Os seguidores no Instagram trazem maior credibilidade para a sua marca, aumentando a sensação de confiança por parte da audiência. Embora ter um número alto de seguidores não seja primordial para fazer seu negócio deslanchar, pode facilitar - e muito - o seu trabalho de conversão. Por isso, trouxemos aqui exatamente o que fazer para ganhar seguidores no Instagram sem gastar Dinheiro.

É importante enfatizar que as estratégias apresentadas aqui são orgânicas (gratuitas). Como tudo o mais que envolve crescimento orgânico, as coisas acontecem de forma gradual se você mantiver a consistência.

Se você já se interessou no assunto e quer saber mais, assista ao vídeo abaixo:

Como GANHAR SEGUIDORES no INSTAGRAM SEM Gastar Dinheiro?! [Seguidores REAIS]

Como ganhar seguidores no Instagram

Ganhar seguidores no Instagram tem sido uma das maiores dificuldades e ambições dos usuários desta mídia social.

Ter muitos seguidores nesse canal significa não só uma quantidade enorme de pessoas vendo as suas fotos e vídeos, como também uma possibilidade de vender os seus produtos ou serviços para uma grande audiência.

No entanto, os usuários caem no erro de achar que, para ter mais seguidores nesta rede social, é preciso investir em compra de usuários e estratégias de marketing pago. Ou seja: fazer publicidade e arcar com outras medidas que só vão trazer despesas - e nem sempre bons resultados.

O melhor tipo de seguidor que você pode ter no Instagram é aquele que vem de forma orgânica, que são os "seguidores reais". Por quê? Porque você atrai pessoas que realmente se interessam pelo que você tem a oferecer e que vão engajar com o seu conteúdo espontaneamente.

Não ache que é preciso investir dinheiro para ganhar popularidade e volume no Instagram. Existem muitas outras maneiras mais eficazes e gratuitas de fazer isso acontecer!

Antes de falarmos sobre o que você precisa fazer para ganhar seguidores nesta rede social, porém, você precisa saber o que não fazer.

Evite fazer isso:

1- Comprar seguidores

Comprar seguidores é algo visto por muitos como a forma mais simples e rápida de fazer com que mais pessoas te sigam.

Se você ainda acredita que comprar pacotes de seguidores é a melhor alternativa para seu negócio, é melhor parar e repensar sua estratégia.

Comprar usuários no Instagram significa que você está adicionando, de maneira "não-orgânica", uma enorme quantidade de números que logo se tornarão enfeite no seu perfil. Você já ouviu falar em Métricas da Vaidade? Bom, essa é uma delas.

Além disso, essas adições incluem uma boa quantidade de perfis fakes, usuários inativos e, o pior de tudo, usuários ativos que não estão nem aí para o seu conteúdo.

Lembre-se sempre de que números não garantem venda nem popularidade se forem trabalhados fora de uma estratégia. É preciso que você leve em consideração engajamento, conversões e outras métricas que não sejam apenas de vaidade.

Portanto, nada de investir seu dinheiro com isso! Foque nas estratégias que realmente vão agregar para o seu perfil!

Ainda não começou a usar seu Instagram como ponte para novos clientes? Confira aqui como vender por lá!

ilustracao como ganhar seguidores

Como ganhar seguidores no Instagram?

1- Promova seu Instagram em seus outros canais

Uma coisa é certa: ninguém vai seguir o seu perfil no Instagram se você não divulgar o mesmo. Portanto, não ache que seus seguidores vão cair do céu!

É preciso ter o trabalho de divulgar a sua conta por meio de outros canais, como: Facebook, Whatsapp, Youtube...

Assim, todos aqueles que te seguem em um só canal e gostam do seu conteúdo vão passar a te seguir no Instagram também, alcançando mais pessoas organicamente.

