuração na plataforma da sua loja virtual. É essencial que o site seja responsivo e mais adiante, quando o seu negócio estiver consolidado, você poderá até pensar em um aplicativo para ele.

Leia também: M-commerce: Site Mobile ou Responsivo? Qual a melhor opção?

11. Tenha um certificado digital

O certificado digital é uma licença para que você consiga emitir notas fiscais eletrônicas das vendas que você faz. É um documento obrigatório para o seu negócio, pois é com ele que você consegue despachar os seus produtos.

O certificado, basicamente, um arquivo eletrônico que garante a autenticidade e proteção das informações trocadas entre você e seu cliente. 

O contrato desse certificado é feito por um período de, no mínimo, 1 ano. Para saber mais sobre o certificado digital, leia o artigo: Para que serve o Certificado Digital.

4 BANNER BLOG - EDZ AULA

12. Contrate um Sistema de ERP

O ERP é um sistema de gestão que permite integrar todos os aspectos do seu negócio em um só lugar. Nele, você encontra todas as informações sobre as vendas, o estoque, recursos humanos e a parte financeira da sua loja virtual.

Começar um negócio com um sistema de ERP vai te ajudar muito a organizar a sua loja virtual, pois você terá uma visão geral de tudo o que está acontecendo. Isso diminui bastante o tempo que você perderia olhando parte por parte para administrar a sua loja.

Além disso, os relatórios gerados por esse sistema te darão informações mais direcionadas para que você crie estratégias melhores para vendas.

13. Faça testes na sua loja virtual

Agora que você já fez a configuração dos itens básicos da sua loja virtual, é hora de fazer um teste para ver se está tudo certo.

Para isso, uma boa sugestão é executar todos os passos necessários para realizar uma compra como se você fosse um cliente. Acesse o site, navegue pelas categorias, vá adicionando os itens no carrinho para ter certeza que todo esse processo está funcionando. 

Por fim, teste os pagamentos. Faça pedidos e teste cada uma das formas de pagamento que tem lá, seja por boletos ou por cartões. Esse teste é fundamental e muitas pessoas acabam ignorando

Faça pedidos simples, coloque algum produto por um preço baixo. Vá em cada meio de pagamento e pague por esses pedidos, veja se a compra foi realizada e também se o dinheiro caiu na sua conta.

14. Divulgue sua loja virtual

Assim que seguir todos os passos apresentados aqui e verificar que a sua loja está funcionando perfeitamente, é a hora de começar a divulgar. Afinal, as pessoas precisam saber que a sua loja virtual existe. 

Para isso, invista em anúncios, em marketing de conteúdo e nas redes sociais. Procure usar as redes sociais do seu negócio para criar conteúdos relevantes que atraiam o seu público. Lá, você também pode direcionar a sua audiência para a sua loja virtual. 

Saiba que também é possível – e indicado – usar as técnicas de SEO para que as pessoas que buscam pelo seu produto encontrem a sua loja de forma mais rápida por meio dos motores de busca, como o Google.

Crie seu Ecommerce e fature até R$ 30 mil em 90 dias!

Agora que você já tem uma visão ampla sobre loja virtual para iniciantes, nós temos uma dica final importantíssima:

Assista à aula Como Criar um Ecommerce do Zero e Faturar 30 mil reais em 90 dias!

Nesta aula 100% online e gratuita, você vai conhecer o método exclusivo criado pelo maior especialista em Ecommerce do Brasil, o Bruno de Oliveira. Basicamente, você vai aprender como criar uma loja virtual para do zero e faturar seus primeiros R$ 30 mil em até 90 dias.

Tudo isso de uma forma simples, segura e lucrativa. Para assistir à aula, clique no botão abaixo:

Perguntas Frequentes

O que é preciso para se abrir uma loja virtual?

Para abrir uma loja virtual, a primeira coisa que você precisa é de um CNPJ. Depois, é interessante que você busque por capacitação dentro do seu segmento, afinal, o Ecommerce é um mercado muito competitivo, apesar de estar cheio de oportunidades.

Qual o custo para montar uma loja virtual?

Os custos para montar uma loja virtual são muito menores do que os necessários para começar um negócio físico. Ainda assim, pode ser difícil determinar uma quantia exata, uma vez que os investimentos podem variar de acordo com complexidade do seu projeto e o seu capital inicial.

Como montar uma loja virtual com pouco dinheiro?

Uma forma de começar uma loja virtual com pouco dinheiro é optar pelo modelo de dropshipping. Além disso, também vale optar por uma plataforma de Ecommerce com bom custo-benefício. Mas, o mais importante é investir seu tempo em conhecimento, para evitar cometer erros custosos.

Como montar uma loja virtual totalmente de graça?

Para montar uma loja virtual, sempre vai haver algum nível de investimento, mesmo que pouco. Ainda assim, vale lembrar que existem plataformas de Ecommerce que não cobram mensalidade, como a Nuvemshop.