Se você quer começar a vender online e está buscando informações sobre domínio para o seu site, certamente encontrou os serviços da Nuvemshop. E mais do que isso, deparou-se também com a seguinte pergunta: como configurar domínio Nuvemshop, afinal? Bem, fique tranquilo pois nós vamos te ensinar tudo sobre o assunto neste artigo!

Quem não quer empreender no Ecommerce atualmente, não é mesmo? Os consumidores estão cada vez mais adaptados às compras online, o mercado está em pleno crescimento e as oportunidades estão aí para quem sabe como aproveitá-las.

Contudo, nada acontece como um passe de mágica, principalmente quando o assunto é ter sucesso vendendo online. Existem alguns fatores que você precisa conhecer para estruturar o seu negócio da melhor maneira possível... 

E o primeiro deles, caso a sua escolha seja começar por meio de uma loja virtual própria (em vez de marketplace, por exemplo) é ter o domínio confiável para ela. 

Para te ajudar nisso, nós vamos te ensinar como configurar domínio Nuvemshop, quais são as vantagens do serviço e muito mais. Acompanhe!

O que é um domínio?

Domínio é o endereço de um site ou loja virtual. Aquele que as pessoas vão digitar na barra de pesquisa do navegador para acessar o seu negócio. 

Ele é como se fosse uma identidade única e obrigatória para qualquer empresa que queira ter uma página funcionando plenamente na internet.

Para exemplificar com mais clareza, pense que as lojas físicas estão situadas em ruas, avenidas e por aí vai, certo? As lojas virtuais, por sua vez, estão localizadas no ambiente virtual, em endereços que começam com “www” e podem terminar com a nomenclatura “.com“ ou “.br” - este último, indicativo de páginas brasileiras. 

Simples, não é verdade?

Assim, tenha em mente que é por meio do domínio próprio que as pessoas conseguem acessar o seu site de vendas. Além disso, atente-se a outro ponto importante: o nome do seu domínio precisa ser igual ou estar diretamente relacionado à proposta do seu negócio. 

Inclusive, quando você cria a sua loja virtual na Nuvemshop, você automaticamente já ganha um domínio. 

Mas vamos falar mais sobre isso adiante… Continue com a gente!

Assine o Ecommerce na Prática e tenha acesso a treinamentos completos e conteúdos exclusivos!

Quais são os componentes de um domínio?

Existem alguns componentes fixos que devem estar presentes em todos os domínios, como: o nome do site (ou da loja virtual, se for o caso), a categoria (TLD - Top Level Domain) e o código referentes ao país

Diante disso, é comum que surja o questionamento sobre se é ou não uma obrigação de todos os sites ou lojas virtuais brasileiras terem o “.br” em seus domínios. E a resposta é simples: não!

Vamos exemplificar isso utilizando o próprio domínio do EnP. Veja só:

Domínio: ecommercenapratica.com

Categoria (TLD): .com

Código do país: não há (mas poderia ser o “.br” sem problemas).

Hoje, está cada vez mais comum que sites nacionais não utilizem o código “.br” e isso acontece por diversos motivos… o principal deles é a expansão do negócio. Ou seja, a ideia de atrair consumidores internacionais também depois de um tempo, não só os brasileiros. 

Por isso, ao verificar se o domínio que você deseja está livre, consulte não apenas o “.com.br”, mas também o “.com”. Isso vai ser fundamental para expandir seu negócio no Ecommerce para outros países…

Além disso, esse processo também evita que outros empreendedores utilizem o mesmo nome que o seu negócio, mas com um código diferente apenas. Fique atento a tudo isso na hora de saber como configurar um domínio na plataforma, combinado?

O que é um serviço de hospedagem?

Para que o seu site exista, você vai precisar de um outro elemento importante: um serviço de hospedagem. 

A hospedagem nada mais é do que o espaço que você aluga em um servidor para que o seu site seja exibido para os usuários. Basicamente, é o serviço de hospedagem que fará com que a sua página fique ativa na internet.

Sendo assim, contar com um bom serviço de hospedagem é importante porque um site é composto por uma série de dados e, para que ele funcione adequadamente, é preciso que esses dados estejam hospedados em um bom servidor. 