2- Use Hashtags

As hashtags são capazes de expandir o alcance do conteúdo, tornar sua marca mais conhecida, posicionar seu negócio, contribuir para as estratégias de SEO e, principalmente, fazer com que os seus posts sejam encontrados facilmente.

Quando alguém procura por “#beleza”, por exemplo, a pessoa está dizendo ao Instagram para encontrar uma respectiva pasta e mostrar todas as publicações que contenham esta palavra-chave.

Desta forma, quando um usuário utiliza hashtags em um post, ele está segmentando o seu conteúdo para que as pessoas que tenham interesse no assunto possam encontrá-lo facilmente.

Por exemplo: se você atua no segmento de moda, pode utilizar a #moda em suas postagens. Assim, sempre que alguém decidir pesquisar por essa tag no Instagram, irá encontrar o seu conteúdo.

hashtags para ganhar seguidores

3- Capriche na Bio

A BIO é o cartão de visitas da sua empresa. É ela que vai apresentar o seu negócio para novos públicos e mostrar para eles qual o seu diferencial e o que você faz.

Com a disponibilidade de apenas 150 caracteres para mostrar aos visitantes quem é você, essa área do seu perfil precisa ter uma atenção a mais para que ela fique bem elaborada e encante de cara os seus visitantes.

Mas, lembre-se: colocar todas as informações em um bloco de texto pode deixar a página poluída e cansativa de chegar até o fim da leitura, mesmo que com poucas palavras. Por isso, divida as informações com quebra de linhas e espaçamento.

4- Realize Sorteios

Realizar sorteios no Instagram contribui muito com o fortalecimento da sua marca, no entanto, é preciso se planejar para oferecer um conteúdo que seja do interesse de seus seguidores.

O primeiro passo é definir um prêmio que seja criativo e chame a atenção dos usuários. Afinal, quem não gosta de ganhar presentes?

Por exemplo: se você vende cosméticos, pode sortear uma limpeza de pele em uma clínica especializada.

No entendo, é importante lembrar que de nada adianta sortear algo que seja de extremo valor para o seu público se você não utilizar as estratégias certas para também ganhar com essa ação.

Por isso, é preciso que você estabeleça regras, como:

  • Seguir os perfis das empresas/parceiras envolvidas
  • Curtir a publicação oficial
  • Marcar um número definido de amigos (não pode ser perfil comercial ou de figuras públicas)
  • Publicar uma foto com determinada hashtag

Assim, além de você mostrar para a sua audiência que a valoriza, você também consegue alcançar mais pessoas! Aqui, todo mundo sai ganhando.

stories para instagram

5- Crie Seu Próprio Conteúdo Gráfico

Para atingir um patamar de popularidade alto, é preciso investir um pouco de tempo, esforço e, é claro, uma boa dose de criatividade.

Um profissional que entende como funciona a fotografia nesse tipo de plataforma com um grande apelo visual, com certeza dará o destaque que seus conteúdos merecem.

Ter boas fotos é muito importante, pois as redes sociais são a vitrine do seu projeto. É por elas que seu público vai conhecer seus produtos e serviços e, quem sabe, se inspirar nas suas publicações.

Uma boa foto mostra que você está tomando o cuidado de mostrar seu conteúdo da melhor forma, demonstrando profissionalismo e qualidade no seu serviço.

As imagens de bancos também podem ser bem-vindas, mas, ao mesmo tempo que elas proporcionam muito mais facilidade e praticidade, sempre ficam com aquela sensação de “genérico”. Por isso, foque na originalidade e criatividade!

Conheça os tipos de postagens que bombam nas redes sociais!

6- Aposte em vídeos

O Instagram é uma rede social altamente visual. Isso significa que os usuários estão acostumados a ver vídeos e fotos o tempo todo.

A diferença entre publicar um conteúdo audiovisual ou uma simples imagem é, primeiramente, o tempo que sua audiência vai dedicar em cada opção.

