Uma campanha de marketing tem o poder de transformar um negócio. Quando bem feita, ela consegue cativar, atrair e fidelizar cada vez mais clientes para uma empresa. Contudo, o desafio para muitas pessoas é saber como fazer isso do jeito certo. 

Se você tem dúvida em relação a isso, não se preocupe… nós criamos um artigo com tudo o que você precisa saber sobre campanhas de marketing: desde o seu significado e etapas essenciais, até a como criar uma de fato. 

Preparado? Vamos lá.

O que é uma campanha de marketing?

Uma campanha de marketing é o conjunto de iniciativas desenvolvidas para promover uma empresa, seus produtos ou serviços. Ela possui sempre uma meta a ser atingida, além de contar com uma data para o início de suas ações e também para o encerramento delas.  

Outro ponto importante é que uma campanha de marketing é criada com o objetivo de atingir um público específico, de preferência a própria persona do negócio. E sua veiculação e divulgação pode ser feita em diversas formas e canais, como propagandas em canais de TV, anúncios em outdoors, etc. 

Lembrando sempre que a escolha desses meios deve estar alinhada aos gostos e interesses dos clientes da sua empresa na hora de fazer uma campanha de marketing.

E, nesse sentido, também vale a pena entender o que são as campanhas de marketing digital…veja a seguir.

Baixe agora o seu Manual completo do Facebook Ads totalmente gratuito para impulsionar seus anúncios.

O que é uma campanha de marketing digital?

Uma campanha de marketing digital tem o mesmo propósito de uma feita com base no marketing tradicional. Isto é, divulgar e promover um negócio, seu produto ou serviço. 

É claro que como o próprio nome já diz, suas ações são totalmente voltadas para o âmbito digital, por meio das redes sociais, blogs, email marketing, etc. 

Na prática, isso permite uma maior segmentação de anúncios, mais precisão na hora de atingir às pessoas e outros pontos importantes.

Para entender mais como funciona cada tipo de marketing, temos um artigo perfeito para isso: Marketing Tradicional vs Marketing Digital: qual usar no seu negócio?. Leia quando puder!

Por que fazer uma campanha de marketing?

Fazer uma campanha de marketing se tornou essencial para o sucesso dos negócios em meio ao forte crescimento do Ecommerce e das constantes mudanças nos hábitos de consumo das pessoas.

Isso porque é por meio da campanha de marketing que você consegue mostrar o seu produto, criar uma conexão com o consumidor e, ao mesmo tempo, fortalecer sua marca diante do mercado

Basicamente, uma campanha de marketing é a chave para você conseguir cativar as pessoas e chamar a atenção delas para o seu negócio.

Etapas de uma campanha de marketing

Uma campanha de marketing precisa ser desenvolvida a partir de três etapas básicas. São elas:

1. Planejamento

É possível dizer que o planejamento é a base de tudo. Aliás, planejamento e organização são fatores essenciais para o sucesso de uma campanha de marketing

Nesta etapa, responda às seguintes perguntas:

  • Qual o objetivo da minha campanha?
  • Para quem ela será direcionada?
  • Há quanto de orçamento disponível?
  • Qual será a sua duração?
  • O que é esperado desta ação?

Vai ser a partir das respostas para essas perguntas que você vai conseguir planejar e desenhar a sua campanha de marketing como um todo. 

Aproveite para ler também: Marketing digital para iniciantes: o que é preciso para começar?

2. Execução

A etapa de execução é aquela em que tudo o que foi definido no planejamento será realizado. Ou seja, é a hora de botar a mão na massa!

O importante aqui é não perder o foco das iniciativas que foram traçadas anteriormente. Isso porque um passo em falso ou falha pode botar a sua campanha em risco. 

Então, toda atenção é necessária nesta etapa, certo?

3. Análise

O processo de análise está diretamente ligado ao anterior, de execução. Na prática, não é preciso esperar que toda a campanha termine para analisar os resultados. 

Pelo contrário, eles já podem ser acompanhados desde o início da realização das iniciativas desenhadas para a campanha de marketing do seu negócio

Viu só como essas etapas são importantes para o sucesso de uma campanha?

