“Como gerar tráfego para o meu site?” Essa é uma dúvida que tira o sono de muitos empreendedores e gestores de Ecommerce. Isso porque, sem um determinado volume de visitantes mensais, uma loja virtual não é capaz de bater as suas metas. Neste artigo, vamos falar sobre tráfego e mostrar estratégias para aumentar o volume de visitantes em seu site. Confira!  

Criar um site do zero é um projeto e tanto. Layout, segurança, usabilidade – são tantas as variáveis que precisam ser consideradas, que a maioria dos empreendedores esquecem um fator muito importante: o tráfego. 

Afinal, de nada adianta ter um site lindo e funcional, se não há ninguém para visitá-lo, certo? 

Isso é ainda mais preocupante quando falamos dos Ecommerces, pois o número de vendas é diretamente proporcional ao número de visitantes que o site recebe. Mas como gerar mais tráfego, então?

Nesse artigo, nós vamos te mostrar algumas estratégias que funcionam muito bem. Te convidamos a ler os próximos tópicos com atenção e, mais do que isso, aplicar essas dicas em seu site assim que possível.

Vamos começar? 

Por que o tráfego é tão importante para um Ecommerce? 

Basicamente, sem um volume de tráfego alto, uma loja online não consegue gerar o número de vendas que precisa para ser sustentável e escalável. De acordo com uma pesquisa realizada pela Experian Hitwise, a taxa de conversão média do Ecommerce no Brasil é de 1,65%.

Isso quer dizer que são necessárias, aproximadamente, 100 visitas para que uma venda seja realizada. Vale lembrar que essa taxa pode ser ainda menor, dependendo das especificações do seu segmento… 

“A gente não consegue escalar o número de vendas sem escalar o número de visitas. Por isso que o tráfego é o oxigênio.”

Bruno de Oliveira

Quais são os diferentes tipos de tráfego? 

Quando falamos em tráfego para Ecommerce, estamos nos referindo ao volume de pessoas que visita o seu site todos os meses. Ainda que o resultado seja o mesmo – ou seja, pessoas chegando até o seu site – é preciso ter em mente que existem muitas formas diferentes de fazer isso acontecer. 

Sendo assim, os diferentes tipos de tráfego são: 

  • Tráfego orgânico;
  • Tráfego social;
  • Tráfego de referência;
  • Tráfego direto;
  • Tráfego pago.

Enquanto alguns tipos de tráfego são pagos, outros ocorrem espontaneamente. A seguir, vamos explicar cada um deles em mais detalhes. Confira: 

1. Tráfego orgânico

O tráfego orgânico é aquele que vem das ferramentas de busca. Ele acontece quando um cliente digita no Google, por exemplo, uma palavra-chave relacionada ao seu negócio e clica no seu site diretamente da página de resultados. 

Esse é o tipo de tráfego mais cobiçado, afinal de contas, ele é totalmente gratuito. 

O tráfego orgânico é aquele que você consegue gerar para sua loja sem precisar de investimento. Ou seja, sem você fazer anúncios, sem fazer publicidade. [...] Você faz uma otimização nas suas páginas e começa a concorrer no ranking do Google.

Bruno de Oliveira

Conseguir um bom volume de tráfego orgânico, no entanto, não é tão fácil quanto parece. O Google é bastante criterioso sobre quais as páginas que figuram entre os primeiros resultados e, além de ter páginas otimizadas, o seu site também precisa apresentar um conteúdo relevante para ter uma chance de aparecer. 

Por exemplo, alguém que procura pelo termo “Escola de Ecommerce” no Google, vai se deparar com a página do Ecommerce na Prática logo entre os primeiros resultados. Quando alguém clica nesse link e é redirecionado para o nosso site, não pagamos nada por esse acesso. Esse é o tráfego orgânico. 

como-gerar-trafego-para-meu-site

Vale lembrar que, ainda que você não pague nada por esse tráfego, ele não é totalmente sem custo. É provável que você precise investir em criação de conteúdo e na otimização do seu site para ter uma chance de figurar entre os primeiros resultados, o que requer o investimento em equipes especializadas. 

