Conforme as compras online ganham mais o gosto do consumidor e novos negócios vão sendo criados no Ecommerce, a necessidade por conteúdos focados em marketing digital só cresce… Se você está em busca de algo desse tipo, hoje é o seu dia de sorte: nós criamos um guia completo sobre marketing digital para iniciantes. Veja!

De acordo com o estudo Chief Marketing Officer Leadership Vision 2022, realizado pela eMarketer, 83% dos CEOs pretendem aumentar investimentos no digital. Um percentual bem expressivo, não é verdade? 

Esse dado só comprova o quanto é difícil falar sobre uma empresa tendo sucesso na internet sem mencionar o marketing digital. Essa estratégia é indispensável para despertar o interesse e conquistar os compradores online de uma vez por todas.

E para te ajudar a desbravar o mundo do marketing digital, nós criamos este artigo com tudo o que você precisa saber: o que é, quais são as vantagens, como aplicar e diversos outros pontos sobre marketing digital para iniciantes

Preparado? Então, pegue papel, caneta e vamos lá!

Ah, vamos deixar aqui também o vídeo em que a Ana Clara Magalhães, especialista em marketing e redes sociais, fala sobre o marketing digital para iniciantes. Assista quando puder!

O que é marketing digital?

O marketing digital é um conjunto de iniciativas que tem como objetivo atrair e reter consumidores para marcas no ambiente online. Basicamente, é o processo usado para promover e divulgar produtos e serviços pela internet

As suas ações acontecem por meio de diversos canais, como blogs, redes sociais, e-mail marketing, etc. Uma de suas principais características é a mensuração e análise dos resultados. Com ferramentas de análise, é possível obter dados sobre o desempenho das campanhas, como número de visualizações, taxas de cliques e conversões. Essas informações podem ser usadas para otimizar as estratégias e obter melhores resultados.

Ao longo dos últimos anos, o marketing digital se tornou indispensável para todas as empresas que querem ter sucesso no ambiente online. Na prática, suas estratégias permitem que as marcas consigam atrair e conquistar cada vez mais clientes.

Baixe GRATUITAMENTE o Manual Completo de Facebook Ads!

Qual a importância do marketing digital?

O marketing digital se tornou imperativo para quem deseja ter um negócio online de sucesso, pois é por meio de suas iniciativas que é possível conseguir um bom número de clientes e, consequentemente, também de vendas. 

De acordo com o relatório The CMO Survey, 67,9% dos profissionais de marketing sênior sentem que suas funções aumentaram em importância

Além disso, a partir de um alinhamento entre os setores de Marketing e Financeiro, houve um crescimento de 10,3% de investimentos em estratégias de marketing em 2021. O percentual é o maior em 10 anos, superando o ano de 2018, que atingiu 7,5%. Fora isso, espera-se que em 2022 esse valor chegue a 13,6%.

Esses dados só comprovam o quanto o marketing digital é importante na vida de quem trabalha online. E isso, claro, envolve diversos setores como o de Ecommerce, por exemplo.

Sendo assim, você que está em busca de informações sobre marketing digital para iniciantes, não duvide da importância dessa estratégia. E mais do que isso: aprenda tudo o que for possível sobre marketing digital… É ele que vai levar o seu negócio a um outro patamar. 

Qual a diferença entre marketing digital e marketing tradicional?

Existem algumas diferenças pontuais entre marketing digital e o marketing tradicional. A primeira delas é a capacidade de mensuração em tempo real do marketing digital, enquanto este processo no tradicional é feito apenas após a conclusão da ação.

A segunda é o alto potencial de segmentação. No marketing digital, você consegue criar campanhas segmentadas para atingir um determinado público. Já no tradicional, as ações podem até ter um foco, mas atingem os mais variados públicos. Um outdoor exemplifica bem isso.

A terceira e última diferença é o investimento. Normalmente, os gastos com marketing digital são mais baixos do que os feitos com marketing tradicional. Por exemplo, os anúncios em TVs costumam ser caros… Já os anúncios em redes sociais, podem ser feitos com um budget (orçamento) mais baixo.

Leia também: Marketing Tradicional vs Marketing Digital: qual usar no seu negócio?

Quais são os conceitos fundamentais do marketing digital?

Antes mesmo de entender como aplicar o marketing digital para iniciantes e outros pontos, você precisa conhecer os conceitos fundamentais dele. Então, sem mais delongas, veja a seguir:

Funil de Vendas

O Funil de vendas, basicamente, é um conjunto de etapas que, juntas, formam a jornada pela qual um cliente passa até chegar ao momento da conversão e da retenção. O foco central desse modelo é oferecer ao gestor uma visão clara e suporte para transformar a audiência em clientes ativos.

CRM

Já o CRM, sigla para Customer Relationship Management (ou, em português “gerenciamento do relacionamento com o cliente”), diz respeito a práticas que uma empresa pode usar para analisar e gerenciar as interações e os dados dos consumidores ao longo do ciclo de seus contatos com o negócio.

Na prática, o CRM ajuda na identificação das preferências dos clientes, na construção de um relacionamento duradouro e no aprimoramento da experiência de compra. E, claro, contribui para o aumento do volume de vendas. 

SEO

O SEO, por sua vez, significa Search Engine Optimization, que, em português, é “Otimização para mecanismos de busca”. O SEO diz respeito ao processo de otimização de um site para que os motores de busca tenham preferência por suas páginas. O foco é que elas fiquem entre os primeiros resultados nas pesquisas.

CTA

O CTA é a sigla para Call to Action, que em português significa “Chamada para ação”. Para o marketing digital, ele é um texto curto e direto, usado para induzir a pessoa a tomar uma ação. Assistir a um vídeo, baixar um ebook, comprar um produto, enfim… as possibilidades são variadas. 

Inbound Marketing 

O Inbound Marketing é o conjunto de estratégias utilizadas para atrair, converter e encantar os clientes por meio de conteúdos relevantes. Ele acontece por meio de publicações em blogs, nas redes sociais e outros canais. É uma estratégia indispensável para que as pessoas conheçam e comprem em uma loja virtual

Marketing de Conteúdo

Por fim, há o Marketing de conteúdo, que nada mais é do que uma prática voltada a produção de materiais focados na captação de leads. Essa estratégia visa atrair visitantes por meio de conteúdos realmente valiosos para o persona do negócio

Mas vamos falar sobre isso em detalhes mais adiante neste artigo, fique tranquilo. Por ora, temos outro ponto importante para te apresentar…

Quais são as vantagens do marketing digital?

Agora que você já tem uma boa base sobre marketing digital para iniciantes, que tal conhecer as vantagens dessa estratégia? Acredite, elas fazem toda a diferença para a evolução de um negócio no ambiente online. 

Veja só:

1. Maior capacidade de mensuração 

No marketing digital, você consegue acompanhar os resultados de uma campanha desde o seu início. Não é preciso esperar até o final dela para saber como foi a sua performance. 

Essa flexibilidade é importante para te ajudar a entender como está o andamento das suas ações em tempo real… isto é, se estão surtindo o efeito almejado ou precisam de ajustes para chegar nos resultados que você queria. Bem interessante, né?

Falamos mais sobre o tema no artigo “Campanha de Marketing: o que é e como criar uma para o seu negócio”. Vale a pena a leitura!

2. Baixo investimento inicial

Quando o assunto é marketing digital para iniciantes, um dos benefícios que mais chamam a atenção é que não é preciso fazer altos investimentos para conquistar bons resultados no início. O que já faz bastante diferença no início dos negócios, não é verdade?

Anúncios no Google Ads ou Facebook Ads, por exemplo, podem custar poucos reais a cada impressão, clique ou visualização. É claro que isso depende do tipo de anúncio, termo-chave que você irá utilizar e por aí vai… 

Mas o fato é que é totalmente possível começar a utilizar o marketing digital fazendo um baixo investimento. 

Outro bom exemplo disso é a produção de conteúdo por meio de técnicas de SEO, responsável por deixar páginas entre os principais resultados nos buscadores, como falamos anteriormente. É verdade que essa estratégia leva certo tempo para gerar resultados, mas é o melhor jeito de atrair tráfego orgânico para o seu site. 

Sobre isso, saiba um pouco mais no artigo: Como gerar tráfego para o meu site? 8 estratégias que funcionam 

3. Maior segmentação

Outra grande vantagem do marketing digital, seja para iniciantes ou não, é a possibilidade de atingir as pessoas certas com as ações. Ou seja, há a chance de alcançar quem realmente precisa e está em busca dos produtos ou serviços que você vende

Essa maior segmentação é ideal para conseguir aumentar o volume de vendas e, ao mesmo tempo, evitar o desperdício de dinheiro com ações focadas em públicos mais amplos, que não geram resultados de fato.  

4. Poder de viralização

Hoje em dia, não há como negar o quanto um conteúdo pode facilmente tomar grandes proporções frente ao público. E mais do que isso: uma empresa pode faturar alta quando isso acontece. 

Dentro do marketing digital, esse fenômeno se chama Buzz Marketing. 

Assim, independentemente de as ações serem criadas para essa finalidade de viralização ou não, saiba que o Buzz Marketing é uma grande vantagem quando o foco é levar o seu negócio para um outro patamar…

E, claro, não pode ficar de fora dos seus conhecimentos sobre marketing digital para iniciantes, concorda? Para saber tudo sobre o tema, leia: Buzz Marketing: o que é e como fazer [+ 3 exemplos]

Quais são os tipos de marketing digital?

Existem alguns tipos de marketing digital que você pode explorar no dia a dia do seu negócio para obter bons resultados. 

Confira abaixo!

1. Search (Busca)

Sempre que você, ou qualquer outra pessoa, faz uma pesquisa no Google, diversos resultados aparecem, não é mesmo?

Inclusive, talvez para chegar a este artigo você tenha digitado “marketing digital para iniciantes” na barra de pesquisa e o nosso artigo surgiu entre os resultados…

Acredite, nada disso é à toa. A lista de sites que surge na tela do seu dispositivo é fruto de um trabalho conhecido como SEO (Search Engine Optimization)

Ele é feito por meio de uma série de técnicas focadas em otimizar as páginas para que elas apareçam, com a maior frequência possível, entre os principais resultados. 

Isso ajuda a mais pessoas acessarem as páginas, promovendo uma maior geração de tráfego orgânico para o site. 

2. Social

Outro tipo de marketing digital que faz sucesso é o social, ou melhor dizendo, as redes sociais. Elas são usadas para atrair, engajar e fidelizar clientes

Plataformas como o Instagram, por exemplo, evoluíram tanto ao longo dos últimos anos que hoje já é possível fazer vendas diretas por lá. Basta a pessoa criar uma lojinha pelo Instagram Shopping e começar a vender. 

Lembrando que entre as principais plataformas hoje estão também o Facebook, o TikTok, o Youtube, entre outras.

3. Orgânico

Como o próprio nome já indica, o tráfego orgânico acontece organicamente, ou seja, naturalmente, a partir da interação dos usuários.

Isso acontece de maneira gratuita, sem anúncios pagos. E uma das principais maneiras de conseguir bons resultados é por meio das estratégias de SEO, que vimos anteriormente. 

No caso do Ecommerce, as técnicas de SEO podem ser usadas não só em blogs, mas em páginas de produtos, descrições de vídeos do Youtube e por aí vai… 

4. Pago

Diferentemente do orgânico, o marketing digital pago acontece por meio de anúncios. Isto é, você faz um investimento e, em troca, a sua publicação recebe um impulsionamento, fazendo com que mais pessoas tenham acesso a ela.

Redes sociais, sites, buscadores… Os espaços para criar anúncios são variados e, o melhor de tudo: esses conteúdos patrocinados podem gerar resultados bem positivos.

