Saber como criar uma localização no Instagram é um tópico importante para quem empreende, seja no Ecommerce ou no varejo físico. É isso que ajuda os clientes a saberem onde está localizado o seu negócio. Quer conferir o passo a passo? Acompanhe os próximos tópicos!


loja virtual do zero

Muitos empreendedores não sabem, mas o Instagram permite a adição de uma localização de empresa na plataforma. Essa é uma funcionalidade que tem muito potencial e precisa estar no radar de quem vende na internet e fora dela

Imagine que você tem uma loja física, utiliza o Instagram para produzir conteúdo e aumentar o alcance e as vendas da sua marca… mas não cita, em nenhum momento, onde a sua empresa está. 

Você pode estar perdendo valiosas oportunidades de venda!

Para evitar isso, nós criamos um artigo sobre como criar uma localização no Instagram. Além do passo a passo, vamos mostrar diversos outros pontos importantes sobre a funcionalidade. 

Vamos começar?

Por que ter posts com localização no Instagram?

Ter publicações com localização no Instagram é importante para lojistas que atuam não só no online, mas também no varejo físico. Afinal, este é um recurso que pode ajudar bastante a aumentar as vendas dos negócios.

Imagine que você tem a sua loja, seja em uma rua ou em um shopping, e deseja atrair mais clientes… A localização no Instagram é essencial para isso acontecer. 

Você pode publicar imagens da sua vitrine ou dos seus produtos e marcar o endereço dela na publicação. Assim, os clientes podem visitá-la para comprar o que precisam. Não é uma excelente ideia?

O recurso de localização do Instagram também é muito vantajoso para quem tem loja virtual. Se este é o seu caso, você pode marcar o seu bairro ou a sua cidade na publicação e, ao procurarem pela região, as pessoas vão encontrar o seu post. 

Além disso, você pode permitir que elas possam ir até a sua loja para buscar os produtos. Nessa visita, os clientes podem se interessar por outras mercadorias expostas, o que vai aumentar suas vendas. Fora o fato de que não existirá custos com frete.  

Outro ponto interessante é que, tanto no ambiente físico quanto no online, as pessoas têm o hábito de publicar suas compras, o que dá ainda mais visibilidade para os seus produtos e a sua marca como um todo. 

Como criar localização no Instagram?

Empresas de todos os portes devem se preocupar em inserir – pelo menos algumas vezes – a localização em suas postagens no Instagram. Isso é muito valioso para chamar a atenção de pessoas que frequentam ou estão de passagem pela região onde o seu negócio está localizado

O Instagram possui mais de 2 bilhões de usuários ativos em todo o mundo, tornando-se uma das redes sociais mais utilizadas pelas pessoas. Ou seja, é a plataforma ideal para impulsionar as suas vendas…

Para isso, existem diversas funcionalidades por lá, como a de localização. Vale ressaltar, entretanto, que o uso dessa funcionalidade está diretamente ligado ao Facebook, empresa que também faz parte do grupo Meta. 

A seguir, vamos te ensinar como criar uma localização no Instagram. Veja:

  1. Acesse o Facebook, pelo aplicativo ou PC, e faça login;
  2. Vá em “No que você está pensando” e crie uma publicação;
  3. Após o conteúdo ficar pronto, selecione “Check-in”;
  4. Digite o nome do local desejado. Se for uma localidade que você nunca tenha utilizado antes, o Facebook mostrará a opção “adicionar uma nova localização”. Se achar válido, também há a opção “eu estou aqui agora”, que vai sugerir o local por meio do  GPS do seu aparelho;
  5. Por fim, adicione o nome do local personalizado e os demais detalhes solicitados pela plataforma e clique em “Salvar local personalizado”.
como criar uma localização no instagram

Esta etapa diz respeito à criação da localização. Contudo, ainda há alguns passos importantes para você utilizar esse recurso no Instagram:

  1. Acesse o Instagram pelo aplicativo ou PC e faça login;
  2. Clique no ícone de lupa – no canto inferior esquerdo – que representa a aba de “Explorar” dentro da plataforma; 
  3. Clique na barra de pesquisas e digite a localização que deseja;
  4. Acima dos resultados, selecione a opção “Locais”;
  5. Busque pela localidade que você criou e se certifique de que ela está ativa.

Para usar essa nova localização criada, você deve criar uma postagem e, na parte em que se insere a legenda e outras informações, clicar em “adicionar localização”. Feito isso, sua publicação estará pronta para ir ao ar. 

✏️ Aproveite para ler também: Como criar conteúdo no Instagram que engaja e converte.

Como criar uma localização no Instagram que não existe?

Sabia que, caso você não encontre um lugar que deseja incluir, é possível criar uma localização no Instagram que não existe. Saiba como:

  1. Faça login no Facebook e crie uma publicação;
  2. Em seguida, selecione “Check-in”;
  3. Permita que o Facebook use a sua localização ou selecione uma no mapa;
  4. Depois, na barra de pesquisa, escreva o nome do seu novo local personalizado e clique no símbolo “+” na parte inferior da tela. Saiba que mesmo que outro usuário já tenha criado um local com o mesmo nome que o seu, é possível que você crie também;
  5. Adicione o nome do local personalizado, os detalhes e clique em “Salvar local personalizado”. Pronto,  o processo está feito!

📦 Leia também: O que vender no Instagram? Confira lista com os melhores produtos.

Como editar a localização de posts no Instagram?

A partir do momento que é possível adicionar a localização em um post no Instagram, também é possível editá-la. O procedimento que vamos mostrar a seguir vale tanto para um post que acabou de ser feito quanto para outros mais antigos que estão no seu Feed. 

Veja:

  1. Encontre a publicação que deseja editar ou inserir a localização;
  2. Clique nos três pontinhos que aparecem no canto superior direito;
  3. Em seguida, vá em “Editar”;
  4. Feito isso, selecione a opção “Adicionar localização”;
  5. Por fim, adicione a nova localização e clique em “Pronto”.

Como apagar a localização de um post?

Da mesma forma que o Instagram permite a edição, ele também possibilita que o usuário apague a localização inserida em um post. O passo a passo para fazer isso é bem simples:

Para apagar a localização de um post antigo, siga os seguintes passos.

  1. Acesse o Instagram pelo aplicativo ou PC e faça login;
  2. Vá no “Perfil” do seu negócio – no canto inferior direito –, representado pelo ícone de um bonequinho;
  3. Escolha a publicação que você deseja apagar a localização;
  4. Clique nos três pontinhos no canto superior direito da publicação;
  5. Selecione a opção “Editar”;
  6. Clique sobre a antiga localização e, ao surgirem as opções, clique em “Remover localização”. 

📏 Leia também: Tamanho de post no Instagram: qual é o ideal? [+ dicas]

É possível criar uma localização no Instagram sem o Facebook?

Por enquanto, o Instagram não liberou o recurso de criação de localização. Por lá, você só consegue inserir locais que já estão disponíveis pela plataforma. Assim, é preciso utilizar o Facebook para fazer isso adequadamente.

Você pode até adicionar a localização do seu negócio pelo Instagram, isto é, sem passar pela etapa do Facebook. 

Contudo, corre-se o risco de a rede social não mostrar a localidade específica que você deseja. Por isso, vale a pena seguir todo o passo a passo

🕵️ Aproveite para ler também: Nova atualização do Instagram: conheça as novidades na rede social 

Como inserir a localização em um perfil?

Muitas pessoas não sabem, mas também é possível adicionar localização no perfil da empresa no Instagram. Essa marcação não acontece igual a de uma publicação, mas também é muito relevante para os clientes identificarem onde fica a sua empresa.

Para isso, basta que você vá no seu perfil, clique em “Editar perfil” e em “Opções de contato”. Por fim, selecione a opção de “Endereço” e adicione o desejado. Bem simples, não  é verdade?

Dicas para atrelar a localização no Instagram às suas estratégias de marketing

Não basta só saber como criar uma localização no Instagram, também vale a pena conhecer algumas iniciativas que podem ampliar os resultados de dentro da plataforma. Veja as principais a seguir:

1. Adicione localização também nos Stories

Os Stories são muito populares no Instagram. Essa febre começou há alguns anos, com um aplicativo chamado Snapchat e ganhou força total com o Instagram nos últimos anos. Neles, você consegue publicar uma sequência de conteúdos com duração de até 60 segundos cada.

Diversos lojistas utilizam esse recurso para mostrar o dia a dia do negócio, as novidades que chegam na loja e mais. E o melhor de tudo é que também é possível adicionar a localização nos Stories

Isso é crucial para ampliar o alcance da sua marca e atrair cada vez mais consumidores para a sua loja. Caso algum seguidor marque a sua loja nos Stories durante uma visita, você pode postar o conteúdo. Bem interessante, não é verdade?

🔁 Leia também: Como repostar no Instagram? Aprenda a fazer repost no Reels, Stories e Feed

2. Incentive a utilização da etiqueta de localização

Ainda sobre o uso da localização do Instagram dos Stories, não deixe de incentivar os consumidores a utilizarem o recurso também – marcando a sua loja, é claro!

Use a criatividade nessa hora… Se você tem uma loja de utilidades, por exemplo, lance campanhas pelo local incentivando as pessoas a tirarem fotos com os seus produtos e marcarem a localização da sua loja física.

As possibilidades são variadas e mudam de acordo com o tipo de empreendimento que você possui. 

3. Adicione seu endereço na Bio do Instagram

Você sabia que a plataforma permite a adição do endereço na Bio? Essa área é conhecida por mostrar informações relevantes sobre uma empresa, como nome, descrição, página oficial e informações de contato como telefone, e-mail e, claro, o endereço.

Por isso, tenha em mente que o espaço da Bio é essencial para que as pessoas obtenham informações sobre o seu negócio de maneira rápida. Por exemplo, se um consumidor descobriu a sua loja e sentiu vontade de visitá-la para fazer compras, certamente ele buscará pela localização na Bio. 

4. Monitore a localização pelo Explorar

Criou a localização da sua empresa no Instagram? Ótimo… Agora você deve monitorá-la sempre, a fim de analisar as publicações que estão marcando a sua loja.

Isso pode ser feito por meio do recurso “Explorar”. Basta ir na busca por “locais” e consegue visualizar todas as pessoas que fizeram marcações. Interessante, não é?

E achar válido, interaja com esses perfis ou, até mesmo, repost suas publicações. Isso é ótimo para aumentar o engajamento do perfil da sua loja no Instagram!

5. Mantenha uma boa frequência de publicações

Independentemente de seus conteúdos no Instagram terem a marcação de localização ou não, uma coisa é fato: você precisa manter um bom fluxo de posts. Isso vai ajudar a manter a sua audiência engajada e interessada em adquirir os seus produtos ou serviços

Chegou produto novo? Vai fazer uma promoção imperdível? Os clientes toparam aparecer em uma foto comparando os seus produtos? Tudo isso pode virar uma publicação interessante – e com a marcação da sua loja!

Crie sua loja virtual do jeito certo!

Esperamos que você tenha gostado de entender sobre como criar uma localização no Instagram… Depois de ler este artigo, você agora tem entendimento sobre como este recurso pode ajudar a aumentar o volume de vendas da sua loja física. 

Contudo, se você quer dar o próximo passo e criar a sua própria loja virtual, nós podemos ajudar ainda mais. 

No treinamento Loja Virtual do Zero, você vai aprender como montar sua loja virtual, desde as etapas iniciais até as configurações mais avançadas. 

O treinamento completo já está disponível pela assinatura da plataforma Ecommerce na Prática. Para assinar e começar a aprender, clique aqui:

Perguntas Frequentes

Como criar uma localização de um lugar?

Para criar uma localização de um lugar você deve fazer login no Facebook, criar uma publicação e, durante a edição, clicar em “Check-in” e adicionar a localidade que deseja.

Como criar uma nova localização no Instagram?

O Instagram não permite a criação de localizações pela plataforma. Para isso, é preciso utilizar o Facebook. Basta criar uma publicação normalmente, adicionar a localização desejada na opção de “Check-in” e clicar em salvar.

Porque minha empresa não aparece na localização do Instagram?

Para sua empresa aparecer na localização do Instagram é preciso que você crie essa localização no Facebook (por meio do passo a passo que ensinamos neste artigo!).

Como colocar o link do endereço no Instagram?

Você pode colocar o link do endereço do seu negócio na Bio do Instagram. Para isso, vá no seu perfil, clique em “Editar perfil” e em “Opções de contato”. Por fim, selecione a opção de “Endereço” e adicione o desejado.