Além disso, também é preciso ter em mente que a construção de um bom volume de tráfego orgânico leva tempo. Sendo assim, essa é uma estratégia de médio a longo prazo. 

2. Tráfego social

O tráfego social é todo aquele que vem das redes sociais. Ele pode acontecer quando alguém clica em um link em sua bio, seus stories ou quando um seguidor compartilha o link para o seu perfil. 

Essa é uma estratégia interessante de como gerar tráfego para o seu site, mas também requer um certo investimento de tempo e bastante criatividade para criar conteúdos relevantes para os seus seguidores. 

Uma boa maneira de se conseguir bastante tráfego social é estudar bastante sobre quais as plataformas mais usadas em seu nicho de mercado e entender como os concorrentes utilizam esses espaços. 

3. Tráfego de referência

Outra maneira de como gerar mais visitas em seu site é o tráfego de referência. Ele serve para medir quantas pessoas chegam ao seu Ecommerce por meio de links diretos, ou seja, que não estão em redes sociais, não fazem parte de campanhas e nem estão na página de resultados do Google. 

Links de referência, usualmente, trazem tráfego de sites terceiros. Acontece da seguinte forma: uma página menciona o seu site e, junto dessa menção, adiciona um link que leva os leitores para sua loja virtual. 

Esse também é um tipo de tráfego gratuito e a principal forma de conseguir tráfego por esse meio é utilizando a técnica de link building. Basicamente, essa técnica consiste em oferecer conteúdos para outros sites. 

Sites que têm bastante tráfego de referência, normalmente, também contam com uma alta autoridade em seu nicho de mercado. Por isso, se você quer que esta seja uma alternativa para o seu site, crie conteúdos de qualidade, que valham a pena serem referenciados. 

Por exemplo, em um artigo que escrevemos sobre o varejo online, referenciamos duas pesquisas feitas por terceiros e, para que nossos leitores pudessem aprofundar os seus conhecimentos, deixamos um link para o site da NZN Intelligence e da Nuvemshop

Ao clicar nessas linkagens, o leitor vai ser redirecionado para as respectivas páginas. Para os sites referenciados, este acesso será registrado como tráfego de referência. 

como-gerar-trafego-para-meu-site (1)

4. Tráfego direto

No tráfego direto, as pessoas chegam em seu site sem passar por nenhum outro meio. Isso pode acontecer quando elas digitam diretamente o domínio do seu site na barra de pesquisa do Google, ou têm o endereço favoritado em seu navegador. 

Esse é o tipo de tráfego mais raro, já que requer que a sua empresa tenha um alto nível de reconhecimento de marca. O tráfego direto, no entanto, pode ser um valioso termômetro na hora de entender se a sua empresa está realmente causando uma impressão entre os clientes.

Leia também: O que é branding: aprenda TUDO sobre a construção de uma marca. 

5. Tráfego pago

O tráfego pago é todo aquele proveniente de anúncios. Essa é uma forma segura e rápida de como gerar mais tráfego para um site, mas não necessariamente a mais barata. 

Dentro das estratégias de tráfego pago estão ferramentas como o Google Ads e o Facebook Ads, que oferecem opções de segmentação robustas, assim como um alto controle sobre o uso do orçamento. 

Para otimizar o gasto com tráfego pago, é importante ter um alto conhecimento sobre o seu perfil de cliente ideal – ou seja, a sua persona – a fim de entender quais os termos que eles utilizam, quais os tipos de imagem que chamam a sua atenção e por aí vai… 

Por isso, se você está se perguntando “como gerar tráfego para o meu site?”, saiba que o tráfego pago é uma das estratégias mais efetivas. No o EnP Cast 06, Bruno de Oliveira fala sobre a influência que o tráfego pago tem em outros tipos de tráfego: 

Tem tanta gente entregando conteúdo hoje em dia, que é impossível que o conteúdo seja entregue para todo mundo. [...] Então a gente precisa investir em tráfego pago para simplesmente fazer com que nosso conteúdo orgânico seja entregue.