Leia também: Tráfego pago para iniciantes: 5 dicas para fazer seus primeiros anúncios 

7 dicas de marketing digital para iniciantes

Para complementar ainda mais seus conhecimentos, chegou o momento de te apresentarmos dicas de marketing digital para iniciantes. Elas são bem simples e você poderá aplicá-las facilmente no seu dia a dia. 

Vamos conhecê-las, então? Confira abaixo:

1. Estude o mercado digital

O mercado digital tem atraído diversas pessoas ao longo dos últimos anos, mas nem todas conseguem ter sucesso nessa área por não terem o conhecimento adequado. 

A solução para isso, claro, é estudar. 

O marketing digital é muito vasto e pode ser utilizado de diversas maneiras. Por isso, quanto mais você souber sobre as suas estratégias, maior será o seu conhecimento para implementá-las no seu negócio

Por isso, aproveite para estudar não apenas o marketing digital em si, mas também todos os seus “braços”, como marketing de conteúdo, inbound marketing, marketing de afiliados, etc.

2. Tenha um público-alvo bem definido

Já ficou claro ao longo deste artigo o quanto a segmentação vale ouro para quem vende online, não é mesmo? Na prática, você precisa atingir quem realmente está interessado nos produtos ou serviços que você vende

Para isso, o primeiro passo é ter um público-alvo bem definido. E quando falamos em marketing digital e em Ecommerce, estamos nos referindo mais diretamente ao conceito de persona…

É comum, inclusive, que exista uma confusão entre os dois termos, mas vamos explicar melhor isso:

O público-alvo faz referência a uma parcela segmentada por você na hora de posicionar o seu produto, contendo informações demográficas e geográficas, por exemplo. Já a persona, é a representação fictícia de clientes, estabelecida a partir de informações comportamentais, de personalidade, gostos, dores e outros fatores. 

Percebe a diferença? Para aprofundar um pouco mais seus conhecimentos no assunto, confira o artigo: Como definir a persona da sua loja virtual: Guia Completo

3. Defina objetivos claros para o seu negócio

Antes mesmo de saber quais estratégias de marketing digital adotar, é necessário traçar objetivos claros para atingir os resultados que você precisa. 

É comum que muitos empresários ou gestores de marketing sintam dificuldade nessa etapa, principalmente porque ela requer muita atenção e organização. Mas isso pode ser mais simples do que você imagina…

Se você quer conquistar mais seguidores para o perfil do Instagram da sua marca, por exemplo, pense em produzir conteúdo de valor - isto é, alinhados à sua persona -, ter boas imagens nas publicações e por ai vai…

Para clarear o tema um pouco mais em sua mente, sugerimos a leitura do artigo: Passo a passo para atingir seus objetivos e metas

4. Construa uma boa presença online

Estar presente no ambiente online de maneira ativa e eficiente é vital quando falamos em dicas de marketing digital para iniciantes. 

Para isso, você deve alimentar as suas redes sociais com conteúdos relevantes e direcionados para a sua persona. Além disso, também vale a pena desenvolver outras ações de marketing digital para o público saber quem é a sua empresa, o que ela faz, como se posiciona no mercado, etc. 

Já pensou em utilizar o e-mail marketing? Conhece e já aplicou o marketing de conteúdo no seu negócio? Aplica estratégias de SEO no seu site? Acredite, tudo isso pode fazer a diferença na hora de construir uma boa presença online e obter bons resultados em vendas a partir disso.

5. Crie conteúdo relevante

Este tópico está diretamente ligado ao anterior, afinal de contas, para ter uma boa presença online é necessário criar conteúdos que sejam realmente relevantes para a sua persona. 

Hoje em dia, quando falamos em marketing digital, torna-se quase que indispensável educar os seus clientes. Sim, pode parecer um pouco desafiador… mas é exatamente isso: ensinar aos seus consumidores pontos importantes sobre o seu produto ou nicho de mercado

Como mostrar ao seu cliente que o seu produto é a melhor opção para ele? Ou melhor ainda: como deixar claro para o comprador de que ele realmente precisa da solução que você está apresentando a ele? 