Caso contrário, seu site não terá a qualidade adequada. Ele poderá apresentar instabilidade, por exemplo, o que prejudica a experiência do usuário e, consequentemente, também os seus resultados em vendas. 

E o que você deve fazer nessa etapa, então?

Você precisa fechar um contrato com uma boa empresa de hospedagem. Existem várias no mercado hoje e entre as principais, estão algumas como: Registro.BR, GoDaddy, HostGator e Hostinger.

Consulte os serviços, planos e preços de cada uma e decida qual delas faz mais sentido para o seu negócio. E, caso você queira entender de forma mais aprofundada todo esse assunto, sugerimos a leitura do artigo: Como criar site profissional? Aprenda a fazer um para o seu negócio. Boa leitura!

Quais são as vantagens de ter um domínio Nuvemshop?

Antes de você aprender a como configurar um domínio na plataforma, vale a pena conhecer as vantagens de fazer isso, concorda? Veja abaixo:

1. Mais credibilidade para a sua loja

Segundo relatório CX Trends 2022, feito pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, 62% dos consumidores desistiram de uma compra online por causa de uma experiência ruim durante o processo de compra de um serviço ou produto. E entre as principais razões para isso está a falta de credibilidade da empresa. 

Esse dado só comprova que uma loja sem credibilidade é uma loja em apuros…

Na prática, o seu site de vendas precisa ser o mais confiável possível para os consumidores, caso contrário, as chances de você ver as suas vendas empacadas são bem grandes.

Por isso, na hora de saber como configurar domínio Nuvemshop, saiba que você contará com uma plataforma de Ecommerce que é líder de seu segmento na América Latina, que possui mais de 110 mil lojas ativas. Ou seja, uma companhia pronta para te fornecer a credibilidade que você precisa para o seu negócio. 

Inclusive, leitores do EnP garantem 25% de desconto na primeira mensalidade de qualquer plano. Muito bom, não é verdade? Para utilizar o benefício, clique aqui.

2. Aumenta o alcance da sua marca

A partir do momento que você tem um domínio Nuvemshop, o alcance da sua loja virtual pode aumentar mais facilmente. E você sabe por quê? Porque o Google dá prioridade aos sites que possuem domínios próprios

Sendo assim, fique bem atento: se o seu domínio não foi criado da melhor maneira e seu site é cheio de falhas e nada confiável, pode ter certeza que ele não aparecerá entre os principais resultados de uma busca orgânica no Google… o que não é nada bom para o seu negócio. 

Nós falamos um pouco mais sobre tráfego e busca orgânica neste artigo aqui: Como gerar tráfego para o meu site? 8 estratégias que funcionam

3. Facilita a divulgação

Registrar um domínio te dá a oportunidade de ter um nome amigável para a sua loja virtual. E isso, acredite, fará toda a diferença para os seus clientes reconhecerem e lembrarem mais facilmente dela. 

Assim, seja na hora de criar conteúdo para redes sociais, blog ou qualquer outro canal… não importa. Ter um domínio Nuvemshop vai facilitar um bocado na divulgação da sua empresa. 

Contudo, um ponto relevante: para facilitar ainda mais todo esse processo sobre como configurar domínio Nuvemshop, lembre-se de ter um nome simples, fácil e conectado com o seu nicho de mercado. A ideia é que ele seja facilmente encontrado pelos clientes e pelos buscadores. 

Sobre isso, você também pode se interessa por: Inauguração de loja: como divulgar e 10 ideias de marketing

Como configurar domínio Nuvemshop?

A plataforma disponibiliza aos lojistas domínios para as lojas virtuais de forma gratuita. Na prática, esses domínios contêm o nome do negócio e o subdomínio do servidor da Nuvemshop, ficando mais ou menos assim: nomedasualoja.lojavirtualnuvem.com.br. 

Como você pode ver, esse tipo de domínio é compartilhado e você pode ter um a partir do momento em que a sua loja virtual está operando pela Nuvemshop. Inclusive, caso você já utilize a Nuvemshop, para encontrar os ajustes e outras configurações do domínio, basta acessar o painel administrativo. Mais precisamente, em: Configurações > Domínios.