Bruno de Oliveira

Como gerar tráfego para o meu site: passo a passo

Bom, agora que você conhece a fundo todas as diferentes formas de se atrair visitantes para sua página, queremos que você aumente o tráfego do seu site com algumas dessas dicas: 

1. Conheça o seu público

Antes de fazer qualquer otimização ou escrever qualquer conteúdo, é extremamente importante que você conheça a sua persona. Afinal, a comunicação sempre flui melhor quando você conhece o seu interlocutor, certo? 

As personas são representações fictícias do que seria o seu cliente ideal. Ao criar uma persona, você precisa basear esse personagem em dados, utilizando características que você realmente enxerga dentro de seu público. 

Ao passar por esse processo, as chances de utilizar uma linguagem adequada e efetiva aumentam muito, assim como as chances de que seus anúncios e comunicações convertam.

No EnPCast 06, Babi Tonhela fala um pouco sobre as características que uma pessoa precisa ter para alcançar mais tráfego em seu site. Confira o que a Diretora de Produtos do Ecommerce na Prática afirmou: 

“Entender de persona, entender realmente o cliente que você quer atingir, uma escrita decente, pouquinho de criatividade e muita perseverança. ”

Babi Tonhela

2. Crie um bom conteúdo 

Quando falamos de atrair mais pessoas para um site, não há como ignorar o poder do conteúdo. Sem uma estratégia de marketing de conteúdo robusta, é muito difícil competir com os outros players do mercado. 

E nós não estamos nos referindo apenas a postagens de blog. Até mesmo a descrição dos seus produtos no Ecommerce pode ser uma oportunidade de entregar um conteúdo de valor para o cliente. 

Você pode, por exemplo, mostrar as opiniões de outros compradores, dar dicas de uso e conservação, compartilhar guias de medida, dar ideias de combinação, enfim… a lista de possibilidades é gigante. 

3. Melhore o SEO do seu site

O SEO, ou Search Engine Optimization, é o conjunto de práticas de otimização que tornam uma página mais atrativa para mecanismos de busca. 

Para que um site apareça entre os primeiros resultados do Google, mais de 200 fatores de ranqueamento são levados em consideração. Por isso, é difícil determinar uma receita que seja efetiva para todos os sites… 

O SEO pode ser dividido em duas principais categorias: on-page e off-page. As otimizações on-page são aquelas que podem ser feitas dentro da sua própria página. Dentre elas, podemos citar: 

  • Títulos e intertítulos; 
  • Meta descrição de páginas;
  • Imagens e vídeos; 
  • Repetição de palavras-chave de maneira natural ao longo do texto;
  • Etc. 

As otimizações off-page são aquelas que têm relação com sites de terceiros. Ou seja, essa técnica leva em consideração a autoridade do seu site e a quantidade de links que apontam para o seu domínio. Lembra sobre como falamos do tráfego de referência alguns tópicos acima? Pois é, é aqui que ele entra em prática.

Para continuar aprendendo sobre SEO, leia este artigo: 9 dicas de SEO para Ecommerce 

4. Esteja presente em redes sociais

Estar presente em redes sociais relevantes para o seu negócio vai ter duas principais vantagens: gerar tráfego e criar vínculos com seus clientes. Ao manter um perfil ativo nas redes, você será capaz de entender melhor o que seus clientes querem e como eles se comunicam.

Além disso, esses são canais muito importantes para criação de conteúdo relevante. Por isso, faça um planejamento robusto para essas plataformas. Se você precisa de ajuda nesse quesito, este artigo pode ajudar: Como fazer o planejamento estratégico das redes sociais

5. Crie um blog

É difícil falar de uma estratégia de tráfego para sites que não envolva a criação de um blog. Isso porque essa é uma ferramenta muito rica, que pode contribuir tanto para a estratégia de conteúdo, quanto para alguns aspectos mais técnicos. 

Com um blog, por exemplo, você será capaz de efetuar uma estratégia de link building, fazer postagens com escritores convidados – o chamado Guest Post – falar mais sobre seus produtos e receber backlinks. Interessante, não acha?  