Tudo isso envolve o conhecimento sobre o processo de compra dos seus clientes. Mas precisamente, sobre o funil de marketing

Isso porque você precisa saber qual etapa do funil eles estão para, assim, produzir os conteúdos que sejam realmente relevantes para o que eles precisam. 

Parece um pouco complicado? Fique tranquilo pois não é… Para te ajudar nisso, sugerimos a leitura do artigo: Funil de Marketing: o que é e quais são as etapas?. Temos certeza que ele vai te ajudar muito na compreensão desse conceito!

6. Mantenha-se constantemente atualizado

Está aí um dos principais pontos que não podem ficar de fora das dicas de marketing digital para iniciantes: a necessidade de manter-se constantemente atualizado. 

O mercado de Ecommerce e, de certa forma, também o de marketing digital, passam a todo momento por mudanças. Estão sempre surgindo novas iniciativas, estratégias que ainda não foram testadas, novidades sobre as redes sociais, enfim, há sempre algo novo a se desbravar

Por isso, não deixe de estudar sempre. Isso não só vai te tornar um empreendedor melhor, mas também vai te permitir ter uma visão mais ampla do mercado, algo indispensável na hora de fazer ajustes pontuais visando o crescimento do seu negócio. 

Aproveite para ler também: Como ser um empreendedor? 32 dicas para ter sucesso no Ecommerce

7. Monitore os resultados

Como dito anteriormente, um dos diferenciais do marketing digital é a possibilidade de monitorar resultados desde o início de uma ação. Aliás, esse processo pode ser feito em tempo real.

E a verdade é que isso não deve ser visto só como uma possibilidade, mas sim como uma necessidade. Pense da seguinte maneira: o comércio eletrônico tem crescido de forma exponencial, são diversos negócios sendo abertos todos os dias… 

Então, se você quer ter a certeza de que está implementando as ações certas e obtendo os resultados esperados, não tem jeito: é preciso mensurar os dados!

Um dos conceitos de marketing que pode ser muito útil para você compreender a importância da mensuração de dados é o Data driven marketing

Na prática, ele tem o foco de utilizar a análise de um grande volume de dados para resolver questões diversas e levantar insights valiosos para o crescimento de uma empresa…

Interessante, não é verdade? Falamos tudo sobre o tema no artigo “Data driven marketing: o que é e como tomar decisões baseadas em dados”. Não deixe de ler!

Faça anúncios incríveis e atraia novos clientes AGORA MESMO!

Quando o assunto é marketing digital para iniciantes não dá para ignorar que o Facebook ainda é uma rede social com altíssimo potencial de venda e com tráfego qualificado, não é mesmo?

E ao fazer anúncios por lá, você precisa conhecer a fundo as bases dos anúncios do Facebook Ads e como isso funciona na prática…

Para te ajudar nisso, nós montamos um Manual Completo de Facebook Ads, onde damos o guia para você entender o funcionamento dessa ferramenta.

Ficou interessado? Esperamos que sim!

Baixe o Manual Completo do Facebook Ads gratuitamente e comece agora a fazer anúncios incríveis:

Perguntas Frequentes

O que é marketing digital?

O marketing digital é um conjunto de iniciativas que tem como objetivo atrair e reter consumidores para marcas no ambiente online. Basicamente, é o processo usado para promover e divulgar produtos e serviços pela internet.

Quais são os conceitos fundamentais do marketing digital?

Funil de Vendas, CRM, SEO, CTA, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

Quais são as vantagens do marketing digital?

1. Maior capacidade de mensuração; 2. Baixo investimento inicial; 3. Maior segmentação; 4. Poder de viralização.

Dicas de marketing digital para iniciantes

1. Estudo o mercado digital; 2. Tenha um público-alvo bem definido; 3. Defina objetivos claros para o seu negócio; 4. Construa uma boa presença online; 5. Crie conteúdo relevante; 6. Mantenha-se constantemente atualizado; 7. Monitore os resultados.