Na verdade, são tão importantes que vamos falar mais detalhadamente sobre elas e outros pontos cruciais para a realização de uma boa campanha a seguir.

Como desenvolver uma campanha de marketing?

Neste ponto do artigo você já compreendeu o que é uma campanha de marketing e qual a sua importância na hora de vender. 

Contudo, agora chegou a hora de você saber exatamente como desenvolver uma campanha de marketing. Vamos lá?

1- Conheça a sua persona

Como dito anteriormente, a persona é um dos pontos essenciais que devem ser considerados na hora de se desenvolver uma campanha de marketing. 

A persona nada mais é do que a representação do cliente ideal do seu negócio. E, a partir dela, você consegue saber o que ele espera ao comprar de uma empresa, as suas necessidades, etc. 

Assim, o time de marketing consegue entender mais profundamente o cliente e ajudá-lo em sua experiência de compra

Para saber mais sobre o assunto, leia: “Como definir a persona da sua loja virtual: Guia Completo

2- Estabeleça um orçamento

O orçamento, ou budget, é um dos termos mais citados na hora de se desenvolver uma campanha de marketing. Isso porque ele faz referência justamente ao capital disponibilizado para a realização da ação. 

No que diz respeito à área de marketing, o budget serve para as mais variadas situações, como:

  • Investimento em redes sociais;
  • Investimentos em tráfego pago;
  • Ações ligadas à relações públicas;
  • E outras. 

Ou seja, fatores importantes quando o assunto é fazer uma campanha de sucesso para os negócios, certo?

3- Tenha objetivos e KPIs

Nenhuma campanha de marketing funciona sem um objetivo ou os seus respectivos KPIs (Key Performance Indicators, ou apenas indicadores de desempenho). Isso é o básico. 

Vamos supor que você, na hora da divulgação de um produto, tem como foco o aumento das vendas no seu Ecommerce. Assim, um dos KPIs pode ser o aumento do ticket médio em 10%, por exemplo. 

Faz sentido para você? 

Logo, não perca tempo e tenha em mente que ter esses dois pontos bem definidos é o que vai te ajudar a fazer a sua campanha de marketing a ter os melhores resultados possíveis. 

4- Defina a duração

O fato é que uma campanha de marketing precisa ter uma data certa para começar e também para terminar. 

Isso é importante porque há a necessidade de monitorar os resultados dela. E, para você saber se a ação está gerando os resultados esperados, ela não pode ser muito longa ou nem mesmo nunca acabar. 

Outro ponto importante é que, uma hora ou outra, os clientes vão ficar “cansados” de visualizar a mesma campanha de marketing por muito tempo. Lembre-se que as novidades são um dos maiores atrativos para os consumidores. 

Além disso, quanto mais longa uma campanha for, maiores tendem a ser gastos para ela rodar

Por isso, foque em estabelecer um prazo com equilíbrio e bom senso na hora de fazer uma campanha de marketing para o seu negócio. 

5- Analise os concorrentes na hora de saber como desenvolver uma campanha de marketing

A análise dos concorrentes é algo relevante em diversos aspectos dentro de uma empresa. Mas, no que diz respeito ao marketing, ela é ainda mais essencial. 

Imagine que o seu principal concorrente tenha feito uma campanha que não agradou tanto aos consumidores e você, por não ter ficado atento a isso, seguiu o mesmo caminho. Isso será um problema na certa, não é verdade?

A ideia funciona ao contrário também. Se a concorrência está fazendo algo que está sendo bem recebido pelo público, vale a pena acompanhar e, quem sabe, também fazer. 

Pense sempre em manter a originalidade da sua ideia ao desenvolver uma campanha de marketing para a sua empresa neste sentido. Cópias não são a melhor opção.

Neste artigo aqui nós ensinamos tudo sobre o tema: “Como fazer uma boa análise de concorrência

6- Escolha os canais que serão utilizados

A sua campanha vai ser só no online ou contará com alguma ação offline também? Na hora de fazer a propaganda do produto, você vai inserir banners na sua loja virtual? Vai criar posts para as redes sociais? Pensa em disparar uma sequência de email marketing?