No entanto, vale o alerta: essa é uma estratégia um pouco mais refinada e que vai demandar bastante investimento. Isso quer dizer que, se você ainda está dando os seus primeiros passos no mundo do Ecommerce, criar um blog pode não ser a melhor alternativa no momento. 

Babi Tonhela fala, ainda, sobre como a priorização de tarefas pode ajudar empreendedores nessa fase do negócio a conseguir mais tráfego para o seu site.

“Às vezes você está começando a montar uma loja virtual agora e já quer montar um blog. [...] Não é assim que você vai ter resultados mais rápidos. Primeiro você tem que criar a sua loja virtual, aprender a fazer tráfego pago e, aos poucos, fazer o trabalho de SEO orgânico.”

Babi Tonhela

6. Melhore a usabilidade do seu site 

Para atrair muitos visitantes é importante que o seu site esteja otimizado para os usuários. Esse é um fator levado em consideração pelo Google na hora de escolher os sites que vão figurar entre os primeiros resultados das buscas. 

Por isso, o seu site precisa ser rápido, estável e fácil de usar. Evite usar imagens muito pesadas e elimine todos os plugins que são desnecessários para diminuir o tempo de carregamento.

Além disso, certifique-se de que o seu site é otimizado para dispositivos móveis, uma vez que boa parte do tráfego pode partir daí. Para saber mais sobre o m-commerce, leia; M-commerce: Site Mobile ou Responsivo? Qual a melhor opção? 

7. Utilize o e-mail marketing 

O e-mail marketing é uma ferramenta muito poderosa para captar acessos para o seu site e aumentar o tráfego. Com ele, você pode divulgar produtos e novidades sobre sua loja, compartilhar conteúdos, fazer promoções, dentre muitas outras estratégias. 

E o melhor de tudo é que um canal como esse oferece poucas distrações ao usuário, o que aumenta as chances de conversão. 

Para captar os e-mails necessários para construir uma boa base de clientes, no entanto, você vai precisar de landing pages e materiais ricos. Nós chamamos este processo de captação de leads e você pode ler mais sobre o assunto aqui: Como Gerar Leads: 7 dicas incríveis para você inovar. 

8. Invista em anúncios

Como você já deve ter percebido, os anúncios – ou seja, o tráfego pago – é um dos principais pilares para você, que busca como gerar tráfego para o seu site. 

Isso porque, ainda que as estratégias orgânicas funcionem bem, elas começam a dar resultados apenas em longo prazo…  e você precisa começar a fazer vendas tão rápido quanto possível, certo? 

Sendo assim, é essencial que você aprenda como gerenciar as plataformas de anúncio para começar a investir nessa estratégia para sua empresa. E, se você quer se aprofundar nesse tema, nós temos uma proposta para te fazer… 

Aprenda tudo sobre o assunto com o curso Tráfego Pago para Ecommerce!

Como você pode perceber o tráfego pago é uma das principais formas de gerar tráfego para o seu site de maneira rápida e efetiva. Mas esse recurso precisa ser usado com inteligência…

Isso porque, principalmente no início do negócio, o orçamento é limitado e precisa ser alocado nas estratégias que mais têm potencial para resultado. 

Se você quer aprender como fazer tráfego pago, saiba que nós temos um treinamento especial, que cobre tudo que você precisa saber sobre o assunto. Esse é o curto Tráfego Pago para Ecommerce.

Durante as aulas, você vai aprender: 

  • O que é tráfego e como ele funciona; 
  • Como fazer uma análise do seu negócio;
  • Como planejar, criar e otimizar campanhas;
  • Como solucionar problemas; 
  • Como escalar suas conversões. 

As aulas são ministradas por Diego Santana, gestor de Performance, mentor e especialista em anúncios para Ecommerce. Pare de se perguntar “como gerar tráfego para o meu site?”  e aprenda o que funciona na prática. 

O treinamento completo está disponível na assinatura Ecommerce na Prática. Para começar seus estudos, clique aqui