Contudo, existem muitos empreendedores que preferem ter um domínio próprio para os seus negócios em vez de um compartilhado. Até aí, nenhum problema…

Você só precisa criar um domínio - a partir daquelas empresas que citamos anteriormente ou outra de sua escolha - e, em seguida, vinculá-lo à sua loja Nuvemshop. 

Lembrando que as duas opções são válidas e cabe a você definir qual é a que mais se encaixa na proposta e nas necessidades do seu negócio.

Ah, um ponto importante: saiba que essa veiculação/configuração varia de acordo com o serviço de hospedagem utilizado por você… isso porque cada serviço possui o seu processo para a veiculação. 

Portanto, para obter informações mais detalhadas, acesse a Central de Atendimento da Nuvemshop. Por lá, você encontra informações sobre diversas empresas de hospedagem e como são os seus processos para configuração do domínio junto à Nuvemshop, combinado?

Mas isso não é tudo que você precisa saber sobre como configurar domínio Nuvemshop…

Para que seu domínio próprio opere bem em sua loja na plataforma, você vai precisar entender a respeito dos apontamentos DNS. Vamos falar deles a seguir…

Loja grátis Nuvemshop

O que você precisa saber sobre apontamentos DNS?

Sem muita enrolação: o apontamento DNS é uma espécie de código que é inserido no domínio do seu negócio para identificar o IP do servidor que hospeda os arquivos do site

Na prática, existem dois apontamentos DNS que você deve cadastrar na sua loja virtual. São eles:

Apontamento tipo Hostname

O apontamento DNS do tipo Hostname, também conhecido como apontamento tipo A, garante que o site se mantenha no ar, conectado a um endereço de IP. 

Ele faz a conexão do seu site com o servidor da Nuvemshop. O reflexo disso é que a pessoa é diretamente levada para a loja Nuvemshop ao acessar o seu site. Lembrando que o apontamento tipo Hostname é o principal registro de um domínio.

Apontamento tipo CNAME

Já o apontamento DNS do tipo CNAME, funciona como um redirecionamento. Isto é, ele conecta o domínio existentes próprio e o compartilhado. Uma vez configurado, os usuários vão poder acessar a loja virtual apenas pelo domínio próprio. 

Por exemplo, suponha que o domínio compartilhado da sua loja virtual seja aquele mesmo que citamos lá no início do artigo: nomedasoja.lojavirtualnuvem.com.br. Ao configurar o apontamento CNAME, os seus consumidores vão conseguir acessar sua loja por meio do www.sualoja.com.br.

[NOTA: a configuração de ambos os apontamentos no site da Nuvemshop vai variar de acordo com o serviço de hospedagem que você utilizar. Caso você queira tirar dúvidas, vale a pena também consultar a Central de Atendimento da Nuvemshop].

Crie a sua loja virtual do ZERO!

Ficou claro ao longo deste artigo sobre como configurar domínio Nuvemshop o quanto é importante ter um domínio confiável para a sua loja virtual, não é mesmo? Não temos dúvidas do quanto a plataforma é a melhor opção para você conseguir isso…

Apesar de este tema ser extremamente relevante, ele está longe de ser o único que você precisa prestar atenção na hora de criar uma loja online. 

Neste momento, inclusive, é muito comum que empreendedores fiquem confusos e cometam falhas que podem prejudicar toda a estruturação do site de vendas… 

Com o intuito de te ajudar a evitar isso, sugerimos que você conheça o treinamento Loja Virtual do Zero!

As aulas estão disponíveis na nossa plataforma de educação por assinatura e, nelas, você vai aprender a como criar e estruturar a sua loja virtual de forma simples e didática. 

Preparado para montar a sua loja virtual? Então clique aqui ou no botão abaixo:

Perguntas Frequentes

Como configurar domínio na Nuvemshop?

Para configurar domínio Nuvemshop você precisa ter uma loja virtual na plataforma ou, caso já possua um domínio próprio, fazer a vinculação do seu site à Nuvemshop.

Como verificar o domínio no Nuvemshop?

Para verificar o domínio no Nuvemshop, basta acessar o painel administrativo. Mais precisamente, em: Configurações > Domínios.

Como fazer a verificação de domínio?

Para verificar um domínio, você precisa contar com um serviço de hospedagem, como Registro.BR, GoDaddy, HostGator e Hostinger.