Tudo isso precisa estar bem alinhado para que a sua campanha seja um sucesso. Lembre-se sempre de levar em consideração os canais mais acessados pelos seus clientes

7- Faça testes

Criou toda a campanha de marketing? Maravilha. Mas não coloque-a para rodar logo de cara… Você deve fazer testes antes.

Por exemplo, se uma de suas ações é o envio de e-mail marketing, não mande a comunicação para toda a sua base de uma vez. Segmente, definindo uma quantidade menor de pessoas, e faça, por fim, o disparo do e-mail.

Deu tudo certo? O retorno foi positivo? Siga em frente e envie a mensagem para o restante dos clientes.

8- Mensure os resultados

Como saber se as iniciativas feitas ao longo da campanhas estão de acordo com o esperado? Simples: por meio da mensuração dos dados.

Fazer isso é indispensável não só pela rapidez com que o público responde às campanhas em meio a redes sociais e outros canais, mas porque você quer atingir os seus objetivos. Isto é, quer levar a sua marca para um outro patamar

Por isso, atenção ao monitoramento, certo? É ele que vai te auxiliar a entender se vale a pena continuar, ajustar ou parar uma determinada iniciativa. 

Campanha de marketing: 3 exemplos para você se inspirar

Todo o conhecimento que você adquiriu até aqui certamente foi muito valioso, não é verdade? Mas, para aprimorar ele ainda mais, que tal conhecer algumas campanhas de marketing que fizeram sucesso com o público?

A seguir, veja 2 exemplos:

1- Pass the heinz - Heinz

campanha-de-marketing
Foto: Heinz/Reprodução/Estadão

A campanha foi inspirada em um episódio da série Mad Man, em que o publicitário Don Draper dá a ideia de divulgar o produto sem citar o seu nome na campanha

A sugestão acabou sendo rejeitada ao longo do capítulo, mas, na vida real, a famosa marca de ketchup e de outros molhos aproveitou a deixa para lançar uma campanha que marcou história entre o público. 

Bem interessante, não é mesmo?

2- #IssoMudaoMundo - Itaú 

campanha-de-marketing
Imagem: Divulgação

O vídeo da campanha #IssoMudaoMundo do Banco Itaú, com a atriz Fernanda Montenegro e a pequena Alice, virou uma verdadeira sensação na mídia. 

A garotinha de apenas dois anos ganhou o público ao conseguir pronunciar perfeitamente as palavras faladas pela atriz. A campanha chegou a bater 4,5 milhões de visualizações, de forma orgânica, em apenas 3 dias.

Ou seja, um sucesso em termos de buzz marketing

Faça anúncios incríveis e atraia novos clientes para a sua empresa!

Quando o assunto é campanha de marketing, é crucial ter em mente que o Facebook ainda é uma rede social com altíssimo potencial de venda e com tráfego qualificado. 

Assim, na hora de fazer anúncios por lá, vale a pena conhecer tudo sobre os anúncios do Facebook Ads e como ele funciona na prática!

Para te ajudar nisso, nós montamos um Manual Completo de Facebook Ads, onde damos o guia para você entender o funcionamento dessa ferramenta!

Então, baixe o Manual Completo do Facebook Ads gratuito e comece agora a fazer anúncios incríveis:

Perguntas Frequentes

O que é uma campanha de marketing digital?

Uma campanha de marketing digital tem o mesmo propósito de uma feita com base no marketing tradicional. Isto é, divulgar e promover um negócio, seu produto ou serviço. A diferença é que isso é feito no ambiente digital.

Quais são as etapas de uma campanha de marketing?

As etapas de uma campanha de marketing digital são: 1. Planejamento; 2. Execução; 3. Análise.

Como fazer uma boa campanha de marketing?

Para criar uma campanha de marketing você deve seguir os passos: 1. Conheça sua persona; 2. Estabeleça um orçamento; 3. Tenha objetivos e KPIs; 4. Defina a duração; 5. Analise os concorrentes; 6. Escolha os canais que serão utilizados; 7. Faça testes; 8. Mensure os resultados