Enquanto uma foto prende a atenção do público por alguns segundos, um bom vídeo pode fazer com que a pessoa preste mais atenção e se conecte mais com a mensagem e a marca.

Em um único vídeo, mesmo que curto, você é capaz de passar muito mais informações do que em uma imagem. Isso sem contar que diminui o risco de haver falhas de comunicação, o que costuma dar margem para interpretações erradas.

Assim, o seu público acaba prestando mais atenção do que prestaria, por exemplo, a mais uma imagem entre as milhares que aparecem em seu feed diariamente. 

E, quanto mais pessoas assistirem (e quanto mais tempo passam ali), maior é o peso atribuído àquela postagem, aumentando posteriormente o potencial viral.

Ou seja, produzir vídeos no Instagram não apenas facilita a transmissão da sua mensagem, como também aumenta o retorno do post!

Clique Aqui e descubra como te mais resultados com vídeos no Instagram!

videos para ganhar seguidores

7- Incentive o Engajamento

Assim como o seu número de seguidores não vai aumentar sozinho, o seu engajamento também precisa ser estimulado nesta rede social.

Posts com perguntas, enquetes, pesquisas de opinião… Aqui, tudo que incentiva a interação do seu público com o seu conteúdo é bem-vindo.

Você pode, inclusive, pedir para os seus seguidores compartilharem algo deles com a sua marca, por exemplo, ou pedir que seus seguidores marquem amigos.

Você pode fazer isso de várias formas, como: “marque a primeira pessoa que vem à mente quando vê tal imagem”, “marque o seu amigo que nunca te abandona”, etc.

8- Comece a seguir pessoas de volta

A reciprocidade é algo muito forte não somente na vida real, mas também nas redes sociais. Por isso, começar a seguir pessoas, curtir as fotos delas e engajar com o conteúdo de quem também acompanha o seu perfil é uma ótima forma de conseguir mais seguidores no Instagram.

Mostre interesse em seus conteúdos e elas retribuirão!

Um adendo: não precisa começar a seguir todo mundo que ver pela frente. Foque naqueles perfis que você realmente gosta e que realmente faz sentido para a sua marca ter por perto.

Assim, além de você não ficar com o feed cheio de fotos aleatórias de pessoas que você não conhece, você consegue mapear contas que utilizam estratégias que também podem ser utilizadas por você, estudando a concorrência.

seguir pessoas reais

Dica Bônus

Esta dica é muito importante, porque, além de abranger outras áreas do seu negócio, ela é essencial para que você tenha mais resultados e invista em estratégias que realmente funcionam.

E, se você acompanha os conteúdos do Ecommerce na Prática há algum tempo, já deve ter um palpite do que eu estou falando...

Você precisa conhecer a sua persona!

A sua persona é, nada mais nada menos, do que uma representação fictícia de seus usuários e clientes que facilita o entendimento de comportamentos e personalidades.

Mapeando a sua persona, fica muito mais fácil de saber qual tipo de conteúdo produzir e para quem produzir! Sem desperdiçar seu tempo com estratégias que não trazem resultados.

Portanto, se o seu interesse é conseguir mais seguidores no Instagram, saiba que esta é uma dica de ouro e precisa estar como prioridade!

Baixe aqui o material gratuito para montar sua persona ideal!

seguidores-no-instagram

Conheça as Melhores Ideias de Postagem para o Seu Negócio!

Conhecer todas essas dicas sobre como conquistar mais seguidores no Instagram foi incrível, não é verdade?

Mas sabemos que nem sempre é fácil ter ideias do que publicar por lá…

Então, para te ajudar a produzir ainda mais conteúdos de valor todos os dias, seja no Instagram ou outra rede social, nós desenvolvemos um material GRATUITO com 32 ideias de postagem para aplicar HOJE no seu negócio

São ideias simples e fáceis de implementar, que vão trazer resultados imediatos de engajamento, retenção de clientes, atração e vendas

Baixe agora mesmo o seu: