Se você já vende em meios tradicionais – como as lojas físicas, por exemplo – é possível que já tenha se perguntado se entrar no varejo online é uma boa opção. 

Essa é uma dúvida muito comum para lojistas que trabalham offline. E, usualmente, eles se dividem em duas categorias: os que estão vendendo bem e não querem fazer grandes alterações em sua operação; e aqueles que não estão satisfeitos com os seus resultados e querem aproveitar melhor o potencial de sua loja… 

A boa notícia é que, independentemente do momento atual do seu negócio, o varejo online pode ser uma boa alternativa, abrindo um mundo de possibilidades, novos clientes e margens de lucro muito maiores. 

Muitos empreendedores já descobriram isso… 

A 7ª edição da pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro mostrou que o e-commerce brasileiro teve uma expansão de 22,05% em 2021, totalizando 1,59 milhão de lojas online. Este é um mercado que, desde 2015, vem crescendo a uma taxa de 23,69% ao ano. 

Números mostram que, no ano passado, 789 novas lojas online foram criadas no Brasil todos os dias. Esses números refletem um mercado aquecido e que só tende a crescer. Uma ótima oportunidade de negócio, certo? 

Por isso, neste guia completo sobre varejo online, compartilharemos algumas das nossas melhores dicas para ajudar você a digitalizar o seu negócio. Falaremos sobre o panorama atual do segmento de Ecommerce, tendências e muito mais. 

Agora, sem mais delongas… vamos ao conteúdo! 

O que é uma loja de varejo?

Uma loja de varejo nada mais é do que um estabelecimento voltado para a venda de produtos para o consumidor final. 

Falamos sobre isso, pois antes de entender sobre o varejo online, vale a pena conhecer os conceitos básicos relacionados ao tema. Por isso, nada mais justo do que começar falando sobre o que é uma loja de varejo, não é mesmo?

Usualmente, lojas de varejo lidam com quantidades menores de produtos, vendendo um número limitado de itens por cliente. Isso quer dizer que as empresas conseguem comercializar esses produtos com margens de lucro maiores, ao contrário das atacadistas, que vendem em maior quantidade.  

As lojas de varejo são muito comuns no mercado brasileiro e podem ser encontradas nos mais variados segmentos, desde a indústria alimentícia até as lojas mais especializadas.

O varejo é um dos segmentos mais tradicionais da economia do país, com as primeiras lojas de varejo datando do período colonial. 

O que é varejo online?

O varejo online tem como intuito a venda direta de bens e serviços para o consumidor final ou até mesmo para outras empresas, mas usa a internet como principal canal de venda. 

Essas transações comerciais podem ser feitas por meio de sites próprios, marketplaces, redes sociais e uma infinidade de outros meios

Mas fique tranquilo que falaremos um pouco mais sobre os canais de venda digitais ainda neste conteúdo...

Por ora, vale a pena ressaltar que o varejo é um setor tradicional da economia brasileira, de fato. No entanto, com o avanço tecnológico, pode-se observar uma evolução desse mercado e o surgimento de novas maneiras de se fazer negócios…

Tanto que, a partir disso, nasceu então o varejo online.

Por que uma empresa com loja física deve migrar para o digital? 

Se você já tem um negócio próprio, que vende satisfatoriamente nos meios offline, é possível que esteja se perguntando o porquê de fazer uma migração como essa. Afinal de contas, em time que está ganhando não se mexe, certo? Errado! 

De todos os mercados hoje, o varejo é, sem dúvidas, um dos mais competitivos. Isso quer dizer que as companhias precisam manter-se renovadas e em movimento constantemente, a fim de não serem superadas pela concorrência. 

E, você provavelmente já notou isso: o digital tem ganhado cada vez mais força

Hoje, vender online não é mais uma tendência, mas quase uma necessidade. Este é um canal de vendas legítimo – e um que é muito lucrativo, por sinal. 

A seguir, listamos algumas das razões pelas quais uma loja de varejo tradicional pode se beneficiar com a transição para o varejo online. Veja: 

1. Cada vez mais pessoas preferem comprar pela internet

Uma pesquisa conduzida pela NZN Intelligence mostra que 82% dos consumidores brasileiros com acesso à internet já fizeram uma compra pela internet.

E, mais do que isso, 74% deles preferem as compras online em detrimento às lojas físicas. 

Mas por que o ambiente digital se tornou preferido em tão pouco tempo? 

Os achados de uma outra pesquisa, esta feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), pode nos ajudar a entender. De acordo com o estudo, 50% dos consumidores julgam que os preços são melhores na internet. 

Além disso, 33% das pessoas afirmam que a economia de tempo é a grande vantagem das compras online. Por outro lado, para 27% dos entrevistados, a facilidade em comparar preços é o grande trunfo desse canal. 

2. As oportunidades de venda são maiores

Sendo o meio preferido de muitas pessoas na hora da compra, a internet tornou-se um espaço de muitas oportunidades para empreendimentos dos mais variados segmentos.

O levantamento NuvemCommerce mostra que a previsão de faturamento no Ecommerce na América Latina para 2022 é de US$ 104 bilhões.

No 1º trimestre de 2021, por exemplo, o Ecommerce brasileiro atingiu a marca de  R$ 53,4 bilhões em faturamento, um número 31% maior do que o mesmo período de 2020.

Por tudo isso, ignorar o digital como um canal de vendas potente é um grande equívoco, que pode atrasar – e muito – a estratégia de aquisição de novos clientes de uma companhia. 

3. A operação é mais simples e requer menos investimento

Muitas pessoas, erroneamente, pensam que é preciso muito dinheiro para começar a vender online. E isso não é verdade.

Montar uma operação no digital é um projeto flexível, que pode ser tão caro ou tão barato quanto o seu orçamento permite. 

É importante lembrar que, se você já tem uma operação física, criar um braço digital para o seu empreendimento é mais fácil do que quando se começa do zero...

Pense bem, você já tem a estrutura de estoque, fornecedores e logística, além de um valioso conhecimento de mercado. 

O investimento para montar uma loja física, por exemplo, é muito maior.

Sendo assim, criar um Ecommerce e levar o seu empreendimento para o digital é um passo orgânico e natural, que representa o início de uma nova era para sua empresa. 

Leia também: O que é varejo híbrido e como aplicar? Entenda a tendência.

Como funciona o marketplace no varejo online?

Quando falamos sobre varejo online, é importante notar que não estamos nos referindo apenas às lojas virtuais próprias. Existem muitos canais que podem ser utilizados para vender na internet e o marketplace é um deles. 

Um marketplace nada mais é do que um espaço que grandes varejistas do mercado – tais como a Americanas, a Magazine Luiza e a Amazon, por exemplo – “alugam” em seus sites, permitindo que lojistas façam vendas por meio da plataforma. 

Para utilizar esses espaços, a sua empresa precisa fazer uma conta na plataforma de sua escolha, fazer o cadastro dos produtos e, em alguns casos, realizar os envios. Vale lembrar que algumas companhias oferecem a opção de cuidar dos detalhes logísticos por você. 

E, para usar essa estrutura, a sua empresa paga uma taxa pré-determinada, que pode ser cobrada em forma de mensalidade, ou porcentagem de venda. 

Mas, afinal de contas, por onde começar? É possível fazer uma loja virtual própria e ainda vender por marketplaces? Posso utilizar os dois?

Neste vídeo, Bruno de Oliveira, fundador do Ecommerce na Prática, responde a essas e muitas outras perguntas. Assista: 

Como ter uma loja de varejo online?

Agora que você conhece um pouco mais sobre o varejo online e suas particularidades, que tal entender a fundo o passo a passo que uma companhia do varejo físico deve seguir para digitalizar o seu negócio

Nós listamos algumas das nossas principais dicas sobre o assunto. Veja só: 

1. Conheça bem a sua persona

Nós compartilhamos dados de mercado que mostram a preferência das pessoas pelas compras online, certo?

Contudo, também precisamos destacar que cada mercado se comporta de uma maneira diferente e entender isso é essencial para sua estratégia online. 

Afinal de contas, o seu cliente é uma pessoa conectada e que tem costume de comprar em lojas online? Essa migração faria sentido para o seu empreendimento? Esses questionamentos precisam ser levantados se você quer ter sucesso nessa empreitada. 

Sendo assim, indicamos que você faça uma pesquisa de mercado, a fim de entender qual o perfil comportamental de seus clientes e, assim, consiga definir a persona do seu negócio.

2. Faça um estudo de concorrência

Também é importante olhar para os seus concorrentes. Nesse quesito, precisamos lembrar que dificilmente a sua concorrência no ambiente físico será a mesma no digital.

Estude sites que vendem o mesmo produto ou estão em segmentos similares ao da sua empresa, entenda quais as estratégias de precificação que eles utilizam e como eles fazem para atrair mais clientes.

Esses são pontos-chave da sua estratégia digital! 

3. Escolha os canais de venda que mais fazem sentido

Agora é hora de escolher o principal canal de vendas da sua companhia. 

Nós falamos sobre os marketplaces alguns tópicos acima – e essa é uma ótima alternativa para começar a fazer as suas primeiras vendas e, de fato, consolidar o seu negócio no mercado.

Existem, ainda, as empresas que optam por ter um site próprio, isso pode ser feito do zero, ou por meio de uma plataforma de Ecommerce. 

Essa é uma opção que oferece mais alternativas de personalização e controle sobre processos logísticos. Se essa é uma coisa que você procura em seu varejo online, é importante escolher uma plataforma de Ecommerce confiável…

No Ecommerce na Prática, indicamos a Nuvemshop para todos os nossos leitores e alunos, não só porque esta é uma das plataformas com um dos melhores custo-benefício do mercado, mas também porque oferece a melhor usabilidade e suporte ao cliente. 

A plataforma, que é líder na América Latina, oferece conexão com alguns dos melhores parceiros logísticos e de pagamento do mercado, garantindo que o site da sua companhia oferecerá uma boa experiência de compra – falaremos mais sobre a importância disso daqui a alguns tópicos, continue conosco… 

Ah, na plataforma, você pode começar gratuitamente e, depois, mudar para outro plano com um desconto de 25% no primeiro mês de assinatura. Para ter acesso ao benefício, clique aqui

4. Faça a unificação do estoque 

Ao abrir uma operação online em sua loja física, é importante unificar o estoque, a fim de que itens não entrem em falta e você saiba exatamente quando fazer uma compra de reposição com seus fornecedores.

Implementar uma boa gestão de estoque é fundamental para garantir que ambas as operações estejam, online e offline, aconteçam sem problemas. 

5. Transforme a sua loja física em um ponto de retirada e distribuição para o Ecommerce 

Se você já tem uma loja física, este espaço pode ser utilizado como um ponto de retirada para as compras online. E também pode ser apoio logístico para as companhias – seja uma transportadora ou os Correios – que farão a entrega dos produtos. 

Essa é uma estratégia inteligente para diminuir os custos relacionados ao frete e oferecer mais uma opção de entrega para seus clientes. 

Leia também: Qual a melhor transportadora para Ecommerce? Descubra!

6. Ajuste detalhes logísticos

Ainda que a venda aconteça diretamente pela internet, existem muitos processos que acontecem no ambiente físico para que o produto chegue intacto às mãos do cliente.

A embalagem do item, por exemplo, é uma parte do processo que precisa de atenção, assim como o prazo de entrega. 

Sendo assim, ajuste quaisquer procedimentos que possam estar causando engasgos. Também se certifique de que o produto estará pronto para retirada – seja para a transportadora ou para o próprio cliente – dentro do prazo combinado. 

7. Tenha um time dedicado ao atendimento ao cliente

Ao contrário do que muitos podem pensar, o trabalho no varejo online não termina quando uma venda é efetuada. 

Depois que um produto é vendido, a sua empresa precisa disponibilizar um bom atendimento ao cliente, a fim de tirar dúvidas, lidar com processos de logística reversa e, no geral, construir um bom relacionamento com o consumidor

Oferecer um bom pós-venda pode ser um fator decisivo entre fazer uma única venda e conseguir um cliente fiel. 

Aproveite para ler: Como começar um negócio com pouco dinheiro [+ 8 ideias lucrativas]

3 tendências do varejo online para ficar de olho

Agora que você já conhece os principais passos para digitalizar o seu negócio e transformá-lo em um varejo online, vamos falar um pouco sobre os aspectos mais estratégicos desta mudança. 

Para isso, listamos algumas das principais tendências deste mercado. É importante ficar de olho nessas movimentações, afinal de contas, elas podem ser decisivas para o posicionamento da sua companhia. 

Leia agora: 

1. Vendas via mobile

Segundo a American Market Intelligence (AMI), até 2024, 75% das compras no e-commerce na América Latina serão realizadas por dispositivos móveis. Isso quer dizer que, independentemente do canal escolhido para o seu varejo online, ele precisa ser otimizado para vendas em celulares. 

Seu site, por exemplo, precisa ser responsivo e carregar rápido. Além disso, a sua empresa precisa construir uma presença digital forte nas redes sociais por meio da criação de um conteúdo relevante. 

Este artigo sobre o assunto pode ajudar você a entender melhor essa tendência: Mobile First: o que é e qual a importância para o Ecommerce.  

2. Segurança de dados

Você certamente ouviu falar sobre a LGPD nos últimos meses, certo? A Lei Geral de Proteção de Dados trouxe novas regras e orientações para empreendimentos que operam no digital (e no offline também!) e como elas devem tratar os dados de seus clientes. 

Além disso, quando falamos de segurança em Ecommerce, é importante frisar que o seu site precisa contar com meios de pagamento seguros, além de contar com soluções de criptografia para proteção de informações. 

Vale lembrar que, de acordo com uma pesquisa conduzida pela PSafe, três a cada cinco brasileiros têm medo de vazamento de dados em compras online. Sendo assim, o seu varejo online precisa quebrar essa objeção e oferecer uma experiência de compra segura. 

Leia também: O que é certificado SSL: saiba como obtê-lo e conheça as suas vantagens

3. Entregas no mesmo dia

Outra grande tendência do varejo online são as entregas ágeis, que acontecem no mesmo dia. Uma pesquisa realizada pela PwC, por exemplo, mostrou que 40% dos consumidores estão dispostos a pagar mais pelo frete, se isso significar que vão receber o produto mais rápido

Muitas empresas, portanto, implementaram entregas com motoboys, ou retiradas programadas, que permitem mais agilidade e praticidade na rotina dos clientes mais apressados. 

Em uma escala maior, companhias com filiais em lugares distintos podem aproveitar-se desse recurso para ampliar o seu raio de entregas rápidas.

O único cuidado necessário para que essa estratégia seja feita corretamente é que o estoque seja bem gerenciado e esteja atualizado a todo momento. 

Aproveite para ler: O que é entrega expressa e quais as vantagens de oferecer no Ecommerce?

Como o varejo com loja física pode se diferenciar do varejo online? 5 alternativas 

Se você chegou até aqui, é possível que esteja interessado em migrar a sua loja física para o varejo online. E, precisamos dizer, esta é uma decisão muito estratégica. 

Isso porque, como você pode perceber com os dados de mercado que compartilhamos ao longo deste guia, o digital não é uma mera tendência do futuro… ele é o caminho pelo qual as pessoas compram e vendem no presente. 

E quanto mais cedo a sua empresa entrar nesse mercado, mais cedo ela poderá colher os resultados. Muitas companhias já aproveitaram essa oportunidade… 

Isso nos leva a uma questão importante: como uma empresa de varejo online pode se destacar neste mercado tão competitivo? Nós temos algumas ideias e vamos compartilhá-las com você: 

1. Criando campanhas de marketing alinhadas à persona

A persona é um modelo de marketing que representa o tipo de pessoa mais propensa a comprar em sua loja. 

Um dos pontos-chave para conseguir se destacar neste mercado é conhecer a sua persona e comunicar-se com ela de forma efetiva. Quando falamos de comunicação, estamos nos referindo aos elementos visuais que sua companhia utiliza em campanhas, mas também à forma como os textos são escritos.  

Estude a forma como o seu público se comunica, entenda profundamente o seu comportamento em redes sociais e, então, planeje ações para chamar a atenção dessas pessoas… 

Lembre-se: tentar falar com todos ao mesmo tempo é uma estratégia pouco efetiva, custosa e que dificilmente trará resultados expressivos para sua empresa.

Nós falamos um pouco mais sobre o assunto neste artigo: Campanha de Marketing: o que é e como criar uma para o seu negócio

2. Tendo um site responsivo e fácil de usar

De nada adianta trazer pessoas para o seu site com boas campanhas de marketing se, na hora de fazer uma compra, o cliente vai encontrar problemas de usabilidade na plataforma. 

Além de prejudicar as suas vendas, essa situação pode prejudicar a reputação da sua empresa e diminuir muito a confiança do cliente na sua companhia.

Invista, portanto, em uma plataforma de Ecommerce de confiança e faça muitos testes antes de colocar o seu site no ar. 

3. Oferecendo opções de pagamento variadas e seguras

Uma das maiores dores de clientes durante a compra online são as opções de pagamento. 

Por isso, é essencial oferecer uma variedade de opções para seus visitantes, variando desde o PIX, passando pelo tradicional parcelamento, até as carteiras digitais.A

h, e nem precisamos falar que todas essas soluções precisam ser seguras, não é mesmo? Invista em soluções antifraude para a proteção do seu Ecommerce e das pessoas que compram nele.

4. Entregando os produtos dentro do prazo 

Sabemos que entregar o produto no prazo combinado é o mínimo que uma loja de varejo online pode fazer, mas nem sempre as empresas fazem o mínimo, sabia?

Sendo assim, cumprir com prazos de entrega pode ser considerado um diferencial importante no mercado digital… 

5. Oferecendo um bom pós-venda

Seu cliente comprou um item e o produto chegou como esperado em sua casa. Missão cumprida, certo? Não é bem assim… 

Muitas empresas não se preocupam em oferecer uma boa experiência de pós-venda, o que pode deixar uma péssima impressão em clientes que, por alguma razão, precisam trocar um produto ou devolvê-lo. 

E mesmo que a compra tenha sido um sucesso e o produto não precise ser devolvido, sua empresa pode continuar o relacionamento com o cliente por meio de pesquisas de satisfação, oferecimento de cupons para segunda compra, descontos especiais

Enfim, existem muitas maneiras de fidelizar um cliente. 

Nós falamos mais sobre este assunto neste artigo aqui: 5 estratégias para reter clientes e fidelizar no pós-venda.  

Monte o seu negócio no varejo online com a nossa ajuda!  

Quer transformar o seu negócio físico em uma empresa de varejo online? Ou quer começar já no digital e lucrar muito com esse mercado que só cresce? O Ecommerce na Prática pode te ajudar. 

No treinamento Viver de Ecommerce você terá acesso ao nosso método exclusivo – testado e aprovado por especialistas – para começar a sua loja virtual. 

Nesse treinamento você aprenderá a: 

  • Planejar o seu Ecommerce;
  • Como fazer um marketing eficiente na internet; 
  • Aumentar vendas em diversos canais de venda;
  • Fazer gestão de negócios, de pessoas e das finanças da sua empresa;
  • Identificar áreas de evolução e ajustes no seu negócio! 

Para embarcar nessa empreitada, basta inscrever-se no curso clicando no botão abaixo! 

Perguntas Frequentes

O que é varejo online?

O varejo online tem como intuito a venda direta de bens e serviços para o consumidor final ou até mesmo para outras empresas, mas usa a internet como principal canal de venda.

Como está o mercado de varejo online?

O mercado aquecido e só tende a crescer. Prova disso é que o Ecommerce brasileiro teve uma expansão de 22,05% em 2021, totalizando 1,59 milhão de lojas online, segundo a 7ª edição da pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro. Este é um mercado que, desde 2015, vem crescendo a uma taxa de 23,69% ao ano.

Como ter uma loja de varejo online?

Para ter uma loja de varejo online será preciso 1. Conhecer bem a sua persona; 2. Fazer um estudo de concorrência; 3. Escolher os canais de venda que mais fazem sentido; 4. Fazer a unificação do estoque; 5. Transformar a sua loja física em um ponto de retirada e distribuição para o Ecommerce; 6. Ajustar detalhes logísticos; 7. Ter um time dedicado ao atendimento ao cliente.